Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB divulga segunda chamada do Cadastro Seletivo 2017.1; pré-matrícula 22 e 23 de agosto

15 de Agosto de 2017, 15:44, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no uso de suas atribuições, divulgou nesta terça-feira, 15, a segunda chamada do Cadastro Seletivo 2017.1, para preenchimento das vagas remanescentes do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A relação dos aprovados está disponível online na página do Prosel.

A pré-matrícula deve ser feita entre os dias 22 e 23 de agosto na sede da Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), situada no Campus Universitário em Cruz das Almas, nas Unidades Administrativas. Os candidatos convocados deverão preencher a ficha de matrícula divulgada no item "documentos para a matrícula".

Nesta edição, foram ofertadas 987 vagas em 32 cursos de graduação da UFRB para preenchimento das vagas remanescentes do Sistema de Seleção Unificadas (SiSU). Os estudantes já matriculados em cursos da UFRB deverão solicitar a desistência da vaga anterior no ato da nova matrícula, que poderá ser realizada por procurador.

Os candidatos que não comparecerem ou não apresentarem a documentação exigida perderão o direito à vaga. A pré-matrícula pode ser realizada por Procurador, desde que devidamente constituído e o mesmo deverá portar, além dos documentos descritos, procuração original legível e cópia do próprio documento de identificação a ser autenticado pelo servidor à vista do original, os quais serão retidos.

A confirmação da matrícula será realizada pelo Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico do Centro de Ensino no qual o ingressante realizará o curso, de acordo com o horário de funcionamento do setor, no período estipulado pelo Calendário Acadêmico entre os dias 10 e 16 de outubro.

O início do primeiro semestre de 2017 será no dia 16 de outubro.

Confira o Resultado da 2ª Chamada – Cadastro Seletivo 2017.1.

Informações sobre a matrícula na UFRB pelos telefones (75) 3621-1220/1221 ou email [email protected].

Mais informações na página eletrônica do Processo Seletivo (PROSEL)



UFRB divulga seleção para candidatos indígenas e moradores dos quilombos

14 de Agosto de 2017, 14:42, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da sua Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), torna público o processo seletivo especial para preenchimento de vagas por estudantes indígenas aldeados ou moradores das comunidades remanescentes dos quilombos. São ofertadas 47 vagas em 32 cursos de graduação para ingresso no semestre letivo em 2017.2.

As inscrições são gratuitas e serão realizadas a partir das 9h do dia 25 de agosto até às 23h59 do dia 10 de setembro, exclusivamente por meio da internet através do site  http://inscricao.ufrb.edu.br/login_discente.aspx. Podem concorrer candidatos que tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente em escola da rede pública de ensino e que tenham realizado as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na edição de 2016.

Ao realizar a inscrição, cada candidato poderá optar por duas opções de curso, sendo classificado pelos critérios de primeira opção e nota. O processo seletivo será constituído de etapa única em que serão utilizadas as médias aritméticas das notas obtidas nas provas do Enem. Será eliminado o candidato que tenha obtido nota zero em qualquer prova. O resultado será divulgado no dia 14 de setembro, no site do PROSEL. Caso haja vagas não ocupadas após a realização da matrícula dos candidatos aprovados, poderá ser realizada uma segunda chamada obedecendo a ordem de classificação.

A matrícula dos candidatos convocados na primeira chamada será realizada no dia 20 e 21 de setembro, das 8h30 às 11h30 ou das 13h30 às 16h30, na Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), campus Cruz das Almas. Havendo segunda chamada, a matrícula será realizada no dias 04 e 05 de outubro, nos mesmos horários e local.

Para realizar a matrícula, o candidato convocado ou procurador deverá apresentar, além dos documentos que são comuns a todos candidatos,  a documentação correspondente à condição de indígena aldeado ou morador das comunidades remanescentes de quilombos. A relação dos documentos exigidos está disponível no edital.

Confira Edital PROGRAD Nº 023/2017.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/prosel.



CONSUNI aprova concessão de título Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Lula

11 de Agosto de 2017, 13:57, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

 O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) aprovou em sessão realizada nesta sexta-feira, 11, a concessão de título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.

A honraria foi proposta pelos membros do Conselho Universitário: a pró-reitora de Extensão, Tatiana Velloso; o presidente da Câmara de Extensão, Robério Ribeiro; o diretor do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, Danillo Barata; o representante dos docentes, Aroldo Azevedo e o representante dos técnicos-administrativos,Tércio Souza.

Durante a sessão, a relatora da Comissão Permanente de Títulos Honoríficos da UFRB,  Tatiana Velloso, apresentou o parecer favorável que analisou a proposta de Outorga do Título ao ex-presidente. Segundo o relato, diversos elementos subsidiaram o mérito a honraria, tais como a relação do ex-presidente com a expansão e a interiorização do ensino público superior. A proposta foi aprovada com 18 votos favoráveis, um contra e três abstenções foram registradas.

O conselheiro Robério Ribeiro, um dos autores da iniciativa, lembrou que a honraria já tinha sido proposta por ele há alguns anos e que agora, com o apoio dos demais conselheiros, foi aprovada por ampla maioria do CONSUNI. “Este momento é, sem dúvida, de grande importância para a instituição e o homenageado, mas também para todos que participam deste momento histórico”, disse.

O reitor da UFRB, Silvio Soglia, comentou a decisão dos conselheiros. “A UFRB realizará uma homenagem ao seu fundador. É o reconhecimento de uma política acertada na educação e da trajetória de Lula em favor da expansão e interiorização do ensino público superior, em especial no estado da Bahia", afirma.

A sessão solene de entrega da honraria será no próximo dia 18 de agosto no campus de Cruz das Almas. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será a terceira pessoa a receber o título Doutor Honoris Causa pela UFRB. Até o momento, a sambista Dona Dalva e o engenheiro agrônomo Paulo Jacomine já receberam o título pela instituição.

Confira a resolução que dispõe da aprovação da concessão do Titulo Honoris Causa ao ex-presidente.

{gallery}noticias2017/consunilula{/gallery}



Reitor se reúne com bancada federal baiana para tratar de apoio orçamentário à UFRB

10 de Agosto de 2017, 13:56, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Um café da manhã realizado nesta quarta-feira, 09 de agosto, em Brasília, reuniu o reitor Silvio Soglia com os parlamentares da bancada baiana na Câmara Federal para apresentar os dados do Perfil dos Estudantes de Graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), publicados em comemoração aos 12 anos da instituição. No encontro, também foram discutidas as reduções orçamentárias anunciadas pelo Governo que impactam as conquistas e o funcionamento da universidade e solicitações de apoio orçamentário para a UFRB, através de emendas parlamentares.

“Ao longo de sua trajetória, a primeira universidade federal do interior da Bahia é marcada por conquistas no ensino, na pesquisa, na extensão e, principalmente, em sua política de inclusão social”, destacou Soglia. A universidade possui nota 4 no Índice Geral de Cursos e tem alto índice de inclusão de negros e pessoas de baixa renda no ensino superior, pois 83,4% de seus estudantes são autodeclarados negros e 82% são oriundos de famílias com renda total de até um salário mínimo e meio.

De acordo com a reitoria, no ano de 2017, num comparativo com o ano anterior, o orçamento da UFRB sofreu uma redução de 19,5% do custeio e 49,7% do investimento, resultando em um decréscimo de 29,3% em seu total. A situação tem afetado as atividades acadêmicas e impedido a conclusão de projetos previstos e em andamento, como a consolidação dos novos campi e obras estruturantes a exemplo dos restaurantes universitários dos centros de Amargosa, Cachoeira, Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus.

Os Prefeitos presentes, Orlando Peixoto de Cruz das Almas, Júlio Pinheiro de Amargosa, Flaviano Bonfim de Santo Amaro e Rogério Andrade de Santo Antônio de Jesus destacaram os impactos da UFRB na promoção do desenvolvimento regional, testemunho ratificado pelos parlamentares que ressaltaram a importância das instituições federais de ensino superior para o desenvolvimento do Estado.

Diante do cenário de contingenciamentos que atinge as instituições federais de ensino de todo o país, o reitor propôs a destinação de emenda parlamentar para garantir a continuidade do projeto da UFRB e o fortalecimento da educação pública, gratuita e de excelência. Pela tarde, ele visitou os gabinetes para apresentação detalhada da proposta. O coordenador da bancada, deputado Félix Mendonça, se comprometeu em agendar nova reunião com os deputados para tratar das universidades baianas. O senador Otto Alencar e o relator-geral da proposta orçamentária, deputado federal Cacá Leão, firmaram compromisso com os pleitos da universidade e da educação superior.

A reunião contou com a presença dos parlamentares Félix Mendonça Júnior, Alice Portugal, Nelson Pellegrino, Luis Caetano, Daniel Almeida, Jorge Solla, Mário Negromonte Jr., Valmir Assunção, Cláudio Cajado, José Rocha, Bebeto, representantes do mandato do deputado Márcio Marinho, e a senadora Lídice da Mata.

Estiveram presentes no encontro o Secretário Executivo da Andifes Gustavo Balduino e o representante da Governadoria da Bahia, Guilherme Menezes. O reitor foi acompanhado pela Pró-reitora de Extensão, Tatiana Velloso, o Pró-reitor de Planejamento, José Mascarenhas e os Assessores Valdiria Rocha e César Velame.

 

{gallery}noticias2017/bancada{/gallery}



Filme de egressos da UFRB é selecionado para o Festival de Brasília

10 de Agosto de 2017, 8:58, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro é talvez hoje o mais importante e prestigioso evento cinematográfico do país. A lista de selecionados acabou de ser divulgada e há dois filmes baianos em competição: o longa-metragem "Café com Canela", de Glenda Nicácio e Ary Rosa, e o curta "Mamata", de Marcus Curvelo.

"Café com Canela" é produzido pela Rosza Filmes Produções, empresa sediada na cidade de São Félix, próximo a Cachoeira. Os diretores do filme e donos da produtora passaram pelo curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) e sediaram lá sua empresa. "Café com Canela" é o primeiro longa que eles realizaram.

“É uma felicidade estar no festival, junto com cineastas que a gente admira tanto. Ficar entre os nove é surpreendente, mas estamos muito animados até por ser uma edição muito importante do festival, a 50ª”, comemora o diretor Ary Rosa.

Segundo ele, "Café com Canela" é uma história de cotidiano, traçada a partir do reencontro entre duas mulheres, Margarida e Violeta. O filme pretende mostrar a cara do recôncavo baiano, explorando as regiões de Cachoeira, São Félix e Muritiba. “É um ponto muito chave e caro para gente o respeito e o entendimento desse lugar. E o Festival Brasília é uma janela linda para mostrar isso”, arremata o diretor.

Ary também destaca o fato do filme ser de uma produtora do interior da Bahia. “Salvador também é um centro em relação a gente. Mas isso tudo é parte de uma política pública de descentralização que soubemos entender. E foi uma escolha nossa manter a produtora no recôncavo. É muito bom saber que é possível fazer filmes aqui”, revelou Ary.

Curta-metragem

Também tem presença baiana na seleção de curtas-metragens: "Mamata", dirigido por Marcus Curvelo, membro do Cual – Coletivo Urgente de Audiovisual. Eles já passaram pelo festival ano passado com o curta Ótimo Amarelo e voltam agora com o novo filme.

Segundo Curvelo, o curta foi feito à luz dos últimos acontecimentos políticos do país. Sem revelar muita coisa da história, e perguntado sobre o que esperar desse filme, a resposta foi enfática: “Depressão e delírio. Desespero profundo com o Brasil. Fizemos sem dinheiro. Somos todos desesperados e insistentes”, disse o diretor.

Além dele, vale destacar a presença do curta "As Melhores Noites de Veroni", dirigido pelo alagoense Ulisses Arthur, que está finalizando o curso de Cinema e Audiovisual na UFRB e cotou com equipe formada por alunos do curso para realizar o filme.

O Festival de Brasília acontece de 15 a 24 de setembro.

Fonte: Rafael Carvalho, especial para A TARDE



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog