Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB oferece atendimento nutricional gratuito através do PROSAJ

27 de Agosto de 2013, 16:09, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está com inscrições abertas para atendimento nutricional gratuito através do Programa de Promoção da Saúde em Santo Antônio de Jesus (PROSAJ). O serviço está disponível para toda a comunidade acadêmica e para residentes no município de Santo Antonio de Jesus e região circunvizinha.

Dentre as modalidades de atendimento oferecidas pelo PROSAJ destacam-se a atenção nutricional e o acompanhamento ambulatorial individualizado. O público-alvo são adolescentes, adultos e idosos, expostos ou não ao risco de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, assim como indivíduos portadores de Hipertensão, Obesidade, Diabetes Mellitus e/ou Síndrome Metabólica.

O acompanhamento ambulatorial é realizado por estudantes do curso de Nutrição da UFRB, sob a supervisão das professoras Clotilde Oliveira e Judelita Cunha e coordenação da professora Priscila Costa. As consultas são realizadas no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRB, campus de Santo Antonio de Jesus. O espaço está estruturado com um ambulatório e uma sala para realização de atividades de educação em saúde.

Os atendimentos seguem protocolos específicos e incluem a triagem nutricional, avaliação da composição corporal, avaliação nutricional, aconselhamento alimentar e plano alimentar. O agendamento das consultas é realizado através do e-mail [email protected] ou pessoalmente às segundas-feiras, das 13h às 17h, na sala do PROSAJ.

Sobre o programa

O PROSAJ se constitui em um Programa de Extensão Interdisciplinar de caráter permanente e integrativo das ações voltadas para a promoção da saúde, prevenção e controle de doenças crônicas não transmissíveis. Além de promover assistência nutricional à população, o PROSAJ se constitui em um espaço privilegiado para a produção, apropriação e transmissão do conhecimento em saúde.

 



UFRB sedia II Seminário de Agroecologia do Território do Recôncavo Baiano

27 de Agosto de 2013, 11:27, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

 

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) sediou entre os dias 23 e 24 de agosto o II Seminário de Agroecologia do Território do Recôncavo Baiano. O evento aconteceu no campus de Cruz das Almas e reuniu cerca de 200 participantes.

Estiveram presentes acadêmicos e profissionais dos Institutos Federais de Valença e Santa Inês na Bahia e do Campus de Souza na Paraíba, além das Universidades Federais da Bahia (UFBA e UFRB), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Católica do Salvador (UCSal), Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) e Faculdade Maria Milza (FAMAM).

Por meio de palestras e debates, o seminário proporcionou aos participantes momentos de socialização e de debate sobre o papel da Agroecologia e os desafios dos futuros profissionais da área. As discussões aconteceram em torno do tema Segurança Alimentar: Do Campo à Mesa.

Na palestra facilitada pela antropóloga suíça-americana Marsha Hanzi, a Agroecologia e o caminho da agricultura estiveram em pauta. Precursora da Permacultura no Brasil, Marsha é a fundadora do Instituto de Permacultura da Bahia e idealizadora do Projeto de Policultura no Semiárido.

O agrônomo Moacir Darolt do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) falou sobre Consumo Responsável, Saúde e Agroecologia: religando produtores e consumidores. Darolt é autor dos livros "Agricultura Orgânica: inventando o futuro", "Alimentos Orgânicos: um guia para o consumidor consciente" e "Conexão Ecológica: novas relações entre agricultores e consumidores".

O evento foi promovido pelo projeto “Orgânicos, Sabor Sem Veneno”, sob tutoria do professor Daniel Melo de Castro, coordenador do curso de Agroecologia da UFRB. Teve ainda o apoio da Superintendência Federal de Agricultura da Bahia e da Fundação Mokiti Okada.

Confira fotos do evento:

{gallery}noticias2013/ii-seminario-agroecologia{/gallery}

 



UFRB divulga eleição para membros da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD)

27 de Agosto de 2013, 9:02, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia torna pública a eleição para membros da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD). Os novos representantes devem pertencer a cada uma das classes da carreira do magistério superior, a saber: Titular, Associado, Adjunto, Auxiliar e Assistente. Serão escolhidos, ao todo, oito integrantes entre titular e suplente.

Para o professor Raul Ribeiro, membro do atual comissão eleitoral que organiza a seleção, os principais atrativos para os integrantes da CPPD referem-se ao envolvimento direto na análise de questões fundamentais da prática de docência dentro da UFRB, por exemplo, regime de trabalho, progressão funcional, afastamento para capacitação e assuntos relacionados ao estágio probatório.

De acordo com o documento de seleção, todos os docentes devem votar e podem ser votados. Cada votante escolherá dentro da classe que ocupa o docente que representará sua classe na CPPD. O mandato dos membros é de dois anos, permitida apenas uma recondução. Entre as exigências, os membros da CPPD não poderão exercer cargo de direção ou função gratificada, nem compor os conselhos superiores da UFRB.

As inscrições para candidatura à CPPD seguem abertas até 09 de setembro, por meio do email [email protected] Confira abaixo o calendário da eleição:

26/08 – Início das inscrições via e-mail: [email protected]
O candidato deve preencher o assunto do email ("Inscrição como candidato à CPPD") e, no corpo da mensagem, identificar-se (Nome, SIAPE e Classe) e confirmar que NÃO EXERCE cargo de direção ou função gratificada, nem compõe conselhos superiores da UFRB.

09/09 – Encerramento das inscrições via e-mail

10/09 – Divulgação da lista de candidatos

16 a 18/09 – Eleição nos respectivos Centros

19/09 – Apuração

20/09 – Divulgação dos resultados na página dos Centros da UFRB e nos murais de cada Centro.

 



Projeto Recria seleciona aprendizes

26 de Agosto de 2013, 11:57, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O projeto Reciclagem Eletrônica e Criatividade como Mecanismos de Sustenção Econômica (RECRIA) está com inscrições abertas para seleção de aprendizens. Interessado tem até 06 de setembro para se candidatar.

O público-alvo são estudantes das escolas de Cachoeira, São Félix E Cruz das Almas, além de alunos regularmente matriculados na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). De acordo com o Edital, são 15 vagas destinadas à alunos que possuam habilidades e interesse em atuar na área de informática com montagem e manutenção de computadores e softwares livres e/ ou na área de arte e criação.

O projeto tem o objetivo de estimular a educação empreendedora. O resultado final da seleção será divulgado no site do RECRIA até o dia 11 de setembro.

Confira o Edital de Seleção e a Ficha de Inscrição.



SUPAI divulga seleção de professores para projeto de línguas

23 de Agosto de 2013, 15:33, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Superintendência de Assuntos Internacionais (SUPAI) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga que estão abertas até 30 de agosto as inscrições para seleção de três professores bolsistas do projeto Núcleo de Línguas (NucLi).

Podem se inscrever servidores docentes e técnico-administrativos licenciados em Letras –Inglês; professores visitantes ou aposentados da área de língua inglesa; estudantes de graduação licenciando em Letras – Inglês; professores voluntários da área vinculados às Instituições de Ensino Superior por meio de projetos, convênios ou outras formas de parcerias institucionais locais. O documento de seleção informa ainda que "em caráter especial poderão se candidatar discentes e servidores docentes e técnicos da IES (UFRB), que não cursam ou que não tenham cursado Letras – Inglês, desde que possuam o perfil estipulado no edital". A ficha de Inscrição preenchida e assinada, com cópia da documentação solicitada, deve ser enviada para o e-mail: [email protected]

Os professores selecionados serão apoiados com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A divulgação da lista dos candidatos aprovados, com a respectiva classificação, vai estar disponível a partir do dia 05 de setembro na página da SUPAI.

Confira o Edital 03/2013 e a Ficha de Inscrição.

Mais informações: [email protected]

 



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres