Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB abrigará acervo doado pela Fundação Clemente Mariani

26 de Maio de 2013, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Centro de Artes, Humanidades e Letras abrigará acervoA Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) será a nova sede do vasto acervo de livros e documentos históricos reunidos pela Fundação Clemente Mariani e transferidos à universidade, através de doação, em fevereiro de 2012. Renomeado como Acervo de Memória e Documentação Clemente Mariani (AMDOC), todo esse conjunto documental estará disponível a partir do mês de junho à consulta dos pesquisadores nas dependências do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), campus da UFRB na cidade de Cachoeira.

São mais de 30 mil itens, entre livros, folhetos, periódicos, dissertações, teses, manuscritos, fotografias, CD-ROMS e vídeos de valor histórico inestimável. Grande parte deles concentra-se nas áreas de História, Literatura, Educação, Arquitetura, Economia e, sobretudo, em temas relativos à Bahia. “Seguramente é um dos maiores acervos de livros raros do Estado, reunindo publicações que remontam aos séculos XVIII e XIX”, afirma o professor Walter Fraga, doutor em História e assessor para Desenvolvimento de Programas de Cultura da UFRB.

Para o reitor da UFRB Paulo Gabriel Nacif, a transferência deste acervo da capital para o Recôncavo contribuirá decisivamente para a consolidação da interiorização da excelência acadêmica. Ele destaca que o espaço será um importante laboratório para os cursos do CAHL e irá promover uma maior circulação de pesquisadores neste centro de ensino. “A incorporação do acervo Clemente Mariani, agora patrimônio das comunidades do Recôncavo e da UFRB, pode representar ainda a expansão da pós-graduação na universidade, pois capacita a aprovação de novos cursos de mestrado e doutorado”, avalia Nacif.

Sobre o acervo - A formação do acervo Clemente Mariani teve grande impacto na pesquisa histórica da Bahia, já que colocou à disposição do público obras raras e documentos dificilmente encontrados em bibliotecas e arquivos do Brasil. Foi formado em 1993, quando a Fundação Clemente Mariani adquiriu a biblioteca do colecionador e bibliófilo Renato Berbet de Castro. No ano seguinte, a Fundação criou o Centro de Documentação e Informação Cultural sobre a Bahia (CEDIC), setor que passou a gerir, ampliar e disponibilizar ao público. A partir deste ano, o Núcleo de Memória e Documentação da UFRB é que será o responsável pela administração do acervo.



Núcleo de Políticas de Inclusão da PROGRAD seleciona bolsista

21 de Maio de 2013, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) abre inscrição para candidatos a bolsista do Núcleo de Políticas de Inclusão (NUPI). Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados entre o 2º e 6º semestre em curso de graduação diurno do Centro de Formação de Professores (CFP). Os interessados devem entregar os documentos listados em edital no Núcleo de Apoio Acadêmico, no Pavilhão de Aulas do CFP, até o dia 10 de junho.

O candidato selecionado realizará a adaptação de material impresso para formato digital, devendo escanear livros e textos, assim como fazer a limpeza do material escaneado para serem lidos pelos leitores de tela. Também fará audiodescrição durante a exibição de filmes e atuará como ledor e escriba para estudante cego durante avaliações. Para a realização dessas atividades, o bolsista deve ter a disponibilidade de 12 horas semanais no turno noturno.

A seleção será composta por três etapas, sendo elas: análise do histórico escolar, análise da carta de intenção anexada ao formulário de inscrição e entrevista. O candidato selecionado perceberá uma bolsa no valor de R$ 300,00. Suas atividades terão a vigência de dois semestres letivos, prorrogável pelo mesmo período, no máximo. A bolsa poderá ser rescindida a qualquer tempo, por qualquer uma das partes, por comunicação escrita ou quando do seu vencimento.

Confira o Edital Nº 11/2013 – Seleção Bolsista NUPI.

Formulário de inscrição disponível em www.ufrb.edu.br/nupi.



MEASB marca presença na 3° Feira de Museus da Bahia

20 de Maio de 2013, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O Memorial do Ensino Agrícola Superior da Bahia (MEASB), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), participou da 3ª Feira de Museus da Bahia, realizada na última sexta-feira (17), na Praça Municipal de Salvador. A feira teve como objetivo construir um diálogo entre as diversas instituições museais do Estado, estimulando o enriquecimento das reflexões sobre as práticas de preservação do nosso patrimônio. 

No stand do MEASB foram apresentados para o público o seu projeto e as potencialidades do seu acervo, que tem como finalidade preservar a memória do ensino superior agrícola e das ciências e tecnologias agrárias, desenvolvidas no Brasil a partir do século XIX. O acervo do memorial está composto por documentos, livros, têxteis, iconografias, instrumentos científicos, didáticos e musicais e mobiliário que datam do século XVIII ao XX.

O evento organizado pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/Ipac) contou também com atividades culturais e educativas, como apresentações musicais, de dança e teatro. Algumas escolas da capital baiana participaram da feira.

Sobre o MEASB - Com exposição permanente no campus da UFRB de Cruz das Almas, o MEASB encontra-se em fase de reorganização da infraestrutura, dos espaços físicos e do acervo. Todo o seu conjunto documental conta a história da Universidade desde a sua origem, com a Escola Agrícola da Bahia em São Francisco do Conde.



Começa segunda etapa da matrícula web para discentes do CAHL e CFP

20 de Maio de 2013, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A segunda etapa da matrícula web teve início nesta segunda-feira (20) para os discentes dos centros de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) e Formação de Professores (CFP). Nesta etapa, que fica disponível até o dia 03 de junho, os alunos veteranos podem solicitar as disciplinas oferecidas pelos centros de ensino para o semestre letivo 2013.1. No Portal Acadêmico, eles poderão visualizar os horários das disciplinas e escolhê-las de acordo com os pré-requisitos cursados.

A partir do dia 10 de junho, os estudantes podem acessar o comprovante de matrícula no Portal Acadêmico e verificar se conseguiram as disciplinas solicitadas. Em seguida, a Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC) promoverá uma nova fase para ajustes (3ª etapa da matrícula web: 11 a 18 de junho). Nesta etapa será possível acrescentar novas disciplinas. De 25 a 28 de junho, haverá ainda a etapa presencial para os ajustes finais.

O estudante que não efetivar a matrícula web não terá garantida a disponibilidade de vaga nos componentes curriculares pretendidos. Caso não manifeste interesse até o período estabelecido para a etapa presencial, perde o direito de se matricular em 2013.1.

Passo a passo - Ao acessar o Portal Acadêmico, clique na opção Portal do Aluno e, em seguida, no ícone "Faça aqui sua proposta de matrícula”. Serão listadas as disciplinas disponíveis com os horários, o aluno poderá marcar aquelas que deseja cursar em 2013.1. Ao terminar, clica na opção "finalizar proposta".  Até o dia 03 de junho o aluno pode reabrir a proposta e mudar a solicitação.

Aqueles alunos que nunca acessaram o Portal Acadêmico ou tenham esquecido a senha podem clicar no link "esqueceu a senha?" para obtê-la através do endereço eletrônico (e-mail). Para atualizar seu e-mail, acesse o link "atualizar inscrição".

Dúvidas ou problemas relacionados à matrícula web devem ser enviadas para o e-mail: surrac.nurap@ufrb.edu.br

Os demais centros de ensino começam a fazer as solicitações de disciplinas (2ª etapa da matrícula web) a partir de 27 de maio.



Estudantes do BIS da UFRB realizam “Dia D - Saúde & Integração”

20 de Maio de 2013, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Os estudantes do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizaram no último sábado (18) o “Dia D – Saúde & Integração” com os moradores do Conjunto Habitacional Zilda Arns. O evento reuniu, na unidade do SESC de Santo Antônio de Jesus, estudantes e moradores para um dia dedicado a atividades socioeducativas. Além de esportes ao ar livre, a exemplo do futebol e hidrocapoeira, o grupo trocou conhecimentos sobre saúde e meio ambiente.

Durante o evento, ocorreram palestras ministradas pelos estudantes do BIS sobre reciclagem, obesidade e prática corporal. Uma oficina sobre reciclagem/reutilização de resíduos também fez parte da programação. Os participantes tiveram ainda a oportunidade de visitar a exposição História de Santo Antônio de Jesus em Fotos e o stand de odontologia com orientações sobre práticas odontológicas corretas.

Segundo o professor Sócrates Matos, coordenador da atividade, o “Dia D” foi o passo inicial para a construção de projetos permanentes junto à comunidade. “A proposta é levar para os moradores do Conjunto aulas de dança, atividades esportivas e cursos de reciclagem”, afirma. Para a estudante Diena Andrade, o evento estabelece uma troca mútua com a comunidade que é fundamental para uma formação mais humanística dos discentes. “Sair das quatro paredes da universidade e obter mais conhecimento do que levamos é sem dúvida muito gratificante”, disse.

A ação é resultado do trabalho que a turma da UFRB vem desenvolvendo com os moradores do Conjunto Habitacional Zilda Arns desde 2012, no módulo Processo de Apropriação da Realidade, inserido na matriz curricular do BIS. O “Dia D” contou com a parceria do SESC que cedeu o espaço para a realização das atividades. 



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres