Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB anuncia novos procedimentos para Sistema de Transporte Intercampi

10 de Março de 2017, 13:47, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Coordenadoria de Serviços Operacionais (CSO), anuncia que, após a suspensão do Sistema de Transporte Intercampi em decorrência do recesso acadêmico e período de ajuste, o serviço volta a funcionar na próxima segunda-feira, 13 de março, com novos procedimentos para o seu uso. As alterações se referem a ajustes nos horários, aumento do número de vagas para discentes e implantação de formulários online para solicitação.

Todas as mudanças são decorrentes das sugestões acolhidas durante o período de avaliação referente aos primeiros 30 dias de funcionamento do serviço, conforme acordado com a comunidade acadêmica. O Sistema de Transporte Intercampi começou a funcionar no dia 23 de janeiro de 2017, interligando os sete Centros de Ensino da UFRB. Os dados quantitativos registrados nesse período podem ser consultados em Dados - Transporte Intercampi - Período de Avaliação.

Ajustes nos horários

Os deslocamentos continuarão sendo realizados às segundas, quartas e sextas-feiras, com ajustes nos horários, conforme os Roteiros 1 e 2:

Roteiro 1

Intercampi Roteiro 1

Roteiro 2

Intercampi Roteiro 2

Aumento do número de vagas para discentes

Os Centros de Ensino do Roteiro 1 terão cinco vagas cada, sendo três destinadas aos discentes e duas destinados aos servidores (técnicos e docentes).

Os Centros de Ensino do Roteiro 2 terão sete vagas cada, sendo cinco destinadas aos discentes e duas destinadas aos servidores (técnicos e docentes).

Formulários de solicitação online

Com o objetivo de conferir maior celeridade às solicitações, foram implantados formulários de solicitação online, os quais estão disponíveis no site da CSO, no menu Serviços - Formulário Intercampi - Servidor/Estudante. 

Formulário 

Os solicitantes receberão por e-mail a confirmação ou indeferimento da solicitação. Os registros das solicitações devem observar o prazo mínimo de antecedência, até às 12h do dia anterior ao deslocamento.

Fale com a CSO

A CSO instituiu um canal de comunicação para que a comunidade acadêmica possa continuar avaliando o serviço e sugerir melhorias. As avaliações, sugestões e dúvidas devem ser enviadas para o e-mail [email protected].

Mais informações podem ser obtidas junto ao Núcleo de Gestão de Frota, por meio do telefone (75) 3621-3051 ou e-mail [email protected]

 



Exame Nacional do Ensino Médio passa a ser realizado em dois domingos seguidos

10 de Março de 2017, 12:09, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017 passará a ser realizado em dois domingos seguidos e não mais no formato atual, concentrado em um único final de semana. A mudança segue sugestões da consulta pública realizada entre 18 de janeiro e 17 de fevereiro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao MEC.

O resultado da consulta foi divulgado nesta quinta-feira, 9, pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, em entrevista coletiva na sede do MEC. Mais de 600 mil pessoas – em grande parte professores, gestores, alunos e pais – participaram da pesquisa. Desse total, 63,70% optaram pela aplicação da prova em dois dias e não em apenas um.

A escolha pelos domingos consecutivos foi feita por 42,3% dos entrevistados. Do restante, 34,1% queria que o Enem fosse em um domingo e na segunda-feira seguinte, que passaria a ser feriado escolar, e 23,6%, no formato atual (sábado e domingo).

Com a alteração, é atendida também a reivindicação de estudantes que têm por costume guardar os sábados por razões religiosas de acabar com o “confinamento” de cinco horas ao qual eram obrigados a se submeter – acessavam o local de prova no mesmo horário que os demais e esperavam até as 19h (o pôr do sol) para começar a fazer o exame.  

Segundo o ministro Mendonça Filho, as mudanças vão ao encontro da missão do MEC. “Vamos atender aos jovens que ficam muito cansados com a maratona de dois exames seguidos e, ao mesmo tempo, a uma demanda histórica de sabatistas, que viviam uma situação desumana, com enorme desgaste físico e emocional”, frisou.

Outra novidade é que o Enem deixará de servir para certificação de nível educacional. Essa função passará a ser exclusiva do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), em parceria com estados e municípios. “Oferecemos um exame próprio com dupla certificação, tanto para o ensino fundamental, com 16 anos, quanto para o médio, acima de 18”, informou a presidente do Inep, Maria Inês Fini.

O Enem seguirá dividido por área de conhecimento, mas a redação passará para o primeiro dia, juntamente com as questões de linguagem; código e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias, com duração de 5h30. No segundo dia, serão realizadas as provas de matemática e ciências da natureza e suas tecnologias, com tempo total de 4h30.

Resultados – Outra mudança é que não haverá mais a divulgação dos resultados do Enem por escola, reivindicação antiga de especialistas e profissionais da educação. O MEC entende que se trata de uma avaliação única e exclusiva do desempenho do estudante e que não serve para fazer ranking entre as instituições.

“Isso produzia um desserviço, uma desinformação. Não vamos transformar o Enem em instrumento de propaganda falsa para as escolas”, disse Mendonça Filho. O ministro lembrou que, para avaliar as escolas, já existe o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), desenvolvido pelo Inep para o diagnóstico da qualidade de ensino de cada unidade escolar, a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

Isenção – A isenção da taxa de inscrição permanece garantida para concluintes do ensino médio de instituições públicas e pessoas contempladas pela Lei nº 12.799/2013. No entanto, houve modificações no sistema atual. A comprovação terá que ser mais completa, com informações, no ato da inscrição, do Número de Identificação Social (NIS), que permitirá uma busca automática sobre o candidato.

Os dados serão cruzados com o Cadastro Único do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDS). “Vamos combater a fraude, o uso indevido por parte de pessoas que, a rigor, têm renda elevada e não deveriam se utilizar desse mecanismo, destinado aos mais pobres. Teremos mais controle contra informações falsas, que pressupõem até o cometimento de crime,” afirmou o ministro.

Computador – Do total de participantes da consulta pública, 70,1% se manifestou contra a utilização do computador durante o Enem. “Foi uma surpresa para nós. Imaginávamos o contrário, pela própria tendência dos jovens, mais ligados às inovações tecnológicas. De um lado há sempre o receio sobre a segurança e, de outro, em relação ao novo, mas eu acho que é só uma questão de tempo para que o computador seja uma realidade no exame”, concluiu Mendonça Filho.

O MEC já definiu as datas do próximo Enem: 5 e 12 de novembro deste ano. O edital com as normas do exame será publicado no Diário Oficial da União até 10 de abril e o período de inscrições vai de 8 a 19 de maio. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC



UFRB divulga processo seletivo para candidatos indígenas e moradores dos quilombos

9 de Março de 2017, 13:37, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da sua Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), torna público o processo seletivo especial para preenchimento de vagas por estudantes indígenas aldeados ou moradores das comunidades remanescentes dos quilombos. São ofertadas 23 vagas em 19 cursos de graduação para ingresso no semestre letivo 2017.1.

As inscrições são gratuitas e serão realizadas a partir das 9h do dia 27 de março até às 23h59 do dia 10 de abril, exclusivamente por meio da internet através do site  http://inscricao.ufrb.edu.br/login_discente.aspx. Podem concorrer candidatos que tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente em escola da rede pública de ensino e que tenham realizado as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na edição de 2015 ou 2016.

Ao realizar a inscrição, cada candidato poderá optar por duas opções de curso, sendo classificado pelos critérios de primeira opção e nota. O processo seletivo será constituído de etapa única em que serão utilizadas as médias aritméticas das notas obtidas nas provas do Enem. Será eliminado o candidato que tenha obtido nota zero em qualquer prova. O resultado será divulgado no dia 18 de abril, no site do PROSEL. Caso haja vagas não ocupadas após a realização da matrícula dos candidatos aprovados, poderá ser realizada uma segunda chamada no dia 28 de abril, obedecendo a ordem de classificação.

A matrícula dos candidatos convocados na primeira chamada será realizada no dia 26 de abril, das 8h30 às 11h30 ou das 13h30 às 16h30, na Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), campus Cruz das Almas. Havendo segunda chamada, a matrícula será realizada no dia 04 de maio, nos mesmos horários e local.

Para realizar a matrícula, o candidato convocado ou procurador deverá apresentar, além dos documentos que são comuns a todos candidatos,  a documentação correspondente à condição de indígena aldeado ou morador das comunidades remanescentes de quilombos. A relação dos documentos exigidos está disponível no edital.

Confira Edital PROGRAD Nº 012/2017.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/prosel



Interdição da entrada da Tabela do campus Cruz das Almas dias 09 e 10 de março

9 de Março de 2017, 13:10, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) comunica a interdição da entrada do campus de Cruz das Almas no sentido da Tabela nesta quinta e sexta-feira, dias 09 e 10 de março, no horário das 07h30 às 12h e das 14h às 17h, em virtude da limpeza de área lateral da pista.

O portão da Tabela será fechado para trânsito a fim de evitar possíveis acidentes aos veículos e transeuntes com os projeteis lançados pelas máquinas. Os usuários deverão utilizar a portaria principal do campus no dia e horários mencionados.

Mais informações pelo site www.ufrb.edu.br/sipef ou pelo telefone (75) 3621-6027.



UFRB divulga segunda chamada do Cadastro Seletivo 2016.2; pré-matrícula 15 e 16 de março

7 de Março de 2017, 18:11, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no uso de suas atribuições, divulga nesta terça-feira, dia 07 de março, a segunda chamada do Cadastro Seletivo 2016.2, para preenchimento das vagas remanescentes do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A relação dos aprovados está disponível online na página www.ufrb.edu.br/portal/prosel.

A pré-matrícula deve ser feita entre os dias 15 e 16 de março, na sede da Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), situada no Campus Universitário em Cruz das Almas, nas Unidades Administrativas. Os candidatos convocados deverão preencher a ficha de matrícula divulgada no item "documentos para a matrícula".

Os candidatos que não comparecerem ou não apresentarem a documentação exigida perderão o direito à vaga. A pré-matrícula pode ser realizada por Procurador, desde que devidamente constituído e o mesmo deverá portar, além dos documentos descritos, procuração original legível e cópia do próprio documento de identificação a ser autenticado pelo servidor à vista do original, os quais serão retidos.

A segunda etapa da matrícula ocorre através da retirada do comprovante de inscrição em componentes curriculares do semestre e assinatura do termo de confirmação no Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico do Centro de Ensino no qual o ingressante realizará o curso. A confirmação de matrícula poderá ser realizada entre os dias 10 a 15 de maio. O início das aula está previsto para o dia 15 de maio. 

Confira o novo cronograma, divulgado pelo Aditivo Nº 02

Convocação da 2ª Chamada do Cadastro Seletivo 

Pré-matrícula da 2ª Chamada do Cadastro Seletivo - 15/03 e 16/03/2017

Convocação da 3ª Chamada do Cadastro Seletivo - 17/05/2017

Pré-matrícula da 3ª Chamada do Cadastro Seletivo - 19/05/2017

 

Mais informações: www.ufrb.edu.br/portal/prosel



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog