Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB lança seleção de estagiários do Ensino Médio e Ensino Superior

9 de Outubro de 2013, 15:51, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de sua Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal (PROGEP), divulgou nesta quarta-feira, 09, os Editais Nº 02/2013 e Nº 03/2013, referentes à seleção de estagiários do Ensino Superior e Ensino Médio, respectivamente. As inscrições estão abertas até o dia 25 de outubro, apenas pela internet. Os interessados devem acessar o site www.ufrb.edu.br/progep e preencher o formulário de inscrição, disponível no menu principal (à esquerda).

Podem se inscrever no processo seletivo candidatos que estejam matriculados como aluno regular no Ensino Médio (formação geral) ou Nível Médio Técnico, em instituições conveniadas com a UFRB. Neste caso, há oportunidades para os cursos de Formação Geral, Técnico em Administração, Técnico em Agroecologia, Técnico em Agroindústria, Técnico em Contabilidade, Técnico em Edificações, Técnico em Informática, Técnico em Logística e Técnico em Segurança do Trabalho.

Para as vagas de Nível Superior, é preciso estar matriculado como aluno regular da UFRB ou instituições conveniadas. Há oportunidades para os cursos de Agroecologia, Artes Visuais, Cinema e Audiovisual, Jornalismo, Engenharia Civil, Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas, Engenharia Sanitária e Ambiental, Gestão Pública, Gestão de Cooperativas, Licenciatura em Biologia, Licenciatura em História, Licenciatura em Letras, Medicina Veterinária, Museologia, Pedagogia, Zootecnia, Administração, Direito e Pedagogia.

Outros critérios para participação no processo seletivo estão descritos nos editais. A seleção será realizada em três etapas: prova escrita (eliminatória), análise do Histórico Escolar (eliminatória) e entrevista (classificatória). As etapas seguirão o cronograma divulgado também nos editais. A divulgação do resultado final tem data prevista para 06 de dezembro no site da PROGEP.

O estágio desenvolvido no âmbito da UFRB tem por objetivo proporcionar aos alunos regularmente matriculados nesta instituição de ensino ou conveniadas a oportunidade de realização de estágio não-obrigatório. A duração mínima do estágio será de seis meses, podendo ser prorrogável.

Confira o Edital Nº 02/2013 – Seleção de Estagiários do Nível Superior

Confira o Edital N° 03/2013 – Seleção de Estagiários do Nível Médio

 



Novos membros da Comissão Permanente de Pessoal Docente da UFRB tomam posse

9 de Outubro de 2013, 13:21, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Nesta terça-feira, dia 08, tomaram posse os novos membros eleitos para compor a Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). A cerimônia aconteceu na Sala dos Conselhos, no prédio da Reitoria, e foi conduzida pelo vice-reitor Silvio Soglia, que concedeu o termo de posse aos novos representantes.

Foram empossados os professores Ricardo Luis Cardoso, representante da classe Titular; Ricardo Duarte Abreu, representante da classe Associado; Susana Couto Pimentel, representante da classe Adjunto; e Eder Pereira Rodrigues (titular) e Carine Oliveira dos Santos (suplente), representantes da classe Assistente.

Os novos membros foram escolhidos em eleição realizada junto aos docentes da UFRB, em setembro de 2013. No pleito, não houve representantes inscritos para a classe Auxiliar. A nova composição da CPPD terá mandato de dois anos entre 2013/2015, sendo permitida uma recondução.

Na ocasião da posse, também foram reconduzidos os representantes da Reitoria na comissão, os professores José Torquato de Queiroz Tavares (titular) e Maria Vanderly Andrea da Silva (suplente).

Para o professor Tavares, um dos membros mais antigos da CPPD, a renovação é importante para incrementar novas ideias aos trabalhos desenvolvidos na comissão. “A vivência entre docentes com visões diferenciadas enriquece os debates e pode melhorar a administração”, disse.

Entre as discussões que já estão em pauta, a nova CPPD pretende propor mudanças na Resolução Nº 17/2009 do Conselho Acadêmico da UFRB, que normatiza a progressão funcional docente. Uma das principais reivindicações da categoria é dar maior pontuação às atividades de ensino e extensão.

O vice-reitor Silvio Soglia desejou sucesso aos membros da CPPD frente aos novos desafios e anunciou para 2014 uma nova sede para o funcionamento da comissão.

Sobre a CPPD

A CPPD tem por finalidade assessorar o Conselho Universitário e o reitor na formulação e acompanhamento da execução da política de pessoal docente. Compete à comissão apreciar os assuntos concernentes a alteração de regime de trabalho, avaliação de desempenho para progressão funcional e solicitação de afastamento para aperfeiçoamento, especialização, mestrado e doutorado.



Estudante da UFRB está entre vencedores do Projeto Curtas Universitários

9 de Outubro de 2013, 10:33, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A estudante Larissa Andrade, do 8º semestre do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), está entre os vencedores do Projeto Curtas Universitários. Para participar, ela desenvolveu um projeto de reportagem documental de 13 minutos, que será co-produzido e exibido pelo Canal Futura, a partir de 2014.

O material escolhido será transmitido no programa Sala de Notícias, um espaço dedicado aos documentários que exploram a diversidade de olhares, linguagens e narrativas, no ar de segunda a sexta-feira, às 14h30 e 21h. A obra também será editada em versão de dois minutos para apresentação no programa e no site do Globo Universidade.

A temática da seleção do Curtas Universitários foi livre, entretanto, assuntos de interesse público, como educação, saúde, cultura, memória, meio ambiente, direitos humanos e empreendedorismo foram valorizados pelo edital, além de perfis e histórias pessoais.

O projeto de Larissa intitulado “Lápis de cor” faz referência ao lápis “cor de pele” que, em geral, é conhecido na tonalidade bege, e que as crianças utilizam para representar a si mesmas e as pessoas do seu convívio, mesmo quando são negras. Desta forma, explica a estudante: “o documentário busca abordar a representação racial no universo infantil e a maneira como um determinado padrão de beleza eurocêntrico afeta a auto-imagem e auto-estima de crianças negras”. As filmagens serão realizadas em Salvador e têm a previsão de duração de 8 meses.

Oficina de capacitação

Nos dias 3 e 4 de outubro, os vinte vencedores do concurso se reuniram no Rio de Janeiro para assistir a um ciclo de palestras com profissionais da Rede Globo e participar de uma oficina de capacitação em audiovisual. O encontro aconteceu na Central Globo de Produções, no Projac, com estudantes da Bahia, de Minas Gerais, da Paraíba, do Paraná, de Pernambuco, de Santa Catarina, de São Paulo, do Distrito Federal e do próprio estado do Rio.

“O encontro com os demais selecionados foi essencial para o amadurecimento dos projetos, além das diversas sugestões de textos e referências e a troca de experiências”, disse Larissa. “Também pudemos ter contato direto com a equipe do programa Sala de Notícias, compreendendo o formato proposto e a relação entre o cinema documental e a linguagem jornalística”, acrescentou. 

Sobre a sensação de ter sido selecionada, a estudante da UFRB falou sobre a triste constatação de que representa uma exceção. “Em um país de maioria negra, ser exceção nas realizações cinematográficas é incompreensível. Espero um dia ter a sensação de ser mais uma”, afirmou.

Curtas Universitários

Fruto de uma parceria entre o Canal Futura, a Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU) e o Globo Universidade, o Projeto Curtas Universitários, lançado este ano, é voltado para alunos de cursos de graduação em fase de preparação dos seus trabalhos finais nas áreas de Comunicação Social, Cinema ou outra que envolva a formação para o audiovisual.

 



UFRB divulga seleção de bolsistas de Iniciação Científica

8 de Outubro de 2013, 16:46, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de sua Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, informa que estão abertas até o dia 15 de outubro as inscrições para o processo seletivo de três bolsas de Iniciação Científica, apoiadas em parceria pela Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação da Bahia (SECTI).

O objetivo é despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação mediante a participação no projeto de pesquisa intitulado “Sisal de Base Tecnológica: Tecnologia e Inovação no Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Sisal na Bahia”. Serão duas bolsas para a área de produção animal e uma bolsa para a área de controle agroecológico de pragas.

Os interessados devem estar matriculados em um curso de graduação da UFRB, cursando do segundo ao penúltimo semestre, e ter média igual ou superior a 6,0 e no máximo duas reprovações. Também são requisitos mínimos dedicar no mínimo 20 horas semanais às atividades do projeto, confirmada por meio de comprovante de matrícula sua disponibilidade, e não manter vínculo empregatício ou ser beneficiário de outras modalidades de bolsa.

Para se inscrever, é necessário entregar todos os documentos exigidos em edital na secretaria do PIBIC, localizada na sede da PRPPG. A classificação dos candidatos será feita com base na pontuação obtida pelo Currículo Lattes e histórico escolar. Os primeiros seis classificados participarão de uma entrevista com local, data e horário divulgado juntamente com o resultado da avaliação precedente.

O resultado final da seleção será divulgado no site da PRPPG no dia 31 de outubro. A bolsa será concedida pelo prazo de 12 meses, com possibilidade de prorrogação por mais 12 meses condicionada ao desempenho do estudante. Essas bolsas terão início em 1º de dezembro de 2013 e término em 30 de novembro de 2014.

Confira o Edital de Seleção de Bolsistas de IC 2013/2015 – UFRB/SECTI.

Mais informações www.ufrb.edu.br/prppg.

 



MEC divulga notas dos cursos superiores no Enade 2012

8 de Outubro de 2013, 9:22, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O Ministério da Educação divulgou na tarde desta segunda-feira, 7, os resultados dos cursos das instituições de ensino superior que participaram do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2012. Segundo o MEC, o percentual de cursos com resultado satisfatório no exame subiu 19,8% em relação a 2009, passando de 48,5% para 68,3% dos cursos.

O Enade funciona em ciclos, avaliando os estudantes quando ingressam na educação superior e quando concluem seus cursos. A edição de 2012 concluiu o ciclo que abrange ciências sociais aplicadas, ciências humanas e áreas afins; e os eixos tecnológicos de gestão de negócios, apoio escolar, hospitalidade e lazer, produção cultural e design. Foram avaliados 7.228 cursos de 1.646 instituições de educação superior.

Na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), foram avaliados os cursos de Jornalismo e Psicologia. A graduação em Jornalismo, oferecida no campus de Cachoeira, foi avaliada com conceito 3 e a graduação em Psicologia, oferecida no campus de Santo Antônio de Jesus, foi avaliada com conceito 4 (numa escala de 0 a 5 pontos). Esses índices estão numa faixa considerada pelo MEC como um nível aceitável de prestação de serviços de educação. Já as avaliações abaixo de 3 são consideradas insatisfatórias.

Enade 2013

A edição deste ano do Enade, que avaliará cursos de saúde, ciências agrárias e serviço social, será realizada no dia 24 de novembro. Participarão estudantes dos cursos de Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Zootecnia, Tecnologia em Agronegócio, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Gestão Hospitalar e Tecnologia em Radiologia.

Devem fazer a prova cerca de 200 mil estudantes dos penúltimos e últimos semestres dos seus cursos. Entre as mudanças desta edição também constam a obrigatoriedade do estudante permanecer, ao menos, uma hora na sala de provas e a utilização das notas do Enem para substituir a prova de entrada no Enade.

Confira o resultado do Enem 2012.

Com informações do MEC.

 



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres