Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto


 

Voltar a 2014-01
Tela cheia Sugerir um artigo

Unicopas nasce para fortalecer o cooperativismo solidário

7 de Abril de 2014, 13:15 , por Unicafes - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 230 vezes
Licenciado sob CC (by-nc-nd)

As três grandes organizações nacionais do cooperativismo integram, a partir de agora, a Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias), reunidas em torno do objetivo de lutar pela concepção do cooperativismo solidário no Brasil e do desafio de representar nacionalmente cooperados de agricultura familiar e economia solidária.

Dirigentes da Unicafes (União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária), Unisol Brasil (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários) e Concrab (Confederação das Cooperativas da Reforma Agrária do Brasil) definiram em conjunto o Conselho Diretor e o Estatuto da Unicopas no último dia 30/1, em reunião histórica realizada em Brasília-DF.

Por unanimidade, Luiz Ademir Possamai (Unicafes), Francisco Dal Chiavon (Concrab) e Arildo Mota Lopes (Unisol) foram eleitos, respectivamente, presidente, secretário e tesoureiro da Unicopas. "Muitas reuniões foram realizadas, principalmente nos últimos cinco anos, para o nascimento da organização", relatou Possamai. De imediato, ela já nasce com grandes responsabilidades, em especial a tarefa de construir um novo Marco Legal do Cooperativismo, mais adequado ao processo de aprofundamento democrático em curso no país.

Para Possamai, este é um passo que traz consigo grandes expectativas, principalmente porque estamos no Ano Internacional da Agricultura Familiar. É particularmente importante, de acordo com o presidente, agregar valor à produção da agricultura familiar e avançar para uma maior inclusão das mulheres no cooperativismo.

Prioritariamente, a Unicopas trabalhará com as pautas da Lei Geral do Cooperativismo; da Legislação Tributária; do registro das cooperativas nas juntas comerciais; e da regulamentação das cooperativas de trabalho.

CONSOLIDAÇÃO

A criação da Unicopas ocorreu na ocasião do I Encontro Inter-Organizacional do Cooperativismo Solidário, realizado nos dias 29 e 30/1, na sede da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), no Núcleo Bandeirante. A atividade contou com a presença dos ministros Gilberto Carvalho (SGP) e Pepe Vargas (MDA), do deputado federal Assis do Couto (PT/PR) e dos representantes Ademar Bertuci (FBES), Alessandra Duras (Contag), Chico de Oliveira (BNDES), João Intini (CONAB), Paul Singer (SENAES / MTE) e José Caetano de Andrade (FBB).


Tags deste artigo: boletim unicafes 01-2014

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    CADASTRE SEU E-MAIL
    e receba as novidades da UNICAFES

    Uma nova janela será aberta. Confirme seu e-mail e depois confira a mensagem que vai chegar na sua caixa de entrada.
    Gerado pelo FeedBurner

    [+] MULHERES

    MARCHA DAS MARGARIDAS 2015

    [+] ECOSOL

    NOV/2014

    [+] PAUTA 2015

    CONHEÇA A PAUTA DO COOPERATIVISMO SOLIDÁRIO PARA 2015

    [+] CANAL UNICAFES

    [+] REDES SOCIAIS

    » WebMail Unicafes

    » Google+