Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Inscrições para o Sisu 2013.2 começam na segunda-feira, 10

3 de Junho de 2013, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Os candidatos ao acesso à educação superior pública já podem conferir a oferta de vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação para este segundo semestre. As inscrições serão abertas na próxima segunda-feira, 10. Ambiente virtual do MEC, o Sisu seleciona estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Nesta segunda edição de 2013, cada estudante pode fazer até duas opções de curso. Serão 39.724 vagas, em 1.179 cursos, oferecidos por 54 instituições de educação superior públicas integradas ao sistema, entre elas a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). As inscrições estarão abertas até dia 14.

Ao longo do período de inscrições, a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos serão divulgadas no portal do sistema na internet. Na mesma página, o estudante pode tirar dúvidas sobre nota de corte, datas das chamadas, período de matrículas nas instituições, resultados e lista de espera.

O sistema ainda permite ao estudante localizar cursos e vagas por meio de pesquisa com a indicação do município, da unidade da Federação e da instituição de ensino. É possível ainda saber em quais instituições estão as vagas pretendidas.

Cronograma - No dia 17 próximo será divulgado o resultado final. A matrícula dos estudantes selecionados em primeira chamada deve ser feita nos dias 21, 24 e 25. Os selecionados com base na segunda opção de curso ou que não atingirem a nota mínima em nenhum dos dois cursos escolhidos podem permanecer no sistema e ser convocados na chamada seguinte, a partir de 1º de julho. Quem não for selecionado em nenhuma das chamadas pode pedir inclusão em lista de espera.

Os candidatos devem conferir a oferta de vagas na página do Sisu na internet.

Com informações do MEC.



Projeto da UFRB de Reciclagem Eletrônica anuncia nova seleção de bolsistas

28 de Maio de 2013, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O projeto de pesquisa "Reciclagem Eletrônica e Criatividade como Mecanismos de Sustentação Econômica", vinculado ao Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), anuncia nova seleção de bolsistas de Iniciação Científica, apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). Estão sendo oferecidas duas vagas para estudantes do Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas (BCET).

É permitida a inscrição de candidatos que estejam regularmente matriculados no BCET, cursando a partir do 2º semestre, que tenham escore igual ou superior a 7,0 e não possuam mais de uma reprovação por nota, por disciplina. Os candidatos também não devem ter vínculo empregatício de qualquer tipo e não estar recebendo qualquer outro tipo de bolsa.

Os interessados devem enviar todos os documentos exigidos no edital de seleção, a saber, histórico escolar atualizado, fotocópia do RG e do CPF e comprovante de matrícula e curriculum vitae, para o e-mail [email protected]. O período de inscrição vai até o dia 07 de junho.

Os pré-selecionados serão convocados por e-mail para a segunda etapa, que consistirá de entrevista com a Comissão de Seleção. O candidato que não comparecer à entrevista está automaticamente desclassificado. Após todas as etapas do processo seletivo, os convocados deverão disponibilizar de 20 horas semanais para as atividades de pesquisa. O valor da bolsa é de R$ 350,00, a serem pagos pela Fapesb durante 12 meses.

Confira o Edital de Seleção de Bolsistas



Novo curso de Publicidade e Propaganda da UFRB será ofertado em 2013.2 pelo Sisu

28 de Maio de 2013, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) criou o primeiro curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda em uma instituição pública de ensino superior no estado da Bahia. Os interessados devem ficar atentos ao cronograma do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2013.2 e optar pela nova graduação do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL).

De acordo com o projeto de criação do curso, o objetivo é formar pessoas capazes de compreender, refletir e interferir no processo de comunicação. Para o professor Robério Ribeiro, membro da Comissão do Curso de Publicidade e Propaganda da UFRB, a atividade publicitária aumentou a sua influência e importância na Bahia, especialmente com as novas mídias e tecnologias de informação que tornam a profissão ainda mais vasta e requisitada pelas empresas.

O novo curso, sensível a esta realidade, também enfatiza as dimensões culturais e sociais das comunicações, compreendendo o fomento à cultura e à educação como a melhor forma de preservação e avanço da sociedade brasileira. Ribeiro acredita que o curso atende uma antiga demanda social para formação pública de profissionais de comunicação nesta habilitação. "Ampliando os espaços de ensino, bem como do exercício profissional, poderemos evitar o êxodo de estudantes que buscam, em cursos particulares em Salvador e até na região sudeste do país, uma capacitação nesta área", aponta.

Santo Amaro, a 72 km de Salvador, é o município sede para o novo curso. Trata-se de uma extensão do CAHL, localizado em Cachoeira. Ao todo, serão ofertadas 30 vagas nos turnos matutino e vespertino. Inicialmente, as aulas serão ministradas em um espaço cedido pela Prefeitura de Santo Amaro, a Escola Doutor Araújo Pinho. O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão do CAHL será o responsável pela graduação.

Expansão – O novo curso de Publicidade e Propaganda está entre os projetos de expansão da UFRB, que prevê a criação de novos cursos e campi. O Centro de Tecnologia Aplicada à Produção de Cultura (CECULT), com foco multidisciplinar nas áreas de engenharia do espetáculo, cenotecnia, música popular, gestão de cultura, turismo e arte-educação, também terá sede no município de Santo Amaro. A previsão é que as aulas neste Centro tenham início ainda em 2014.



UFRB abre seleção para cursos do segundo ciclo após o BCET

27 de Maio de 2013, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), torna público o Edital nº 12/2013 para acesso aos cursos do segundo ciclo na área de ciências exatas e tecnológicas. Podem participar do processo seletivo os discentes que tenham integralizado ou esteja em fase de conclusão do Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas (BCET). Ao todo, 45 vagas são ofertadas.

A inscrição deve ser realizada até o dia 31 de maio, no Núcleo de Apoio Acadêmico (NUAC), do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), campus de Cruz das Almas. Há vagas para os cursos de engenharia civil, engenharia mecânica e engenharia de computação para ingresso no primeiro semestre de 2013. As aulas têm início em 25 de junho.

O resultado será divulgado até o dia 07 de junho nos sites www.ufrb.edu.br/cetec e www.ufrb.edu.br/prograd. Os candidatos classificados devem realizar sua matrícula no período de 25 a 27 de junho, das 8h às 12h e das 14h às 17h, na Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), localizada no campus de Cruz das Almas.

Confira:

Edital Nº 12/2013

Formulário de inscrição



UFRB convoca candidatos homologados no PARFOR 2013.2 para realizarem matrícula

26 de Maio de 2013, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), convoca os candidatos homologados na Plataforma Freire do Plano Nacional de Formação Inicial de Professores da Rede Pública de Ensino (PARFOR) para efetivarem matrícula.

A entrega dos documentos deve ser realizada impreterivelmente no dia 28 de maio, das 8h ás 11h30 e das 13h30 ás 16h30, no Prédio da SURRAC, situado no Campus Universitário em Cruz das Almas. A matrícula também poderá ser realizada por procurador munido de procuração original legível e cópia do próprio documento de identificação, além dos documentos do candidato descritos no Edital.

Os candidatos selecionados para a Licenciatura em Pedagogia têm ingresso previsto para o segundo semestre letivo de 2013. Aquele que não apresentar a documentação completa, exigida no Edital, no dia e nos horários citados, perderá o direito à vaga. Em caso de dúvidas, realizar contato através do e-mail [email protected] ou dos telefones (75) 3621-1220/1221.

Edital Nº 08/2013 - Matrícula PARFOR

 



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres