Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Editora da UFRB publica seis novos títulos e disponibiliza download gratuito

14 de Setembro de 2020, 15:07, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (EDUFRB) anuncia o lançamento de seis obras inéditas publicadas no formato e-book, que já estão disponíveis para acesso fácil e sem custos no site: ufrb.edu.br/editora.

Os trabalhos são de autoria de professores, pesquisadores parceiros e egressos da UFRB. A nova leva de publicações inclui os títulos: “O clero e os fiéis: uma perspectiva histórica”, de Ricardo Luiz de Souza; “Avaliação de políticas públicas: concepções, modelos e casos”, de Rosineide Pereira Muraback Garcia; “Memória e sensibilidade na cultura contemporânea”, de Renata Pitombo Cidreira; “Águas: moradas de memórias”, de Ana Rita Santiago; “Histórias de famílias: os Cazumbá em São Gonçalo dos Campos/1870-1910”, de Maria Cristina Machado de Carvalho; “Entre olhares, escutas e palavras: o direito à arte e à educação”, de Alessandra Gomes, Erica Bastos da Silva e Mônica Gomes da Silva.

De acordo com a superintendente da EDUFRB, professora Rosineide Mubarack, "o lançamento dos seis e-books, mesmo em momento de pandemia do novo Coronavírus, reafirma o compromisso da Editora da UFRB com a sua comunidade acadêmica e com a sociedade em promover e apoiar a editoração de publicações técnicas, científicas e literárias, bem como o comprometimento dos autores com a socialização de saberes e experiências”.

Para conhecer cada uma das obras e os temas abordados, os interessados devem acessar a relação dos títulos publicados pela EDUFRB em: ufrb.edu.br/editora/titulos-publicados.Nesse link, são oferecidas as opções de leitura online ou download gratuito para tablets, smartphones ou computadores.



UFRB lamenta falecimento do servidor aposentado José Júlio da Conceição Araújo

13 de Setembro de 2020, 13:07, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento do servidor aposentado José Júlio da Conceição Araújo.

José Júlio ingressou no serviço público em 29 de junho de 1981 como servidor da Escola de Agronomia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e trabalhou na Biblioteca Central da UFRB até 01 de março de 2016, quando oficializou sua aposentadoria.

Ao registrarmos nossas condolências, manifestamos apoio e solidariedade aos amigos e familiares.



UFRB cria serviço de requerimento digital para agilizar atendimento aos alunos

11 de Setembro de 2020, 11:34, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) disponibiliza, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), requerimentos online, nos quais os alunos da instituição poderão solicitar os serviços, de onde estiverem e a qualquer horário, desde que façam a respectiva justificativa e a documentação comprobatória.

“O serviço do ponto de vista administrativo, cria um novo canal de comunicação entre aluno e a instituição, permitindo as unidades receberem solicitações em formato eletrônico, para os serviços que disponibilizarem” explica Anderson Lago, coordenador de Tecnologia da Informação da UFRB.

O novo serviço (agora online) é mais abrangente que o anterior, que era requerimento em papel, com a limitação do horário administrativo e a necessidade de deslocamento ao Centro de Ensino ou unidade respectiva.

O solicitante do serviço poderá acompanhar o fluxo da solicitação pelo SIGAA.

O requerimento funcionará como um serviço "guarda-chuva" para as unidades que não possuem fluxo específico no SIGAA.

Análise do CCAAB

Com a implantação de serviço de requerimentos online no SIGAA, o gerente Técnico-Administrativo do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), Joabe Silva, destaca a agilidade e a celeridade no retorno das solicitações dos estudantes.

Em relação aos requerimentos disponibilizados, neste semestre suplementar serão, inicialmente seis tipos: Atualização de dados cadastrais; Permanência no curso; Dilatação de prazo máximo para conclusão do curso; Revisão de nota; Colação de grau; e Antecipação de colação de grau.

Os demais tipos de requerimentos serão disponibilizados no retorno das atividades presenciais.



UFRB abre inscrições para seleção de 93 bolsistas de ações extensionistas

8 de Setembro de 2020, 18:57, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), torna público quatro editais de seleção de bolsas para estudantes de graduação matriculados no Calendário Acadêmico Suplementar 2020.3.

As inscrições devem ser feitas, exclusivamente, por meio de formulário online disponibilizado em cada edital, entre os dias 08 e 16 de setembro de 2020. A bolsa mensal é de R$ 400,00. 

Para concorrer às 90 bolsas do Edital 04/2020, os estudantes devem anexar ao formulário de inscrição online os documentos solicitados e um Plano de Trabalho, com proposta de ação extensionista e afirmativa. O Plano de Trabalho deve ser individual e estar assinado pelo estudante/proponente e pelo professor que orientará a ação. Cabe aos estudantes interessados em submeter uma proposta, encontrar um professor na área de atuação do projeto que deseje fazer parte da experiência. As melhores propostas serão apoiadas por meio de bolsa.

Os outros três editais selecionam estudantes  para atuar em projetos e programas da UFRB de acordo com o currículo, disponibilidade de tempo e escore acadêmico. O Edital 05/2020 oferta uma vaga para estudante do Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL) colaborar com o Núcleo de Educação e Ações Comunitárias da Proext, na área de Comunicação. O Edital 06/2020 oferta uma vaga para estudante do Centro de Ciências da Saúde (CCS) que deseje atuar junto ao Programa de Extensão de Acompanhamento e Enfrentamento a Covid 19. Já o Edital 07/2020  seleciona um bolsista, estudante do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), para colaborar com o Projeto Educação Continuada em Guarda.

Todas as etapas de seleção dos editais devem ser acompanhadas no menu "Seleções" da página da PROEXT. As dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail [email protected] ou para o WhatsApp (75) 99978-1101.



UFRB lança guia para matrícula web do semestre suplementar 2020.3

3 de Setembro de 2020, 23:11, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) elaborou um guia para orientar alunos ingressantes e veteranos, no processo de realização da matrícula web, para o semestre letivo suplementar correspondente a 2020.3, que será realizado de forma remota.

Os alunos de graduação que desejarem participar do semestre suplementar da UFRB devem acessar o Portal do Discente para solicitar sua matrícula, no período de 08 a 10 de setembro. Alunos ingressantes no semestre 2020.1 também poderão participar desta etapa da matrícula web.

Para acessar pela primeira vez o sistema, o aluno ingressante deve ler o guia e seguir o tutorial explicativo. A providência inicial do aluno é acessar o Sistema de Gestão das Atividades Acadêmica (SIGAA) para gerar uma senha.

Matrícula

Cada aluno só poderá se matricular em até três disciplinas (Resolução CONAC nº 19/2020). O Guia informa que os componentes que tem turma prática e teórica em separado contam como uma só disciplina.

Duas etapas

No período da 1ª etapa, correspondente a 08 a 10 de setembro, o aluno poderá acessar o Portal do Discente para fazer alterações na sua solicitação (excluir e incluir disciplinas), seguindo os mesmos passos descritos no Guia.

Ao final das alterações, se houverem, os alunos têm que imprimir o comprovante do procedimento online.

Essa primeira etapa consiste na solicitação de matrícula. Portanto, no comprovante constarão as turmas como “aguardando processamento”. O sistema acadêmico irá processar as matrículas no dia 11 de setembro. A confirmação estará sujeita a análise das prioridades listadas na Nota Técnica SURRAC nº 001/2020.

A partir do próximo dia 12, o aluno deve voltar a acessar o Portal do Discente para ver se as turmas solicitadas foram ou não deferidas.

Caso não tenha conseguido se matricular nas três disciplinas, poderá, se quiser, participar da 2ª etapa da matrícula (ajuste de matrícula). Será apenas no dia 14 de setembro e nesta etapa, assim que selecionar as turmas e confirmar, já estará matriculado na disciplina, dependendo apenas de haver vagas na turma.

Acesse o Guia para Matrícula Web do Semestre Suplementar 2020.3.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres