Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB abre inscrições para curso de Espanhol no campus Cruz das Almas

21 de Agosto de 2018, 14:18, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de Assuntos Internacionais (SUPAI), em parceria com o Rotary Club Cruz das Almas, informa que estão abertas até o dia 24 de agosto as inscrições para o curso “Hablando Espanhol no Recôncavo: oficinas sobre culturas e idioma espanhol”.

As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, através de formulário online. Podem se inscrever discentes, docentes, técnicos administrativos e terceirizados da UFRB. O curso será ministrado por duas falantes nativas do idioma Espanhol: Diana Mendonza, do México, e Andrea Villar, do Peru.

A iniciativa busca capacitar a comunidade acadêmica no idioma estrangeiro e abordar aspectos das culturas mexicanas e peruanas. São ofertadas 24 vagas, sendo 12 por turma:

Turma 1 – segundas e quartas-feiras, no horário das 16h às 17h, com Andrea Villar
Turma 2 – terças e quintas-feiras, no horário das 16h às 17h, com Diana Mendonza

A seleção será feita com base nas respostas dadas no formulário de inscrição. O resultado será divulgado no dia 29 de agosto, no site da SUPAI.

As aulas terão início em 03 e 04 de setembro e serão realizadas na sede da SUPAI, no campus da UFRB em Cruz das Almas. Os términos e recessos deverão seguir o calendário acadêmico da graduação no semestre 2018.2.

Durante o curso, em horário a combinar com as turmas, haverá monitoria com os estudantes Ruan Cruz e Nalbert Santos, do curso de Agronomia e ex-intercambistas na Universidade Autônoma de Chapingo, no México.

Mais informações: [email protected] ou pelo telefone (75) 3621-5315



UFRB abre inscrições para aluno especial de graduação com ingresso em 2018.2

21 de Agosto de 2018, 14:03, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) anuncia a abertura das inscrições para os interessados em cursar componentes curriculares na condição de aluno especial de graduação, com ingresso em 2018.2. O período de inscrição tem início na quarta-feira, dia 22 de agosto, e segue até o dia 05 de setembro.

É possível cursar até cinco componentes curriculares em cursos de graduação, sem constituir vínculo com o curso e sem necessidade de participação em processo seletivo. O discente especial receberá uma certidão, com o registro do desempenho obtido no componente cursado, que poderá ser aproveitado quando ingressar na instituição.

Os interessados devem se dirigir o Núcleo de Gestão Técnico-Acadêmico do Centro de Ensino responsável pela oferta do componente, preencher o formulário de solicitação com os nomes dos componentes que deseja cursar e entregar fotocópia do RG, CPF e o documento que comprove sua condição acadêmica.

Podem se inscrever quaisquer alunos que estejam cursando o terceiro ano, mediante apresentação da declaração da Unidade Escolar, ou que concluíram o Ensino Médio, com a fotocópia do certificado de conclusão; discentes regulares de cursos de graduação de outras instituições, com a fotocópia do histórico escolar atualizado; e portadores de diploma de cursos de graduação, mediante fotocópia do diploma e do histórico escolar.

Para identificar os componentes curriculares que deseja cursar, basta acessar o Projeto Pedagógico de cada curso, que está disponível nos sites dos Centros de Ensino: CCAABCETECCFPCCSCAHLCECULT e CETENS

Neste documento constam os nomes dos componentes curriculares ofertados por semestre. Não é permitida a inscrição em Estágios, Trabalhos de Conclusão de Cursos e/ou atividades formativas similares ou da mesma natureza.

Caberá ao Colegiado do Curso se pronunciar sobre a disponibilidade e deliberar a solicitação.

Confira a relação de cursos de Graduação da UFRB: www.ufrb.edu.br/portal/graduacao



UFRB seleciona professores formadores e conteudistas para curso de matemática

16 de Agosto de 2018, 9:31, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de sua Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD), divulga o processo seletivo para professores conteudistas e/ou formadores do curso de Licenciatura em matemática na modalidade ead.

As inscrições seguem abertas até o dia 27 de agosto por meio do formulário no site da SEAD, no qual o candidato deve anexar os documentos solicitados no formato PDF. A análise e avaliação das inscrições serão realizadas baseadas na análise do Currículo Lattes conforme barema que consta no edital. 

Regida pelo Edital nº 09/2018, a seleção oferta uma vaga para cada um dos componentes curriculares a seguir:  Matemática Financeira (68h); Libras (68h); Educação de Jovens e Adultos (51h); Trabalho e Conclusão de Curso II (34h). O candidato deve ser servidor da UFRB, possuir formação superior, possuir, no mínimo, pós-graduação lato sensu no curso optado e/ou área afim; possuir experiência de docência ou de pesquisa na área optada; ter, no mínimo, três anos de exercício docente em instituição pública ou privada. 

A bolsa é R$ 1.300 para Professor Formador I, que tenha experiência comprovada a partir de 03 (três) anos no magistério superior; e de R$ 1.100 para Professor Formador II, com formação em nível superior e experiência de 01 (um) ano no magistério superior, ou a formação ou a vinculação em programa de pós-graduação, de mestrado ou doutorado.

A carga horária exigida pelo edital é de 20 horas semanais para desenvolver as atividades a distância e na sede da SEAD, As vagas são de caráter temporário na condição de bolsistas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), não caracterizando vínculo empregatício com a UFRB ou com a UAB.

O resultado final estará disponível online a partir do dia 29 de agosto de 2018 no site da SEAD.

Confira o Edital e o Formulário de Inscrição.  

Mais informações: www.ufrb.edu.br/sead

Informações adicionais deverão ser solicitadas, exclusivamente, por meio do e-mail:  [email protected]



Projeto da UFRB “Mulheres de Fibra” seleciona profissionais e abre vagas para oficina

14 de Agosto de 2018, 15:26, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de sua Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), torna público o edital referente à seleção de profissionais de Nível Superior para atuar no projeto “Mulheres de Fibra: formação em agroecologia para mulheres rurais do estado da Bahia”. Também estão sendo ofertadas, através do projeto, vagas para a Oficina Territorial de Capacitação em Feminismo e Agroecologia para Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).

Pelo Edital PROEXT nº 08/2018, serão selecionados até sete profissionais de Nível Superior que irão realizar atividades orientadas por professores da UFRB participantes do “Mulheres de Fibra”. As inscrições vão até o dia 24 de agosto e devem ser realizadas por meio do preenchimento de formulário de inscrição, que deve ser encaminhado com os documentos necessários, em arquivo único no formato PDF, para o endereço de email [email protected].  

Os profissionais selecionados irão atuar em atividades de formação/capacitação sobre feminismo e agroecologia para técnicos das organizações que desenvolvem atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) nos Territórios do Recôncavo, Litoral Norte/Agreste Baiano, Vale do Jiquiriçá e Portal do Sertão, vinculados ao projeto. É preciso ter experiência em trabalhos de campo com grupos comunitários e participação de, no mínimo, seis meses em programas e/ou projetos de extensão universitária ou atuação profissional na área da agricultura familiar, feminismo e agroecologia.

Pelo Edital PROEXT nº 07/2018, são 60 vagas para a participação nas Oficinas Territoriais de Capacitação em Feminismo e Agroecologia para Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) do projeto. As oficinas serão desenvolvidas em dois módulos, com carga horária total de 48 horas. O período de inscrição também segue aberto até o dia 24 de agosto. As inscrições deverão ser realizadas por meio do preenchimento da ficha de inscrição, que deve ser enviada para o e-mail [email protected], anexando os documentos exigidos.

Sobre o projeto - O Projeto "Mulheres de Fibra" tem como objetivo promover ações de formação de mulheres em agroecologia, com o fortalecimento de grupos produtivos de mulheres rurais da agricultura familiar, visando à autonomia, à segurança alimentar e nutricional e à conservação da biodiversidade. É financiado pela a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD) da Casa Civil do Governo Federal.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/proext.



UFRB abre vagas para Programa Universidade Aberta à Maturidade 2018.2

14 de Agosto de 2018, 13:59, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), recebe até o dia 10 de setembro as inscrições para o Programa Universidade Aberta à Maturidade (PROMAT). São ofertadas 88 vagas em 21 componentes curriculares de cursos de graduação para o semestre 2018.2.

As vagas, nos centros de ensino da UFRB em Cachoeira, Cruz das Almas, Santo Amaro e Santo Antônio de Jesus, são para pessoas com idade igual ou superior a 45 anos até a data de inscrição, que não tenham cursado ensino superior. O vínculo com a Universidade é como discente de extensão, com direito à certificação para aquele que tiver frequência mínima de 75%.

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível no site da PROEXT. Havendo mais candidatos que vagas, serão selecionados os candidatos a partir do critério maior idade. O resultado da seleção será divulgado no dia 17 de setembro e as atividades terão início a partir do dia 24 de setembro e encerramento previsto para 02 de março de 2019.

Sobre o projeto

Iniciado em 2016, o Projeto Universidade Aberta à Maturidade (PROMAT) tem o objetivo de possibilitar vivências do público da maturidade no universo acadêmico. A proposta é integrar adultos e idosos como discentes de extensão no desenvolvimento de ações de ensino e de extensão universitária na UFRB.

O PROMAT defende a educação permanente enquanto direito humano da pessoa adulta. Para esta iniciativa, a sala de aula possibilita vivências e inclusão social para além da qualificação técnica ou formação profissional.

Confira o Edital PROEXT Nº 09/2018 – PROMAT.

Saiba mais sobre o projeto: www.ufrb.edu.br/maturidade.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres