Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

CETEC participa de elaboração de aplicativo Wi-Fi Salvador: ferramenta facilita a localização de redes sem fio de acesso livre

6 de Agosto de 2013, 16:19, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da modalidade colaboração esporádica, participou na elaboração do aplicativo Wi-Fi Salvador do Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço (Lab 404) da Faculdade de Comunicação (FACOM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A ferramenta permite que o usuário possa buscar estabelecimentos comerciais, instituições e locais públicos que disponibilizam redes sem fio para acesso de seus frequentadores.

"O aplicativo é um espaço informacional que ajuda na mobilidade dos cidadãos. É importante não só para os moradores da cidade, como também, para turistas que podem escolher entre ir a um lugar ou outro", destacou o professor da UFRB, João Neto, atualmente coordenador do curso de Engenharia de Computação. Ele e o estudante Ernando Passos da UFRB foram responsáveis pela modelagem e desenvolvimento da versão Android do projeto.

O lançamento do aplicativo foi realizado no auditório da FACOM, em 31 de julho. Na data, João Neto falou sobre o desenvolvimento do aplicativo para o android, suas diversas funcionalidades e modos de navegação. Uma conferência intitulada "Cidade Algoritmo" foi realizada pelo idealizador do projeto Wi-Fi Salvador, professor André Lemos da FACOM. Ele discutiu sobre as relações entre as tecnologias de informação, as redes e o espaço urbano. Já a conferência "Cartografia de Controvérsias" foi ministrada pelo professor Fabio Malini da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Colaborador: O professor João Neto é um dos coordenadores do 3int, grupo de pesquisa do CETEC que dedica-se a estudar novas formas de interação, interfaces de usuário e o uso de inteligência na interação com o usuário. Nos últimos anos, um dos assuntos aos quais o professor tem se dedicado é o uso de mapas e sensores em aplicações que são executadas em dispositivos móveis, tais como celulares e tablets.

 



UFRB inaugura Biblioteca e Setor de Ciências Biológicas

5 de Agosto de 2013, 14:34, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Como parte das comemorações de seu aniversário de 08 anos, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) entregou dois novos prédios à comunidade acadêmica. No dia 30, foi inaugurada a Biblioteca Universitária de Cruz das Almas, que atenderá aos Centros de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) e de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC).

“Essa é uma conquista de todos. Agora os alunos e a comunidade do Recôncavo vão poder desfrutar desse prédio e daquilo que é mais importante: o seu acervo, para que a educação, a cultura e a independência de nosso povo se fortaleçam”, disse o vice-reitor da UFRB Silvio Soglia, no ato da inauguração. A coordenadora de Documentação e Informação (CIDOC), responsável pela Biblioteca, Isaelce Silva definiu a entrega do prédio como mais uma etapa cumprida.

Segundo Isaelce, a nova Biblioteca vem a somar com as demais conquistas da CIDOC nos últimos anos. Como exemplo, ela citou o aumento do acervo, o crescimento do número de bibliotecários e a informatização dos sistemas de empréstimo, renovação e reserva de livros, que agilizou em mais de 90% o tempo de prestação dos serviços. Por fim, anunciou como futuros desafios a implantação do Repositório Institucional da UFRB e a construção das bibliotecas do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e do Centro de Formação de Professores (CFP).

O reitor Paulo Gabriel Nacif aproveitou o momento para lembrar o papel da Universidade como centro de fomento à cultura e à diversidade dos saberes. “Espero que inspirados por este espaço que leva o nome de Biblioteca possamos avançar nessa direção”, disse. Ainda durante o evento, os participantes puderam conferir uma exposição de fotos históricas da UFRB. E ao final, foi realizada a entrega de dois microônibus adaptados para os diretores do CCS e do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL).

Novo setor – No dia 1º de agosto, foi realizada a inauguração do prédio que passou a abrigar o Setor de Ciências Biológicas da UFRB. Satisfeito com a entrega de mais uma instalação do CCAAB, o diretor Alexandre Almassy agradeceu a todos que se empenharam e tornaram possível a nova conquista. “É a concretização do ideal de aprimorarmos cada vez mais a qualidade das atividades acadêmicas realizadas em nossa instituição, em especial em nosso centro de ensino”, disse. Nessa perspectiva, enfatizou que serão beneficiadas de forma direta as atividades de ensino, pesquisa e extensão de praticamente todos os cursos do CCAAB.

Com o novo prédio em funcionamento, o diretor ressaltou que também será possível ampliar o quadro de oferta de cursos de graduação e programas de pós-graduação, acelerando a trajetória natural de crescimento do CCAAB. Além de laboratórios da área de Ciências Biológicas, o espaço abrigará o Herbário e a Coleção Zoológica da universidade, que juntos formarão o Museu de Biodiversidade da Bahia. “Essas exposições nos permitirão receber a visita de escolas, ampliar a nossa inserção regional e cumprir com a missão de alavancar o desenvolvimento do Recôncavo”, descreveu Almassy.

Participaram do ato de descerramento da placa de inauguração o reitor Paulo Gabriel Nacif, o vice-reitor Silvio Soglia, o diretor do CCAAB Alexandre Almassy e o vice-diretor Marcos Lhano. O reitor encerrou os discursos parabenizando a ação daqueles que conseguem superar os limites burocráticos para fazer a universidade avançar. “Precisamos manter essa energia em prol de constituir uma instituição que faça a diferença no lugar em que está inserida”, defendeu.

Aniversário - A UFRB foi criada pela  Lei nº 11.151 de 29 de julho de 2005. Sua criação decorre da proposta do Governo Federal de expansão e interiorização do ensino superior - Programa Expandir, sendo a primeira instituição federal de ensino superior instalada no interior da Bahia. Suas atividades tiveram início em 2006, com os cursos herdados da Escola de Agronomia da Universidade Federal da Bahia. Hoje, a UFRB é multicampi e possui 5 centros de ensino em 4 cidades do Recôncavo.

{gallery}noticias2013/aniversario-ufrb{/gallery}

 

 

 



Turmas do CAHL de Gestão Pública, Museologia e História colam grau

5 de Agosto de 2013, 8:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) celebrou no domingo, dia 28, o ato institucional de colação de grau dos graduandos do período 2012.2 dos cursos de Tecnologia em Gestão Pública e Museologia. As cerimônias foram presididas pelo vice-diretor do CAHL, Wilson Penteado, que instalou os trabalhos e saudou os formandos.

“Confesso que a presente ocasião é vivida por mim com um misto de sentimentos: o do professor que, emocionado, testemunha um momento importante na formação de seus estudantes e, ao mesmo tempo, o do colega que se fez ouvinte e confidente e que vibra por testemunhar este momento de vitória na vida de vocês”, disse Penteado, em seu discurso como paraninfo da turma de Museologia. “A primeira turma à qual ministrei minha primeira aula na UFRB me convida para este honroso lugar, experiência que também vivencio pela primeira vez!”, ressaltou.

Representando todos os formandos de Gestão Pública, a oradora Pamela da Rocha proferiu discurso em que recordou os desafios iniciais e as conquistas da primeira turma do curso. “Ao longo desse tempo, vimos o crescimento um do outro. Percebemos a importância de aprender, de discutir idéias e formular novos conceitos, e algo muito valioso: o conhecimento adquirido, que nos instrumentalizará a atuar na vida prática como agentes de mudanças responsáveis pelos rumos que nossa sociedade poderá tomar”, destacou a estudante.

O coordenador do curso de Tecnologia em Gestão Pública, professor Jorge Antônio Silva, e a vice-coordenadora do curso de Museologia, professora Fabiana Comerlato, procederam à outorga de grau dos formandos. Participaram também das cerimônias o deputado estadual Rogério Andrade e o prefeito de Feira de Santana José Ronaldo, paraninfo e patrono da turma de Gestão Pública, respectivamente, e ainda o vice-prefeito de Cachoeira, Wilson Lago, patrono da turma de Museologia.

No último sábado, dia 03, foi a vez da formatura do curso de Licenciatura em História, que aconteceu no campus de Cruz das Almas. A diretora do CAHL, Georgina Gonçalves, presidiu a cerimônia, na qual 16 formandos receberam a outorga de grau das mãos do coordenador do curso, professor Wellington Castellucci Júnior. Em seguida, a oradora Ana Claudia Lopes proferiu o discurso em nome da turma e, após encerrada a sessão, os licenciados em História puderam comemorar com parentes e amigos.

Confira fotos da formatura de Gestão Pública, sábado, 28 de julho:

{gallery}noticias2013/formatura-gest-publica-2012-2{/gallery}

Confira fotos da formatura de Museologia, sábado, 28 de julho:

{gallery}noticias2013/formatura-museologia-2012-2{/gallery}

Confira fotos da formatura de História, domingo, 03 de agosto:

{gallery}noticias2013/formatura-historia-2012-2{/gallery}

 

 



PET Agronomia seleciona bolsistas

2 de Agosto de 2013, 11:30, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Estudantes do curso de Agronomia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia podem se candidatar ao Programa de Educação Tutorial (PET) Agronomia UFRB. Ao todo, duas vagas são ofertadas, uma para preenchimento imediato e outra para novembro de 2013.

Os interessados podem se inscrever até 09 de agosto, na sala do Grupo PET Agronomia da UFRB, situada no Pavilhão de Aulas II, primeiro andar, sala ao lado do elevador, campus Cruz das Almas. Os horários são das 8 às 12 horas e 14 às 18 horas. O valor da bolsa é de R$400.

O candidato deve, além de estar matriculado no curso de agronomia, apresentar coeficiente de rendimento maior que seis; possuir 20h semanais para dedicação ao programa e não ter outras bolsa de qualquer tipo ou vínculo empregatício

Mais informações no site do Programa de Educação Tutorial (PET) Agronomia UFRB.

Confira o edital de seleção.



UFRB faz lançamento do Programa Integrado de Ação Afirmativa

2 de Agosto de 2013, 8:13, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O Programa Integrado de Ação Afirmativa (PINAF) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia teve seu lançamento oficial nesta quarta-feira, 31 de julho, no prédio da Reitoria, campus de Cruz das Almas. Por meio dele, 719 bolsas serão disponibilizadas ao estudante de graduação vinculado a um projeto ou programa institucional que valorize a articulação entre a pesquisa, o ensino, a extensão e o desenvolvimento institucional.

A indissociabilidade entre esses quatro eixos foi apontada pelo pró-reitor de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), Ronaldo Barros, como ponto alto do PINAF. Em sua opinião, por meio do auxílio financeiro oferecido pelo programa, será possível ao estudante ter uma vivência universitária mais global, ultrapassando a sala de aula. Ao lado dele na cerimônia de lançamento, a pró-reitora de Extensão (PROEXT), Ana Rita Santiago; de Planejamento (PROPLAN), Marcílio Baliza; a professora Rosângela Silva do Centro de Formação de Professores (CFP), também coordenadora da comissão de elaboração do PINAF; e o reitor Paulo Gabriel Nacif.

"O PINAF vai ter o papel de integralizar a extensão universitária como processo formativo do estudante. Assim, ele vai ter a experiência de aprender e ensinar", falou a pró-reitora de Extensão, Ana Rita Santiago. Ela ainda elogiou o comitê que elaborou o projeto do PINAF. Destacou também conquistas da UFRB ligada à extensão, a exemplo das 15 aprovações no Programa de Apoio à Extensão do Ministério da Educação 2014 (PROEXT/MEC/SESU), 17 propostas foram submetidas.

Os candidatos às bolsas PINAF devem atender alguns requisitos, entre eles, ter renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, não ter vínculo empregatício de qualquer natureza e ter disponibilidade de se dedicar no mínimo 12h por semana às atividades do projeto ou programa. Em breve, será publicada uma chamada pra seleção de propostas de Projetos e Programas para o PINAF.

O PINAF é um programa da PROPAAE, construído em parceria com a PROEXT, PRPPG e PROGRAD. A cerimônia de lançamento foi realizada em comemoração aos oitos anos de UFRB. Ao final, o reitor fez a assinatura da Portaria 652, de 31 de jullho de 2013, que trata sobre o PINAF e parabenizou todos os envolvidos na elaboração do projeto.

{gallery}noticias2013/lancamento-pinaf{/gallery}

 



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog