Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Aula magna do filósofo João Salles marca abertura de período letivo na UFRB

30 de Outubro de 2017, 11:47, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), professor e filósofo João Carlos Salles, proferiu a aula magna "Universidade Pública: Autonomia e desafios contemporâneos", marcando o início do novo período letivo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. A aula ocorreu no Auditório da Biblioteca, no último dia 26 de outubro, pela manhã.

Antes da aula magna, o poeta e cantor Jorge Lampa fez uma apresentação litero-musical revivendo clássicos do cancioneiro popular. A seguir aconteceu à composição da mesa de honra da solenidade, composta por autoridades acadêmicas.

Fizeram parte da mesa de honra, o reitor da UFBA, João Salles; o reitor da UFRB, Sílvio Luis de Oliveira Soglia; a vice-reitora Georgina Gonçalves dos Santos; os diretores de Centro de Ensino, Flávia Conceição dos Santos Henrique (CCS); Elves Lima Vieira (CCAAB); Clarivaldo Santos de Sousa (CFP); Danilo Silva Barata (CECULT); Edgilson Tavares de Araújo (representando o CAHL); e Maria Amélia de Pinho Barbosa (representando o CETENS).

O reitor João Salles, presidente da Sociedade Interamericana de Filosofia, abriu a aula magna citando o artigo 207 da Constituição Federal: "As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão".

Ele discorreu sobre as ameaças a essa prerrogativa constitucional, nos âmbitos externo e interno.

Segundo Salles, atualmente acontece um conjunto de procedimentos desagregadores e que consolidam a quebra da áurea da universidade pública por parte de algumas pessoas, reacionárias, que apresentam fatos como se adeptos de um positivismo indigente. “Os positivistas, bem sabem, que os fatos não falam por si e sua apresentação nada tem de inocente e universal”.

O reitor alertou para o uso de “fatos selecionados, nos quais aparecem na mídia que a universidade pública é perdulária, os gestores públicos, incompetentes; e que houve, talvez, insensatez na expansão do ensino público federal”.  

Para Salles, os gestores públicos serão bombardeados, por dúvidas externas, no sentido de existir da universidade, de eficiência, de gastos públicos necessários (e não do sentido de investimento no futuro de nossa sociedade), num momento de crise econômica e política que vive a sociedade brasileira. “Agora está em jogo um projeto de universidade”, alerta Salles.

“Para além de uma conjuntura de crise, a ameaça as universidades não é passageira; porque pode ameaçar o compromisso do Estado brasileiro com o financiamento da educação superior”.

O evento foi transmitido ao vivo e está disponível, na íntegra, em UFRB TV.

Confira fotos do evento:

{gallery}noticias2017/aula-magna{/gallery}



Professores da UFRB podem cadastrar currículos para novo programa de formação

30 de Outubro de 2017, 11:13, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) já podem cadastrar currículos na Plataforma Freire para atuar junto aos cursos do Programa de Formação Inicial e Continuada para Professores da Educação Básica (Profic), que será lançado até o final do ano.

Gerenciada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a Plataforma Freire é um site que, além de funcionar como banco de currículos – semelhante ao Currículo Lattes, será um sistema de gestão de cursos de capacitação para os professores.

Por meio da Plataforma, será possível que professores da educação básica se inscrevam para os cursos de capacitação do Profic. A CAPES vai gerenciar o Profic por meio da Plataforma, otimizando as ações do programa.

Novo sistema 

“Plataforma Freire” foi também o nome de um site do Ministério da Educação usado no passado para gerenciar o programa Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Esse novo site apenas herda o nome do anterior, mas se trata de um outro sistema. Portanto, todos os professores precisam se cadastrar na Plataforma Freire.

Novo programa

O Programa de Formação Inicial e Continuada para Professores da Educação Básica (Profic) foi anunciado pelo diretor de Formação de Professores da Educação Básica da CAPES, Marcelo Câmara, em setembro. O novo programa atualiza o modelo do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor).

O Parfor continua vigente até a conclusão da última turma, e não haverá novas turmas. Até o encerramento do Parfor, os programas funcionarão ao mesmo tempo.

Com informações de Lucas Lopes – CCS/CAPES.



Programa Saúde no Ar da UFRB abre inscrições para seleção de voluntários até dia 05

26 de Outubro de 2017, 17:24, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O programa de extensão Saúde no Ar da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está com inscrições abertas para a seleção de voluntários. Podem se inscrever estudantes dos cursos oferecidos no Centro de Ciências da Saúde (CCS), campus de Santo Antônio de Jesus.

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível online até o dia 05 de novembro. Os candidatos participam de entrevista com a coordenadora do projeto, no dia 07 de novembro, terça-feira, das 8h às 12h, por ordem de chegada.

O programa propõe atividades vinculadas ao estudo da Saúde e suas interfaces com a Educação e a Comunicação enquanto áreas do conhecimento imprescindíveis à formação e ao desenvolvimento humano, considerando as ações técnico-pedagógicas de cunho preventivo e promocional em torno da Saúde.

O objetivo é desenvolver um conjunto articulado de projetos (Programa de rádio “Saúde no ar”, “AmamentAÇÃO”, “EmagreSER”, TV “Saúde no ar”) e outras ações (cursos, eventos, publicações e outros produtos acadêmicos) no trato com a Educação e Comunicação em Saúde, articulando ações de extensão, pesquisa e ensino, no território do Recôncavo da Bahia (Amargosa, Santo Antônio de Jesus, Nazaré e adjacências).

Os estudantes selecionados participam de intervenções a serem desenvolvidas nas dependências do Centro de Ensino, das instituições parceiras (Emissoras de rádio, Unidades de Saúde da Família – USF, Praças Públicas, Feiras Municipais, Organizações Não Governamentais - ONG’s), bem como nas Residências das famílias cadastradas no programa.

Mais informações sobre o Programa Saúde no Ar pelos e-mails: [email protected] e [email protected].



UFRB prorroga prazo para estudantes regularizarem situação acadêmica em 2017.2

26 de Outubro de 2017, 15:56, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), prorrogou até o dia 08 de novembro o prazo para o recebimento dos processos dos estudantes sujeitos ao cancelamento de matrícula em 2017.2 que desejam regularizar sua situação acadêmica.

A convocação referente ao Edital de Convocação de Alunos Sujeitos ao Cancelamento de Matrícula 2017.2 diz respeito aos alunos atingidos pelo art. 65 do Regulamento de Ensino de Graduação da UFRB, que enumera as situações sujeitas ao desligamento do discente dos cursos de graduação.

O estudante interessado em permanecer no curso deverá instruir processo de permanência de curso nos Núcleos Acadêmicos dos Centros de Ensino, apresentando defesa, acompanhado das provas que dispuser. Os estudantes indevidamente relacionados no Edital deverão desconsiderar a notificação.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/surrac.



Pesquisadora da UFRB lança site Filmografia Baiana em Santo Amaro

26 de Outubro de 2017, 10:42, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A terceira fase do projeto “Filmografia Baiana: Memória Viva”, que abrange pesquisa em produção audiovisual no período de 2010 a 2017, vai ganhar um novo site. O lançamento do site que, promove projeto de mapeamento e divulgação da produção audiovisual do Estado, será hoje (26), às 19h, no Teatro Dona Canô, em Santo Amaro. O evento é gratuito e aberto ao público que vai participar, também, da exibição do filme baiano “Café com Canela”, produção recém-premiada no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, produzido por alunos egressos do Curso de Cinema e Audiovisual da UFRB.

O site é parte dos esforços de pesquisa do grupo coordenado pela professora Laura Bezerra, do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT/UFRB) e um dos meios de registro das produções baianas, e mobilizador de outros espaços para a divulgação, valorização e salvaguarda dessas produções. 

Nesta terceira etapa, foi realizada uma pesquisa específica para a produção do Recôncavo da Bahia e para a videoarte no sentido de incentivar a promoção da diversidade dentro do próprio Estado da Bahia. Este processo de valorização regional tem efeitos no âmbito da dimensão simbólica e política da cultura, mas também na sua dimensão econômica. 

Contemplado pelo edital Setorial de Audiovisual, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, em 2016, o projeto “Filmografia Baiana: Preservar, valorizar, difundir” tem como objetivo catalogar e divulgar dados sobre a produção audiovisual da Bahia. Desde o início da pesquisa, em 2008, foram catalogados mais de 2.000 filmes de curta e longa-metragens, vídeos e seriados de TV, de 1910 a 2017.

Projeto

O projeto “Filmografia Baiana: Memória Viva” tem como objetivos principais pesquisar e divulgar informações sobre a produção audiovisual da Bahia desde os seus primórdios. Ao longo da pesquisa foram catalogados curtas e longas-metragens, independente do suporte, gênero, valor artístico ou comercial.

Na primeira fase do projeto, aconteceu o mapeamento da filmografia baiana. Esse trabalho teve por objetivo apresentar uma visão geral sobre a produção baiana de cinema e de vídeo. A prospecção da produção audiovisual do Estado e o registro de informações básicas sobre a maior quantidade possível de filmes produzidos na Bahia, eve como base o Banco de Dados da Filmografia Brasileira e do Centro de Documentação e Pesquisa da Cinemateca Brasileira (SP); a literatura contemporânea e histórica sobre o cinema baiano; informações enviadas por produtoras e realizadores; e uma pesquisa sistemática em alguns Festivais e Mostras.

Na segunda fase do projeto, a meta foi atualizar e aprofundar a pesquisa a partir de 1959, ano de estreia do longa-metragem “Redenção” (dirigido por Roberto Pires). O recorte da pesquisa abrangeu filmes de longa-metragem realizados na Bahia entre 1959-2009; filmes baianos realizados em 35mm nos últimos 50 anos; e a produção audiovisual baiana de 2005 a 2010 (independente de metragem e suporte).

O grupo de pesquisa priorizou as fontes primárias, os filmes, encontrados no Núcleo de Memória da Dimas (Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia) e na Produtora Universitária de Vídeo – ProVídeo da UESB (Universidade Estadual do Sudoeste Baiano).

Café Com Canela

A obra “Café com Canela” escolhida para ser exibida no lançamento do site Filmografia Baiana possui um elenco de negros e tem como plano de fundo o Recôncavo e a beleza da Baía de Todos os Santos. O filme acaba de receber três prêmios na  50ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro: melhor longa-metragem (Júri popular); melhor roteiro (Ary Rosa) e melhor atriz (Valdineia Soriano).

O filme, produzido pela Rosza Filmes, sediada em São Félix e dirigido por Glenda Nicácio e Ary Rosa, formados pelo Curso de Cinema e Audiovisual da UFRB, traz para o cinema o protagonismo das mulheres negras. Duas mulheres, cada uma com seu modo de vida, vivem em cidades distintas, separadas por uma ponte e um rio. Quando elas se encontram, inicia-se um processo de transformação.

Serviço

Lançamento do site Filmografia Baiana

Data: quinta, 26 de outubro

Local: Teatro Dona Canô – Santo Amaro

Horário: 19h

Valor: Gratuito                 



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog