Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB é contemplada no Programa Mais Cultura nas Universidades

11 de Julho de 2015, 23:34, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está entre as 18 Instituições Federais de Ensino Superior que foram contempladas no Programa Mais Cultura nas Universidades, uma parceria entre os ministérios da Educação (MEC) e da Cultura (MinC) destinada a apoiar e incentivar a valorização e a difusão das manifestações culturais entre as comunidades acadêmicas. O resultado da seleção foi publicado nesta sexta-feira (10) no Diário Oficial da União.

Ao todo, foram classificadas 98 instituições, com 18 delas contempladas com os recursos no total de R$ 20 milhões para executar seus planos de cultura. Pelo critério de seleção, estabelecido no edital, seriam contempladas instituições em todas as regiões do País, a fim de garantir a inserção do programa nos diferentes territórios de atuação das universidades e institutos tecnológicos federais.

“Somos a única instituição aprovada na Bahia e contemplada com recursos na ordem de R$ 1.117.000,00. Estamos muito felizes e cheios de expectativa para a execução do nosso plano de cultura”, disse a professora Daniele Canedo, em nome da comissão executiva do plano na UFRB.

O repasse dos recursos será efetuado em duas parcelas, sendo a primeira prevista para o segundo semestre deste ano e a segunda, para 2016. “Temos um grande desafio pela frente para executar um plano democrático, diverso e inclusivo. Agradecemos todo o apoio e confiança da comunidade acadêmica”, completou Daniele.

O Programa Mais Cultura nas Universidades tem como objetivo apoiar atividades realizadas em escolas públicas, e ações de criação e fomento de rádios e tevês universitárias, produção de festivais culturais universitários, criação de grupos de pesquisa e de novos cursos de pós-graduação em temas ligados à cultura, criação de museus para preservação da história das universidades e a reestruturação e compra de equipamentos para espaços de ensino e pesquisa já existentes.

O Programa foi lançado no final do ano passado e teve inscrições abertas até o dia 23 de março. Suas ações serão desenvolvidas ao longo de 12 a 24 meses, trabalhando com um ou mais dos seguintes eixos temáticos: Educação Básica; Arte, Comunicação, Cultura das Mídias e Audiovisual; Arte e Cultura Digital; Diversidade Artístico-Cultural; Produção e Difusão das Artes e Linguagens; Economia Criativa, Empreendedorismo Artístico e Inovação Cultural; Arte e Cultura: Formação, Pesquisa, Extensão e Inovação; e Memória, Museus e Patrimônio Artístico-Cultural.

Com informações da ASCOM/Ministério da Cultura.



UFRB inaugura Ginásio do Centro de Referência Esportiva do Recôncavo da Bahia

10 de Julho de 2015, 14:00, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) inaugurou nesta quinta-feira, dia 09 de julho, o Ginásio Poliesportivo do Centro de Referência Esportiva do Recôncavo da Bahia (CRER/BA). O equipamento é uma ação do programa Esporte & Cidadania, no seguimento Esporte Educacional.

O programa foi implantado em 2010 pela UFRB, em parceria com a Associação Cultural G.U.E.T.O, com apoio da Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, patrocínio da Petrobras e da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério dos Esportes. Na solenidade de entrega do Ginásio, a coordenadora geral da ação na UFRB, professora Rita Dias, ressaltou os frutos do programa. “Hoje atendemos a 780 crianças e adolescentes, mas, com a nossa rede de parceiros multiplicadores espalhados pelas cidades do Recôncavo, atingimos mais de 10 mil”, disse.

A rede de multiplicadores tem por objetivo disseminar a metodologia do Esporte Educacional aos professores da rede municipal de ensino do Recôncavo, tendo como participantes os municípios de Santo Antônio de Jesus, Sapeaçu, Cruz das Almas, Cabaceiras do Paraguaçu, Governador Mangabeira, Muritiba, São Félix, Cachoeira, Maragojipe, Saubara, Santo Amaro, Feira de Santana e Teodoro Sampaio.

Estiveram presentes na inauguração os professores da rede e os alunos do programa. “Esse espaço é da comunidade acadêmica da UFRB e de todos que têm acesso ao que a universidade tem proporcionado em termos de desenvolvimento regional”, apontou Rita Dias, destacando o impacto social da ação e, em especial, a autenticidade do programa no Recôncavo no sentido de valorizar a cultura local.

O Ginásio Poliesportivo será a nova sede das modalidades do Esporte & Cidadania, entre elas Capoeira, Futsal, Boxe, Taekwondo, Basquete, Futebol e Vôlei. Também entusiasmado com o incentivo à inclusão pela prática do esporte educacional e lazer, o representante da Petrobras José Abadia Ribeiro agradeceu pela possibilidade de patrocinar equipamentos como o Ginásio do CRER/BA e frisou que “mais importante do que o investimento é a transformação social que o programa tem sido capaz de fazer”.

A professora Georgina Gonçalves, diretora do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da UFRB, na condição de representante da Reitoria, saudou os parceiros do programa. Em suas palavras, “o CERB/BA representa um exemplo de projeto que interessa firmemente a Universidade do Recôncavo, pois fornece um modelo de ação que faz o encontro cotidiano com a gente do lugar e sua cultura”. E completou: “esse é um espaço de construir convivências com a comunidade local”.

Após a inauguração do Ginásio Poliesportivo, o evento prosseguiu com mais um Encontro de Formação da Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional.

Confira as fotos:

{gallery}noticias2015/ginasio-poliesportivo{/gallery}



UFRB realiza aula inaugural do programa Universidade Para Todos 2015

9 de Julho de 2015, 15:04, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou na última segunda-feira, dia 06, no município de Sapeaçu, a aula inaugural da edição 2015 do programa Universidade Para Todos (UPT). O evento, realizado no Colégio Municipal de Sapeaçu, contou com a participação de representantes da UFRB, da Prefeitura e de monitores e cursistas do programa.

Realizado pela parceria do Governo da Bahia com as universidades estaduais e a UFRB, o UPT oferece mais de 200 turmas em todo o Estado. Na região do Recôncavo, comandado pela UFRB, são ofertadas turmas nas cidades de Amargosa, Brejões, Cachoeira, Castro Alves, Conceição do Almeida, Cruz das Almas, Elísio Medrado, Governador Mangabeira/Quixabeira, Mutuípe, São Félix, Sapeaçu e Ubaíra.

A UFRB ingressou no projeto em 2009, oferecendo vagas em cinco cidades. Em 2015, o UPT da UFRB oferece cerca de mil vagas distribuídas em 13 municípios para alunos oriundos de escolas públicas. O cursista Fagner dos Reis fica feliz com possibilidade de estudar sem custos em sua cidade natal e revela que o cursinho é uma grande oportunidade para os jovens sapeaçuenses que desejam entrar no ensino superior.

O reitor da UFRB Silvio Soglia acredita que o UPT é um projeto de inclusão social. “São alunos de escolas públicas sendo ensinados em sua maioria por estudantes da Universidade. Essa é uma oportunidade desses jovens fazerem o Enem e os outros vestibulares de forma mais qualificada e competitiva”, afirma.

Elias Fernandes, estudante da psicologia da UFRB e monitor de literatura no UPT, acredita que o cursinho é uma ferramenta importante para intervir nas vulnerabilidades apresentadas pelos jovens nesse processo de preparação para o vestibular. “É uma forma de devolver para a sociedade, que paga nossos estudos através dos impostos, o que recebemos da Universidade”, afirma. Ele ainda acrescenta: “sou muito gratificado em participar do sonho dessas pessoas que às vezes não acreditavam que seria possível ingressar no ensino superior”, revela.     

O UPT é um programa de curso presencial, noturno, com carga horária de 25 horas semanais, preparatório para o Enem e outros vestibulares. No ano de 2014, o UPT da UFRB colaborou para o ingresso de cerca de 100 estudantes nas universidades da Bahia.     

Confira as fotos: 

{gallery}noticias2015/aula-inaugural-upt{/gallery}



Solenidade de posse da direção do CETENS é realizada em Feira de Santana

8 de Julho de 2015, 19:38, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Na manhã desta terça-feira, 07 de julho, foi realizada a solenidade de posse das professoras Susana Pimentel e Jacira Castro para os cargos de direção e assessoria da direção do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em Feira de Santana.

A mesa de abertura foi composta, além das professoras empossadas, pelo reitor da UFRB, Silvio Soglia; pela diretora cessante, Tatiana Velloso; pelo ex-assessor da direção, Sergio Rocha, e o vice-prefeito de Feira de Santana, Luciano Ribeiro. Na solenidade, também estavam presentes gestores da Instituição e outras autoridades locais.

A professora Tatiana Velloso, que exerceu o cargo de diretora pro-tempore do CETENS desde a sua criação em setembro de 2013, agradeceu a equipe de gestão, a comunidade acadêmica e os parceiros nos desafios de implantação do centro e destacou a importância do processo democrático que escolheu a nova direção. Susana Pimentel agradeceu a confiança da comunidade acadêmica para com a nova gestão do centro, que contará com a oferta de cursos inovadores como o de Engenharia de Energia e Engenharia em Tecnologia Assistiva. “Lutaremos com afinco para que o CETENS seja uma realidade consolidada no cenário acadêmico da UFRB, neste município e no cenário nacional”, declarou. A consulta à comunidade para a direção do CETENS foi realizada em abril deste ano.

O reitor Silvio Soglia agradeceu as contribuições da direção anterior e também parabenizou a nova equipe e comunidade acadêmica pelo processo de escolha da direção. Soglia falou também da expectativa de constituir os equipamentos necessários para colaborar com a permanência dos estudantes e da construção de um grande centro da UFRB na cidade: “Fomos nós que ganhamos em ter um centro em Feira de Santana e não ao contrário, pelo que representa o município”, disse.

Grade de cursos

O CETENS oferta desde o primeiro semestre letivo de 2014 os cursos de Licenciatura em Educação do Campo em duas áreas de conhecimento: Ciências da Natureza e Matemática, e o Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade. No projeto do centro estão aprovadas e já pactuadas com o Ministério da Educação as quatro opções para o segundo ciclo de formação: Engenharia de Produção, Engenharia de Materiais, Engenharia de Tecnologia Assistiva e Engenharia em Energia e Tecnologia de Alimentos. O centro também ofertou em 2014 o curso de Especialização em Trabalho, Educação, e Desenvolvimento para Gestão da Educação. 

Confira as fotos da solenidade:

{gallery}noticias2015/posse-cetens{/gallery}



UFRB interdita entrada principal do campus Cruz das Almas nesta quarta, dia 08

7 de Julho de 2015, 14:19, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Superintendência de Implantação e Planejamento do Espaço Físico (SIPEF) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) informa a sua comunidade acadêmica que a entrada principal que dá acesso ao campus Cruz das Almas - situada ao lado do Centro Territorial de Educação Profissional Recôncavo II Alberto Torres (CETEP) - será interditada para os veículos automotores nesta quarta-feira, dia 08 de julho.

O Núcleo de Urbanização e Meio Ambiente da SIPEF realizará limpeza na área lateral de pista a fim de evitar que pequenos projéteis atinjam os veículos e transeuntes. Neste período todos deverão entrar e sair pela segunda entrada do campus situada no bairro da Tabela.

Mais informações pelo site www.ufrb.edu.br/sipef ou pelo telefone (75) 3621-6027.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil