Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

1a Reunião organizativa da Feira de trocas de Ubatuba: Sem Reais

25 de Agosto de 2015, 16:57 , por Lirca - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 775 vezes
Licenciado sob CC (by)

Ressaltado em amarelo, as tarefas para todxs ;)

 

I Reunião organizativa da Feira de trocas de sementes e mudas (e outros produtos e serviços) de Ubatuba.

Segunda-feira, 24/8/2015, no Jardim Cultural.

Hora de começo: 15h15.

Hora fim: 17h15.

Participantes: Taína e Jeff (Casa da Taína); Fabiano (Jardim Cultural); Lilo e Lirca (Uilikandé).

 

Nome escolhido pra feira: "SEM REAIS Ubatuba" "I Feira de trocas de sementes,mudas, saberes... e tudo mais!”

Data e horário da 1a Sem Reais: Sábado, 26 de setembro de 2015 | Das 10h às 17h

Local: Jardim Cultural (R.Guarani, 345 | Bairro: Itaguá, Ubatuba – SP)

Nome: outras opçoes que foram comentadas → feira do rolo, trocaUba, troca de sementes e vivências... Quanto à opção "Sem reais", brincar com a imagem e as palavras: R$100 dentro de um símbolo de proibido; sem Reais (dinheiro) = mais reais (de verdade); etc.

 

Vamos fazer a feira na via pública, no espaço em frente à praia. Se chover, entramos no Jardim.

Fabiano: apresenta possibilidade de fazer uma horta comunitária (já previsto como projeto do Jardim Cultural, assim como têm em Taubaté). Ele vai perguntar pra Prefeitura sobre as permissoes. Provávelmente começaremos a horta só na Feira seguinte.

 

Infraestrutura:

  • mesas pra feira de trocas → Jardim Cultural disponibiliza

  • som (2 caixas) → Jardim Cultural disponibiliza

  • geladeira Banco de sementes → o Lilo disponibiliza uma. Temos que achar uma outra geladeira para outra proposta do Jardim Cultural (querem ativar uma geladeira livre, onde quem tiver, pode colocar alimentos que qualquer pessoa vai poder pegar, quando quiser). O Jardim Cultural disponibiliza o espaço e a eletricidade para as geladeiras ficarem funcionando depois da Sem Reais. Lirca passa pelo calçadão para ver se as lojas querem doar, em troca de colocar o logo no cartaz, mas se conseguirmos entre todxs achar alguém que queira doar (divulgarmos pelo facebook, etc, para ver se aparece algum particular querendo doar), muito melhor.

  • cartazes para colocar na rua e no espaço da feira durante a feira → vamos fazer com material reciclado como papelão, flores de garrafas pet, madeiras, bisnagas, pinturas... vamos precisar ir guardando qualquer material desse tipo entre todxs e vamos fazer um mutirão para elaborar os cartazes e arranjos (arranjos como a caixinha para cobrir custos de oficinas que tenham custos de material, etc.) alguns dias antes da Feira (anunciaremos data e lugar por e-mail e facebook). Lilo talvez possa conseguir sprays.

 

Oficinas:

  • Para termos tempo de divulgar a Sem Reias, combinamos que vamos fechar a programação de oficinas entre todxs até essa sexta-feira (28/8/2015), quando o Fabiano vai enviar ao artista gráfico do Jardim o conteúdo do cartaz que combinarmos. Pra isso, não vamos colocar os horários das oficinas no cartaz, mas só os títulos-conteúdos (precisamos só confirmar quem vai dar qual oficina, mas não em qual horário, por enquanto).

 

A parceria proposta pela Prefeitura, a imaginamos e aceitamos positivamente para:

  • viabilizar o transporte de palestrantes de Cunha e Paraty até Ubatuba

  • doação de mudas

  • divulgação (site da Prefeitura e outros) do cartaz elaborado pela gente.

Preferimos prescindir da parceria proposta para:

  • realização com mão de obra para o dia do evento (pois todxs estamos aí trabalhando voluntariamente e/ou autogestionariamente, sem relaçoes de trabalho assalariado)

  • elaboração de cartaz com ajuda da comunicação da prefeitura (a gente prefere fazer e evitar possível confusão). Precisamos que nos enviem o logo deles para que a gente coloque como apoiadores (Lirca dá resposta à proposta da Prefeitura e pede logo).

 

A regularidade das feiras, duas opçoes:

  • no mínimo, vamos fazer uma Feira a cada trimestre, no primeiro sábado depois da mudança de estação (que nem essa primeira feira: 1º sábado depois do 21 setembro), para acompanhar as diferentes épocas de plantio de mudas e sementes, roupas diferentes segundo época do ano, etc.

  • possibilidade de fazer uma Feira mensal, se tiver muita demanda.

Decidimos ver como nos sentimos durante essa primeira feira e decidirmos em conjunto no dia da feira mesmo, em algum momento do Microfone aberto**, apresentaremos a feira Sem dinheiro, o Banco de sementes, e aí decidimos.

**Microfone aberto: momento/s do dia em que diversos projetos terão 5 minutos para apresentar seus projetos (para compartilhar sua experiência, expôr dificuldades e buscarmos soluçoes conjuntas, buscar parcerias...) ou onde as pessoas poderão apresentar suas ideias de projetos para ver se surgem outras pessoas interessadas em executá-las em conjunto.

Pensamos que é melhor que inscrevamos os projetos antes, pra organizarmos por temas e divulgarmos os horários: [email protected], mas quem não conseguir se inscrever e quiser apresentar, simplesmente apareça!

 

O Banco de sementes:

  • o Jardim disponibiliza espaço e eletricidade, quando consigamos a geladeira (achamos que é necessária, para evitar que estraguem as sementes por causa da umidade),

  • temos que ter uma rotatividade de pessoas para dar e receber as pessoas/sementes e levar o registro,

  • fixar um dia/semana para dar/receber pra não atrapalhar o trabalho do Jardim,

  • tirar uma foto de cada pessoa que pega sementes para fazermos um mural quando passar um ano (a idéia é pegar uma quantidade e trazer de volta o dobro da quantidade retirada pra alimentar o banco).

 

Divulgação, organização, links e contatos:

Coincidimos em que essa feira é algo organizado assambleariamente entre a Casa da Taína, o Jardim Cultural, o Uilikandé e pessoas pertencentes a diversos coletivos e projetos que não puderam participar da primeira reunião organizativa, mas que confirmaram sua vontade em participar da organização: Sati e Eloiza (da Feira de trocas de Ubatuba), Karina e Rafael (Ponto de Recolhida-PR- do Uilikandé: Espaço Terra Viva), Ana (PR do Uilikandé: Espaço Caetê), Andréa (Coletivo Mixgenaçao), Priscilla Chuen, Maria Capai, Vivian Kadry... Contamos com todxs vocês e por isso compartilhamos a ata, para seguirmos organizando a Feira colaborativamente, entre todas as pessoas que quisermos construí-la.

 

Pra nos comunicarmos:

  • Grupo de coordenação: nos comunicamos por e-mail, não todxs usam facebook (pode escrever pro e-mail de alguém da coordenação pra entrar na lista).

 

Fanpage casa da Taína: https://www.facebook.com/casadataina

Grupo do facebook do Uilikandé: https://www.facebook.com/groups/uilikande/?fref=ts

Fanpage do Jardim Cultural: https://www.facebook.com/ojardimculturaluba?fref=ts

Grupo do facebook da Feira de trocas: https://www.facebook.com/groups/feiradetrocadeubatuba/?fref=ts

Link explicaçao da feira no Cirandas: https://cirandas.net/uilikande/blog/i-feira-de-trocas-banco-de-sementes-coletivo-uilikande-ubatuba

Link da enquete pra escolher data da feira (enquete fechada, o dia escolhido foi 26 de setembro): http://doodle.com/syziu3me4p6fwunn#table

 

 

1a reuniao pra organizaçao da 1a Sem Reais, no Jardim Cultural

 


0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar