Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB abre inscrição para cursos do 2º ciclo dos Bacharelados Interdisciplinares e Similares

31 de Agosto de 2018, 16:42, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) divulga a abertura do edital de processo seletivo de acesso aos cursos do segundo ciclo dos Bacharelados Interdisciplinares e Similares da UFRB.

O edital tem por objetivo assegurar aos concluintes destes cursos, o direito de ocupar as vagas em um dos cursos afins ofertados pela instituição.

São oferecidas 316 vagas em 16 cursos de graduação.

Somente poderá concorrer às vagas o aluno da UFRB que tenha concluído os cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS), Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas (BCET), Bacharelado em Energias e Sustentabilidade (BES) e Bacharelado Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (BICULT) da UFRB, nos semestres 2017.1, 2017.2 e 2018.1.

A inscrição dos interessados será gratuita e em única etapa, via internet, através do link http://segundociclo.ufrb.edu.br/

A inscrição começa às 10h do próximo dia 05 de setembro e termina às 16h30min do dia 06 de setembro.

O aluno que não se inscrever, independentemente do motivo, não poderá fazê-lo em outra data, para essa finalidade.

A homologação das inscrições será realizada pelos coordenadores dos cursos escolhidos pelos candidatos na primeira opção e os coordenadores dos Bacharelados Interdisciplinares e similares dos cursos concluídos pelos candidatos, que analisarão se o candidato preenche os requisitos estabelecidos.

O resultado da homologação das inscrições será divulgado no endereço eletrônico de Processos Seletivos da UFRB: www.ufrb.edu.br/prosel, a partir das 15h30min do dia 11 de setembro.

Acompanhamento

Segundo normas do Edital nº 036/2018 de 30 de agosto de 2018, a UFRB, a qualquer tempo, poderá determinar a anulação da inscrição, e da matrícula do candidato, desde que verificada qualquer prática infracional, seja de natureza administrativa ou penal.

O candidato inscrito é responsável por cumprir os requisitos, os procedimentos e os prazos estabelecidos no edital, como também acompanhar as alterações que sejam realizadas e informadas por meio do endereço eletrônico de Processos Seletivos da UFRB: www.ufrb.edu.br/prosel.

Matrícula

A matrícula dos candidatos convocados será realizada pela Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC) Campus Cruz das Almas, no dia 20 de setembro de 2018, das 09h às 11h30min e 13h30min às 16h30min. Será realizada a matrícula para os convocados nas modalidade AC, L1 e L3; e a verificação de Cotas e matrícula para convocados nas modalidade L1D, L2, L2D, L3D, L4 e L4D.

A matrícula poderá ser realizada por Procurador, desde que legalmente constituído. A documentação necessária para efetuar a matrícula consta no edital.

Edital PROGRAD Nº 036/2018

Mais informações em www.ufrb.edu.br/prosel



Estudantes da UFRB ganham prêmio em competição de Robótica em Sergipe

31 de Agosto de 2018, 10:40, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A equipe de Robótica formada por estudantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) conquistou o seu primeiro título durante participação na Robôbase, torneio que fez parte da programação da XVIII Escola Regional de Computação Bahia - Alagoas - Sergipe (Erbase), realizada de 22 a 24 de agosto. O evento aconteceu na Universidade Tiradentes (UNIT), organizado por uma comissão do Instituto Federal de Sergipe (IFS) e da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

A competição de robótica colocou em prova as máquinas desenvolvidas por estudantes e pesquisadores de várias instituições públicas e privadas da região. A Robôbase contou com a participação de 80 estudantes e 40 robôs, divididos em quatro categorias. A equipe da UFRB vinculada à sociedade internacional de robótica e automação - IEEE RAS conquistou o primeiro lugar com o KoshiHima, que competiu na categoria Sumô de Robôs 3kg. O grupo ainda trouxe a medalha de terceiro lugar com o robô 4K, na mesma categoria.

A IEEE RAS UFRB também participou da categoria mini sumô, ficando em sexto lugar. De acordo com o estudante Guilherme Jaqueira, presidente do grupo, “o resultado não poderia ter sido melhor, já que esta foi a primeira vez que a equipe participou de uma competição fora do estado da Bahia, levando consigo o nome do Recôncavo e da UFRB”. Os alunos foram orientados pelo professor Ivanoé Rodowanski e tiveram apoio do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) da UFRB, por meio de seu diretor José Valentim.

Sobre a Robôbase

A primeira edição da Robôbase foi criada e motivada pelo sucesso do Recôncavo Robot Challenge (RRC), competição de robótica que aconteceu junto à edição 2017 da Erbase no campus da UFRB, em Cruz das Almas. O objetivo dos torneios é incentivar a criatividade dos estudantes, a capacidade de trabalhar em equipe e de buscar soluções de hardware e software para superar os adversários nas diferentes classes e categorias disponíveis, além da habilidade de resolver tais problemas sob pressão.

A segunda edição do RRC está prevista para o próximo semestre.



UFRB celebra termo de cooperação técnica com Colégio Santo Antônio de Jesus

30 de Agosto de 2018, 14:26, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) assinou na última quarta-feira, 29, um Termo de Cooperação Técnica com o Colégio Santo Antônio de Jesus para realização do projeto “Aproveitamento da casca do amendoim para produção de MDF”.

O ato de assinatura ocorreu na sala da direção do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) e contou com a presença do diretor, José Valentim; da diretora pedagógica do Colégio, Socorro Miranda; do professor Marconi Brito (orientador dos alunos); e da equipe técnica da Coordenação e Criação e Inovação (CINOVA).

Segundo a proposta, a casca do amendoim é um resíduo agroindustrial ainda sem um destino sustentável e que pode ser aproveitado para fabricar painéis de madeira, material que poderia minimizar impactos ambientais na indústria madeireira moveleira do pais. A partir do produto desenvolvido com o resíduo de cascas de amendoim pelo grupo de estudantes a UFRB dará seguimento a qualificação e amadurecimento tecnológico do produto fazendo análises de qualificação do produto através dos professores do CETEC e da estrutura dos seus laboratórios.

O plano de trabalho foi apresentado pelo professor Gustavo Amorim e pelos alunos do 1º ano do ensino médio do Colégio: Caio Brito, Letícia Correia, Letícia Santos e Taiala Souza.

O coordenador de Criação e Inovação (CINOVA), Edilson Pires, parabenizou os estudantes pela inciativa e ressaltou que empreendedorismo e inovação devem caminhar juntos.

De acordo com Valentim a proposta tem potencial mercadológico e contribui com a função da UFRB na região. “Faz parte do papel da UFRB alavancar o desenvolvimento da ciência. O Colégio está de parabéns por formar futuros cientistas com essa veia inovadora”, disse.

Ao final da apresentação, os estudantes fizeram um tour pelo campus e visitaram os Laboratórios de Engenharia do CETEC com o professor José Valentim.

Confira fotos do encontro:

{gallery}noticias2018/cooperacaosanto{/gallery}



UFRB abre vagas para concluintes de Bacharelado e Licenciatura em 5 cursos

30 de Agosto de 2018, 11:47, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) divulga o processo seletivo especial para acesso aos cursos de Bacharelado pelos concluintes dos cursos de Licenciatura de Mesma Nomenclatura e para os cursos de Licenciatura pelos concluintes dos cursos de Bacharelado de Mesma Nomenclatura, com ingresso no semestre letivo 2018.2, com vistas a uma segunda diplomação.

São oferecidas quarenta e três vagas distribuídas nos cursos de Biologia (Bacharelado); Biologia (Licenciatura); Ciências Sociais (Licenciatura); Física (Bacharelado) e Matemática (Bacharelado).

Somente poderão concorrer às vagas por uma nova modalidade formativa, o candidato que tenha concluído o curso de Licenciatura ou Bacharelado da mesma nomenclatura na UFRB nos semestres: 2016.1; 2017.1; 2017.2; e 2018.1.

A inscrição será gratuita e via internet. As inscrições dos interessados serão realizadas a partir das 9h do próximo dia 05 de setembro até as 23h59min do dia 06 de setembro.

A homologação das inscrições será realizada pelos coordenadores dos cursos de graduação escolhidos pelos candidatos, que analisarão se o candidato preenche os requisitos estabelecidos no edital nº 35/2018 de 30 de agosto de 2018.

O resultado da homologação das inscrições será divulgado no endereço eletrônico de Processos Seletivos da UFRB: www.ufrb.edu.br/prosel, a partir das 16h30min do dia 11 de setembro.

Seleção e resultados

No curso em que o número de candidatos for maior que o número de vagas oferecidas, será realizada a classificação em ordem decrescente do escore global do curso, registrado no Histórico Acadêmico importado do sistema SIGAA na data correspondente à homologação, sendo considerada informação atualizada oficial e completa, independente de correções posteriores de notas dos componentes curriculares.

Essa classificação será feita pelos coordenadores dos cursos.

O resultado final do processo seletivo e a convocação dos candidatos aprovados serão divulgados no próximo dia 14 de setembro, através do site www.ufrb.edu.br/prosel.

Matrícula

A matrícula dos candidatos convocados será realizada pela SURRAC na sede da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) Campus Cruz das Almas, das 09h às 11h30min e 13h30min às 16h30min, na data estabelecida no cronograma, disposto no item 7 deste Edital.

É de responsabilidade do/a candidato, acompanhar, por meio do endereço eletrônico de Processos Seletivos da UFRB: www.ufrb.edu.br/prosel eventuais alterações referentes a este processo seletivo.

Confira o edital Nº 35/2018.

Mais informações no site https://ufrb.edu.br/portal/prosel



UFRB divulga resultado para vagas remanescentes e cadastro reserva 2018.2

28 de Agosto de 2018, 16:46, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de sua Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), divulga o resultado do processo seletivo especial com vistas ao preenchimento de vagas remanescentes e formação de cadastro reserva para ingresso no semestre letivo 2018.2. 

Os convocados na primeira etapa realizam a pré-matrícula nos dias 04 e 05 de setembro e a confirmação de matrícula no período de 19 a 24 de setembro. A pré-matrícula dos candidatos convocados dentro do limite de vagas será realizada na Biblioteca, no campus Cruz das Almas. Já a confirmação de matrícula se dará pelo comparecimento do candidato no Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico do Centro de Ensino, no qual realizará o curso. Nesta ocasião, os convocados devem retirar o comprovante de inscrição em componentes curriculares do semestre e assinar a lista de confirmação.

A segunda chamada está prevista para o dia 26 de setembro. A realização da segunda chamada está condicionada à existência de vagas. Os classificados na condição de cadastro reserva não terão a garantia do ingresso.

Dúvidas sobre o processo seletivo podem ser esclarecidas pelo Núcleo de Gestão de Processos Seletivos da PROGRAD: [email protected].

Dúvidas sobre a matrícula podem ser esclarecidas pelo Núcleo de Gestão de Admissão, Cadastro e Arquivo Acadêmico da SURRAC: (75) 3621-1220/1221.

Confira o  Resultado da 1ª Chamada - Vagas Remanescentes 2018.2

Mais informações: www.ufrb.edu.br/prosel.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres