Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB abre seleção para professor substituto em Bioestatística

27 de Janeiro de 2014, 17:05, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) torna público o processo seletivo simplificado com vistas à contratação de professor substituto para o Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC). A vaga é para a disciplina Bioestatística, com carga horária de 20 horas semanais.

As inscrições estarão abertas de 29 de janeiro a 11 de fevereiro, nos dias úteis deste período e nos horários das 8h às 12h e das 14h às 17h, no Núcleo de Apoio Administrativo do CETEC. A taxa de inscrição é de R$ 60. Podem concorrer graduados em Licenciatura ou Bacharelado em Matemática, Estatística ou áreas afins.

O processo seletivo constará de duas etapas distintas: análise de currículo, com peso 3, e prova didática, com peso 7. As provas serão realizadas nos dias 13 e 14 de fevereiro, no CETEC. No decorrer do processo seletivo, em dia e horário que serão definidos pela comissão examinadora, será realizada a análise de currículo.

A Banca Examinadora elaborará um relatório final, contendo as diversas avaliações e pareceres dos membros da Banca Examinadora, por candidato. A média final mínima para a aprovação será 7. O resultado deste processo seletivo será divulgado até o dia 19 de fevereiro no site do CETEC e na página de Concursos da UFRB.

O contrato temporário terá a vigência de seis meses e/ou coincidirá com a data de término do semestre letivo. O prazo de validade da seleção será de um ano, porrogável por igual período.

Confira o Edital Interno Nº 03/2014 – CETEC.

Acompanhe o processo seletivo em www.ufrb.edu.br/concursos.



Equipe da UFRB inicia expedição no Maranhão pelo Projeto Rondon

27 de Janeiro de 2014, 11:51, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A equipe da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) representada por docentes e discentes do Centro de Ciências da Saúde (CCS) embarcou neste sábado, 24, com destino a cidade de Campestre do Maranhão (MA), onde permanece por 15 dias desenvolvendo ações de saúde, cidadania e educação pelo Projeto Rondon.

A proposta de trabalho intitulada “Vida, Saúde e Cidadania” foi a segunda aprovação da UFRB no Rondon. Ela integra a chamada operação “Portal da Amazônia”, no Polo Regional Imperatriz (MA), na região norte do país. Sob a coordenação das professoras do curso de Enfermagem, Ariane Morais e Paloma Pinho, a equipe irá desenvolver onze subprojetos de caráter social, focando as áreas temáticas de cultura, direitos humanos, justiça e educação e saúde. A ideia é mobilizar a população e oportunizar troca de experiências com os campestrenses.

Pela UFRB participam os estudantes Henrique Reis, Jéssica Alves, Mariana Fernandes, Renata Lourenço, Camilla Alcântara e Vinicius de Jesus, do curso de Enfermagem, e Rafaela Assis e Tiago Conceição, do curso de Psicologia. Para eles, a missão tem o objetivo de viabilizar a participação, como estudantes universitários, nos processos de desenvolvimento local sustentável e de fortalecimento da cidadania nos municípios do Brasil. “Certamente, todos trarão muita experiência e sentimentos de solidariedade após conviver em uma região com cultura bastante diferente”, disse a professora Ariane.

A participação da UFRB no Projeto Rondon é apoiada pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT). Junto com a Universidade nesta operação, acompanha uma equipe do Centro Brasileiro de Educação e Cultura (CENBEC) / Faculdade do Noroeste de Minas (Finom). Os grupos irão trabalhar em parceria e de forma voluntária, contribuindo para o desenvolvimento da comunidade local.

Acompanhe outros relatos das operações pelo Projeto Rondon.

Confira as fotos do embarque para Campestre do Maranhão (MA):

{gallery}noticias2014/rondon{/gallery}



Seminário debate desenvolvimento na região do Recôncavo

27 de Janeiro de 2014, 11:45, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O Seminário Municípios do Recôncavo: Caminhos para o Desenvolvimento foi realizado na última sexta-feira, 24 de janeiro. O encontro reuniu palestrantes que abordaram aspectos sociais e econômicos da região, no anfiteatro da reitoria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), campus de Cruz das Almas.

Já na primeira apresentação, o representante da secretaria de Planejamento do Estado da Bahia (SEPLAN), Denis Soares, falou sobre política econômica do Estado para o Recôncavo, com foco na construção da Ponte Salvador – Ilha de Itaparica. Em sua opinião, trata-se de um investimento que irá promover a reconfiguração urbana e o desenvolvimento regional. “A ponte abre um novo eixo para o tráfego da Região Metropolitana de Salvador, integrando-a ao Baixo Sul e ao Recôncavo Sul, desta forma, haverá o aumento do fluxo de pessoas, mercadorias e serviços”, apontou Soares.

Além da temática abordada pelo representante da SEPLAN, outros quatro eixos foram expostos no seminário. O assessor do Ministério do Desenvolvimento Agrário para o Semiárido Brasileiro, Jerônimo Rodrigues, falou sobre Políticas para Agricultura Familiar – potencialidades locais. A ex-presidente do Consórcio Sisal, Cecília Petrina, abordou as experiências do Consórcio Público Sisal. A coordenadora do Colegiado de Desenvolvimento Territorial (CODETER) Recôncavo, Rosana Vieira, debateu Políticas Públicas para o Recôncavo – um olhar do Conselho Territorial. Já o reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif, falou sobre a influência e participação da educação superior na economia do Território.

 “O Recôncavo é um importante pólo de desenvolvimento Territorial para a Bahia e para o Brasil. Nós queremos escrever a partir de nós mesmos a nossa história. A resistência e a força do nosso Território farão com que a região se desenvolva muito mais”, destacou Nacif ao falar sobre o Recôncavo e sua civilização. O modo como a UFRB ressignificou o Território economicamente e socialmente também foi abordado pelo reitor.

O seminário foi promovido pela CODETER, com realização da UFRB. O evento ainda contou com a apresentação cultural de Chico Forrozeiro e das artistas francesas Marion Luksenberg e Pauline Coutellier. O mediador do seminário foi o agente territorial da SEPLAN, João Carlos.

Confira fotos do evento:

{gallery}noticias2014/seminario-munic-reconc{/gallery}



Sisu 2014.1: Divulgada relação de aprovados para UFRB na segunda chamada

27 de Janeiro de 2014, 10:23, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O resultado da segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação está disponível on-line para consulta. Os estudantes convocados para a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) devem comparecer à instituição a partir do dia 31 próximo, até 4 de fevereiro, para fazer a matrícula. Aquele que deixar de fazer a matrícula no prazo perderá a vaga.

A UFRB disponibilizou 1.510 vagas em 26 cursos nesta primeira edição de 2014 do Sisu. O sistema seleciona estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A inscrição, encerrada no dia 10 último, foi restrita ao estudante que participou da edição de 2013 do exame.

O cronograma completo do Sisu e o resultado da segunda chamada estão na página do sistema na internet.

Mais informações sobre a matrícula na UFRB no telefone 75 3621-1220/1221 ou pelo e-mail [email protected].

Lista de Espera

Os candidatos que não foram convocados nas duas primeiras chamadas do Sisu podem integrar a lista de espera. O prazo de adesão, aberto nesta segunda-feira, 27, vai até 7 de fevereiro. A UFRB usa essa lista para convocar candidatos a vagas remanescentes. Os integrantes da lista devem acompanhar as informações sobre o Cadastro Seletivo da UFRB no site www.ufrb.edu.br/prosel



Mestrado Profissional da UFRB abre seleção para aluno especial

24 de Janeiro de 2014, 16:17, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) torna público o processo seletivo para ingresso de aluno especial no primeiro semestre do ano de 2014. São oferecidas 12 vagas. As inscrições estarão abertas no período de 27 de janeiro a 14 de fevereiro.

A entrega de documentos para a inscrição deve ser feita na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social (PPGPPSS), Campus de Cruz das Almas, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 10h30 e das 14h às 16h, ou via postal, por Sedex. A inscrição poderá ser realizada mediante procuração com objeto específico, em favor do responsável pela realização da inscrição, com firma reconhecida em cartório.

Poderão ser admitidos candidatos portadores de diploma do ensino superior ou portadores de diploma de tecnólogo, que sejam servidores públicos federais, estaduais ou municipais atuantes na gestão do serviço público; políticos; vereadores e outros interessados em políticas públicas; profissionais que atuam ou queiram ingressar na gestão pública municipal, estadual ou federal, que pretendem se especializar em gestão pública; servidores legalmente investidos em cargos públicos; prestadores de serviços públicos; consultores credenciados e servidores das Agências Estaduais no exercício de atividades delegadas.

O processo seletivo compreende duas etapas: avaliação da documentação exigida no processo seletivo, de caráter eliminatório, e avaliação do currículo e do histórico escolar, de caráter classificatório. O resultado final do processo seletivo será publicado no site do PPGPPSS a partir do dia 27 de fevereiro.

Confira o Edital Seleção Aluno Especial 2014.1.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/mpgestaoppss



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres