Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

SEAD abre processo seletivo para tutores a distância e presenciais

23 de Julho de 2014, 10:17, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga o processo seletivo de Tutores a distância e presenciais. As vagas são para atuar no curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), na modalidade à distância, em caráter temporário e na condição de bolsistas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

São concedidas 42 bolsas para o desenvolvimento das atividades, sendo 35 para Tutores a Distância e 07 para Tutores Presenciais, nas disciplinas: Fundamentos de Matemática I, Geometria Descritiva, Geometria Plana, Introdução à Educação à Distância Leitura e Produção de Texto. As inscrições, abertas desde o dia 21, podem ser feitas até 29 de julho na página da SEAD.

A seleção será composta por duas fases eliminatória e classificatória: inscrição online e análise de títulos; e entrevista. A lista dos candidatos selecionados para entrevista será divulgada até 04 de agosto. As atividades têm início no segundo semestre letivo de 2014, nos pólos localizados nos municípios de Ipirá, Itabuna, Macaúbas, Rio Real, Sapeaçu, Teodoro Sampaio e Vitória da Conquista.

É necessário possuir formação ou estar vinculado ao programa de pós-graduação na área da disciplina em que pleiteia a atuação, experiência mínima de um ano e disponibilidade de horário para trabalho de 20 horas semanais. As vagas de tutoria presencial são preferencialmente voltados para os candidatos que residam no município sede ou próximo ao pólo para o qual está concorrendo.

Confira o Edital 004/2014.

Mais informações na página da SEAD.



UFRB receberá prêmio concedido pelo CNPq na 66ª Reunião Anual da SBPC

23 de Julho de 2014, 10:15, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi a instituição vencedora do 11º Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica e Tecnológica, categoria Mérito Institucional 2013, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O anúncio foi feito em novembro de 2013 e a cerimônia de entrega do prêmio será realizada nesta quarta-feira, 23, durante a 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

A categoria premia a instituição participante do programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) com o maior índice de egressos titulados na pós-graduação. O prêmio concedido a universidade será recebido pelo Reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif, na Reunião da SBPC. O evento que teve início nesta terça-feira, 22, segue até domingo, 27 de julho, no campus da Universidade Federal do Acre (UFAC), em Rio Branco.

É a primeira vez que uma instituição de ensino superior na Bahia recebe o mérito. A UFRB concorreu com 83 universidades e 21 institutos de pesquisa.  “A premiação é resultado do intenso trabalho realizado pelos professores, estudantes e técnico-administrativos em busca da excelência e inclusão. Somos a universidade mais inclusiva do país e temos agora o reconhecimento de que isso ocorre em um ambiente de excelência”, afirma o reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif.

Veja destaque no site do CNPq:

Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica divulga vencedores



I Simpósio de Educação Especial do Recôncavo da Bahia é sediado no CFP

22 de Julho de 2014, 16:20, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi palco do I Simpósio de Educação Especial do Recôncavo da Bahia. O evento foi realizado entre os dias 15 e 18 de julho, no campus de Amargosa. A conferência “Políticas Públicas e Universidades” marcou a abertura do evento.

Ministrada pelas professoras Rosângela Prieto da Universidade de São Paulo (USP), da professora Theresinha Miranda da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da professora Dyane Reis (CFP/UFRB), a conferência de abertura foi marcada pela exposição e debates sobre a educação e suas políticas públicas. Em sua fala, a professora Rosângela relatou a necessidade de valorização da educação no país, além da publicização das pesquisas para a sociedade. “É necessário colocar o conhecimento para melhoria da população”, destaca. Além disso, ela expôs a necessidade de abertura da universidade para que a comunidade também possa compartilhar conhecimento.

Já na exposição da palestrante Therezinha Miranda, as metas e desafios do Plano Nacional de Educação foram destaque. Em sua opinião, a transformação da educação superior é resultado do cenário geral de metamorfose da sociedade. Completando a conferência, a diretora do CFP falou sobre o cenário local ao citar o processo de interiorização do ensino superior no Recôncavo. Ela ainda apontou a necessidade de se pensar em políticas públicas sem deixar de lado o processo histórico educacional.

Antes da conferência, a mesa de abertura contou com a participação da prefeita de Amargosa, Karina Silva, da vice-diretora do CFP, Dyane Reis e da professora e coordenadora do evento, Thereza Cristina Oliveira. Mesas Redondas, oficinas, minicursos, reuniões, manifestações culturais e outras conferências marcaram a programação do simpósio.

Confira fotos do evento:

{gallery}noticias2014/i-simposio-educacao-especial{/gallery}



UFRB realiza aula inaugural do Bacharelado Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade

22 de Julho de 2014, 15:42, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) deu início nesta segunda-feira, 21, às atividades do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade - BENS, no campus de Feira de Santana. O ato de recepção dos novos estudantes contou com as presenças do reitor, Paulo Gabriel Nacif; do vice-reitor, Silvio Soglia; da diretora pro tempore do campus, Tatiana Velloso; do vice-diretor, Thiago Motta, além de pró-reitores e representantes de outras instituições de ensino da Bahia.

“Apesar do nosso pouco tempo de criação, já somos grandes”, avaliou o reitor, logo na abertura do evento, enumerando algumas conquistas da UFRB ao longo de sua história nas áreas da inclusão social e excelência acadêmica. Realizado pela consolidação de mais um campus, ele lembrou aos estudantes que ainda são muitos os desafios e que é preciso continuar a lutar para diminuir a porcentagem de jovens sem acesso ao ensino superior. “A UFRB não é o lugar para quem quer encontrar as coisas prontas. Convoco os estudantes a construir junto conosco esse projeto. Precisamos estar à altura dos desafios que a história nos coloca”, disse Nacif.

O vice-reitor, Silvio Soglia, saudou os recém-chegados destacando o momento de grande expectativa que eles vivenciam ao ingressar em uma universidade. “Nós passamos por esse momento em outros campi e outros cursos, os caminhos que foram percorridos demonstram que, com espírito de união e força de vontade, vamos desenvolver ainda mais o potencial que vocês demonstraram por estar aqui”, disse. A pró-reitora de Graduação, Luciana Alaíde, falou do desafio que se inicia também com a implantação do Bacharelado Interdisciplinar no campus de Feira. “O modelo de formação em ciclos é uma inovação no Ensino Superior e está alinhado com a proposta das grandes universidades, em formar não apenas técnicos, mas cidadãos comprometidos com a realidade de sua região e de seu país”, explicou.

Após a mesa de abertura, o coordenador do BENS, Aroldo Félix, convidou o físico Marco Antonio Sacilotti, atualmente professor visitante na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), para proferir a palestra “Sustentabilidade, ‘mudanças climáticas’, ‘camada de ozônio’, biomassa e energia: alguns mitos em pauta de discussão e efeitos no ensino/aprendizagem”. Antes de abordar o tema de sua explanação, Sacilotti ponderou que, muitas vezes, os estudantes “aprendem” o que os professores lêem nos livros, sem entender o que eles lêem. E desafiou os presentes com uma questão: “será que eles só repetem o que lêem?”.

A respeito do tema de sua palestra, o professor afirmou que as poluições naturais da terra, como, por exemplo, os vulcões, não são levados em consideração por muitos trabalhos sobre o clima, fazendo crer que toda a poluição é consequência das ações humanas. Para ele, mais importante do que atribuir toda a culpa ao homem é fazer com que ele pense numa perspectiva local. “Nós não estamos olhando direito para nosso jardim, para nossos córregos, para o lixo que jogamos pelas nossas janelas. Isso faz parte da nossa cultura e do nosso pouco conhecimento”, analisou, ao encerrar sua fala no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS).

CETENS: teve suas atividades iniciadas no dia 27 de setembro de 2013 quando a professora Tatiana Velloso tomou posse como diretora pro tempore. O campus da UFRB em Feira de Santana também abriga o curso de Licenciatura em Educação do Campo com Habilitações em Ciências da Natureza e Matemática e o curso de especialização em Trabalho, Educação e Desenvolvimento para Gestão da Educação Patrimonial.

O curso de Bacharelado Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade ofertou no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 90 vagas para ingresso em 2014. Nos próximos anos, a oferta de vagas irá aumentar: 120 e 150, em 2015 e 2016 respectivamente.

{gallery}noticias2014/inauguracao-bens{/gallery}



Projeto Agroecologia e Plantas Medicinais do CCAAB seleciona estudantes

22 de Julho de 2014, 10:10, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O Projeto Agroecologia e Plantas Medicinais do Centro de Ciências Agrárias Ambientais e Biológicas (CCAAB) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga o edital de seleção para discentes atuarem no projeto. As inscrições são realizadas no período de 23 de julho a 12 de setembro, exclusivamente, às segundas, quintas e sextas-feiras, das 14h às 15h, na sede do Núcleo de Agricultura Familiar (NAF), campus de Cruz das Almas.  

São ofertadas 10 vagas para estudantes dos cursos de graduação em Tecnologia em Agroecologia, Agronomia, Biologia e todos os demais cursos relacionados às Ciências Agrárias da UFRB. Os interessados devem estar regularmente matriculados no semestre letivo 2014.1 e ter cursado no mínimo quatro semestres.  

O processo seletivo será realizado em três etapas: avaliação de currículo, redação e entrevista. Segundo o edital, o resultado da primeira etapa será divulgado dia 14 de setembro no mural da sede do NAF e as provas de redação ocorrerão dia 15 de setembro das 9h às 10h.

A divulgação do resultado acontece dia 29 de setembro. De acordo com o edital, a seleção do candidato aprovado não implica na concessão de bolsa ou na vinculação imediata a qualquer projeto ou programa sob coordenação dos professores orientadores.  

Confira o Edital de seleção de discentes para atuar no projeto de Agroecologia e Plantas Medicinais. 



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog