Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB divulga seleção para tutores dos grupos PET Agronomia e Zootecnica

18 de Maio de 2016, 17:16, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), torna público o Edital Nº 16/2016 para seleção dos tutores do Programa de Educação Tutorial (PET) dos grupos Agronomia e Zootecnia. A seleção destina-se ao preenchimento de duas vagas, sendo uma para cada grupo. As inscrições estarão abertas no período de 25 a 30 de maio, até às 17h. Os interessados devem encaminhar a documentação, elencada no edital, para o e-mail [email protected], juntamente com a ficha de inscrição.

São requisitos para ser tutor PET: regime de tempo integral e dedicação exclusiva na UFRB; ter título de doutor; não acumular qualquer outro tipo de bolsa; comprovar atuação efetiva em cursos e atividades da graduação por três anos anteriores à solicitação ou à avaliação; comprovar atividades de pesquisa e de extensão por três anos anteriores à solicitação ou à avaliação; ministrar aulas e estar lotado Centro de Ensino ao qual o grupo PET está vinculado, neste caso o Centro de Ciências Agrárias Ambientais e Biológicas (CCAAB), e não estar ou vir a ocupar cargos de Direção, Coordenação ou na Alta Administração durante o período da tutoria.

O processo seletivo será realizado por uma comissão de seleção e constará das seguintes fases: homologação das inscrições, avaliação do Currículo Lattes, avaliação Carta de Intenções do candidato e entrevista. O resultado final será divulgado no dia 20 de junho, no site do PET, obedecendo à ordem de classificação dos candidatos.

O professor tutor de grupo PET receberá mensalmente bolsa de tutoria de valor equivalente ao praticado na política federal de concessão de bolsas de doutorado, atualmente no valor de R$ 2.200,00. O candidato aprovado deve dedicar carga horária mínima de dez horas semanais para orientação dos integrantes discentes do grupo PET, sem prejuízo das demais atividades previstas em sua instituição. A atuação do tutor no grupo é de três anos, prorrogáveis por igual período.

Sobre o programa - O PET constitui-se em programa de educação tutorial desenvolvido em grupos organizados a partir de cursos de graduação das instituições de ensino superior do País, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Confira Edital PROGRAD Nº 16/2016 – Tutor PET.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/pet



CETEC lança marca comemorativa dos 10 anos de fundação

18 de Maio de 2016, 13:46, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Em 16 de outubro de 2006 foi ministrada a primeira aula inaugural do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Para comemorar esta data e a atuação da instituição no decorrer desses 10 anos, a direção do CETEC criou um Grupo de Trabalho para elaborar e coordenar as ações de comemoração dos 10 anos de funcionamento do centro.

O Grupo de Trabalho apresentou, como primeira ação, uma adaptação da logomarca atual do Centro de Ensino, fazendo referência ao período comemorativo. Outras ações estão sendo propostas para acontecerem ao longo do ano, como mostras de talentos da comunidade acadêmica, atividades esportivas e culturais de integração, exposição de fotos, além de eventos acadêmicos e científicos.

Histórico - O CETEC foi concebido e implantado no processo de criação da UFRB, pelo desmembramento da Escola de Agronomia da Universidade Federal da Bahia, objetivando a ampliação de oferta de cursos e vagas na área de exatas e tecnológicas. Com sede em Cruz das Almas, o CETEC ofertou como primeiro curso a graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental, que iniciou suas aulas em outubro de 2006. Em 2008, foi criado do curso de graduação do Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas, possibilitando a oferta dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Mecânica (2011), Engenharia de Computação (2012), Bacharelado em Matemática (2013) e Engenharia Elétrica (2015).

Ainda em 2012, o CETEC aderiu ao Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional, coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática, para ofertar o Mestrado Profissional em Matemática. Além desses, o CETEC oferta, desde 2013, o primeiro e único curso na modalidade à distância da UFRB: Licenciatura em Matemática EAD.



UFRB e UPN iniciam parceria na área do Patrimônio Cultural em Moçambique

17 de Maio de 2016, 13:55, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Entre os dias 1º a 15 de maio, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) ampliou sua parceria técnica e acadêmica com a Universidade Pedagógica – Delegação Nampula (UPN) de Moçambique. A convite da UPN, o professor Carlos Costa da UFRB esteve em Moçambique, na cidade de Nampula, representando o curso de Museologia da UFRB e planejando atividades de formação, pesquisa e extensão na área do patrimônio cultural.

Na oportunidade, o professor ministrou uma palestra para estudantes de história e um curso introdutório à Museologia, ofertado para profissionais de museus e professores da UPN. O professor visitou os centros históricos das cidades de Mussoril e Ilha de Moçambique e o sítio arqueológico de pinturas rupestres de Nacuahu, além do conhecimento da realidade do campus Napipine e do contexto socioeconômico local.

Para proposição e planejamento das atividades no âmbito da cooperação UFRB/UPN, o professor Carlos Costa acompanhou os professores da UPN dos departamentos de História e Ciências Sociais em visitas técnicas aos museus locais. Segundo Costa, as visitas permitiram entender as necessidades regionais, de forma a viabilizar propostas de ações coerentes com as demandas reais do norte de Moçambique. “A cooperação técnica-acadêmica entre a UFRB e a UPN é um importante passo para a consolidação das relações internacionais entre Brasil e Moçambique, na troca de conhecimentos e planejamento de ações de formação, projetos de pesquisa e extensão. O objetivo é criar mecanismos de valorização, proteção e promoção do patrimônio cultural de Moçambique e, como consequência direta, potencializar o desenvolvimento social via herança cultural”, destaca.

De acordo com Carlos Costa, foi elaborado um projeto de uma habilitação na área do Patrimônio Cultural para o curso de licenciatura em Ensino de História oferecido pela UPN que “demandará nos próximos meses de um esforço interinstitucional para execução dessa atividade”, aponta. Em paralelo a essas ações, ocorre a elaboração do projeto de um curso de graduação com habilitações em diferentes campos do patrimônio cultural, com a previsão de execução de projetos de pesquisas conjuntos.

Parceria - O convênio de cooperação técnica entre a UFRB e a UPN foi realizado há três anos nas áreas de agronomia, história da escravatura e museologia. No último ano, a equipe do curso de museologia da UFRB discutiu sobre trabalhos conjuntos com a UPN e, agora, com a viagem técnica, passa a concretizar parceria em ações na área do patrimônio cultural.

Com o intuito de discutir os projetos, o professor Carlos Costa concluiu sua agenda de atividades em Moçambique com uma reunião administrativa com o Diretor da UPN, Mário Caetano Brito. O encontro visou alinhar interesses e ajustar os termos da cooperação, planejando a curto e médio prazo as ações previstas para a cooperação internacional.



Cozinha Comunitária da Associação Bom Gosto é inaugurada em São Felipe

17 de Maio de 2016, 13:31, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Cozinha Comunitária da Associação de Desenvolvimento Comunitário de Bom Gosto, no município de São Felipe, Bahia, foi inaugurada no último sábado, 14 de maio. A agroindústria, além de fornecer alimentação escolar de produtos da agricultura para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e para o Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE), irá abastecer parte do fornecimento das três cantinas em funcionamento no campus Cruz das Almas da UFRB.

O local será responsável pela produção de quitutes como beiju de coco, maracujá e goiaba, bolos, salgados, pães, pudins e cuscuz. A cozinha comunitária, além de ampliar e propiciar as condições adequadas de produção, envolvem moradoras das comunidades de Bom Gosto, em São Felipe, e Batatan, no município de Maragojipe. De acordo com a pró-reitora de extensão (PROEXT), Tatiana Velloso, a organização social de duas comunidades em um único grupo fortaleceu a luta pela inclusão social e econômica, com construção de oportunidade para sua inclusão.

“Com a atividade de produção de alimentos foi possível que a maior parte das mulheres deste grupo saísse da fabricação de fogos de artifícios. Na época, enrolava mil bombinhas para ganhar cinquenta centavos”, comenta D. Jacira.  Para outra associada, Rita de Jesus, esta ação não trouxe apenas infraestrutura e desenvolvimento econômico, mas contribuiu para o empoderamento feminino, com geração de renda com autonomia e dignidade: “antes de entrar no grupo das mulheres e começar esse movimento, eu não conseguia falar olhando no olho de ninguém”.  

Participou da inauguração o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, e o reitor da UFRB, Silvio Luiz Soglia, que falou da iniciativa pioneira da universidade através da Incubadora de Empreendimentos Solidários (INCUBA) ao abrir espaço para que agricultoras familiares forneçam a alimentação para cantinas. “Tão importante quanto o ensino, a ciência e a tecnologia, o pilar da extensão, numa universidade, é o elo com a comunidade, a troca de saberes e é aí que ela se materializa”, explicou. Ele falou ainda da relação entre a academia e a população. “A universidade deve estar próxima do seu povo, do seu território, reafirmando seu compromisso com seu povo e sua cultura”, concluiu. Estavam presentes também o vice-prefeito de São Felipe, Antônio Bispo; Tatiana Velloso, Pró-Reitora de Extensão da UFRB; a professora Ana Lícia Stopilha da INCUBA/UNEB - campus de Valença; o Coordenador de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex) da SDR, Orlando Peixoto; o coordenador do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF - Recôncavo), Felipe Viveiros; Celso Bispo, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Felipe; Jair Pires, representando a Câmara Municipal; a Ministra da Eucaristia, Benedita França; e presidente da Associação, Maria do Carmo Santana e Edmilson de Oliveira Rocha, Presidente da COOAFATRE.

A construção da cozinha comunitária foi acessada via edital público Nº 01/2010 CAR/BNDES, com o objetivo de fortalecer a geração de trabalho e renda para as mulheres da agricultura familiar, com produção de alimentos através de produtos da agricultura familiar. A assessoria na elaboração do projeto, as capacitações e os acompanhamentos foram realizados em parceria da associação com a Incubadora de Empreendimentos Solidários (INCUBA) da UFRB, bem como a compra de equipamentos para o funcionamento da cozinha comunitária pelo Programa de Apoio as Incubadoras – PRONINC – em edital do CNPq/ SENAES/ MTE. A associação também contou com o apoio do Centro Público de Economia Solidária – CESOL – Recôncavo da Bahia com a elaboração de estudo de viabilidade econômica e gestão associativa, programa da SETRE/SESOL.

Colaboração texto: Pró-Reitora de Extensão da UFRB, Tatiana Velloso.



Pesquisa da UFRB encontra cartas de alforria em cartório de Santo Antônio de Jesus

16 de Maio de 2016, 18:26, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Estudantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Ensino Médio (PIBIC EM 2015/2016) e estudantes de iniciação científica voluntários obtiveram sucesso na busca de cartas de alforria e documentos de posse de uma pessoa sobre a outra no cartório da cidade de Santo Antônio de Jesus na Bahia, 1ª Vara de Feitos de Relações de Consumo Cível e Comerciais. A equipe é coordenada pelo professor Júlio César dos Santos do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

“Consideramos a carta de alforria como símbolo de libertação. A carta marca o êxito dos conflitos e negociações entre escravos e senhores. A posição do senhor ao libertar o escravo do seu domínio marca uma nova direção de vida para ambos. O documento em si é rico de detalhes psíquicos, linguísticos e situacionais  da trajetória de vida entre senhor e afrodescentes/africanos”, declara o professor Júlio César.  

Ele explica ainda que o interesse por cartas de alforria e declaração de posse de uma pessoa sobre a outra se desenvolveu na pesquisa de campo do seu doutorado, na localidade do Quilombo Alto do Morro, com o título "A produção de sentidos intergeracional do planejamento familiar". "Alguns participantes da pesquisa não se identificavam nas narrativas com a resistência negra nos quilombos. Mesmo assim, descobrimos em suas narrativas, marcas intergeracionais da trajetória de vida de comunidades quilombolas na sociedade escravocrata. Pesquisamos pessoas no quilombo e fora do quilombo. Decidimos analisar os participantes no Quilombo Alto do Morro, devido ao volume de experiências/informações. Após a defesa de tese, continuamos com as análises dos participantes fora do quilombo. Interessante observar que as famílias dos participantes negros fora do Quilombo também não narraram episódios diretamente da resistência negra à escravidão. Assim cresceu a curiosidade de entender o porquê na Bahia, com mais de 53% do total de afrodescendentes do Brasil, encontramos cidades com mais de 90% da população negra sem uma referência ao período escravocrata”, destaca o professor.

Dando continuidade à pesquisa, o professor coordena o projeto “análise dialógica temática microgenética em narrativas intergeracionais”. Estudantes, técnicos e outros pesquisadores que queiram se integrar a pesquisa e ter acesso a mais informações, entrar em contato com pesquisador pelo email: [email protected]".

Mais informações: CCS  



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog