Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Mestrado em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas da UFRB abre seleção

9 de Setembro de 2014, 17:16, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O curso de Mestrado Profissional em Ensino de História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga seleção para aluno regular para ingresso no semestre 2015.1. As inscrições têm início nesta segunda-feira, 15 de setembro, e seguem até o dia 15 de outubro de 2014.

No total são oferecidas 15 vagas em duas linhas de pesquisa. Das vagas oferecidas, 08 são reservadas a professores e outros profissionais em atividade nas escolas públicas, estaduais e municipais; 02 reservadas aos servidores técnico-administrativos lotados em cargos efetivos na UFRB e as outras 05 vagas destinadas ao público em geral.

As inscrições podem ser realizadas presencialmente ou por procuração na Secretaria dos Programas de Pós-Graduação do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da UFRB, campus Cachoeira, das 09h às 11h e das 14h às 16h, de segunda a sexta-feira. A seleção ocorrerá em três etapas sucessivas e eliminatórias: análise documental (carta de intenção e Projeto Acadêmico – Profissional); prova escrita, conforme linha de pesquisa e referência de leitura, e entrevista e avaliação de currículo.

O resultado final será divulgado no dia 18 de novembro nas dependências do Prédio da Fundação Hansen Bahia, nas dependências do CAHL e no site do curso.

Confira o Edital Nº 02/2014 - Seleção 2015.1

Mais informações na página do Mestrado Profissional em Ensino de História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas



UFRB divulga edital para professor efetivo do CCAAB

9 de Setembro de 2014, 11:10, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga concurso público para provimento de vagas de professor efetivo do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB). São duas vagas para professor assistente A e quatro vagas para professor adjunto A. As inscrições estão abertas de 09 a 29 de setembro. O regime de trabalho é de dedicação exclusiva.

As áreas de conhecimento são: a) geologia geral com ênfase em mineração e meio ambiente, b) geografia do brasil com ênfase em geografia física, c) matemática e estatística com ênfase em modelagem de sistemas ambientais e geoestatística, d) química ambiental com ênfase em química do solo, da água e do ar, e)  gestão e planejamento ambiental, f) direito e legislação ambiental.

Os interessados devem enviar, via Sedex, até o dia 30 de setembro, o requerimento de inscrição, acompanhado do comprovante de pagamento e dos documentos listados no Edital Nº 06/2014 para a Gerência Técnica Administrativa do CCAAB, localizada no campus de Cruz das Almas. O formulário de inscrição está disponível no site de concursos da UFRB. O valor total da inscrição é de R$90.

O concurso constará das seguintes etapas de prova: escrita ou escrita/prática, didática (aula pública), prova de títulos e defesa de memorial. As provas terão início em 03 de novembro, no CCAAB. Após a conclusão de todas as etapas, a UFRB homologará e publicará no Diário Oficial da União e em seu site de Concursos a relação de candidatos aprovados e classificados, pela ordem.

O candidato aprovado poderá atuar em qualquer das disciplinas relativas à matéria/área de conhecimento objeto do concurso e em quaisquer dos Centros da UFRB. O prazo de validade do concurso será de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Confira o Edital Nº 06/2014.

Para mais informações, acesse o site de concursos da UFRB.



UFRB divulga concurso para professor efetivo do CETEC com 19 vagas ofertadas

8 de Setembro de 2014, 16:14, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) informa que estão abertas as inscrições para o Concurso Público para cargo de Professor da Carreira do Magistério Superior do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC). Ao todo, são ofertadas 19 vagas: 07 vagas para professor assistente A e 12 vagas para professor auxiliar A. As inscrições têm início nesta segunda-feira, 08, e seguem abertas até o dia 29 de setembro.

O regime de trabalho é dividido entre dedicação exclusiva e 20 horas semanais. As áreas contempladas são: a) Engenharia Mecânica: Projeto de Máquina, Engenharia de Produção, Engenharia Naval, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Industrial, Engenharia de Manutenção; b) Engenharia Civil: Solos e Fundação, Construção e Materiais de Construção, Construção, Estruturas, Estradas e Engenharia de Transporte, Engenharia Civil, Desenhos e Projetos Gráficos.

Para se candidatar, é necessário preencher a ficha de inscrição e enviar e enviar à Gerência Técnica Administrativa do CETEC, campus de Cruz das Almas. O endereço completo encontra-se no Edital Nº 05/2014. O valor total da inscrição é de R$ 90. De acordo com o Edital publicado no Diário Oficial da União, o concurso possui as seguintes etapas “escrita ou escrita/prática, didática (aula pública), prova de títulos e defesa de memorial". 

O resultado final será publicado no Diário Oficial da União (DOU) e na página eletrônica de concursos da UFRB. Em caso de empate, terá preferência o candidato que obtiver maior nota na prova didática, mas persistindo o empate, será escolhido o que obtiver maior nota na prova escrita.

Confira o Edital Nº 05/2014.  

Mais informações na página de Concursos da UFRB.



CCAAB recebe visita de alunos do Ensino Médio do município de Mutuípe

8 de Setembro de 2014, 11:15, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), recebeu na última sexta-feira, 05 de setembro, a visita de alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Professor José Aloísio Dias, do município de Mutuípe.

A visita fez parte das atividades dos projetos de Participação Estudantil e Cultura Corporal, promovidas pelo colégio com o objetivo de envolver os alunos com a temática socioambiental. Na UFRB, eles puderam conhecer os cursos ligados ao meio ambiente e refletir sobre questões nesta área. Os alunos estavam acompanhados de seus professores e foram recebidos pela direção do CCAAB e pelo Núcleo de Relações Públicas da Assessoria de Comunicação (ASCOM), responsável pelas visitas sociais à instituição.

O diretor do CCAAB, Elvis Vieira, recepcionou os estudantes no Auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI). O diretor apresentou os cursos de graduação e pós-graduação do centro, além da estrutura técnico-administrativa. “É uma obrigação da nossa instituição estabelecer relação com a comunidade e estar sempre aberta para receber esses jovens que serão nossos futuros alunos ou profissionais”, disse. Segundo ele, o mais importante é despertar nesses jovens a vontade de entrar na universidade e afastar a ideia de que o Ensino Superior é algo distante para eles. “Na verdade, já é amanhã! E eles têm que estar prontos para isso”, afirmou.

Na sequência da programação, uma palestra sobre desenvolvimento sustentável foi ministrada pelo professor do CCAAB, Milson Batista. Foram abordados temas como a biodiversidade brasileira, sustentabilidade e política de recursos hídricos. “A nossa relação com o meio ambiente precisa mudar. É necessário um compromisso ético com os recursos naturais”, declarou o professor.

Os alunos também visitaram a Fazenda Experimental do CCAAB, onde são realizadas diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão dos núcleos produtivos do centro. “Temos a preocupação de oportunizar aos nossos alunos diferentes vivências e aprendizagens, que possam levá-los a refletir e se entusiasmar com a perspectiva de estarem inseridos numa universidade”, disse a professora da turma, Carmem Lúcia Lima, coordenadora do Projeto de Participação Estudantil.

Carmen traduziu o entusiasmo dos alunos diante das novidades. “Já ouvimos alguns deles aqui hoje falando: ‘eu quero estar nesse lugar!’”. A estudante Sara Vitória confirma a expectativa de, um dia, ingressar na universidade. “Através dessa visita, pudemos ter uma noção mais clara dos cursos que queremos fazer. Vimos uma grande variedade de áreas em que podemos nos especializar”, declarou Sara.

A coordenadora do Projeto de Visita Social da UFRB, Karina Souza, informa que as escolas que tiverem interesse em conhecer os cursos ou centros da universidade devem entrar em contato com a ASCOM, através do formulário disponível online: www.ufrb.edu.br/ascom/visita-social.

Confira esta notícia em áudio:

Veja as fotos da visita:

{gallery}noticias2014/visita-mutuipe{/gallery}



Dissertação de mestrado da UFRB recebe Prêmio Brasil de Economia

4 de Setembro de 2014, 13:27, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O egresso do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social (PPGPPSS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) Gepherson Espínola conquistou o 3º lugar no XX Prêmio Brasil de Economia. Ele foi contemplado na categoria dissertação de mestrado por seu trabalho: “Bolsa Família: Uma Análise a partir da Concepção dos Beneficiários de São Felipe – BA”, orientado pelo professor Clóvis Zimmermann. O prêmio foi entregue na última quarta-feira, 03 de setembro.

O trabalho propôs a avaliação da contribuição do Programa Bolsa Família em uma dimensão local a partir da concepção de beneficiários do município de São Felipe, Bahia.  A dissertação comprova que as políticas públicas assumem características próprias em conformidade com o contexto na qual elas se inserem, por meio da interação entre as dinâmicas social, econômica, política, cultural e institucional. De acordo com Espínola, a trajetória do estudo possibilita ao leitor a apreensão de distintos elementos para a compreensão dos papeis desempenhados pelas políticas públicas de cunho social.

O autor ainda explica que uma pesquisa de levantamento que detecta a percepção de 344 famílias beneficiárias do programa foi feita com o objetivo de entender a relação do Bolsa Família com a Educação, Saúde e Assistência Social. No documento, as famílias puderam expressar as suas opiniões através de questionários que foram estruturados sobre o perfil socioeconômico, além da avaliação do programa.

Para Espínola, a premiação ressalta o compromisso científico da Universidade com a região na qual está inserida. “Ao saber da premiação, automaticamente, senti um misto de gratidão, alegria, compensação e dever cumprido”, declarou. “O prêmio é um estímulo para prosseguir na vida acadêmica e trouxe o reconhecimento público do trabalho que realizei na UFRB”, afirmou Espínola, que ainda agradece ao PPGPPSS pela colaboração e subsídios no desenvolvimento e amadurecimento das idéias ao longo do curso.

XX Prêmio Brasil de Economia: é promovido pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon) e tem como objetivo estimular a reflexão crítica sobre a Economia como ramo de conhecimento no que se refere às questões ligadas aos aspectos econômicos, sociais e regionais da sociedade brasileira.  A entrega das premiações é realizada no XXIV Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia, de 03 a 06 de setembro, no Hotel Mercure, em Goiânia. 



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil