Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Estudantes da UFRB desenvolvem aplicativos para comunidade acadêmica

24 de Setembro de 2014, 14:25, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Discentes do Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas (BCET) e do curso de Engenharia da Computação do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) desenvolveram aplicativos com serviços para a comunidade acadêmica. Entre as iniciativas, programas de gerenciamento de notas, contagem de horas para o Barema e empréstimos de bicicletas.    

O estudante Caique Jhones do BCET é responsável pelo aplicativo Minhas Notas, que soma as notas das avaliações de todo o semestre. Para ele, o conteúdo oferecido no curso é fundamental para a aprendizagem da linguagem de programação, especificamente, o Java. Sobre seu app, ele fala: “a ideia surgiu porque todo fim de semestre eu montava uma planilha com minhas notas no Excel. Queria este documento no meu celular. A partir daí, criei o aplicativo. Como ficou legal, resolvi disponibilizar para a comunidade acadêmica”.       

Outro discente do BCET, Tairone Dias, idealizou o Barema UFRB, que conta as notas de cursos, seminários e eventos dos estudantes. De acordo com ele, a ideia era criar um aplicativo que facilitasse a contagem de horas do Barema. “Inicialmente, o Barema UFRB é capaz apenas de contabilizar as horas referentes ao BCET, mas a pretensão é ampliar para outros cursos”, relata.  

O programa de extensão “Cruz das Almas: Cidade Inteligente”, vinculado ao colegiado de Engenharia da Computação, também desenvolve alguns projetos com uso de aplicativos. “Estamos desenvolvendo um aplicativo que será usado no bicicletário da UFRB. O estudante vai fazer o empréstimo da bike pelo app e o sistema operacional vai se comunicar com um WebService que destravará a bike. Com esse aplicativo também iremos monitorar onde se encontram os usuários para ter maior controle”, explica o professor Tiago Pagano do CETEC, integrante do programa extensionista. Ele ainda cita projetos em desenvolvimento, a exemplo do crachá digital, monitoramento eletrônico dos veículos que circulam na Universidade e cartão de saúde digital. Em sua opinião, estes projetos ligados ao contexto da criação de novas tecnologias auxiliam no desenvolvimento e inovação.

Os aplicativos Barema UFRB e Minhas Notas estão disponíveis no Google Play. Os demais programas idealizados pelo “Cruz das Almas: Cidade Inteligente” estarão disponíveis em breve na loja virtual de forma gratuita.



I Simpósio Diversidades, Culturas e Múltiplas Linguagens é realizado no CFP

24 de Setembro de 2014, 12:12, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A mesa e conferência de abertura do I Simpósio Diversidades, Culturas e Múltiplas Linguagens aconteceu na última terça-feira, 23 de setembro, no Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O evento que busca discutir o reconhecimento e a valorização da diversidade identitária, cultural e linguística segue até quinta-feira, 25, no campus de Amargosa.

“Diversidades, Culturas e Múltiplas Linguagens; desafios para a formação docente na sociedade contemporânea” foi a conferência de abertura ministrada pelo professor Roberto Seidel da Universidade Estadual de Feira de Santana. Com formação voltada aos Estudos Culturais, ele falou sobre temas relacionados à diversidade. Em sua opinião, o Dia da Diversidade Cultural atenderia a realidade sociocultural.

Na mesa de abertura do evento, o diretor do CFP, Clarivaldo Sousa; a representante da Secretaria de Educação, professora Marilene Lima; a professora Fernanda Maria Santos, gestora da PROPAAE no CFP; Manoel Neto, representante estudantil e a coordenadora geral do evento, professora Rosangela da Silva. Para Rosangela, o evento é importante, pois divulga repertórios culturais do Vale do Jequiriça. Já Fernanda destacou o caráter multidisciplinar do evento ao englobar estudantes de diversos campos do saber: “vamos discutir o conceito de diversidade a partir da própria diversidade”.

Nesta quarta-feira, de 16h às 18h, acontece a Roda de Conversa  “Literaturas Africanas e Afro- brasileira e o Ensino de Literatura”. Na quinta-feira, 25, último dia do evento, “Espaços Escolares e Aplicação da Lei 10639/03: desafios e perspectivas”, “A escrita Infantil e a Construção Identitária dos Sujeitos: a escola como um espaço de (des) construção?”, "Cinema e Educação: possibilidades para discussão de raça, gênero e sexualidade” são as Rodas de Conversa que encerram o evento. Minicursos também fazem parte da programação, entre eles “A Poética da Memória no Romance de Herberto Sales”, “Da Literatura Negra Afrofeminina na Bahia", "Educação do Campo", "Leitura e Cultura: uma tríade necessária", "História das Práticas Religiosas de Matrizes Africanas na Bahia".

Idealizado pelo grupo de pesquisa “Linguagens, Literatura e Diversidade", coordenado pelas professoras Ana Rita Santiago, Fernanda dos Santos e Rosangela da Silva, o evento engloba as subtemáticas: a) Literatura, Memórias e Diversidades; b) História e Cultura Africana e Afro-Brasileira; c) Linguagens e Tecnologias. 

Confira a programação I Simpósio Diversidades, Culturas e Múltiplas Linguagens.

{gallery}noticias2014/i-simposio-linguagens{/gallery}



UFRB tem 11 cursos estrelados pelo Guia do Estudante 2015

24 de Setembro de 2014, 10:43, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O Guia do Estudante 2015 (GE) do Grupo Abril avaliou positivamente 11 cursos de graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O curso de Cinema e Audiovisual, ofertado no campus de Cachoeira, foi estrelado pela primeira vez e já recebeu quatro estrelas, correspondente ao conceito “muito bom”. No grupo dos veteranos da avaliação do GE, o curso de Agronomia, que fica instalado no campus de Cruz das Almas, manteve a classificação acima da média e também foi classificado com quatro estrelas.

Os cursos de Zootecnia e Serviço Social, que na avaliação realizada em 2014 ganharam três estrelas, subiram no conceito do GE 2015 para quatro estrelas. “A nota quatro nos deixa bastante satisfeitos e estimulados a continuar na busca pela excelência. Este resultado irá refletir na maior visibilidade do curso e do centro de ensino, contribuindo para o aumento na procura de vagas em Zootecnia”, destaca Daniele Rebouças, coordenadora de Zootecnia.

Os demais cursos avaliados, como Pedagogia, Ciências Sociais, Jornalismo, Museologia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Pesca e Engenharia Florestal, ofertados nos campi de Cachoeira, Amargosa e Cruz das Almas, foram classificados com três estrelas, sendo considerados “bons”.

Para a pró-reitora de Graduação Luciana Alaíde, essa avaliação reverbera para a sociedade a qualificação das práticas institucionais, do corpo docente e da infraestrutura instalada para atender aos cursos e como estas ações integradas resultam no sucesso do estudante. “O GE é uma fonte de prospecção para jovens que desejam ingressar no ensino superior. A nossa participação é fundamental, bem como o acompanhamento dos resultados e como os conceitos obtidos são recebidos e incorporados no nosso cotidiano universitário”, defende a pró-reitora.

Sobre a publicação - O GE é uma revista publicada anualmente com informações sobre cursos de graduação, mercado de trabalho, profissões, áreas de atuação, dicas de como passar no vestibular e em qual universidade estudar. A avaliação conta com um grupo de consultores, formado por docentes, coordenadores de curso, diretores de departamento e avaliadores do Ministério da Educação (MEC), que informa uma pontuação, e em seguida é feita uma média do conceito obtido.

Os critérios para a avaliação envolvem a qualificação do corpo docente, infraestrutura, publicações em revistas especializadas, projetos financiados, número de alunos ingressantes e concluintes, entre outros.  O GE Profissões Vestibular 2015 passa a circular nas bancas a partir do dia 10 de outubro de 2014.



UFRB divulga novas datas da seleção para Licenciatura em Educação do Campo

23 de Setembro de 2014, 16:42, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), informa as novas datas referentes ao processo seletivo especial para ingresso no curso de graduação de Licenciatura em Educação do Campo. Com a alteração do calendário, as provas da seleção que seriam aplicadas neste domingo, dia 28 de setembro, serão realizadas no dia 16 de novembro, em Amargosa e Feira de Santana.

A prova escrita será dividida em duas partes: objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, e redação, de caráter classificatório. Somente os candidatos habilitados na prova objetiva terão a questão dissertativa corrigida.  A homologação do resultado final ocorrerá no dia 10 de dezembro, após julgamento dos recursos cabíveis.  Já o edital de matrícula dos alunos convocados será divulgado posteriormente.

São ofertadas neste processo seletivo 240 vagas: 120 em Amargosa, para área de conhecimento em Ciências Agrárias, e 120 vagas em Feira de Santana, sendo 60 para área de conhecimento em Ciência da Natureza e 60 para Matemática. O curso é destinado a professores e profissionais em exercício nas escolas do campo sem formação inicial, professores que não possuem formação específica nas áreas de atuação dos cursos e estudantes de comunidades rurais que tenham concluído o Ensino Médio. 

Confira a Retificação Nº 01 Edital Nº 007/2014.

Mais informações na página do PROSEL.



Enade: lista de estudantes convocados para o exame está disponível

23 de Setembro de 2014, 15:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A lista eletrônica de convocados para as provas da edição de 2014 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) está disponível na página do exame na internet. Fazem parte da lista dos habilitados para o exame alunos concluintes regulares dos cursos de bacharelado, licenciatura e tecnológicos, como estabelece o artigo 1º da Portaria Normativa nº 8, de 14 de março último.

Os estudantes devem ser informados da convocação pelos coordenadores dos cursos, que têm acesso exclusivo à lista, constante do sistema on-line do Enade. Cabe, portanto, às instituições de educação superior divulgar amplamente entre os estudantes os nomes daqueles habilitados a fazer as provas, marcadas para 23 de novembro, às 13h (horário de Brasília). O exame é obrigatório para os selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. O convocado deve fazer as provas, independentemente da organização curricular adotada pela instituição em que estuda.

Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sob a orientação da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), o Enade de 2014 conta com o apoio técnico de comissões assessoras de área (CAA). O exame, parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), mede o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos, às habilidades e competências, aos conhecimentos sobre a realidade brasileira e mundial e sobre as demais áreas do conhecimento.

Assessoria de Comunicação Social do Inep



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil