Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Tela cheia Sugerir um artigo

Informes e notícias sobre o processo da V Plenária Nacional de ES

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Região Sul realiza Plenária de Balanço da Economia Solidária

15 de Maio de 2012, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: Kris Bender ([email protected])

Rumo à V Plenária Nacional de Economia Solidária

Nós, atores/sujeitos dos diversos segmentos do movimento de Economia Solidária da Região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), reunidas/os em 09 de maio de 2012 na Casa de Retiro Betânia em Porto Alegre RS, após a realização de um balanço e avaliação dos 4 eixos (Formação; Produção, Comercialização e Consumo; Marco Legal e Finanças Solidárias) da IV Plenária Nacional de Economia Solidária, sentimos a partir dos nossos avanços e desafios destes anos de caminhada em que, paulatinamente vamos tecendo a Economia Solidária, temos vivenciado muitas experiências, as quais nos legitimam para apontar e sugerir outras maneiras de conduzir os espaços que fundamentalmente estão a serviço da Economia Solidária.

Image

Sendo assim, destacamos como avanço a articulação dos atores/sujeitos na mobilização frente ao Projeto de Lei 865, que criava a Secretaria Especial de Micro e Pequena Empresa, transferindo o lugar institucional da Política Pública Nacional de Economia Solidária - Secretaria Nacional de Economia Solidária - SENAES, e o Conselho Nacional de Economia Solidária - CNES para esta secretaria, em pouco tempo conseguimos articular 22 audiências públicas estaduais, e uma nacional, reafirmando nossa identidade e percebendo a necessidade de fazer a sua representação política.

Destacamos também uma maior abrangência das políticas públicas para a Economia Solidária, estas chegando até a base (os Empreendimentos).

No momento em que se avizinha a V Plenária Nacional de Economia Solidária, percebemos a urgência em apontar alguns desafios e compromissos:

* A importância da organização e fortalecimento dos fóruns municipais, regionais, estaduais e nacional, garantindo que as representações contemplem e sejam referendadas pelos os três segmentos (Empreendimentos Econômicos Solidários, Entidades de Apoio e Fomento e Gestores Públicos);

* Articulação, diálogo e convergência com os Movimentos Sociais;

* Garantir a participação do Movimento de Economia Solidária, através de seus fóruns e representações na elaboração dos editais e projetos que perpassem pela Economia Solidária;

* Buscar articular o tema da comunicação em todas as dimensões para ampliar a visibilidade do movimento;

* Trabalhar a formação em todas as dimensões para melhor qualificação dos atores/sujeitos da Economia Solidária, melhorando assim as práticas pedagógicas tornando-as mais acessíveis e adequadas à realidade vivenciada pelos Empreendimentos;

* Garantir o acesso as Finanças Solidárias, com menos burocracia;

* Resgatar os espaços de divulgação e comercialização que foram retirados em prol de revitalizações dos centros urbanos; (Ex.: Feira Estadual do Rio Grande do Sul, que perdeu seu principal espaço de divulgação e comercialização - o Largo Glenio Peres).

Chamamos atenção ainda para a Lei Geral da Economia Solidária, que cria a política, o Sistema e especialmente o fundo da Economia Solidária, firmando nosso compromisso e compreensão da importância do mutirão na coleta de assinaturas para o projeto de iniciativa popular, garantindo assim o cumprimento da meta de 201.419,73 mil assinaturas para a Região Sul.



Agenda das plenárias locais de economia solidária em maio

13 de Maio de 2012, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Por Secretaria Executiva do FBES

Ocorre nesta semana 8 plenárias locais e territoriais pelo país, dando sequência na construção da V Plenária Nacional de Economia Solidária. Já foram realizadas 27 plenárias locais abrangendo as regiões norte, nordeste e sul.

Confira a programação nacional desta semana nos seguintes estados; AM, ES, GO, MA, RO, SC, SP e TO:

* 08 e 09/05/2012 - Plenária territorial de Manaus e entorno - AM

* 09/05 - Plenária regional em Joinville - SC

* 09 e 10/05: Plenária Territorial do Baixo Paranaíba, em São Bernardo - MA

* 09/05 - Plenária Regional Metropolitana Oeste, junto com a feira regional, em Osasco - SP

* 11/05 - Plenária Regional Metropolitana, das 8h às 17h. Local: Titanic, Pracinha de Vila Velha - ES

* 11/05 - Plenária Temática Estadual com povos e comunidades tradicionais (indígenas e quilombolas), em Porto Velho - RO

* 1a. Semana de Maio - Território Médio Araguaia, abrange Iporá, Caiapônia e Palestina - GO

* Primeira Quinzena de maio - Fórum Regional Centro Norte - TO

Confira os contatos das comissões estaduais de referência, agenda nacional e outras informações da V Plenária em: wwww.cirandas.net/v-plenaria-nacional-de-economia-solidaria



Orientações para envio de contribuições para Plenárias Regionais de Balanço

13 de Maio de 2012, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Por Comissão Organizadora Nacional da V Plenária

Serão aceitas contribuições por e-mail para os militantes quem não conseguirem participar das Plenárias Regionais de Balanço, que ocorrem em todas as regiões do país neste mês. Para isso, basta preencher e enviar a contribuição de acordo com a ficha disponível, dentro do prazo indicado, para que a contribuição por eixo temático possa ser considerada durante os debates da respectiva Plenária Regional de Balanço.

Acesse a ficha em: www.fbes.org.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=1563&Itemid=99999999

Destacamos o prazo e os destinatários para envio da contribuição por email, de acordo com a região:

* Norte até dia 03/05

Enviar para os e-mails: [email protected], [email protected]

* Sul até dia 07/05

Enviar para os e-mails: [email protected], [email protected]

* Sudeste até dia 08/05

Enviar para os e-mails: [email protected], [email protected]

* Nordeste até dia 13/05

Enviar para os e-mails: [email protected], [email protected], [email protected]

* Centro-Oeste até dia 15/05

Enviar para os e-mails: [email protected]o.com.br, [email protected], [email protected]



Avaliação dos projetos governamentais na Plenária Regional em Belém

9 de Maio de 2012, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: Cáritas Norte 2

No período de 4 a 6 ocorreu no Regional Norte 2 da CNBB o encontro de diversos participantes ligados ao movimento de Economia Solidária. A reunião teve como objetivo discutir e construir elementos que servirão de escopo para a V Plenária Nacional cujo tema é "Economia Solidária: bem viver, cooperação e autogestão para um desenvolvimento justo e sustentável" que será realizado entre os dias 9 a 13 de dezembro em Brasília.

Como forma de preparação para a V Plenária Nacional ocorre neste mês em diversos estados as Plenárias Regionais. Na Plenária Regional Norte aconteceu o Seminário de Avaliação dos Projetos Governamentais para Economia Solidária. Em Belém o seminário aconteceu nos dias 05 e 06. Os representantes do movimento debateram e refletiram sobre os projetos que desenvolvem essa perspectiva.

De acordo com Lindomar Silva, Secretario Executivo da Cáritas Norte 2, o seminário serviu para fazer um balanço dos projetos que tiveram parceria com o poder público, visando com isso o fortalecimento do movimento e uma maior articulação do mesmo.

O balaço examinou o desenvolvimento dos projetos Fundos Solidários, Comercialização Solidária, Centro de Formação em Economia Solidária (CFES), Brasil Local Feminista e Brasil Local.

A partir dessa avaliação que ocorreu com os integrantes de vários estados da região norte, se buscou aprimorar a gestão e o gerenciamento de projetos ligados a Economia Solidária tendo como diretriz a realidade amazônica, desafios e peculiaridades que a região apresenta.

Para o facilitador do encontro Daniel Tygel, integrante do empreendimento EITA (Educação, Informação e Tecnologia para a Autogestão), o foco do seminário foi o levantamento aprofundado sobre como os projetos estão contribuído para o avanço da economia solidária na região norte.

Avaliação

No primeiro dia (5) do seminário de avaliação de projeto estiveram presentes executores dos projetos e representantes dos Fóruns Brasileiro e Estadual de Economia Solidária. A participação desses integrantes contribuiu para o enriquecimento do diálogo, está é primeira avaliação de Daniel Tygel.

Ainda segundo o facilitador, o que foi percebido pelos participantes é que os projetos executados apresentam uma super-posição de atividades e precisam está mais integrados, para Daniel o que ficou claro, mediante a fala dos integrantes, é que "a chave para se conseguir ter uma maior integração desses projetos é que o movimento esteja mais forte, o movimento estando mais forte ele consegui orientar esses projetos para estarem mais articulados."conlcui.

Outro elemento que chamou atenção de Daniel é que está tendo uma necessidade estratégica dos fóruns na busca de uma maior autonomia financeira para poderem dinamizar suas atividades de forma que se tornem mais independentes dos projetos que executam, resultando não só em autonomia, mas também em uma maior capacidade de se articularem com os movimentos sociais.

Durante três dias de seminário os participantes produziram uma Carta da Região Norte Rumo à V Plenária Nacional de Economia Solidária e nela é verificado os avanços e desafios para a implementação e fortalecimento da ecosol.

Ao final da carta os participantes conclamam a todos os Fóruns municipais, estaduais e microrregionais a importância de se consolidar Lei Geral da Economia Solidaria.

Para ler na íntegra a carta



Agenda das plenárias locais de economia solidária da primeira quinzena de maio

7 de Maio de 2012, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Por Secretaria Executiva do FBES

Ocorre nesta semana 8 plenárias locais e territoriais pelo país, dando sequência na construção da V Plenária Nacional de Economia Solidária

Image

Já foram realizadas 27 plenárias locais abrangendo as regiões norte, nordeste e sul.

Confira a programação nacional desta semana nos seguintes estados; AM, ES, GO, MA, RO, SC, SP e TO:

* 08 e 09/05/2012 - Plenária territorial de Manaus e entorno - AM

* 09/05 - Plenária regional em Joinville - SC

* 09 e 10/05: Plenária Territorial do Baixo Paranaíba, em São Bernardo - MA

* 09/05 - Plenária Regional Metropolitana Oeste, junto com a feira regional, em Osasco - SP

* 11/05 - Plenária Regional Metropolitana, das 8h às 17h. Local: Titanic, Pracinha de Vila Velha - ES

* 11/05 - Plenária Temática Estadual com povos e comunidades tradicionais (indígenas e quilombolas), em Porto Velho - RO

* 1a. Semana de Maio - Território Médio Araguaia, abrange Iporá, Caiapônia e Palestina - GO

* Primeira Quinzena de maio - Fórum Regional Centro Norte - TO

Confira os contatos das comissões estaduais de referência, agenda nacional e outras informações da V Plenária em: http://cirandas.net/v-plenaria-nacional-de-economia-solidaria