Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto


 

Voltar a 2014-01
Tela cheia Sugerir um artigo

3ª CONAES pretende construir o Plano Nacional de Economia Solidária

7 de Abril de 2014, 13:53 , por Unicafes - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 259 vezes

Após quatro anos da 2ª CONAES, o Conselho Nacional de Economia Solidária convocou a 3ª Conferência Nacional para novembro de 2014 (do dia 26 ao 29), com os seguintes objetivos:

  1. realizar balanço sobre os avanços, limites e desafios da Economia Solidária (ES) considerando as deliberações das conferências anteriores;
  2. promover debate sobre o processo de integração das ações de apoio à ES fomentadas pelos governos e pela sociedade civil;
  3. elaborar planos municipais, territoriais e estaduais de ES; e
  4. elaborar um Plano Nacional de Economia Solidária contendo visão de futuro, diagnóstico, eixos estratégicos de ação; programas e projetos estratégicos e modelo de gestão para o fortalecimento da ES no país.

A 3ª CONAES será realizada em Brasília/DF e terá como tema: "Construindo um Plano Nacional da Economia Solidária para promover o direito de produzir e viver de forma associativa e sustentável".

Mas, de maneira diferente das conferências anteriores, a 3ª CONAES terá outra estratégia metodológica: não se trata mais de construir um documento base para ser analisado, debatido e alterado (com supressão, adição ou alteração de um texto pré-definido).

Para subsidiar o debate e o processo organizativo a Comissão Organizadora Nacional elaborou dois documentos de orientação: um Texto de Referência (contendo reflexão sobre a contextualização e um breve balanço nacional), e um Caderno de Orientações Metodológicas Gerais, tratando o temário e os objetivos da 3ª Conferência.

É uma estratégia construída com o propósito de permitir a elaboração participativa de planos.

O QUE É UM PLANO NACIONAL?

É um instrumento de orientação da política pública, formulado a partir da análise do contexto e de uma visão de futuro, a partir dos quais são definidos objetivos e estratégias, prioridades, para sua operacionalidade que orientam a formulação de projetos e ações.

O Plano decorre, necessariamente, da Política Nacional. No caso da ES, ela foi formulada nas duas primeiras conferências nacionais, quando definimos e detalhamos a concepção e o conteúdo da política para apoio e fortalecimento da ES como estratégia para promoção do desenvolvimento sustentável e solidário.

Também foi definido o modelo de gestão, expresso na concepção do Sistema Nacional que articula as esferas de governos com as organizações da sociedade civil, além de um conjunto de instrumentos que viabilizam a sua execução. Estes elementos da política pública estão expressos em projeto de lei.

Como na ES o planejamento participativo é uma característica inerente, nada melhor que construir um Plano Nacional de Economia Solidária em uma conferência pública, que possibilita o diálogo e a expressão dos diversos interesses na busca de construção de proposições que orientem a ação do Estado e da sociedade civil.

Com efeito, o Conselho Nacional definiu que o tema da 3ª CONAES deverá ser desenvolvido de modo a articular e integrar as diferentes políticas públicas que abrangem a ES, garantindo a abordagem a partir dos eixos:

  1. CONTEXTUALIZAÇÃO DO PLANO: análise das forças e fraquezas (internas) e das oportunidades e ameaças (externas) para o desenvolvimento da ES no atual contexto socioeconômico, político, cultural e ambiental nacional e internacional.
  2. OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS: definições estratégicas considerando a análise do contexto, as demandas dos empreendimentos econômicos solidários, à luz dos princípios, práticas e valores da ES.
  3. LINHAS DE AÇÃO E DIRETRIZES OPERACIONAIS: elaboração de diretrizes operacionais a partir de eixos estratégicos de ação que ofereçam subsídios à formulação de metas e atividades.

CALENDÁRIO DE CONFERÊNCIAS

As conferências municipais e regionais já estão acontecendo. Uma delas, a Conferência Regional de Economia Solidária da Região Metropolitana de Belo Horizonte, que acontece no Centro Público de ES de Belo Horizonte, dia 8 de abril, a partir das 8 horas. Confira o calendário das conferências no seu estado na página do FBES no Cirandas.net: http://cirandas.net/fbes.


Tags deste artigo: boletim unicafes 01-2014

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    CADASTRE SEU E-MAIL
    e receba as novidades da UNICAFES

    Uma nova janela será aberta. Confirme seu e-mail e depois confira a mensagem que vai chegar na sua caixa de entrada.
    Gerado pelo FeedBurner

    [+] MULHERES

    MARCHA DAS MARGARIDAS 2015

    [+] ECOSOL

    NOV/2014

    [+] PAUTA 2015

    CONHEÇA A PAUTA DO COOPERATIVISMO SOLIDÁRIO PARA 2015

    [+] CANAL UNICAFES

    [+] REDES SOCIAIS

    » WebMail Unicafes

    » Google+