Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Programa Saberes Abertos aborda Projeto Caracterização de Vinhos

9 de Agosto de 2017, 18:51, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

 A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD), lançou o quinto vídeo do projeto de extensão “Saberes Abertos”. A iniciativa objetiva apresentar perfis e entrevistas que articulem o campo da comunicação e da educação, promovendo difusão de conhecimento e a exposição dos objetos de estudos de professores e pesquisadores da UFRB.

O professor Fabio Souza Dias do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) da UFRB foi o entrevistado da edição. No vídeo, o docente apresenta o projeto Caracterização de Vinhos, com enfâse na área de controle de qualidade.

Fabio possui graduação em Química pela Universidade do Estado da Bahia (2003), mestrado em Química pela Universidade Federal da Bahia (2006) e Doutorado em Química, área de concentração Química Analítica, pela Universidade Federal da Bahia (2010). Tem experiência em estudos na área de Química analítica, com ênfase em Métodos Óticos de Análise, pré-concentração, e atua principalmente nos seguintes temas: Técnicas de otimização multivariada e microemulsão, amostragem por suspensão, cromatografia, vinhos, estratégias de extração e preconcentração de compostos fenólicos bebidas e alimentos.

Assista:

 



Workshop na UFRB debate ações de pesquisa em parceria com IPB

9 de Agosto de 2017, 11:53, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

As ações de pesquisa desenvolvidas por meio da parceria entre a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal, são o foco do II Workshop Internacional, que teve início terça-feira, 08 de agosto, e segue até esta quarta, dia 09, no auditório da biblioteca do campus Cruz das Almas.

Com o tema “Biodiversidade Funcional em Agrossistemas”, o evento tem a organização do Grupo de Pesquisa em Plantas Medicinais, Condimentos e Aromáticos (GEPLAM), vinculado ao Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB). De acordo com a professora Franceli da Silva, coordenadora do grupo e responsável pelo evento, o objetivo é possibilitar a discussão dos resultados de projetos desenvolvidos em conjunto, no âmbito da pós-graduação nesta linha de pesquisa, por meio do Programa Ciência Sem Fronteiras.

Na abertura do Workshop, Franceli ressaltou que esta parceria tem possibilitado o desenvolvimento das instituições e contribuído para a internacionalização da UFRB, através do intercâmbio de docentes e discentes e da promoção de eventos científicos. Para a superintendente de Assuntos Internacionais, professora Ana Fermino, este é um momento especial porque marca muitos anos de dedicação, trabalho e cooperação com o IPB. “Esta foi a nossa primeira parceria internacional na UFRB e eu diria que é uma das mais fortes e a que mais tem promovido ações de mobilidade”, afirmou.

A superintendente destacou ainda a capacidade do IPB em termos de pesquisa e produção científica, que o coloca na posição 15º do ranking em Portugal. “É um instituto muito ativo e que tem agregado mais qualificação para os nossos cursos”, disse, enfatizando que ainda há muito a avançar na ampliação desta parceria. Atualmente, o IPB tem contribuído com dois projetos junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias da UFRB, por meio do Ciência Sem Fronteiras. Já na graduação, o convênio de mobilidade estudantil existe desde 2009 e agora está em fase final a proposta de dupla titulação para o curso de Agronomia.

Avaliação da parceria

Em nome do IPB, o professor José Alberto Pereira, agradeceu novamente o convite da UFRB e colocou o instituto de portas abertas para novos projetos. “Temos uma longa história de colaboração, mas esse é um caminho que se faz caminhando e não fazemos isso sozinhos, podemos sempre nos ajudar nas competências que temos”, sugeriu. Pereira, que é coordenador da Pós-Graduação em Ciências Agrárias no IPB, avalia de forma positiva os primeiros resultados da parceria. “Esse trabalho conjunto tem gerado diversas publicações em periódicos internacionais e comunicações em congressos da área”, afirmou.

O diretor do CCAAB, Elvis Vieira, comemorou uma maior aproximação da UFRB com as instituições internacionais, como o IPB. “Graças a esse esforço e comprometimento, vimos crescendo a perspectiva de internacionalização de nossos centros de ensino. É necessária essa ousadia para capacitar e dar ferramentas aos nossos alunos a fim de que sejam competitivos. Não devemos nos render às dificuldades orçamentárias e políticas para justificar a falta de disposição”, defendeu. Ao final, ressaltou a importância do evento e deu boas vindas aos participantes.

Programação

A programação do Workshop teve início com a palestra da professora Paula Batista, do IPB, que abordou “O microbioma das plantas e sua exploração para uma agricultura sustentável”. O evento contou ainda com apresentações orais de resultados de projetos de pesquisa e sessão de pôsteres no período da manhã e a realização de minicursos no período da tarde. Nesta quarta, a programação segue com a palestra “Biodiversidade e proteção biológica de conservação”, com o professor José Alberto Pereira, e novas apresentações orais, pôsteres e minicursos.

{gallery}noticias2017/workshop_biodiversidade{/gallery}



Interdição da entrada principal do campus Cruz das Almas dias 10 e 11 de agosto

8 de Agosto de 2017, 16:21, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) comunica a interdição da entrada principal do campus de Cruz das Almas nesta quinta e sexta-feira, dias 10 e 11 de agosto, no horário das 07h30 às 12h e das 14h às 17h, em virtude da limpeza de área lateral da pista.

O portão principal será fechado para trânsito a fim de evitar possíveis acidentes aos veículos e transeuntes com os projeteis lançados pelas máquinas. Os usuários deverão utilizar a portaria do campus situada no bairro da Tabela no dia e horários mencionados.

Mais informações pelo site www.ufrb.edu.br/sipef ou pelo telefone (75) 3621-6027.



UFRB discute melhorias no fornecimento de energia com a Coelba

4 de Agosto de 2017, 16:58, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Silvio Soglia, reuniu-se na última quinta-feira, 03 de agosto, com a gestora de relacionamento com o poder público e a analista de recuperação de créditos da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), Sandra Carvalho e Raquel Cerqueira, respectivamente. No encontro foi debatido melhorias nas condições de fornecimento de energia para a instituição, em especial do campus de Cruz das Almas.

A reunião também contou com a participação do superintendente de Implantação e Planejamento do Espaço Físico (SIPEF), Carlos André Oliveira; do diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), Valentim Filho;  e do engenheiro eletricista da UFRB, Pedro Barbosa.

O reitor Silvio Soglia considera que a reunião conseguiu ganhos para UFRB. “O prejuízo acadêmico com constantes quedas de energia é enorme para nossa comunidade e por isso estamos qualificando nossa relação com a Coelba de modo a pensar um sistema de cooperação que permita melhorias na eficiência da nossa rede energética. Temos ainda um plano para melhoria das condições internas  que está sendo pensado por um Grupo de Trabalho em Eficiência Energética constituido recentemente”, aponta.

A reunião deliberou uma visita técnica da Coelba para avaliar e verificar as condições de fornecimento de energia no campus. Os representantes da Coelba se comprometeram a realizar um levantamento do histórico de interrupções em Cruz das Almas para analisar a viabilidade de um plano de investimento e melhoria da rede de energia no município. Ainda na reunião, o reitor convidou a Coelba a participar do grupo de trabalho promovido pela instituição, sob a coordenação do professor Valentim Filho.



Programa de estágio para graduandos estimula vocação para carreira científica

3 de Agosto de 2017, 9:16, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Até 15 de agosto, estão abertas as inscrições do programa de estágio para estudantes de graduação Aristides Pacheco Leão de Estímulo a Vocações Científicas da Academia Brasileira de Ciências. Apoiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e organizado pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), o programa tem o objetivo de estimular a vocação científica entre estudantes universitários.

Podem se inscrever graduandos de instituições de educação superior (IES) brasileiras das áreas de Ciências Biológicas, Biomédicas e da Saúde, exceto dos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. Inscrições devem ser feitas por meio de formulário eletrônico. A seleção será feita pela ABC, e a divulgação do resultado está prevista para 11 de setembro.

Cada um dos 30 estudantes aprovados vai participar de estágio remunerado em laboratório dirigido por membro titular da Academia Brasileira de Ciências no período de 8 de janeiro a 8 de fevereiro de 2018, em regime integral. A CAPES vai custear diárias para manutenção do estagiário e passagens de ida e volta. Concluintes do estágio recebem certificado da ABC.

Aristides Pacheco Leão

O programa de estágio, criado em 1994, homenageia o professor emérito e neurofisiologista fluminense Aristides Pacheco Leão (1914-1993). No ano de 1944, Leão descreveu um fenômeno cerebral até então desconhecido, a depressão alastrante (spreading depression), uma redução da atividade elétrica do córtex causada por estímulo artificialmente produzido. Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o pesquisador presidiu a Academia Brasileira de Ciências de 1967 a 1981.

Acesse a página do programa.

Fonte: Capes.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog