Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Blog

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Licenciado sob CC (by)

Mutirao na roça da Dona Cida

14 de Novembro de 2015, 10:57, por Lirca - 0sem comentários ainda

Vídeo do mutirão (para plantio de adubação verde e para fazer uma cerca viva com margaridão e ora-pro-nóbis) que organizamos no passado sábado, 14 de novembro, na roça da Dona Cida (Folha Seca, Ubatuba).
Gratidão pelas imagens e pela edição do vídeo, uma contribuição muito especial que fica pro projeto Uilikandé... um lindo presente da Nathalia Castro Silva!!!

https://www.youtube.com/watch?v=UY16iPi6QZw



Banco de sementes comunitário Uilikandé

7 de Novembro de 2015, 20:23, por Lirca - 0sem comentários ainda

"O Uilikandé tarda, mas não falha..."

No coletivo Uilikandé, estamos com a idéia e a grande vontade de construir um banco de sementes comunitário desde há quase 2 anos...

Dia 25 de setembro'15 (um dia antes da primeira feira de trocas SEM REAIS), a gente conseguiu uma doação de sementes de buxa, graças a uma aparição espontânea do pessoal do Buxa Sirius na reunião preparatória da feira:

Pesquisando pela internet, acabamos encontrando alguns (poucos) coletivos, redes e projetos dedicados a garantir a sobrevivência de espécies de plantas locais, através de bancos (ou bibliotecas? como propoe o desenvolvedor dessa ferramenta que esperamos começar a usar daqui a pouco ;) ) de sementes. Assim, depois de algumas conversas com o Nelson Jacomel Junior, da Rede de Sementes Livres do Brasil (RSL do Brasil) chegou este importantíssimo presente, pra alimentar o Banco de sementes comunitário Uilikandé!

 

O que continha esse envelope de correios? Uma amostra de sementes (de mostarda, beringela, zuchini, coentro, anis branco, alface, girassol, couve-flor, milho, moyashi, guandu, crotalaria) e mudas (de ginseng brasileiro, menta piperita, lipia dulcis e melissa), todas cuidadosamente identificadas, com local de origem, ano, nome do doador e lugar de procedência:

 

Ao recebermos esse tesouro, dividimos em 3 o conteúdo de cada envelopinho:

  • uma parte das sementes pra Dona Cida;
  • uma parte pro Cido (os 2 primeiros guardiões);
  • e uma parte pro banco de sementes Uilikandé, pra serem disponibilizadas para aquelas guardiãs e guardiões que quiserem assumir a importante tarefa de pegar uma parte para semeá-las, reproduzi-las e trazer de volta uma parte pra seguir alimentando o Banco, para seguir espalhando as variedades tradicionais...

Gratidão, Nelson e RSL do Brasil, por essa primeira grande aportação pra construirmos o Banco de sementes comunitário Uilikandé, de Ubatuba!

Na segunda SEM REAIS (dia 5 de dezembro, no Jardim Cultural), inauguraremos fisicamente o banco! E devagarzinho, acompanhando o ritmo natural da natureza, seguiremos alimentando, iremos dando vida a esse banco, entre todxs... :D

Aqui mais informação (algumas anotações, para apoio, enviadas também pela Rede de Sementes Livres do Brasil) sobre o que é um Banco de sementes: BancoSementeRSL.pptx

Aqui algumas fotos do Banco e seus guardiões e guardiãs de sementes.