Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB divulga anais da IV Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura

2 de Agosto de 2017, 9:59, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), divulga os anais da IV Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia (IV Reconcitec), ocorrida entre os dias 31 de maio a 02 de junho, no campus de Cruz das Almas. O evento teve como tema “Educação, Desenvolvimento e Integração Social” e superou a marca de seis mil participantes.

Integram os anais da IV Reconcitec, os trabalhos relacionados ao I Seminário do Programa de Permanência Qualificada (PPQ); I Simpósio de Ensino, Integração e Êxito Acadêmico; II Simpósio de Extensão da UFRB e X Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFRB (SEPIP). No total, a reunião registrou o número de 943 apresentações de trabalhos no formato de pôsteres e 207 apresentações orais.

“Os conteúdos interdisciplinares apresentados ressaltam não só a importância, mas a necessidade de as bases formadoras da universidade estarem interligadas de modo a produzir efeitos que demonstrem seu compromisso social, com o ensino, a pesquisa, a extensão, a permanência e as ações afirmativas”, ressalta a comissão organizadora, no texto de apresentação dos anais.

Sobre a Reconcitec

É um evento institucional da UFRB que congrega estudantes, professores, pesquisadores e o público em geral, promovendo a difusão do conhecimento com estímulo ao debate, sobre pesquisas e avanços científicos e tecnológicos, ações extensionistas, ações afirmativas, além de fomentar o reconhecimento e valorização da cultura do recôncavo baiano, através de manifestações culturais.

O evento deste ano teve o apoio do Governo do Estado através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e do Ministério da Educação (MEC) através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Confira os Anais da IV Reconcitec e os Agradecimentos da Comissão Organizadora.



Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos recebe projetos para avaliação

1 de Agosto de 2017, 11:35, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos da  Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está realizando uma campanha de divulgação dos serviços de avaliação do Comitê para projetos que envolvam pesquisa com seres humanos.  As pesquisas com seres humanos são aquelas que, individual ou coletivamente, tenham como participante o ser humano, em sua totalidade ou partes dele, e envolva de forma direta ou indireta, incluindo o manejo dos seus dados, informações ou materiais biológicos.

O comitê faz parte do sistema CEP/CONEP, vinculado ao Ministério da Saúde. Teve início em 2009 e hoje é composto por servidores docentes, técnico-administrativos e representantes dos usuários. “A CEP tem um papel consultivo e educativo, que fomenta a reflexão em torno da ética na ciência, no qual todos os membros participam de forma voluntária das atividades desenvolvidas”, explica a coordenadora Fabiana de Paula.

Segundo o secretário da CEP, Geraldo Fentanes, a intenção da divulgação é atingir a maior quantidade de estudantes e pesquisadores que desenvolvam ou venham a desenvolver pesquisas que envolvam seres humanos. “Entenda-se pesquisas com seres humanos desde a aplicação de simples questionários até coletas de material biológico. Notamos que muitos orientadores ainda não sabem da necessidade de submeter os seus projetos ao CEP e depois do trabalho concluído, quando querem publicar, percebem a exigência de revistas da avaliação ética da pesquisa”, explica. Ainda segundo Fentanes, “o interessante é demostrar que o CEP, apesar de ser uma etapa burocrática um pouco demorada, ela têm um papel fundamental nas pesquisas com seres humanos que é a de defender os participantes das pesquisas, que na maioria das vezes são populações vulneráveis”, conclui.

A sala do CEP está localizada ao lado do Salão Nobre da Reitoria, campus de Cruz das Almas. 

Confira recomendações básicas da CEP aos pesquisadores.

Mais informações  na página da CEP



Fapesb lança edital para Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

1 de Agosto de 2017, 11:29, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), a partir do seu Programa de Popularização das Ciências (POPCIÊNCIAS), lança o Edital 004/2017 para seleção de propostas de eventos que integrarão a 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cujo tema desse ano é “A Matemática Está Em Tudo”. A SNCT acontecerá entre os dias 23 e 29 de outubro e mobilizará diversas instituições de ciência e tecnologia na Bahia.

O objetivo central é democratizar o acesso ao conhecimento científico, além de estimular a participação do público nas discussões sobre temas científicos, tecnológicos e de inovação relacionados ao seu dia a dia. As propostas podem ser de todas as áreas do conhecimento, desde que abordem o tema da SNCT.

Podem se inscrever professores vinculados a instituições de ensino superior, instituições científico-tecnológicas e a escolas públicas da rede municipal ou estadual de ensino da Bahia. As inscrições vão até o dia 11 de setembro, às 17h, e podem ser feitas acessando o edital.

“Popularizar a ciência exige dos professores a decodificação da linguagem científica e a busca de estratégias para simplificar e tornar esses temas mais atrativos e relacionados a realidade dos estudantes. No processo de seleção desse Edital iremos valorizar as propostas que melhor possibilitem essa aproximação entre o público e os conteúdos científicos”, afirma Renata Matos, gestora da diretoria científica da Fapesb.

Para o diretor-presidente da Fundação, Lázaro Cunha “O POPCIÊNCIAS é uma iniciativa muito importante dentro das estratégias desenvolvidas pela instituição para ampliar a participação social nas políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação, bem como, para criar ambientes favoráveis à revelação de jovens talentos baianos para ciência. Temos boas expectativas em relação ao envolvimento dos professores das escolas públicas nesse edital, eles são fundamentais para despertar nos nossos estudantes o gosto pela ciência”, destaca o diretor.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Matemática foi escolhida como tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017, que acontece de 23 a 29 de outubro em todo o país. A escolha baseia-se no fato de que dois dos maiores eventos com este tema acontecerão no Brasil nos próximos anos: a Olimpíada Internacional de Matemática e o Congresso Internacional de Matemáticos. Durante a SNCT será homenageado o matemático maranhense Joaquim Gomes de Souza, responsável por um grande impulso na pesquisa matemática no Brasil.

Fonte: Fapesb



UFRB divulga processo eleitoral para Comissão Interna de Supervisão

1 de Agosto de 2017, 9:27, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga o processo eleitoral para composição da Comissão Interna de Supervisão (CIS), regido pelo Edital Nº 01/2017. Os novos membros terão mandato referente ao triênio 2017-2020. As inscrições estarão abertas no período de 01 a 10 de agosto.

Podem se candidatar todos os servidores técnico-administrativos ativos e aposentados, desde que optantes pelo Plano de Carreira dos Técnico-Administrativos em Educação do quadro permanente da UFRB. Para efetuar a inscrição, o candidato deve preencher o formulário disponível no edital, indicando a qual cargo pretende concorrer: coordenador, coordenador adjunto ou secretário.

A eleição ocorrerá no dia 21 de agosto, das 9h às 17h. A seção eleitoral será instalada no prédio administrativo de cada centro de ensino, com exceção do Centro de Ciências Agrárias Ambientais e Biológicas (CCAAB) e do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), que terão sua seção eleitoral instalada no Pavilhão de Aulas I. Os servidores lotados na Administração Central deverão votar no prédio da Reitoria.

São eleitores todos os servidores Técnico Administrativos, ativos e aposentados, pertencentes ao quadro de pessoal da UFRB. O servidor poderá votar mediante apresentação de documento de identificação pessoal com foto. Cada eleitor poderá votar em até três nomes constante na cédula eleitoral.

A apuração do resultado das eleições será feita pela Comissão Eleitoral e ocorrerá imediatamente após o pleito, no Salão Nobre da Reitoria. Os cargos, a titularidade e a suplência serão definidas de acordo com a quantidade de votos recebidos pelos candidatos, por cargo. Os representantes eleitos serão empossados mediatamente após a publicação do resultado, por meio de portaria do Reitor.

Confira o Edital Nº 01/2017 - CIS.

 



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres