Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB divulga resultado para vagas remanescentes e cadastro reserva 2017.2

28 de Setembro de 2017, 11:40, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de sua Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), divulga o resultado do processo seletivo especial com vistas ao preenchimento de vagas remanescentes e formação de cadastro reserva para ingresso no semestre letivo 2017.2.  Foram ofertadas 65 vagas, além da formação de cadastro reserva, em 12 cursos de graduação.

A segunda chamada está prevista para o dia 18 de outubro. A realização da segunda chamada está condicionada à existência de vagas disponíveis até o dia 16 de outubro. Os classificados na condição de cadastro reserva não terão a garantia do ingresso.

A pré-matrícula dos candidatos convocados dentro do limite de vagas será realizada na Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), no campus Cruz das Almas. Já a confirmação de matrícula se dará pelo comparecimento do candidato no Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico do Centro de Ensino, no qual realizará o curso. Nesta ocasião, os convocados devem retirar o comprovante de inscrição em componentes curriculares do semestre e assinar a lista de confirmação.

Os convocados na primeira etapa realizam a pré-matrícula nos dias 04 e 05 de outubro e a confirmação de matrícula no dias 10 a 16 de outubro. Já os convocados na segunda chamada realizarão a pré-matrícula e a confirmação de matrícula no dia 20 de outubro, com ingresso imediato, considerando que o início do semestre 2017.2 está previsto para o dia 16 de outubro.

Dúvidas sobre o processo seletivo podem ser esclarecidas pelo Núcleo de Gestão de Processos Seletivos da PROGRAD: (75) 3621-9214/9109.

Dúvidas sobre a matrícula podem ser esclarecidas pelo Núcleo de Gestão de Admissão, Cadastro e Arquivo Acadêmico da SURRAC: (75) 3621-1220/1221.

Confira o  Resultado do Edital 026/2017 – Vagas Remanescentes e Cadastro Reserva 2017.2.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/prosel.



Filmes de estudantes da UFRB são premiados no Festival de Cinema de Brasília

28 de Setembro de 2017, 10:48, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro,  um dos  eventos cinematográfico mais prestigiados do país, abriu as portas para o cinema produzido no Recôncavo baiano. Ao todo, cinco obras realizadas por alunos e ex-alunos do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) participaram do evento, recebendo calorosa acolhida de público e crítica.

Durante o festival realizado entre os dias 15 a 24 de setembro, a produção de ex-alunos da UFRB, “Café com Canela”, de Glenda Nicácio​ e Ary Rosa Duarte​, levou o Prêmio Petrobrás de Cinema de melhor longa-metragem (Júri popular) e dois Prêmios Candangos do Júri oficial, melhor roteiro e melhor Atriz (Valdinéia Soriano).  Já na categoria do 1º Festival Universitário de Brasília, Juan Rodrigues ganhou melhor filme de curta-metragem, com o "O arco do medo" e Camila Gregório, com o curta "Fervendo", arrebatou melhor direção.

Segundo a professora do curso de Cinema, Angelita Bogado, foi emocionante a exibição da produção “Café com Canela” e “As melhores noites de Veroni” no terceiro dia da mostra. “Foi emocionante ver como personagens feitos de som e imagem se tornaram sujeitos de carne ao final da projeção. As subjetividades, as dores e alegrias de Violeta, Margarida e Cidão apresentaram a potência transformadora do Recôncavo. Os filmes foram experimentados pelo público, que ao sair da sala de cinema pareciam ter bebido algo muito novo”, comenta.

O coordenador do curso de Cinema, Adriano Oliveira, também comentou em sobre a premiação. “A receita de Café com canela, ao trazer para a telona as subjetividades e afetos de mulheres negras, parece ter solapado a plateia do conforto da poltrona. É amargo perceber que a receita de Café ainda seja uma novidade para o Brasil dos grandes centros, contudo, o cinema do Recôncavo, gestado nas salas de aula da UFRB, ter arrebatado público e crítica, no 50⁰ Festival de Brasília, é motivo de alegria para todos nós”, diz em nota do colegiado de Cinema.

Ainda segundo o professor, o ano de 2017 será um ano muito celebrado pelos membros do curso. “As narrativas acolhidas e premiadas de nossos alunos e egressos reverbera ecos de um trabalho coletivo -- entre discentes, docentes e servidores técnicos -- mas sobretudo, nos enche de orgulho ver um cinema generoso, que partilha o sensível e abre as janelas do Recôncavo para o Brasil, quiçá para o mundo, apresentando Cachoeira e São Félix enquanto um espaço de resistência e afeto, tão necessários nos dias atuais”, explica.



UFRB comemora 90 anos de Dona Dalva, a Doutora do Samba do Recôncavo

25 de Setembro de 2017, 8:40, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

“O samba para mim é a minha vida, a doçura do meu coração”. (D. Dalva)

Dona Dalva foi a primeira pessoa a receber o título honorífico de Doutora Honoris Causa outorgado pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), o que muito honra e afirma o projeto dessa instituição. E não podia ser diferente. Conquistada pela luta histórica do povo do Recôncavo que tem como maior referência a sua riqueza e pujança cultural, nada mais sublime para esta universidade que constituir um marco na sua própria história, ao outorgar a primeira honraria como reconhecimento à trajetória de vida de uma mulher negra, descendente de africanos, integrante da Irmandade da Boa Morte, iniciada no samba desde a tenra infância, que fez da memória ancestral, do ofício do trabalho e da vida, a inspiração poética e musical de suas composições, cantos e grupos.

Com uma vivência que atravessa os séculos XX e XXI, Dona Dalva, nascida em 27 de setembro de 1927, no desabrochar da primavera, tem uma personalidade vibrante e altiva, sendo a alegria por onde passa. Liderou o movimento pela retomada do samba de roda na década de 1970, revitalizando a expressão cultural da tradição por todo o Território, tornando-se a referência da preservação do samba de roda, colaborando por intermédio da sua luta e caminhada, também, para o reconhecimento do samba como patrimônio histórico imaterial da cultura oral brasileira.

A UFRB, como instituição que produz arte, ciência, tecnologia, filosofia e cultura torna-se aprendiz de conhecimentos e sabedorias ancestrais, nos encontros de saberes com os sujeitos e o vivido, num movimento comum de transformação e ressignificação. Em sua função social, a UFRB cumpre dessa forma o seu dever de instituição emancipatória, que reconhece e dá voz aos diversos sujeitos e suas tessituras históricas, suas culturas de múltiplas expressões. Nesse caso, a reparação histórica dos valores, conhecimentos e produção material e imaterial do povo negro, na construção da vida, do país.

Salve Dona Dalva, a Doutora Honoris Causa do Samba de Roda do Recôncavo! Vida longa à belíssima Senhora e ao seu legado. Vida longa ao Samba.

Cruz das Almas, 27 de setembro de 2017.

Reitoria da UFRB



UFRB realiza manutenção programada no Datacenter nesta sexta (22)

21 de Setembro de 2017, 16:33, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de sua Coordenadoria de Tecnologia da Informação (COTEC), realizará uma manutenção programada da rede elétrica no seu Datacenter das 14h às 18h desta sexta-feira, 22 de setembro. Por esse motivo, a internet no campus Cruz das Almas e o acesso aos sites e sistemas em todos os campi ficarão indisponíveis durante o período.



Caderno Sisterhood abre chamada para submissão de trabalhos para 3º edição

21 de Setembro de 2017, 9:24, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Raça e Saúde (NEGRAS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), abre chamada de trabalhos para a 3º edição do Caderno Sisterhood. O prazo de submissão é até 22 de outubro pelo e-mail da publicação: [email protected].

Essa edição traz como tema “Genocídio negro: impactos na saúde das mulheres, juventude, comunidades tradicionais e comunidade LGBT”.  A temática pretende estimular a discussão e a socialização da história passada e presente de extermínio da população negra no Brasil.

O Caderno Sisterhood é um periódico digital de âmbito nacional e publicação semestral. As categorias disponíveis são artigo acadêmico, resenha, relato de experiência e produção artística (fotografia, poesia, história em quadrinhos, gravura, etc.), em versão digital, considerando o perfil e temáticas da publicação.

As submissões devem ser enviadas no formato Word, compatível com a versão 2003, e as imagens em JPEG. As produções textuais devem estar em fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento 1,5 entre linhas. Os artigos acadêmicos devem ter entre 12 e 20 laudas. Não será exigido mínimo de laudas para os demais textos.

Sobre o NEGRAS - é um grupo de estudo e pesquisa de natureza interdisciplinar que se propõe a discutir o processo saúde-adoecimento-cuidado, nas perspectivas de gênero e de raça. Como um de seus produtos, o Caderno Sisterhood tem o compromisso de incentivar e divulgar artigos científicos, resenhas, relatos de experiências, entrevistas e outras modalidades de produção que tenham como escopo a saúde da população negra e suas interfaces.

Confira a 2ª edição do Caderno Sisterhood.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/negrasccs.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres