Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Projeto de pesquisa de Energia Fotovoltaica abre seleção para bolsistas

24 de Maio de 2018, 11:16, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), torna pública a seleção para bolsistas do projeto de pesquisa “Sistema de Geração de Energia Fotovoltaica, Otimizado Através de Concentrador Espelhado e Rastreamento do Sol”.

As inscrições estarão abertas até o dia 30 de maio, de forma presencial, na sede do CETEC na sala da Coordenação de Gestão Acadêmica, das 08 às 12 e das 13 às 17h.

São ofertadas cinco vagas destinadas aos discentes  da UFRB devidamente matriculados nos cursos de Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas, de Engenharia Elétrica, de Engenharia de Computação ou de Cinema e Audiovisual.

O valor mensal da bolsa varia entre R$ 400 (Apoio Técnico Nível Médio) e R$ 550 (Apoio Técnico Nível Superior). Em ambos os casos, a duração do vínculo do bolsista será de 07 meses.

O escopo das atividades dos bolsistas selecionados consiste na adaptação das técnicas de simulação computacional de sistemas fotovoltaicos já concebidas nas fases anteriores do projeto, para o desenvolvimento de um simulador de iluminação artificial aplicado à produção de conteúdo audiovisual, que contemple especialmente a diversidade étnico-racial brasileira.

O resultado da seleção será divulgado no dia 11 de junho no site do CETEC.

 Confira aqui o Edital Interno nº 03/2018.



Inscrições abertas para 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista

23 de Maio de 2018, 11:18, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Estão abertas as inscrições para a 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista (PJC), cujo tema será "Inovações para a conservação da natureza e transformação social". Podem concorrer estudantes do Ensino Médio, Ensino Superior, mestres e doutores. Há, ainda, mais duas categorias dentro do prêmio: Mérito Científico para o pesquisador doutor que, ao longo de sua trajetória, tenha se destacado na área relacionada ao tema da edição, e Mérito Institucional para instituições dos ensinos médio e superior com o maior número de trabalhos qualificados.

As inscrições e os trabalhos podem ser enviados até o dia 31 de julho, para o site www.jovemcientista.cnpq.br. Desde o mês de fevereiro são disponibilizadas web aulas no site do PJC, voltadas para o tema deste ano, com o intuito de auxiliar os participantes no decorrer do prêmio.

Instituído em 1981, o PJC incentiva a pesquisa científica e os estudantes e jovens pesquisadores que buscam soluções inovadoras para os desafios do país. Biodiversidade, empreendedorismo e sustentabilidade, inovação e inclusão digital são algumas das linhas de pesquisa que podem ser consultadas no site do prêmio.

A 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) / Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Fundação Roberto Marinho, Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e Banco do Brasil.

Conheça as linhas de pesquisa

Na 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista, estudantes do ensino superior, mestres e doutores poderão inscrever trabalhos relacionados a uma das seguintes linhas de pesquisa:

  • Benefícios socioeconômicos gerados por unidades de conservação e demais áreas protegidas;
  • Biodiversidade, serviços ecossistêmicos e bem-estar humano;
  • Empreendedorismo e modelos de negócios para a inclusão digital e uso sustentável de recursos naturais;
  • Incentivos econômicos para a conservação e o uso sustentável da natureza;
  • Inovações para a conservação e o uso sustentável da natureza;
  • Inovações para a inclusão digital da sociedade brasileira;
  • O papel da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos na adaptação às Mudanças do Clima;
  • Práticas inovadoras em educação, comunicação e divulgação sobre biodiversidade;
  • Produção e consumo ambientalmente sustentáveis;
  • Tecnologias digitais para transformação social;
  • Tecnologias para incentivar a prática de economia colaborativa e sustentável.

Já na categoria Ensino Médio, poderão ser inscritos trabalhos relacionados a uma das seguintes linhas de pesquisa:

  • Comunicação e mobilização para a valorização de áreas protegidas;
  • Empreendedorismo e soluções locais para a conservação e o uso sustentável da natureza;
  • Inovações para a conservação da natureza e o uso sustentável no ambiente escolar;
  • Práticas inovadoras em educação ambiental e conservação da natureza;
  • Tecnologias digitais para a conservação da natureza;
  • Tecnologias digitais para transformação social.

Fonte: Coordenação de Comunicação Social do CNPq



UFRB anuncia processo de eleição para Comissão Permanente de Pessoal Docente

23 de Maio de 2018, 10:34, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de comissão designada pela Portaria nº 332/2018 do Gabinete do Reitor, divulga o processo de eleição dos membros para composição da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) no biênio 2018-2020, conforme Edital nº 01/2018. A inscrição será realizada nos dias 24 a 28 de maio, por formulário eletrônico.

Os representantes da CPPD devem pertencer a cada uma das classes da carreira do magistério superior, a saber: Classe A (Adjunto A, Assistente A e Auxiliar), Classe B (Assistente), Classe C (Adjunto), Classe D (Associado) e Classe E (Titular). Cada votante escolherá dentro da classe que ocupa o docente que representará a sua classe na comissão. Serão escolhidos, ao todo, dez integrantes entre titular e suplente.

A lista dos candidatos inscritos será encaminhada ao e-mail dos docentes no dia 29 de maio. A votação ocorrerá no período de 01 a 04 de junho, por meio de formulário eletrônico informado aos docentes após homologação das inscrições dos candidatos. Poderão votar todos os docentes do quadro permanente em efetivo exercício na instituição. O eleitor só poderá votar em um representante de sua classe.

Serão declarados eleitos os candidatos que obtiverem maior votação, de acordo com o número de membros que compõem a representação da CPPD. Na classe em que houver apenas um docente, este será o representante e o seu suplente será o terceiro mais votado na classe imediatamente superior. Havendo empate entre candidatos, os critérios de desempate obedecerão à seguinte ordem: maior idade, maior tempo no serviço público federal e maior tempo de serviço na UFRB.

A lista dos candidatos votados, em ordem decrescente, será divulgada no dia 05 de junho, via e-mail institucional. O mandato dos membros é de dois anos, permitida apenas uma recondução. Entre as exigências, os membros da CPPD não poderão exercer cargo de direção ou função gratificada, nem compor os conselhos superiores da UFRB.

Sobre a CPPD - Criada pela Portaria nº 152/2006, tem por finalidade assessorar o Conselho Universitário e o Reitor da UFRB na formulação e acompanhamento da execução da política de pessoal docente. A comissão se reúne ordinariamente uma vez por semana e, extraordinariamente, quando necessário, por convocação do seu presidente, ou por deliberação de dois terços dos seus membros.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/cppd



UFRB divulga seleção de estudantes para integrar Grupo de Pesquisa NEGRAS

23 de Maio de 2018, 9:07, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) informa aos discentes dos diversos cursos de graduação e pós-graduação desta e de outras Instituições de Ensino Superior que estão abertas as inscrições para a seleção de integrantes para o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gênero, Raça e Saúde (NEGRAS). São disponibilizadas 14 vagas, sendo duas para os candidatos quilombolas e duas para os indígenas.

As inscrições serão realizadas de 23 a 30 de maio, exclusivamente via internet, por meio de ficha de inscrição. Podem se candidatar estudantes regularmente matriculados em 2018.1, que tenham disponibilidade para participar das reuniões semanais às segundas-feiras, das 17h às 19h, no campus da UFRB em Santo Antônio de Jesus, e no mínimo quatro horas semanais, para realização das atividades do grupo.

A seleção ocorrerá pela equipe atual do NEGRAS, em duas etapas: avaliação da carta de intencionalidade e entrevista presencial em data e local a ser divulgado após publicação dos aprovados na primeira etapa. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 11 de junho. A inclusão no diretório do grupo de pesquisa ocorrerá após avaliação da participação e integração dos selecionados à proposta, nos primeiros três meses após a seleção.

Caso ocorra desistência voluntária ou desligamento de algum selecionado haverá a substituição deste por um suplente conforme ordem de aprovação. Na ausência do suplente será realizada nova seleção. 

Sobre o NEGRAS - é um grupo fundado no ano de 2011 por docentes da UFRB com o objetivo de promover estudos, pesquisas e intervenções que possibilitem a reflexão sobre a situação de saúde de grupamentos e coletividades, considerando as dimensões raciais e de gênero.

Confira o edital de seleção.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/negrasccs.



UFRB apoia projeto que treina profissionais do turismo e cultura no Recôncavo

22 de Maio de 2018, 16:06, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Especialistas das áreas de história e antropologia, educadores e professores universitários, mestres populares e até sacerdotes do candomblé estão treinando profissionais de cultura, integrantes de terreiros de candomblé, guias e condutores de turismo dos municípios de Cachoeira, São Félix e imediações. Trata-se do Projeto ‘Terreiros Criativos’ que em três meses pretende aprimorar os serviços de turismo na região do Recôncavo.

A Associação dos Guias e Condutores de Turismo do Vale do Paraguaçu (ACTUP) é a entidade autora da iniciativa, patrocinada pelo Governo do Estado, via Secretaria de Turismo (Setur), com apoio da Secretaria de Cultura (SecultBA) e Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC). O projeto conta ainda com parceria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do seu Centro de Artes e Humanidades e Letras (CAHL).

As aulas começaram no último dia 14, no Museu da Fundação Hansen Bahia, em Cachoeira, com a palestra de abertura ‘Cultura e religiões de matriz africana’ do historiador e doutor em Estudos Étnicos e Africanos pelo CEAO/UFBA, Cacau Nascimento. A grade de cursos e treinamentos continua até meados de junho. “Também teremos visitas a monumentos históricos de Salvador e Recôncavo, além de vistorias técnicas a terreiros de candomblé”, relata Alexssandro Simão, presidente da ACTUP.

Diáspora e inclusão - Na quarta-feira (23) à noite, a doutoranda pela Universidade de Málaga, Lara Silveira, faz palestra sobre ‘Turismo e Sustentabilidade’. Na quinta-feira (24) será a vez do doutor em História Social pela Universidade de Campinas (Unicamp) e professor da URFB, Walter Fraga, discorrer sobre a ‘História Africana e Diáspora – negros na Bahia’, além da ‘Formação Socioeconômica do Recôncavo e o Papel dos Terreiros’. Finalmente, na sexta-feira (25) à tarde, o cantor, compositor e instrumentista, Amadeu Alves, fala sobre ‘A inclusão social como combate à intolerância – práticas culturais e ambientais no Abaeté’, como representante da SecultBA.

A partir do dia 28, ocorrem palestras e oficinas sobre turismo e patrimônio cultural, desenvolvimento de produtos, roteirização, turismo étnico, empreendedorismo, gastronomia, educação patrimonial, comunicação e mídias, roteirização e aulas práticas, dentre outros temas. “No dia 1° de junho está prevista uma Noite Cultural aberta ao público com oficinas de cantoria e música instrumental étnico-religiosa”, infoma Simão. Em meados de junho acontecerá a apresentação final dos projetos, avaliação interna e entrega de certificados.

Novas vagas - A participação no Projeto ‘Terreiros Criativos’ é gratuita, voltada para profissionais da cultura, integrantes de terreiros tombados, guias e condutores de turismo. Pessoas interessadas ainda podem se inscrever como alunos ouvintes em novas vagas ou outras modalidades a serem discutidas.

Mais informações: [email protected] e [email protected], e telefones (75) 98245.1045 e (71) 99154-5965.

Com informações de Moniz Comunicação.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog