Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB abre inscrição para programa de mobilidade nacional entre IFES

28 de Setembro de 2018, 15:04, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) abre as inscrições para o Programa ANDIFES de Mobilidade Acadêmica entre Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) para o semestre 2019.1.

As inscrições se estendem até o dia 19 de outubro. A relação de universidades e centros de ensino participantes do Programa Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) de Mobilidade Acadêmica abrange todas as regiões do País.

A mobilidade acadêmica destina-se a alunos de graduação da UFRB, regularmente matriculados, que poderão se afastar da UFRB por até dois semestres, prorrogável por mais um, para outra instituição de ensino superior conveniada. O edital da PROGRAD não prevê limite de vagas para os interessados.

Não há previsão de ofertas de bolsas para a realização de mobilidade no semestre letivo 2019.1, com o fim do convênio entre a ANDIFES e o Banco Santander.

O aceite do aluno selecionado ficará a critério exclusivamente da IFES anfitriã, dependendo da disponibilidade e da possibilidade de matricula na atividade pretendida.

Sobre o convênio

Em termos práticos, a mobilidade acadêmica nacional é a possibilidade do aluno participar de um intercâmbio para realizar estudos em outras Instituições de Ensino Superior ou Centros de Pesquisa Federais, no Brasil, que tenham convênio de cooperação com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), intermediados pela ANDIFES. 

Conheça os termos, a documentação necessária e a ficha de inscrição acessando o Edital PROGRAD nº 39/2018.

Mobilidade para a UFRB 

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) abre o prazo de inscrição para alunos de outras instituições federais de ensino superior e da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) para ingressarem em seus cursos de graduação para o semestre 2019.1.

O semestre 2019.1 é previsto para iniciar em 25 de março de 2019.

As inscrições se estendem até às 23h59min do dia 30 de novembro de 2018.

O aluno de graduação de outra universidade poderá realizar a mobilidade para a UFRB por até dois semestres, prorrogável por mais um, de acordo com os critérios estabelecidos em cada convênio e concordância da instituição de origem e de destino. Não há limite de vagas para a mobilidade.

O aceite do aluno selecionado ficará a critério exclusivamente dos Colegiados de Cursos da UFRB, dependendo da disponibilidade e da possibilidade de matricula na atividade pretendida.

Não há concessão de subsídios (bolsa, custeio de viagem, estadia, alimentação, seguro, entre outros) para os alunos envolvidos na mobilidade para a UFRB.

Para ter acesso aos programas/ementas dos componentes curriculares dos cursos de graduação da UFRB, os alunos deverão entrar em contato com o Colegiado do Curso de destino e solicitá-los. Os contatos de cada Colegiado e parte dos PPCs (Projeto Pedagógico do Curso) podem ser obtidos no site https://ufrb.edu.br/portal/graduacao.

Confira datas, documentação e normais no Edital PROGRAD nº 40/2018.

Mais sobre o assunto da mobilidade nacional:

https://ufrb.edu.br/nuprop/programa-de-mobilidade-estudantil

http://www.andifes.org.br/mob-academica

Veja mais no Edital PROGRAD nº 39/2018.

Confira o Edital PROGRAD nº 40/2018.



Centro de Ensino da UFRB em Feira de Santana promove colóquio sobre inclusão

28 de Setembro de 2018, 13:53, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em Feira de Santana, promoveu entre os dias 27 e 29 de setembro o IV Colóquio sobre Inclusão e o I Congresso Nacional de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade. O evento ocorreu na sede da Faculdade Católica de Feira de Santana e reuniu especialistas, pesquisadores e membros da comunidade interessados na discussão da temática.

De acordo com a professora Nelma Galvão, integrante da comissão organizadora do evento, o objetivo foi aprofundar discussões sobre a promoção da autonomia da pessoa com deficiência e mobilidade reduzida em diversos ambientes, como na saúde, no trabalho, na família, na educação. Deste modo, o evento fez questão de contar com a participação de pessoas que trouxeram relatos acerca da sua realidade. “É necessário que a sociedade entenda o que é a pessoa com deficiência e que cada vez mais sejam propostas ações e recursos de tecnologia assistiva efetivos”, defendeu.

Presente na mesa de abertura, a diretora do CETENS, professora Susana Pimentel, comemorou a realização de mais um evento com excelente nível técnico. “Estamos felizes em debater mais uma vez uma temática que é muito cara para nós, que temos o curso de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade”, disse. Ela destacou ainda que o Colóquio marca o aniversário de cinco anos de implantação do campus da UFRB em Feira de Santana, aproximando ainda mais a Universidade de outras instituições locais, que foram parceiras para a realização do evento, dentre elas a APAE e a Faculdade Católica.

Durantes os três dias, a programação desenvolvida por membros do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Tecnologia Asssitiva e Acessibilidade (NETAA) do CETENS envolveu rodas dialógicas, oficinas de desafio, atividades culturais e apresentação de trabalhos acadêmicos no formato de comunicação oral e pôster. Um dos convidados foi a Companhia de Teatro da APAE de Feira de Santana, que apresentou a peça “Dignidade Sempre” na abertura do evento. O último dia concentrou os desafios e as apresentações de trabalho e aconteceu no CETENS.

Confira as fotos:

{gallery}noticias2018/coloquio-inclusao{/gallery}



UFRB firma parceria com Inema para instalação de unidade de manejo de animais silvestres

26 de Setembro de 2018, 19:42, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) firmou na última terça-feira, 25, uma parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos  (INEMA) visando a instalação de um Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) na área do campus de Cruz das Almas. Os CETAS são unidades responsáveis pelo manejo dos animais silvestres que são recebidos de ação fiscalizatória, resgate ou entrega voluntária de particulares.  

O ato de assinatura do Termo de Cessão de Uso da área foi firmado em reunião na sala de conselhos da reitoria, campus de Cruz das Almas, e contou com a presença do reitor, Silvio Soglia; do diretor do Centro de Ciências Agrárias Ambientais e Biológicas (CCAAB), Elvis Vieira; e do chefe de gabinete do INEMA, Welton Luiz Costa Rocha, além do secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Cruz das Almas, Pedro Melo, e da comunidade acadêmica do CCAAB.

Segundo Elvis, o CETAS será instalado na estrutura da antiga Politeno, espaço que apresentou as condições necessárias para as demandas do orgão, que tem a finalidade de receber, identificar, marcar, triar, avaliar, recuperar, reabilitar e destinar animais silvestres, com o objetivo maior de devolvê-los à natureza, além de realizar e subsidiar pesquisas científicas, ensino e extensão.

De acordo com o reitor da UFRB, Silvio Soglia, a parceria permitirá ampliar pesquisa, atividades extensão com escolas da região, local de estágio e residência, para os estudantes de diversos cursos de graduação. “O CETAS será um local fundamental para docentes e discentes se qualificarem no manejo de animais silvestres”, disse.



UFRB divulga segunda chamada para vagas remanescentes e cadastro reserva 2018.2

26 de Setembro de 2018, 13:01, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), divulga o resultado da segunda chamada do processo seletivo especial com vistas ao preenchimento de vagas remanescentes e formação de cadastro reserva para ingresso no semestre letivo 2018.2. A relação dos aprovados está disponível no site dos Processos Seletivos da UFRB: www.ufrb.edu.br/prosel.

Os convocados na segunda chamada realizam a pré-matrícula no dia 28 de setembro, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30 (horário local). A pré-matrícula será realizada pela Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), no Campus de Cruz das Almas.

Já a confirmação de matrícula será realizada mediante o comparecimento do candidato no Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico do Centro de Ensino no qual realizará o curso, de acordo com o horário de funcionamento do setor, entre os dias 03 e 05 de outubro. Nesta ocasião, os convocados devem retirar o comprovante de inscrição em componentes curriculares do semestre e assinar a lista de confirmação.

Os candidatos convocados nesta segunda chamada devem ingressar imediatamente após a efetivação da matrícula, considerando que o semestre letivo teve início no dia 24 de setembro.

Confira o Resultado da 2ª Chamada – Vagas Remanescentes 2018.2.

Informações sobre a matrícula na UFRB: (75) 3621-1220/1221 ou [email protected].

Mais informações na página eletrônica do Processo Seletivo (PROSEL).



UFRB abre inscrições para programa interno de estágios obrigatórios 2018.2

25 de Setembro de 2018, 13:33, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), torna público que estão abertas até o dia 14 de outubro as inscrições para o programa interno de estágios obrigatórios 2018.2. São ofertadas 133 vagas distribuídas entre três Centros de Ensino, localizados nas cidades de Cachoeira, Cruz das Almas e Feira de Santana.

As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet, por meio de formulário online disponível na página eletrônica de Estágio da UFRB. Podem se inscrever discentes regularmente matriculados no componente curricular Estágio. O preenchimento das vagas será realizado considerando a matrícula do discente no componente curricular e o seu escore acadêmico, em escala decrescente.

O resultado final está previsto para o dia 22 de outubro. Após esta publicação, o discente deverá comparecer ao Núcleo de Gestão de Estágios e entregar as três vias do Termo de Compromisso de Estágio, cujo modelo está disponível na página eletrônica de Estágio da UFRB.

O estágio deverá ser orientado pelo docente indicado pelo Colegiado do Curso no qual o discente está matriculado na UFRB ou pelo docente do componente curricular e supervisionado por servidores técnico-administrativos ou docentes com formação na área. Para o início do estágio é necessário que haja aprovação do Plano de Atividades do Estagiário, a ser elaborado colaborativamente pelo supervisor, orientador e estagiário, considerando a compatibilidade com  o perfil do discente.

O Núcleo de Gestão de Estágios encaminhará os nomes e os dados dos discentes selecionados para os locais de realização dos estágios na UFRB. A jornada de atividades do estágio não deverá ultrapassar seis horas diárias e 30 horas semanais. Não está prevista a concessão de bolsa ou outras formas de auxílio para os discentes. Caso as vagas não sejam preenchidas, uma nova chamada está prevista para o dia 05 de novembro.

Mais informações podem ser obtidas no Núcleo de Gestão de Estágios no telefone (75) 3621-3914, pelo e-mail [email protected] ou no site www.ufrb.edu.br/estagio.

Confira o edital PROGRAD nº 37/2018.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres