Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Nota de solidariedade da UFRB ao Povo Indígena Pataxó da Aldeia Novos Guerreiros

30 de Agosto de 2020, 14:56, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) manifesta solidariedade ao Povo Indígena Pataxó, mais especificamente à Aldeia Indígena Novos Guerreiros, localizada na terra indígena Ponta Grande, às margens da BR-367, entre os municípios de Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro, Extremo Sul da Bahia.

A comunidade indígena Novos Guerreiros, do Povo Pataxó, está ameaçada de despejo por força de decisão judicial, expedia no dia 20 de agosto pelo juiz Pablo Enrique Carneiro Baldivieso, que determina reintegração de posse de parte do território Ponta Grande, no sul da Bahia, onde vivem 24 famílias da etnia Pataxó, e caso o despejo se concretize estas famílias ficarão sem ter onde morar em meio à grave crise sanitária causada pela pandemia mundial de Covid-19. A decisão pelo despejo contraria determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), de 06 de maio de 2020, que suspendeu quaisquer ações de reintegração de posse enquanto durar a pandemia.

Entendemos ser legitima a luta do Povo Pataxó pela preservação e manutenção de seus territórios tradicionais e clamamos pela imediata suspensão da liminar de despejo.



UFRB desenvolve hotsite sobre o Calendário Acadêmico Suplementar

28 de Agosto de 2020, 23:50, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) desenvolveu o hotsite com informações sobre o Calendário Acadêmico Suplementar relativas ao semestre 2020.3. O semestre suplementar se inicia no próximo dia 14 de setembro, de forma remota, e se encerra no dia 19 de dezembro.

O objetivo do hotsite é orientar estudantes, professores e técnicos administrativos da UFRB sobre os procedimentos necessários para o desenvolvimento de atividades com uso de meios digitais de forma não presencial.

A matrícula dos alunos de graduação da UFRB acontece no período de 08 a 10 de setembro próximo.

No menu do hotsite estão link para informações do Calendário Suplementar; Programa de Formação; Notícias; Perguntas Frequentes; Normas e Regulamentos; e Tutoriais e Suporte.

Tecnologias Digitais

De forma a ampliar as competências digitais da comunidade acadêmica, a UFRB está ofertando webinários formativos e cursos específicos para docentes, técnicos administrativos e discentes. As inscrições devem ser realizadas para cada atividade por meio de formulário eletrônico no site da Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD).

Acesse: ufrb.edu.br/portal/calendariosuplementar.



UFRB divulga protocolo para prevenção da Covid-19 nos ambientes de trabalho

28 de Agosto de 2020, 20:27, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal (PROGEP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulgou o Protocolo de Orientação Geral para Prevenção da Covid-19 nos Ambientes de Trabalho. O documento foi elaborado pela área de Segurança do Trabalho do Núcleo de Gestão e Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (NUGASST) para direcionar a adoção de medidas mínimas de prevenção na UFRB, capazes de atenuar/eliminar potenciais fontes de propagação do novo Coronavírus (Covid-19) nos seus ambientes.

Conforme dados divulgados pela pesquisa do Comitê de Acompanhamento e Enfrentamento à Covid-19 da UFRB, em torno de 97% dos servidores da Universidade estão em trabalho remoto. O protocolo destina-se, portanto, de forma emergencial, àqueles que, devido às particularidades dos seus cargos e funções, precisam desempenhar suas atividades de forma presencial.

“À medida que esses/as trabalhadores/as executam suas atividades, é imprescindível que se mantenha uma conscientização da percepção dos riscos à situação que enfrentamos neste momento. Só agindo dessa forma que poderemos melhor assegurar e recordar constantemente as medidas preventivas de proteção”, avalia o protocolo. O texto também destaca que possíveis mudanças referentes à situação epidemiológica da Covid-19 certamente obrigarão a instituição a refletir sobre consequentes necessidades de adequações nas políticas e nas práticas preventivas nos ambientes laborais.

Dentre as ações preventivas elencadas no protocolo estão recomendações gerais aos trabalhadores e trabalhadoras, como o uso constante de máscara facial; lavagem frequente das mãos e uso de álcool gel; limpeza de maçanetas, mesas e instrumentos coletivos de trabalho; aferição de temperatura corporal antes de iniciar as atividades diárias, e manutenção da ventilação natural dos ambientes. Para a gestão, sugere-se garantir a ampla divulgação das medidas, adotar procedimentos junto às empresas tercerizadas para reforçar a adoção das práticas de prevenção e disponibilizar equipamentos de segurança individual e coletivos.

O protocolo conclui que não esgota todas as ações necessárias e preventivas para o combate eficaz das possíveis fontes de propagação da Covid-19 e se soma às demais ações já implementadas e realizadas junto à comunidade da UFRB. Ao final, ressalta que é necessário o comprometimento de toda a comunidade acadêmica para que se coloque em prática as recomendações do documento.



Projeto apoiado pela UFRB lança filme sobre memórias e cotidiano do Engenho da Ponte

28 de Agosto de 2020, 18:24, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O projeto Cinemando no Quilombo, que tem o apoio da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), anuncia o lançamento do filme “Memórias de um povo”, que retrata as memórias e o cotidiano da comunidade quilombola Engenho da Ponte, localizada no Vale do Iguape, em Cachoeira-BA. A produção é resultado das oficinas de formação em Cinema voltadas para jovens realizadoras do quilombo e será lançada na próxima terça-feira, dia 1º de setembro, às 19h30, na TV UFRB, numa live com a participação de integrantes do projeto e de seus principais realizadores.

Estão confirmados para a live que marcará o lançamento do filme a coordenadora do projeto, Maria Abade (Maria da Ponte); a idealizadora e produtora, Beatriz Vieirah, egressa do curso de Cinema e Audiovisual da UFRB; Dona Dulce, cantora, sambadeira, líder no Grupo Esmola Cantada de São Roque do quilombo Engenho da Ponte, marisqueira, pesqueira, agricultora e trabalhadora na Cultura de Dendê; Abade, cantador, líder no Grupo Esmola Cantada de São Roque do quilombo Engenho da Ponte e do Samba de Roda Filhos do Engenho da Ponte, pescador, agricultor e trabalhador na Cultura de Dendê;  Edneia Costa e Edison Confessor, ambos assistentes de produção, e Gilson Santana, coordenador Cultura da Secretaria de Cultura e Turismo de Cachoeira e também egresso da UFRB do curso de Museologia.

A live terá a mediação da professora Dyane Brito, socióloga, doutora em Educação, pesquisadora na área de Relações Raciais, Políticas Afirmativas e Permanência no Ensino Superior e diretora do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), campus da UFRB em Cachoeira.

Cinemando no Quilombo - Composto por um conjunto de oficinas, tais como fotografia, captação de som, roteiro para documentário, produção audiovisual, direção e edição de vídeo digital, o projeto teve início no mês de agosto de 2019 e será finalizado com o lançamento do filme documentário “Memórias de um povo”. O projeto foi um dos ganhadores do I Edital Setorial de Cultura de Cachoeira, lançado pela Prefeitura Municipal, com o objetivo de fomentar a cena cultural da cidade.

É uma realização da Associação da Comunidade Quilombola Engenho da Ponte, em parceria com a a Articulação de Mulheres Negras no Engenho da Ponte, Rosza Filmes Produções e Odé Produções. Além da UFRB, o projeto conta com o apoio do Conselho Municipal de Política Cultural de Cachoeira e Cinetheatro Cachoeirano, e com aporte financeiro do Fundo Municipal de Cultura de Cachoeira, da Secretaria de Cultura e Turismo e da Prefeitura Municipal da Cachoeira – Tesouro Cultural da Bahia.



UFRB produzirá exposição sobre projeção de mudanças climáticas

28 de Agosto de 2020, 10:13, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

https://www.instagram.com/p/CEQJwTIjW1w

Como estaremos daqui a 35 anos? Porque não paramos de afetar as mudanças climáticas quando ainda podíamos, quando ainda tínhamos tempo? Esses são questionamentos que a MOSTRA[2055]UFRB, produzida pelo curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), buscará responder por meio de imagens de futuros possíveis.

De acordo com a organização da exposição, o Laboratório Corpo/Imagem/Convergência: processos poéticos no digital (LabCIC); e o Grupo de Pesquisa em Artes Visuais ([Re]image), "a pandemia da Covid-19 evidenciou a fragilidade da nossa sociedade, de seu sistema econômico e social, sentida na vulnerabilidade do nosso próprio corpo, enfatizando a necessidade de outra relação com o meio ambiente, novas políticas e éticas em respeito à vida, diferentes da dominação e objetificação do mundo para consumo, e de tratar as desigualdades de gênero, orientação sexual, raça, classe social, dentre tantas outras, sob uma perspectiva ainda mais urgente de sobrevivência". 

As imagens fotográficas da MOSTRA[2055]UFRB "buscam projetar nossas angústias, expectativas, sonhos, e assim quem sabe essas manifestações artísticas da memória de um presente que logo será passado, como o instante da fotografia, possam provocar reflexões sobre novos modos de vida que tornem o futuro possível, em ficções prováveis e realidades imaginárias”, explicam os organizadores.

A exposição será realizada virtualmente no Instagram @mostra2055ufrb e no site ufrb.edu.br/artesvisuais/mostra2055ufrb, que vai funcionar como memória para pesquisas e catálogo.

Participação

A MOSTRA [2055] recebe contribuições de imagens fotográficas até 30 de setembro. A foto (alta resolução) ou vídeo (duração máxima de 1 minuto), devem ser encaminhadas para o e-mail [email protected].

Para os organizadores, "um apelo, uma chamada aberta a toda comunidade, para refletirmos por meio de imagens sobre como queremos viver e o que queremos ser".

Confira o Regulamento da MOSTRA[2055]UFRB.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil