Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Interdição da entrada principal do campus Cruz das Almas na segunda e terça, dias 6 e 7

3 de Agosto de 2018, 16:33, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) comunica a interdição da entrada principal do campus de Cruz das Almas, Na próxima segunda-feira, dia 06 e na terça-feira, dia 07 de agosto, no horário das 07h30 às 12h e das 14h às 17h, em virtude da limpeza de área lateral de pista.

O portão da entrada principal será fechado para trânsito “a fim de evitar que possíveis projéteis atinjam os veículos e os transeuntes”.

Os usuários deverão utilizar a portaria do bairro Tabela no dia e horários mencionados.



UFRB lança Guia de Mobilidade Internacional destinado à comunidade acadêmica

2 de Agosto de 2018, 11:32, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de Assuntos Internacionais (SUPAI), lança o Guia da Mobilidade Internacional.

O Guia é destinado à comunidade acadêmica que deseja conhecer as universidades conveniadas com a UFRB, os cursos, processos de ingresso, bolsas de estudo, informações sobre burocracia para a entrada em outro país e experiência dos estudantes que já participaram da mobilidade.

Com 45 páginas, o documento explica pormenorizadamente, os requisitos; o processo de seleção e a documentação exigida para ingresso no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal; Universidad Autónoma Chapingo (UACh), no México; e Universität Bayreuth (UBT), na Alemanha.

O Guia informa os Programas com Auxílio e os Programas sem Auxílio financeiro para os estudantes selecionados.

IPB

O Instituto Politécnico de Bragança é uma instituição pública de ensino superior, empenhada na oferta de formação de qualidade e na promoção de atividades de investigação e extensão com impacto no meio econômico, social e cultural.

O IPB é constituído por cinco escolas, quatro situadas em Bragança e uma em Mirandela. As situadas em Bragança são: Escola Superior Agrária de Bragança; Escola Superior de Educação de Bragança; Escola Superior de Tecnologias e Gestão de Bragança; e Escola Superior de Saúde de Bragança.

UACh

A Universidade Autônoma de Chapingo (UACh) é uma instituição mexicana pública relevante, com liderança e reconhecimento nacional e internacional, com alta qualidade acadêmica em educação.

A UACh oferece cursos nos departamentos de Agroecologia; Divisão de Ciências Florestais; Divisão de Ciências Econômicas Administrativas; Fitotecnia; Departamento de Irrigação; Departamento de Engenharia Agroindustrial; Engenharia Mecânica Agrícola; Parasitologia Agrícola; Sociologia Rural; Departamento de Solos; e Zootecnia.

UBT

A Universidade de Bayreuth (UBT) é uma instituição dinâmica e orientada para a pesquisa, fornecendo educação sustentável através da ciência e ensino baseado em pesquisa.

A UBT oferece cursos no Departamento de Matemática, Física e Ciências da Computação; Departamento de Biologia, Química e Ciências da Terra; Departamento de Direito, Administração e Economia; Departamento de Línguas e Literatura; Departamento de Estudos Culturais; Departamento de Ciência da Engenharia.

Conheça mais

Os sites das instituições parceiras podem ser acessados nos respectivos links: Instituto Politécnico de Bragança (IPB) www.ipb.pt;  Universidad Autónoma Chapingo (UACh) web.chapingo.mx; e Universität Bayreuth (UBT) www.uni-bayreuth.de

Conheça o Guia de Mobilidade Internacional da UFRB.



Abertas as inscrições para o Exame Nacional de Acesso ao PROFMAT (ENA 2019)

2 de Agosto de 2018, 9:41, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Estão disponíveis as inscrições para o Exame Nacional de Acesso (ENA) para o Mestrado Profissional em Matemática em Rede (PROFMAT), turma 2019. As inscrições acontecem até 17h do dia 17 de setembro de 2018, horário oficial de Brasília. A UFRB, campus Cruz das Almas, oferece 15 vagas.

O PROFMAT é um programa de mestrado semipresencial na área de Matemática com oferta nacional e que tem como objetivo proporcionar formação matemática aprofundada relevante para o exercício da docência na Educação Básica, especialmente a de professores das escolas públicas, que busquem aprimoramento da formação profissional.

O programa é formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES), e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), em parceria com o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Mais informaçõe na página do PROFMAT .

 



UFRB oferece vagas para indígenas aldeados e remanescentes de quilombos

2 de Agosto de 2018, 8:46, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), divulga o Edital Nº 32/2018, referente ao processo seletivo especial para preenchimento de 63 vagas, nos cursos de graduação da instituição, para estudantes indígenas aldeados ou remanescente de comunidades quilombolas.

As vagas oferecidas são para ingresso no semestre 2018.2.

A inscrição dos candidatos interessados será realizada no período de 15 a 26 de agosto, de forma gratuita e exclusivamente via internet no site www.ufrb.edu.br/prosel

O candidato pode escolher duas opções de curso, em ordem de preferência.

São requisitos para os candidatos concorrerem: ser indígena aldeado (IA) ou morador das comunidades remanescentes de quilombos (CQ), tenha cursado integralmente o Ensino Médio em instituição pública de ensino e realizado as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na edição de 2017.

Para efeito desse processo são consideradas comunidades remanescentes de quilombos apenas aquelas certificadas pela Fundação Cultural Palmares, de acordo com o que prevê o Decreto 4887/03.

Resultado

O resultado da 1ª chamada com a relação dos aprovados acontece o dia 28 de agosto. A próxima etapa é a pré-matrícula dos candidatos convocados, no dia 05 de setembro das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30 pela Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), Campus Cruz das Almas.

Confira o Edital PROGRAD nº 32/2018.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/prosel.



Sociedade pode participar do novo Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRB

1 de Agosto de 2018, 14:32, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A comunidade acadêmica e toda a sociedade civil estão convidadas a participar da construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) para os próximos 12 anos, entre 2019 e 2030. Durante o processo de elaboração do PDI, a participação de todos é fundamental para diagnosticar a situação atual e refletir as expectativas e projetos que se quer para a Universidade no futuro.

O PDI, elaborado de forma democrática e participativa, é o instrumento de planejamento e gestão que considera a identidade da instituição, no que diz respeito a sua filosofia de trabalho, a missão a que se propõe, as diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, a sua estrutura organizacional e as atividades acadêmicas que desenvolve e/ou pretende desenvolver. Na UFRB, a Portaria da Reitoria Nº 342 de 03 de maio de 2018 constituiu a Comissão de Sistematização do PDI, com o objetivo de coordenar o processo de construção do documento.

A Comissão de Sistematização é responsável por fornecer orientações técnicas, acompanhar o cronograma de trabalho, gerenciar a comunicação e consolidar os documentos e informações geradas pelas comissões temáticas. Estas, por sua vez, estão divididas por eixos: Perfil Institucional, Objetivos Estratégicos Administrativos, Objetivos Estratégicos Acadêmicos e Monitoramento e Controle.

As comissões temáticas irão realizar consultas públicas online e sessões públicas via webconferências para auxiliar a elaboração dos trabalhos e garantir a participação coletiva. O site www.ufrb.edu.br/pdi mantém a agenda atualizada dos trabalhos, indicando dia e hora de eventos como reuniões das comissões temáticas e sessões públicas, para as quais toda a comunidade está convidada.

Ao longo de todo o processo, também é possível a qualquer pessoa enviar dúvidas, sugestões e outras manifestações pelo endereço [email protected].

Modelo do PDI 2019-2030 

Passada a vigência do PDI anterior da UFRB (2015-2019), transformaram-se as circunstâncias, o ambiente externo, o cenário econômico, político e institucional, razões que levaram a instituição à necessidade de revisitar o documento. De acordo com a nova proposta, trata-se de um modelo de longo prazo, seguindo o exemplo já adotado por outras instituições.

O novo Plano terá a duração de 12 anos (2019-2030), com obrigatoriedade de revisão bienal ou a qualquer momento por deliberação do Conselho Universitário. Caberá a este documento traçar o norte que direcionará as ações das unidades executivas e acadêmicas da UFRB. Nele estará contido o projeto pedagógico institucional, o perfil institucional, as fontes de financiamento, as políticas de ensino, pesquisa e extensão, o perfil do corpo técnico e docente, além da forma de avaliação das ações.

O PDI, enquanto principal peça de planejamento da instituição, também disciplinará a construção do Plano de Gestão do Reitorado e dos Planos de Gestão dos Centros de Ensino. Estes planos terão duração de quatro anos e deverão ser apresentados no primeiro trimestre subsequente à posse do Reitor e respectivos Diretores de Centro.

Acesse a agenda de atividades e fique por dentro das datas das discussões e reuniões.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/pdi.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres