Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola abre seleção para aluno especial 2014.1

23 de Janeiro de 2014, 12:47, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga edital de seleção para aluno especial 2014.1. São três vagas ofertadas, com inscrições de 01 a 18 de fevereiro.

O público-alvo são pré-graduados do último semestre, graduados em Ciências Biológicas, Ciências Agrárias e áreas afins. Além deles, profissionais da área, com interesse em aperfeiçoar seus conhecimentos também podem se candidatar. Ao todo, são três linhas de pesquisa: ecologia e processos microbianos aplicados; ecologia e manejo de fitopatógenos e, por fim, diversidade genética e interações moleculares microrganismo-planta. Já as disciplinas ofertadas são ecologia microbiana, morfofisiologia e bioquímica microbiana, tópicos especiais em microbiologia agrícola aplicada à agricultura: microbiologia industrial, controle sanitário dos alimentos

Para se inscrever, o candidato deve apresentar a) cópia do diploma de graduação, b) cópia do Curriculum Vitae atualizado e documentado e c) cópia dos documentos de RG e CFP, conforme Edital de seleção. A ficha de inscrição devidamente preenchida e o recibo do pagamento da taxa de inscrição ou comprovante original de depósito no valor de R$30 também constam nas exigências de documentação, a ser entregue, presencial ou via sedex,  na secretaria dos Programas de Pós-Graduação, campus de Cruz das Almas da UFRB. O endereço completo para envio dos documentos e outras exigências da seleção também se encontram no Edital.

A análise de seleção para alunos especiais para o Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola será realizada com base em dois critérios: análise do curriculum Vitae e análise do histórico escolar. A admissão do aluno aspecial terá validade máxima de dois semestres letivos consecutivos, podendo o aluno cursar até quatro disciplinas, duas por semestre.

Confira o Edital de Seleção Aluno Especial 2014.1.



UFRB aprova projetos no Pibid e Pibid Diversidade

22 de Janeiro de 2014, 9:41, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia teve projetos aprovados nos programas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência para a Diversidade (Pibid Diversidade) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os projetos serão desenvolvidos por meio da articulação entre a instituição de ensino superior e o sistema público de educação básica.

Enquanto o Pibid 2013 tem o objetivo de aperfeiçoar a formação inicial de professores por meio da inserção de estudantes de licenciatura em escolas públicas, o Pibid Diversidade, em sua primeira edição, busca o aprimoramento da formação inicial de professores para o exercício da docência nas escolas indígenas e do campo. Em comum, ambos concedem bolsas de iniciação a docência, bolsas de supervisão e de coordenação de área à equipe envolvida nos projetos. Ao todo, são ofertadas 652 bolsas.

O Pibid Diversidade será desenvolvido em escolas do campo, escolas de ensino fundamental, colégios e Centros de Educação Profissional de nível médio que atendem alunos que residem no campo, todos de redes públicas municipais e estaduais. “O Pibid Diversidade poderá contribuir na formação de licenciados, proporcionando formação pautada na reflexão da prática pedagógica, fundamentada na articulação entre escolas, movimentos sociais, territórios e saberes”, destaca o documento do Pibid Diversidade na UFRB, que irá contar ainda com parcerias com as Secretarias Municipais de Educação, ONG Centro Sapucaia, Sindicato de Trabalhadores Rurais, Movimento dos Pequenos Agricultores, entre outras. Os dois cursos de Licenciaturas em Educação do Campo - área de conhecimento de matemática e ciências da natureza do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) e área Ciências Agrárias do Centro de Formação de Professores (CFP) - formam a equipe dos dois sub-projetos. 

Já o PIBID 2013 conta com 10 subprojetos nas áreas de biologia, filosofia, física, educação física, história, letras, matemática, pedagogia, química e interdisciplinar, a serem realizadas nas cidades de Cruz das Almas, Cachoeira e Amargosa. O Programa será desenvolvido com a parceria de 29 escolas, colégios e centros de educação profissional de nível médio, também de redes públicas estaduais ou municipais. Destaca-se aqui a parceria com o Instituto Anísio Teixeira (IAT) da Secretaria Estadual de Educação do Estado da Bahia e secretarias municipais de Amargosa e Milagres.

Confira o resultado do Pibid 2013 e Pibid Diversidade e mais informações sobre o PIBID na UFRB. 



Pesquisadores da UFRB resgatam fósseis em área da FIOL

21 de Janeiro de 2014, 9:41, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Foto: ValecO convênio firmado entre a VALEC e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) para resgate e coleta de fósseis já começou a gerar resultados. Na última semana, uma equipe de pesquisadores trabalhou em um dos três sítios paleontológicos já identificados no município baiano de Guanambi, por onde passará a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL).

Apesar de terem sido encontradas dezenas de pedaços de ossos e dentes, essa primeira busca foi considerada regular. A coordenadora do projeto, Carolina Scherer, explicou que essa tarefa consistiu em resgatar os fósseis de um local já remexido pelo homem e, por isso, o material estava muito fragmentado. Ela explicou que a população local cavou com máquina um tanque para armazenamento de água e que deixou ao lado o chamado rejeito, ou seja, material descartado. Foi nesse monte de terra que os fósseis foram encontrados.

Carolina, que tem doutorado em Ciências com especialização em Paleontologia, estava acompanhada de duas de suas alunas da UFRB, Daiane Ribeiro dos Santos e Anny Carolinny Gomes, e do também doutor Téo Oliveira, professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Durante três dias a equipe escavou o local e organizou metodicamente todo o material encontrado. Alguns fósseis, principalmente dentes, possibilitaram a identificação imediata de seis espécies. Essa diversidade foi considerada pelo grupo o maior sucesso da empreitada, pois permitiu conhecer os animais que habitaram aquela região em tempos remotos, de 10 mil a 1,8 milhão de anos.

Esse regate permitirá a realização de trabalhos para a comunidade científica, dando notícia do primeiro registro de fósseis encontrados no município de Guanambi. Esses assuntos são desenvolvidos em revistas e também em congressos de Paleontologia.

“Dentre as espécies já identificadas, têm destaque um parente já extinto do tatu, reconhecido por pedaços de sua carapaça, e um dente de um artiodáctilo, provavelmente um cervídeo, que é muito raro de ser encontrado em tanques, em razão da fragilidade de seus fósseis”, explicou Carolina. Uma vértebra de uma preguiça gigante também pôde ser facilmente identificada pelos profissionais. Esse animal, já extinto, podia chegar a até seis metros de altura.

A expectativa é de que, dentro do tanque, possam ser encontrados futuramente mais fósseis e em condições melhores para serem estudados, mas essas buscas somente serão possíveis quando não mais houver água, o que deve acontecer dentro de alguns meses, em razão do período de seca que sempre atinge a região.

Todo o material coletado será depositado na Coleção de Paleontologia da UFRB. Conforme prevê a legislação federal, os fósseis pertencem à União e devem ser encaminhados para instituições de pesquisa e ensino para que o maior número de pesquisadores possa ter acesso.

As alunas que puderam acompanhar de perto o resgate dos fósseis se consideram privilegiadas. “Esse tipo de trabalho de campo é muito importante para a minha qualificação como professora e pesquisadora”, disse Daiane, que cursa o último ano de Licenciatura em Biologia.

No próximo mês a equipe deve retornar ao local para realizar mais buscas. Em paralelo às atividades práticas, será iniciado um ciclo de palestras para a população e também para os operários que trabalham na construção da FIOL a fim de que sejam capazes de reconhecer o que é fóssil e saibam de sua importância.

Fonte: VALEC

Confira abaixo fotos da expedição: (créditos das fotos: VALEC)

{gallery}noticias2014/fiol{/gallery}



Pioneira no Sisu na Bahia, UFRB tem 25 candidatos por vaga em 2014.1

20 de Janeiro de 2014, 12:05, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) registrou mais de 37 mil inscrições na edição 2014.1 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. Foram 8.209 inscrições a mais em comparação a primeira edição do Sisu, o que equivale a um aumento de 28%. Neste primeiro semestre, cerca de 25 candidatos concorreram a uma das 1.510 vagas ofertadas nos sete centros de ensino da instituição.

“Somos a primeira instituição de ensino superior a aderir ao Sisu na Bahia. Desde então, a UFRB contabiliza mais de 300 mil inscrições pelo Sistema de Seleção Unificada”, destaca a pró-reitoria de Graduação, Luciana Alaíde. Em relação ao aumento das vagas, ela afirma: “este ano, houve um aumento de 15,27% na oferta das vagas em função da implantação dos novos campi nos municípios de Santo Amaro e Feira de Santana e redefinição das vagas ofertadas pelo Centro de Ciências da Saúde, campus de Santo Antônio de Jesus”.

Na opinião da pró-reitora, o ingresso pelo Sisu na instituição permitiu maior acesso por garantir a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas cidades de origem dos candidatos. Além disso, destaca o fato de não haver custos com as inscrições e ser um sistema totalmente informatizado. De acordo com Luciana, a instituição também se beneficia, pois o sistema Sisu disponibiliza todos os relatórios necessários para convocação e acompanhamento dos inscritos.

Em 2014.1, a concorrência na primeira etapa foi maior para os cursos de Serviço Social, no campus de Cachoeira, e Bacharelado Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade, no campus de Feira de Santana. Os convocados na primeira chamada da seleção para 2014.1 têm até amanhã, dia 21, para efetuar a matrícula. O candidato que não comparecer na data prevista, segundo escalonamento, perderá a vaga na instituição.

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem. Desde o ano de 2010, a UFRB aderiu ao Sisu como a principal forma de ingresso na instituição. A partir de então, a procura pela UFRB passou de 7.419 inscritos no vestibular, em 2009, para 29.432 na primeira edição de 2010, já pelo Sisu. 

Confira abaixo a relação de inscritos nos Processos Seletivos da UFRB e a concorrência dos cursos em 2014.1:



Pós-Graduação em Ciências Agrárias da UFRB abre seleção para aluno especial

17 de Janeiro de 2014, 16:53, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (PPGCA) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) torna público o processo seletivo para Aluno Especial para ingresso em 2014.1. São oferecidas seis vagas em disciplinas não obrigatórias do programa. As inscrições estarão abertas do dia 20 de janeiro a 10 de fevereiro.

A entrega dos documentos para inscrição deve ser feita na Secretaria dos Programas de Pós-Graduação do CCAAB, campus de Cruz das Almas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h30, ou via postal (apenas SEDEX). A inscrição também poderá ser realizada mediante procuração com objeto específico, em favor do responsável pela realização da inscrição, com firma reconhecida em cartório.

Podem ser admitidos candidatos que possuam o curso de graduação de nível superior em Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal, Biologia, Engenharia Civil, ou em áreas correlatas, desde que seus currículos contenham, predominantemente, disciplinas pertinentes à Área de Concentração pretendida. Também podem ser admitidos pré-graduandos, desde que comprovem estar cursando o último semestre da Graduação.

A primeira fase do processo seletivo terá caráter eliminatório e consistirá na avaliação da documentação. A segunda fase, de caráter classificatório, consistirá na análise do Currículo Lattes e do histórico escolar. O resultado da seleção será publicado no site do PPGCA a partir do dia 15 de fevereiro e matrícula será entre 06 e 07 março. A admissão do Aluno Especial terá validade máxima de dois semestres letivos consecutivos, podendo o aluno cursar até quatro disciplinas, sendo duas por semestre.

Sobre o PPGCA - O Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias da UFRB oferece a Área de Concentração em Fitotecnia, contemplando duas linhas de pesquisa: Linha 1. Fitomelhoramento e produção vegetal e Linha 2. Bioecologia e Manejo de Artrópodes e Micro-organismos de Importância Agrícola. Mais informações em www.ufrb.edu.br/pgcienciasagrarias.

Confira o Edital de Seleção Nº 01/2014 PPGCA – Aluno Especial.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres