Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB divulga seleção para professor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas

4 de Janeiro de 2017, 19:47, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de seu Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), divulga a abertura das inscrições para o processo seletivo simplificado com vistas à contratação de professor substituto. As vagas são para as áreas de Tecnologia Ambiental e Engenharia Civil. O regime de trabalho é de 40 horas semanais.

As inscrições estarão abertas no período de 05 a 18 de janeiro, nos dias úteis e nos horários das 8h às 12h e das 14h às 16h30, na Coordenação de Gestão Acadêmica do CETEC. O valor da inscrição é de R$ 60,00.

Podem se inscrever candidatos brasileiros ou estrangeiros com visto permanente, desde que os candidatos não tenham sido professores substitutos em Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) ou que não tenham trabalhado, com contrato temporário, em outro órgão federal, nos últimos 24 meses.

O processo seletivo constará de duas etapas distintas: análise de currículo, com peso 3, e prova didática, com peso 7. As provas serão realizadas nos dias 23 a 25 de janeiro, no CETEC. A média final mínima para a aprovação será 7.

O resultado será divulgado internamente até o dia 27 de janeiro, no mural da direção do CETEC e no site de Concursos da UFRB, tendo posterior publicação no D.O.U.

O contrato temporário terá a vigência de seis meses e/ou coincidirá com a data de término do semestre letivo, não podendo ser inferior a 30 dias e em caso de renovação o mesmo não poderá ultrapassar a vigência de 24 meses. O prazo de validade da seleção é de um ano.

Confira o Edital Interno Nº 01/2017 – CETEC.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/concursos



UFRB instala coletores de resíduos nas vias de acesso ao campus Cruz das Almas

3 de Janeiro de 2017, 15:06, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Núcleo de Meio Ambiente (NUMAM) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) instalou no mês de dezembro 26 coletores de resíduos ao longo das vias de acesso ao campus Cruz das Almas. A iniciativa visa estimular a prática de limpeza e preservação do espaço público, contemplando tanto a comunidade acadêmica quanto os visitantes.

“Manter o nosso campus limpo e bonito é não só uma questão de saúde pública e meio ambiente, mas de qualidade de vida e de preservação de nosso patrimônio natural”, afirma a coordenadora do NUMAM, Cláudia Souza. Os novos coletores possuem três colarações diferentes, uma para cada tipo de objeto, de acordo com o padrão da Coleta Seletiva, que deverá ser implantada no primeiro semestre de 2017 após parceria com cooperativas de catadores da região e a prefeitura de Cruz das Almas.

Todos os coletores são confeccionados em plástico e possuem pequenos orifícios no fundo para evitar acúmulo de águas de chuva em seu interior, um cuidado para que não venham a se constituir em possíveis focos de Aedes aegypti e de outros mosquitos transmissores de doenças. O NUMAM solicita a colaboração de toda a comunidade no sentido de usá-los e ajudar na sua conservação e preservação.

O planejamento é que o Núcleo estenda a partir do segundo semestre de 2017 a instalação de coletores para outras partes do campus Cruz das Almas e dos demais campi da UFRB. 



Revista Eletrônica Discente História.com lança dossiê sobre Raça, Gênero e Violência

2 de Janeiro de 2017, 12:52, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Revista Eletrônica Discente História.com apresenta seu novo número com o dossiê temático Raça, Gênero e Violência na História. A publicação de número 06, volume 03, já está disponível online e traz artigos que debatem sobre a condição de subalternidade que a mulher e outros grupos reconhecidos como minoritários foram submetidos ao longo da história.

De acordo com o Conselho Editorial da Revista, a escolha se deu a partir da pertinência dessas temáticas no presente. “Infelizmente, ainda é uma realidade o espancamento de mulheres, estupros, desigualdade no mercado de trabalho, dentre outros problemas”, afirma o editor-gerente, Geferson Santana. O caso recente de um vendedor ambulante espancado até a morte, ao tentar defender dois travestis, também foi lembrado. “Este episódio sintetiza o horror que a intolerância tem proporcionado ao círculo civilizado que anseia por uma sociedade em que as diferenças e as desigualdades tenham, no mínimo, um tratamento mais humano e igualitário”, resume o editorial.

O periódico semestral é mantido pelos discentes do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e seus ex-membros. Classificado como B3 no Qualis Capes, além do dossiê temático, traz também as sessões Artigo Livre e História na Sala de Aula.

Confira a nova edição: N. 6, V.3 (2016) – Raça, Gênero e Violência na História.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/seer



Oficina de compras de produtos da cultura familiar é realizada pela Proext

29 de Dezembro de 2016, 17:59, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Pró-Reitoria de Extensão (Proext) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e o Colegiado Territorial do Recôncavo da Bahia realizaram a oficina de compras de produtos da cultura familiar, nesta quinta-feira, 29 de dezembro. O objetivo é auxiliar os integrantes de associações  e cooperativas do Território do Recôncavo da Bahia à participação na Chamada Pública 01/2016 para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar da Secretaria de Educação do Governo do Estado, com inscrições abertas até 13 de janeiro 2017.

Cerca de 17 representações de associações e cooperativas de Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Santo Amaro, Saubara, São Felipe, Muritiba, Governador Mangabeira, Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, São Felix e representantes de redes de empreendimentos da agricultura familiar estavam presentes com o intuito de compreender as exigências da Chamada Pública voltada às compras públicas com a agricultura familiar. Diversas unidades escolares do estado terão seu fornecimento de alimentos atendidos por meio desse edital. O prazo de vigência do contrato, a contar da data da assinatura, será de 180 dias.

A pró-reitora de Extensão, Tatiana Velloso, ministrou a oficina, que, além de apresentar os pontos elencados no edital, também debateu a necessidade de organização das entidades da agricultura familiar para acesso às políticas públicas, bem como as organizações de apoio e de fomento, como as de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). "Para a UFRB, a participação nestes espaços contribui para a articulação da agenda das atividades acadêmicas implicadas com o desenvolvimento territorial. Este desenvolvimento passa pela valorização da cultura e da identidade do Recôncavo, a partir do fortalecimento da agricultura familiar e da segurança alimentar e nutricional para as unidades escolares”, aponta Velloso.

Na abertura da oficina, a vice-reitora da UFRB, Georgina Gonçalves, destacou a importância da interação entre universidade e as comunidades em que está inserida. O evento contou também com a presença de representantes do Colegiado Territorial, João Carlos, e da Coordenação Estadual dos Territórios, Mariana Moraes e do pregoeiro da UFRB, Claudio Itamar da Pró-Reitoria de Administração (PROAD), que falou sobre a próxima Chamada Pública da UFRB para as compras com a agricultura familiar, que está na fase de construção do documento. Houve ainda a participação de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) do Governo do Estado, Lorena Maria Rocha e do Fórum de Educação do Campo do Recôncavo e do Vale do Jiquiriça, Pedro Melo.

No final da Oficina, foram encaminhadas ações formativas para construção de redes entre as organizações da agricultura familiar e das entidades de apoio, com a busca do envolvimento das unidades escolares do Território do Recôncavo para debater a importância dessas compras e o seu aperfeiçoamento no diálogo com a potencialidade local dos produtos.

Os alimentos a serem licitados são elencados no documento do governo do estado e divididos pelas necessidades informadas por cada escola. A descrição dos alimentos e os preços a serem licitados encontram-se em anexo no edital de Chamada Pública.

Mais informações sobre a chamada pública no site da Secretária de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia. 

Confira fotos da oficina:

{gallery}noticias2016/oficina-proext{/gallery}



"Didática no Ensino Superior” é o novo curso de educação continuada da SEAD

29 de Dezembro de 2016, 17:50, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga seu novo curso: Didática no Ensino Superior. Gratuito e aberto a comunidade interna e externa, o curso online tem carga horária de 68 horas e conta com inscrições contínuas e ilimitadas.

O objetivo do novo curso é possibilitar que os participantes tornem-se aptos para realizar o planejamento didático de ensino superior. O curso é dividido em dois módulos, com nove videoaulas e seus respectivos materiais didáticos. O público-alvo são professores universitários e profissionais que desejam se inserir no magistério superior. Entretanto, as discussões são aplicáveis aos processos de ensino e aprendizagem como um todo, razão pela qual os professores da educação básica também podem encontrar contribuições teóricas e sugestões úteis relacionadas à prática profissional. 

“Uma queixa comum dos estudantes é a falta de didática de alguns professores e isto ocorre tanto na educação básica como no nível superior. Frequentemente, os professores do nível superior não possuem  formação didática consistente para mediar o processo de ensino e aprendizagem, resultando em sérios entraves. O curso possibilita aos participantes uma reflexão teórica e prática dos aspectos da didática que impactam diretamente na prática docente, abordando questões tais como os princípios da aprendizagem, as competências necessárias para ensinar, discute algumas técnicas de ensino, a utilização dos recursos didáticos, a avaliação das aprendizagens e o planejamento do processo educativo”, declara o professor responsável pelo curso e chefe do Núcleo de Educação Continuada da SEAD, Eniel Espirito Santo.

Após a inscrição, o participante possui até 30 dias para finalizar as atividades do curso. "Esperamos que o curso contribua para que os docentes (re) signifiquem sua prática educativa à luz da didática, que em síntese se constitui na arte de ensinar", afirma Santo. É considerado aprovado o estudante que alcançar rendimento igual ou superior a 70%.

Cursos de Educação Continuada sem Tutoria: a SEAD também disponibiliza mais nove cursos: "Flavonoides em Alimentos: Princípios gerais", “Introdução a Conferência Web RNP”, “Moodle para Professores e Tutores EaD”, “Planejamento, Avaliação e Fundamentos da EaD”, “Leitura e Produção de Textos Acadêmicos”, “Normas ABNT aplicadas a Trabalhos Acadêmicos”, “Básico de Prezi”, “Suporte Básico de Vida em Cardiologia Adulto” e  "InDesign para Iniciantes".

Todos os cursos estão disponíveis em ava.academico.ufrb.edu.br

Mais informações: www.ufrb.edu.br/ead

Confira também algumas declarações de cursistas, fornecidas no fórum "Opine sobre o curso":

- "Extremamente significativo a proposta do curso em tela" - Ailton Pereira (Cruz das Almas) 

- "Um ótimo curso" - Luciana Paulino (Camaçari)

-  "As questões do curso são bem coerentes com aquilo que é, de fato, repassado nos conteúdos, seja dos vídeos, seja dos arquivos. Além das questões serem bem claras, elas tratam de assuntos que realmente são importante para quem pretende usar a Didática" - Thiago Felicio (Terezina)

- "Parabéns a todos que trabalharam na efetivação deste curso. Não tenho dúvida que seus conteúdos nos ajudarão em nossa prática docente, em especial no ensino superior! Grato pela oportunidade!" - José Flavio da Paz (Porto Velho)



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog