Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Livro da Editora da UFRB aborda ideologia e omissão em livros didáticos de inglês

7 de Julho de 2017, 10:52, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) lançou a obra Ideologia e omissão nos livros didáticos de língua inglesa. A obra é de autoria do professor Flávius Almeida dos Anjos, do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) e está estruturada em sete capítulos, abordando a tríade: Ideologia, omissão e representação social. 

O autor apresenta uma crítica à elaboração dos livros didáticos de língua inglesa, ofertados nas escolas regulares e alerta para a necessidade de se repensar o livro de inglês.

A finalidade principal do livro é questionar o espaço de questões de relevância, as quais muitos livros didáticos de língua inglesa omitem, como as de gênero, de raça, de classe, das políticas públicas, dos favelados e dos menos favorecidos.  Segundo Flávius, o livro é um convite à reflexão, que visa, dentre outros aspectos, conscientizar docentes de língua inglesa a terem uma atitude crítica frente aos livros didáticos de língua inglesa.

A obra pode ser acessada e baixada gratuitamente no site da editora da UFRB.



UFRB realiza Exposição de Cultura e História Americana: Picturing USA

6 de Julho de 2017, 15:29, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Foi realizada na última terça-feira, 05, na  sede da Lyra Carlos Gomes em Amargosa, a I exposição de Cultura e História Americana: Picturing. O evento teve a proposta de retratar a cultura e fatos da história americana, e contou com as presenças do diretor do Centro de Formação de Professores, (CFP) Clarivaldo de Sousa; e da representante da secretaria de educação da Prefeitura de Amargosa, Erenice Rocha.

A exposição, realizada no período que celebra a Independência dos Estados Unidos, contou com o apoio do Consulado Geral dos Estados Unidos  e recebeu mais de 350 estudantes da rede pública e privada de ensino de Amargosa. Os alunos receberam informações sobre os espaços da amostra, a cultura, a arte, a música, além dos costumes e a história dos Estados Unidos. “A exposição de pôsteres do material “Picturing America” e “Picture US”  engloba uma coleção de trabalhos artísticos diversos que visa apresentar a história e cultura americanas, desde a década de 1920. Esta exposição apresenta  não somente um significativo enriquecimento cultural sobre a vida nos Estados Unidos para a comunidade acadêmica e externa, mas também provoca uma reflexão aos visitantes para que façam uma viagem ao passado através das imagens e assim visualizem alguns marcos da história dos EUA ao longo dos anos”, destacou a docente e organizadora do evento, Margarete Barbosa.

O professor Leonardo Leite visitou a exposição com os alunos da Escola Estadual Almeida Sampaio e comentou a iniciativa. “Muito Interessante o diálogo entre o conhecimento aprendido e produzido na Universidade, como esse da cultura americana, e essa interação com a comunidade de Amargosa, principalmente com as escolas”, disse. 

O evento contou ainda com apresentações culturais e de ballet, e premiações aos estudantes que se destacaram ao responder perguntas sobre a cultura e história americana. 

Origem - Picturing America foi um projeto do National Endowment for the Humanities (NEH) que trouxe obras-primas da arte americana em salas de aula e bibliotecas em todo o país. O projeto foi concluído em 2009. No entanto, muitos dos materiais educacionais criados para o programa ainda estão disponíveis para uso por estudantes, professores e aprendizes ao longo da vida. Nesta coleção, temáticas como revoluções, valores americanos, marcos históricos e conexão a outras culturas são abordadas nos diversos pôsteres da mesma.

Picture US é uma coleção de 26 cartazes coloridos, no formato A3, que mostram várias cenas em torno dos Estados Unidos (mercado dos fazendeiros, artesanato, crianças ouvindo o professor contar histórias sobre o Thanksgiving , rodeio, feira, sala de aula nos EUA, etc.). As fotografias destinam-se a estimular e motivar os alunos nas atividades de conversação. É uma coleção que visa auxiliar o professor em sala de aula, partindo da idéia de que as imagens são ferramentas úteis para o ensino e aprendizagem da língua e que trazem vida e realismo as aulas e motivam os aprendizes a produzir a linguagem.

 Saiba mais: www.ufrb.edu.br/expousaufrb

Confira fotos do evento:

{gallery}noticias2017/expousaufrb{/gallery}



UFRB seleciona projetos e programas de extensão por meio do PIBEX 2017

5 de Julho de 2017, 14:34, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga edital para seleção de projetos e programas de Extensão Universitária. O PIBEX 2017 está aberto para submissão de propostas até às 23h59 do dia 16 de julho, por meio de formulário online. Somente professor do quadro permanente da UFRB, em efetivo exercício de suas atividades, pode participar.

Para se inscrever, o docente precisa preencher o Formulário de Inscrição de Proposta com as informações do projeto/programa e anexá-lo ao formulário online de inscrição, juntamente com o Currículo Lattes do docente coordenador e a declaração de aprovação da proposta no Centro de Ensino. Serão selecionadas 70 propostas, entre projetos e programas, em uma das linhas temáticas: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e Trabalho.

As propostas devem ter relevância acadêmica e social. Cada uma será avaliada por pelo menos dois pareceristas. O número de propostas selecionadas obedecerá à demanda qualificada de cada Centro. As propostas contempladas serão apoiadas por meio de concessão de bolsa a estudante de graduação. O resultado final será divulgado até o dia 25 de julho no site da PROEXT e na página do PIBEX. Após a seleção de projetos e programas, novo edital estabelecerá os critérios para a seleção dos bolsistas.

Sobre o PIBEX

O PIBEX é um programa que destina bolsa de extensão ao estudante de graduação vinculado a um projeto ou programa. Criado em 2009, o objetivo é incentivar os processos educativos, culturais, científicos e tecnológicos, como forma de aprendizagem da atividade extensionista, articulados com o ensino e a pesquisa de forma indissociável. O Pibex também objetiva contribuir para a formação e a qualificação de cidadãos socialmente comprometidos.

Confira o Edital Nº 06/2017 – PIBEX.

Formulário de Inscrição da Proposta.

Inscrição.



CECULT reabre inscrições para Programa de Monitoria Remunerada e Voluntária

5 de Julho de 2017, 8:49, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) informa que estão reabertas as inscrições do processo seletivo para o Programa de Monitoria Remunerada e Voluntária. As inscrições acontecem no período de 05 a 10 de julho, das 9h às 17h, no Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico (NUGTEAC).

São duas bolsas de monitoria remunerada, sendo uma bolsa para cada um dos componentes curriculares ofertados: Cultura Digital e Espaços de Interconhecimento: Laboratório de ArteMídia I. O valor mensal da bolsa é de R$ 400. Podem se candidatar apenas os estudantes devidamente matriculados no semestre 2017.1, que comprovem aprovação com nota igual ou superior a 7,0 (sete) no componente curricular de referência para o qual queiram se candidatar.

A seleção será realizada em duas etapas. A prova de conhecimentos básicos referente ao componente curricular pleiteado acontece no dia 12 de julho, das 10h às 12h. A entrevista será no dia 12 de julho, das 13h às 16h. O resultado do processo seletivo será divulgado no Pavilhão de Aulas e na página do CECULT na internet. A carga horária da monitoria remunerada é de 12 horas.

Confira o Edital Nº 02/2017.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/cecult.



Canal Futura seleciona 20 projetos para Curtas Universitários 2017

4 de Julho de 2017, 11:55, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Estão abertas até 14 de julho as inscrições para o 5º ano do Curtas Universitários. O projeto é uma iniciativa do Canal Futura em parceria com a Globo e Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU) e dá apoio financeiro de R$7,5 mil para realização de documentários de estudantes universitários.

Para participar, os estudantes devem estar na fase de preparação do TCC e matriculados em cursos como Comunicação Social, Cinema ou qualquer outro que envolva a formação para a produção audiovisual. Serão selecionadas 20 propostas e, além da quantia em dinheiro, os vencedores também irão participar de dois dias de workshop no Rio de Janeiro, com orientações para a produção dos curtas, e de uma visita aos Estúdios Globo.

O projeto busca narrativas contemporâneas, que contemplem a diversidade de olhares e linguagens e sejam relevantes para o Brasil e para o mundo. Os projetos selecionados serão exibidos em 2018 no Canal Futura e nas TVs parceiras da ABTU, além de estarem disponíveis no site do Globo Universidade.

Projetos selecionados na UFRB

O projeto "Lélia Gonzalez" da estudante Beatriz Vieira, do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), esteve entre os vencedores do Edital Curtas Universitários 2016/2017. Já o projeto “Lápis de cor” da estudante Larissa Andrade, também do curso de Cinema e Audiovisual da UFRB, foi contemplado na edição 2013/2014 do Edital.

Confira o edital 2017/2018 e preencha o formulário de inscrição.

 



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres