Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB abre inscrição para seleção de estudantes para monitoria no CAHL

3 de Janeiro de 2019, 14:06, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do Núcleo de Gestão de Ensino, do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) abre as inscrições para o processo de seleção de estudantes para o processo de Monitoria Remunerada e Monitoria Voluntária, para o semestre 2019.1

As inscrições acontecem até o próximo dia 20 de janeiro, para estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação ofertados no CAHL, que comprovem aprovação igual ou superior a 6,0 (seis), no componente curricular para o qual queiram se candidatar.

A homologação das inscrições será divulgada no sítio do CAHL até o dia 05 de fevereiro.

Serão disponibilizadas sete bolsas referentes ao Programa de Monitoria Remunerada, cujo valor da bolsa é de R$ 400,00 (quatrocentos reais) e serão pagas em quatro parcelas, exigindo uma carga horária de 12 horas semanais.

A monitoria não remunerada possui carga horária de 8 horas semanais.

Seleção

A seleção dos interessados vai ocorrer em duas etapas: Prova de conhecimentos básico, referente ao componente curricular pleiteado; e entrevista.

o resultado dos selecionados será divulgado dia 22 de fevereiro.

Veja o processo de seleção do Edital n.º 06/2018.



EDUFRB lança os livros Blocos regionais e desenvolvimento; e Sentidos do Trabalho Docente

3 de Janeiro de 2019, 13:42, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (EDUFRB) publicou os livros digitais Blocos regionais e desenvolvimento e Sentidos do Trabalho Docente, de autoria de professores da instituição Os e-books encontram-se disponíveis, gratuitamente, para baixar no site da EDUFRB e fazem parte da Coleção Acadêmica.

O livro Blocos regionais e desenvolvimento: União Europeia e Mercado Comum do Sul (2018) é de autoria do professor de Ciências Sociais, Antonio Eduardo Alves de Oliveira, e decorre de parte da tese por ele produzida e defendida no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia (UFBA/PPGCS), sob orientação da professora doutora Ruthy Nadia Laniado.

No prefácio da obra, Laniado defende que a formação de blocos regionais para a integração e o desenvolvimento, uma contraface do processo de globalização das últimas décadas, é um tema de muita relevância para se entender a geopolítica atual e as novas exigências dos países e das organizações supranacionais.

Para ela, os blocos dizem respeito, diretamente, às questões que influenciam hoje a ordem política mundial, o multilateralismo e as tensões entre o nacional e o transnacional em relação a princípios, normas, atores, organizações, sistemas de poder e disputas hegemônicas.

“As mudanças políticas trazidas pelo fim do confronto entre o leste europeu comunista e o bloco de países capitalistas, que se formou com o fim da Segunda Guerra Mundial, apontam para outra direção”, explica Laniado, para quem a tese de Oliveira sobre o tema toma corpo e relevância: “a importância da formação dos blocos regionais para fortalecer países e mercados e para estabelecer novos parâmetros sobre os territórios e escalas do poder e da política no âmbito internacional’.

Para o autor do livro, Antônio Eduardo Alves de Oliveira, compreender as transformações da dimensão regional na ordem política contemporânea, a partir do debate sobre o novo papel das regiões no contexto de crise do Estado nacional e da nova ordem mundial, incluindo a formação de blocos econômicos é papel preponderante neste momento histórico.

Segundo ele, isso decorre porque as mudanças da cena internacional na globalização impactam em diferentes escalas (regional, nacional e mundial), e em especial no regionalismo supranacional que lida com as clivagens regionais no interior dos Estados-membros dos acordos de integração regional.

O e-book de 328 páginas propõe, como objetivo central, “compreender, como em um processo acelerado de globalização, são tecidas relações entre países, dando origem a novas regionalidades supranacionais que são capazes de promover o desenvolvimento capitalista utilizando–se de estratégias que combinam as regiões e/ou países mais avançados com outros que apresentam déficits sociais e econômicos; sobretudo entender quais os mecanismos que são empregados no apoio econômico a estes últimos (regiões ou países)”, define Oliveira.

Para tanto, se faz necessária uma compreensão do que seja a regionalidade, conceito que será recorrentemente associado às abordagens do livro ora publicado.

Sentidos do trabalho docente

O e-book Sentidos do Trabalho Docente revela parte da vida dos profissionais da educação básica, entre os anos de 2010-2013, de 4 territórios de identidade da Bahia: Região Metropolitana de Salvador, Recôncavo, Médio Rio de Contas e Vale do Jiquiriçá, oferecendo visibilidade a questões subjetivas, sociais políticas e culturais que constitui a natureza do trabalho docente.

O estado da Bahia conta com 27 territórios de identidade atualmente, definidos pela Secretaria de Planejamento Estadual.

Produzido pelo professor Godinho, o e-book busca caracterizar, por intermédio dos dados censitários, o perfil das docentes da educação básica nos quatro territórios de identidade; as evidencias e as desigualdades sócio profissionais.

O livro explica às questões do perfil do segmento, às dimensões culturais, econômicas e políticas, no plano da experiência laboral de regentes de classe em perspectiva comparativa; analisando os sentidos atribuídos ao trabalho e à profissão por meio dos dados de tipo qualitativo, comparando perspectivas das professoras sobre o cotidiano de seu trabalho; e investigando os percursos profissionais das trabalhadoras docentes, aprofundando visões sobre escolha, identidade, atuação, perspectivas políticas e culturais, no âmbito da atuação profissional.

O e-book, de 196 páginas, é fruto do estágio de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ocorrido entre 2013 e 2014.

Acesse:

Sentidos do Trabalho Docente, de autoria de Luis Flávio Reis Godinho.

Blocos regionais e desenvolvimento: União Europeia e Mercado Comum do Sul, de Antonio Eduardo Alves de Oliveira.



UFRB inscreve para seleção de professores para atuar no curso de Agroecologia

3 de Janeiro de 2019, 12:53, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abre edital de seleção para pesquisadores docentes interessados em atuar no Programa do Curso de Tecnologia em Agroecologia no Centro de Formação de Professores, Campus Amargosa.

São oferecidas três vagas para pesquisadores docentes.

As inscrições, no período de 07 a 10 de janeiro de 2019, deverão ser realizadas exclusivamente pelo e-mail: [email protected].

Poderão se inscrever para seleção no programa os docentes que façam parte do quadro permanente de professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; de outras Instituições de Ensino Superior e Centros de Pesquisa e/ou Estudos reconhecidamente ligados às Áreas Específica de Interesses do Curso [Agroecologia, Educação do Campo e Economia Solidária].

Os interessados devem comprovar formação, conhecimento e afinidade com a natureza e a proposta pedagógica do curso de Tecnologia em Agroecologia e com o componente curricular que pretende ministrar no Tempo Universidade e Tempo Comunidade.

Os candidatos devem assumir o compromisso de participar de processo de planejamento das atividades e de cumprir todos os ritos burocráticos que a atividade de ensino exige (preparação de plano de curso, ministrar aula, orientar estudantes, fazer avaliação de aprendizagem e realizar os devidos registros no sistema acadêmico).

A homologação das inscrições dos candidatos acontece a partir do próximo dia 14 de janeiro.

O Curso de Tecnologia em Agroecologia do CFP integra convênio entre o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA/INCRA e a UFRB.

O docente será pago por hora aula no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais) por aula ministrada, estando essa bolsa condicionada à liberação do recurso pelo PRONERA/ INCRA.

Processo Seletivo

O processo seletivo consta de análise da qualificação acadêmica com base no Currículo Lattes, de acordo com o barema; e (2) análise do Plano de Curso para pesquisador docente, de acordo com o barema.

No processo seletivo para pesquisador docente a nota final (NF) será obtida através da média pondera das notas obtidas no item 6.2.1 e 6.2.2, segundo o seguinte cálculo: Nota 1 x 4 + Nota 2 X 6 / 10 = Nota Final, e os candidatos serão classificados na ordem decrescente da NF.

Em caso de empate serão aplicados os critérios de desempate: o candidato que possuir maior experiência profissional comprovada; e, permanecendo o empate, a maior nota obtida na análise da qualificação acadêmica.

Resultado final

A divulgação do resultado final será feita a partir do próximo dia 28 de janeiro no site do CFP e/ou da Universidade.

Confira o edital n° 04/2018.



UFRB oferta 1.215 vagas em 30 cursos de graduação na 1ª edição do Sisu em 2019

19 de Dezembro de 2018, 19:01, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) vai ofertar 1.215 vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2019.1. As vagas estão distribuídas em 30 cursos de graduação nas áreas de Artes, Humanidades e Letras; Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas; Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade; Ciências Exatas e Tecnológicas; Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas; Ciências da Saúde e Formação de Professores.

As inscrições estarão abertas no período de 22 de janeiro de 2019 até as 23h59 de 25 do mesmo mês, observando o horário oficial de Brasília. Podem se inscrever apenas os estudantes que tenham participado da edição 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que tenham obtido nota acima de zero na redação. Todo o processo de inscrição é feito exclusivamente pela internet, por meio do site do Sisu, e o candidato precisa ter em mãos o número de inscrição e a senha de cadastro no Enem 2018.

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) usado para ingresso nas universidades públicas. Os candidatos poderão se inscrever no processo seletivo em até duas opções de vaga, especificando, em ordem de preferência, as suas opções na instituição de educação superior participante, com local de oferta, curso e turno, e a modalidade de concorrência. É possível alterar estas opções durante todo o período de inscrição e será considerada válida a última alteração confirmada.

A primeira edição do processo seletivo de 2019 será constituída de chamada regular única e o resultado será divulgado em 28 de janeiro. Nos dias úteis do período de 30 de janeiro a 04 de fevereiro, os candidatos convocados pela UFRB deverão comparecer pessoalmente ao campus de Cruz das Almas para aferição da modalidade de reserva de vaga. A pré-matrícula acontece no mesmo período e local. Já a confirmação de matrícula é feita no Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico do Centro de Ensino de ingresso, entre os dias 12 a 18 de março. O início das aulas será no dia 25 de março.

Lista de Espera – As vagas remanescentes após a chamada regular serão preenchidas, prioritariamente, pelos candidatos que constarem na Lista de Espera do Sisu 2019.1. Para participar, os interessados devem confirmar no site do Sisu o seu interesse pela vaga, no período de 28 de janeiro a 04 de fevereiro. Este ano, somente poderá participar da Lista de Espera quem não foi convocado em nenhuma das opções dos cursos escolhidos. A convocação dos candidatos na Lista será a partir de 07 de fevereiro.

Reserva de Vagas - Na UFRB, há a reserva de 50% das vagas de ampla concorrência para surdos no curso de Letras/LIBRAS/Língua Estrangeira, ofertado em Amargosa. E de acordo com a Lei Nº 12.711/2012, conhecida como a Lei de Cotas, 50% das vagas são para estudantes de escolas públicas, dentre as quais há ainda a reserva para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência (atualizado pela Lei Nº 13.409/2016).

Confira:

Edital PROGRAD Nº 044 UFRB/Sisu 2019.1

Cursos e Vagas Ofertadas 2019.1

Para mais informações sobre o Processo Seletivo da UFRB, acesse o site www.ufrb.edu.br/prosel.

Para mais informações sobre o Sisu, acesse o site sisu.mec.gov.br.

{gallery}noticias2018/sisu-20191{/gallery}



UFRB divulga processo seletivo com vagas para Professor Visitante Nacional e Estrangeiro

18 de Dezembro de 2018, 20:31, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga que estão abertas até o dia 15 de fevereiro as inscrições para a seleção de Professor Visitante Nacional e Estrangeiro de Ensino Superior. São ofertadas três vagas, sendo uma para o Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, uma para o Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias e uma para o Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola.

O objetivo da seleção é viabilizar a participação de pesquisadores e profissionais de alto nível nas equipes docentes da UFRB, visando ao intercâmbio científico, tecnológico e à inovação, e contribuir com a proposição institucional de internacionalização da pesquisa e da pós-graduação. As áreas de atuação dos candidatos com as especialidades definidas estão listadas no edital.

Os critérios exigidos são: ser docente ou pesquisador de reconhecida competência com atuação em linha de pesquisa e conhecimento científico exigidos, ser portador do título de doutor no mínimo há dez anos, ter publicado pelo menos dez artigos científicos em período com corpo editorial no período de 2014 a 2019, ter experiência na formação de humanos, com orientação concluída de pelo menos seis estudantes de mestrado e/ou doutorado, na condição de orientador principal, e ter experiência relacionada com a criação e/ou implantação e/ou docência de programas de pós-graduação stricto sensu.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente via postal, apenas remessas por Sedex, para o endereço: UFRB - PPGCI, Rua Rui Barbosa, n. 710, Centro, Cruz das Almas-BA, CEP: 44380-000. O envelope deve ser identificado com o nome do remetente e a identificação do Programa para o qual o candidato está submetendo a inscrição. A homologação será realizada por uma Comissão de Avaliação designada pela Reitoria e será divulgada até o dia 11 de março no site de Concursos da UFRB.

A seleção dos candidatos será com base na análise do currículo lattes e do plano de trabalho apresentado. A comissão terá até o dia 29 de março para emitir o resultado da seleção, podendo os interessados interpor recurso até dois dias úteis após a divulgação pelo e-mail [email protected]. Após a homologação do resultado final, o candidato terá o prazo de 15 dias úteis para firmar o contrato com a UFRB.

O candidato contratado não poderá exercer outra atividade remunerada, pública ou privada. O regime de trabalho exigido é de 40 horas semanais com Dedicação Exclusiva. O contrato terá validade de 12 meses, podendo ser prorrogado até o limite de 24 meses, em se tratando de Professor Visitante Nacional, e 48 meses, para Professor Visitante Estrangeiro, condicionado ao interesse institucional e disponibilidade orçamentária.

Confira:

Edital Interno Nº 02/2018 CCAAB – Professor Visitante

Edital Nº 02/2018 – Extrato D.O.U – Professor Visitante

Mais informações: www.ufrb.edu.br/concursos.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres