Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB dá continuidade à implantação dos Sistemas Integrados de Gestão

17 de Junho de 2013, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Os Sistemas Institucionais Integrados de Gestão (SIG) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) segue em processo de implantação. Trata-se da plataforma digital que busca unir a execução de diferentes tarefas e informatizar todos os processos da universidade em busca da qualificação das atividades operacionais e de gestão. Na última sexta-feira, 14 de junho, por meio da Coordenadoria de Tecnologia, foi feita uma apresentação do sistema à equipe da Pró-Reitoria de Graduação.

Ao todo, quatro sistemas compõem o SIG: Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC), de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) e de Gestão de Planejamento e de Projetos (SIGPP). Alguns módulos estão disponíveis desde janeiro de 2013, a exemplo do protocolo e almoxarifado do SIPAC e, no SIGRH, férias e declaração de vínculos e dependentes.

Para dezembro, dois módulos do SIGAA referentes ao stricto sensu e graduação já poderão ser utilizados. "Com este sistema, nós melhoramos o fluxo de informação da instituição. O módulo de graduação, por exemplo, vai beneficiar diretamente os professores e os estudantes da UFRB", aponta a pró-reitora de Graduação, Luciana Alaíde.

Entre as metas do SIGAA: informatização dos centros de ensino e das unidades acadêmicas; módulos do ensino técnico a pós-graduação; controle de projetos e bolsistas ligados a atividades de ensino, pesquisa, extensão e permanência qualificada; substituição do SAGRES e; criação de portais do docente e do aluno. "Com os sistemas integrados também será possível qualificar o atendimento à comunidade, agilizar os processos e reduzir gastos com papéis e transporte", destaca André Luiz Maciel, gestor de negócio COTEC do Grupo de Gestão do projeto. Ele completa que, "a implantação do SIG UFRB envolverá todas as unidades da instituição, beneficiando toda a comunidade acadêmica".



SiSU 2013.2 divulga primeira chamada; matrícula na UFRB será dias 26, 27 e 28

16 de Junho de 2013, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2013 divulgou nesta segunda-feira, 17, a lista de candidatos selecionados na primeira chamada. Os convocados para as vagas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) farão a matrícula nos dias 26, 27 e 28 de junho, excepcionalmente, em função do período de festejos juninos.

Os selecionados devem comparecer na sede da Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos da UFRB, situado no Campus Universitário em Cruz das Almas, impreterivelmente no dia e horários conforme escalonamento divulgado em edital, para efetivarem cadastro (apresentação e entrega de documentos). Caso o candidato não faça a matrícula, perde a vaga na instituição.

A matrícula pode ser realizada por procurador (modelo de procuração), desde que devidamente constituído e o mesmo deve portar, além dos documentos, procuração original legível e cópia do próprio documento de identificação a ser autenticado pelo servidor à vista do original, os quais serão retidos.

No período de 4 a 14 de novembro, os candidatos deverão comparecer aos Núcleos Acadêmicos dos Centros de Ensino, a fim de retirar os comprovantes de matrícula constando as disciplinas do primeiro período acadêmico do curso. O não comparecimento do aluno nestes dias acarretará em cancelamento imediato do cadastro efetuado. O início das aulas está previsto para o dia 11 de novembro.

Leia o edital de convocação para matrícula (lista de documentos, escalonamento e formulários para matrícula).

Confira a lista de aprovados na 1ª chamada do SiSU 2013.2.



PROFMAT divulga edital do Exame Nacional de Acesso 2014

16 de Junho de 2013, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O Conselho Gestor do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT torna pública a realização do Exame Nacional de Acesso para ingresso em 2014. O período de inscrição teve início no dia 1º de junho de 2013 e se encerra no dia 05 de julho de 2013. A inscrição será efetuada, exclusivamente, na página do PROFMAT na internet.

Pode inscrever-se no exame somente portador de diploma de curso superior devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) ou estudante de curso superior cujo diploma venha a ser emitido, no máximo, até à data de início das matrículas. O valor da taxa de inscrição é de R$ 47,00.

O exame tem como objetivo aferir o domínio matemático necessário para cursar as disciplinas que compõem o mestrado. Consistirá numa única prova, realizada no dia 31 de agosto de 2013, com duração máxima de 4 horas. Os resultados finais e definitivos da prova serão divulgados até o dia 15 de outubro de 2013 na página do PROFMAT.

Integrante da Rede Nacional do PROFMAT, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) oferecerá 15 vagas para ingresso pelo polo (cidade) de Cruz das Almas. 80% das vagas são reservadas para professores das redes públicas da Educação Básica que atuem na docência de Matemática.

Informações completas sobre o PROFMAT na UFRB podem ser encontradas no site www.ufrb.edu.br/profmat.

Sobre o PROFMAT - É um programa de pós-graduação stricto sensu em Matemática, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do MEC. Tem como objetivo proporcionar formação matemática aprofundada relevante ao exercício da docência no Ensino Básico, visando dar ao egresso qualificação certificada para o exercício da profissão de professor.

Confira o Edital Nº 05/2013 – Exame Nacional de Acesso 2014

Retificação Edital Nº/05

Formulário de Inscrição



Enade 2013: estudantes em situação irregular devem ter inscrição efetuada até 28 de junho

16 de Junho de 2013, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Os estudantes em situação irregular junto ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) têm até o dia 28 de junho para regularizar a sua situação. Enquadram-se nesse caso todos os estudantes habilitados que não foram inscritos ou não compareceram à prova em anos anteriores, fora das hipóteses de dispensa previstas na Portaria Normativa nº 40 do Ministério da Educação.

Esses estudantes devem solicitar aos coordenadores dos seus cursos para que sejam inscritos na edição do Enade 2013. A inscrição é efetuada pela Instituição de Ensino Superior (IES), por meio das coordenações de curso.

O Enade é um dos procedimentos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes. É componente curricular obrigatório para os selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. A irregularidade no Enade impede o estudante de colar grau e de receber diploma e histórico final do curso.

Este ano, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia tem os cursos de Bacharelado em Agronomia, Educação Física, Enfermagem, Medicina Veterinária, Nutrição, Serviço Social e Zootecnia entre áreas definidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para a realização do exame.

O Manual do Enade 2013 já está disponível no portal do Inep. Além das orientações técnicas sobre a operacionalização do exame, o documento apresenta o cronograma da prova. Estão previstas as inscrições dos estudantes habilitados ao Enade 2013 para o período de 9 de junho a 16 de agosto. A realização das provas será em 24 de novembro.

Dúvidas sobre o Enade podem ser encaminhadas para a Pró-Reitoria de Graduação no endereço: [email protected].



Encerram hoje as inscrições para o SISU 2013.2

13 de Junho de 2013, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Os interessados em ingressar na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) no segundo semestre de 2013, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), têm até esta sexta-feira (14) para realizar sua inscrição no portal do MEC. O SiSU seleciona estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Nesta segunda edição de 2013, cada estudante pode fazer até duas opções de curso. Pela UFRB, estão sendo ofertadas 850 vagas em 16 cursos de diversas áreas do conhecimento. A oferta pode ser conferida no portal do sistema na internet. Na mesma página, o estudante pode tirar dúvidas sobre nota de corte, datas das chamadas, período de matrículas, resultados e lista de espera.

Cronograma - No dia 17 próximo será divulgado o resultado final. A matrícula dos estudantes selecionados em primeira chamada deve ser feita nos dias 21, 24 e 25. Os selecionados com base na segunda opção de curso ou que não atingirem a nota mínima em nenhum dos dois cursos escolhidos podem permanecer no sistema e ser convocados na chamada seguinte, a partir de 1º de julho. Quem não for selecionado em nenhuma das chamadas pode pedir inclusão em lista de espera.

Confira:

Edital N°05/2013

Termo de adesão da UFRB no Sisu.

Mais informações no site do Processo Seletivo da UFRB.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil