Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia

Blog

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.

RECADOS PARA O CICLO 133  (12/06 - 17/06)

14 de Junho de 2017, 9:19, por Bem da Terra - 0sem comentários ainda

 

- Início e término de ciclo sem alterações;

 

- Retirada no sábado das 10h - 13:30;

Segunda, das 16h às 18h.

 

- A entrada será pela Rua Padre Anchieta;

 

- Vamos trabalhar em mutirão, e cada um fará sua separação;

 

- Lembramos da possibilidade de retirada do pedido semanal nas segundas, mediante a opção "retirada na segunda-feira" na plataforma cirandas. No entanto, desaconselhamos o pedido de produtos perecíveis para a retirada na segunda-feira, considerando a impossibilidade de sua conservação (especialmente as hortaliças);

 

- Use sacola retornável.



ESCALA DE FACILITAÇÃO E SEPARAÇÃO (03 de junho até 15 de julho)

31 de Maio de 2017, 17:54, por Bem da Terra - 0sem comentários ainda

Dia 03 de junho

FACILITAÇÃO

Manhã: entre 8:00-12:00 – bancários + ucpel 1

Tarde: entre 13:15-17:00 - ucpel 2 + ufpel/centro

 SEPARAÇÃO - entre 10:00-11:30 - Núcleos que devem enviar separadores:

Pelotense

frutacor

guardiões

IMA

bancários

ucpel I

 

 Dia 10 de junho

FACILITAÇÃO

Manhã: entre 8:00-12:00 – vizinhos da sede + guardiões

Tarde: entre 13:15-17:00 – IMA + ufpel/porto

 SEPARAÇÃO - entre 10:00-11:30 - Núcleos que devem enviar separadores:

ucpel II

anglo

ufpel/centro

famed

ufpel/porto

vizinhos da sede

 

 

Dia 17 de junho * Feriado Corpus Christi – Haverá alteração no ciclo. Regime de mutirão para facilitação e separação.

 

Dia 24 de junho

FACILITAÇÃO

Manhã: entre 8:00-12:00 – ufpel/famed + pelotense

Tarde: entre 13:15-17:00 - ufpel/anglo + frutacor

 SEPARAÇÃO - entre 10:00-11:30 - Núcleos que devem enviar separadores:

pelotense

frutacor

guardiões

IMA

bancários

ucpel I

 

 

 Dia 1 de julho

FACILITAÇÃO

Manhã: entre 8:00-12:00 – ucpel 2 + ufpel/centro

Tarde: entre 13:15-17:00 - bancários + ucpel 1

 SEPARAÇÃO - entre 10:00-11:30 - Núcleos que devem enviar separadores:

ucpel II

anglo

ufpel/centro

famed

ufpel/porto

vizinhos da sede

 

Dia 08 de julho

FACILITAÇÃO

Manhã: entre 8:00-12:00 – IMA + ufpel/porto

Tarde: entre 13:15-17:00 –vizinhos da sede + guardiões

 SEPARAÇÃO - entre 10:00-11:30 - Núcleos que devem enviar separadores:

pelotense

frutacor

guardiões

IMA

bancários

ucpel I

 

dia 15 de julho

FACILITAÇÃO

Manhã: entre 8:00-12:00 – ufpel/anglo + frutacor

Tarde: entre 13:15-17:00 - ufpel/famed + pelotense

 SEPARAÇÃO - entre 10:00-11:30 - Núcleos que devem enviar separadores:

ucpel II

anglo

ufpel/centro

famed

ufpel/porto

vizinhos da sede

 



Encontrão de Consumidorxs da FVbT

10 de Maio de 2017, 17:29, por Bem da Terra - 0sem comentários ainda
de 20 até 20 de Maio de 2017 https://www.facebook.com/events/1775800219397613/ Sala 100k - No Campus Sta Margarida - UCPel

A autogestão da Feira Virtual pelxs seus consumidorxs, vem sendo uma experiência mágica e repleta de desafios. E a construção e manutenção desse projeto, depende de todxs nós.

Fazer um mundo diferente a partir de uma economia solidária.

 

5º Encontrão de Consumidorxs da Feira Virtual Bem da Terra

Dia 20/05/17

14h

Sala 100k - No Campus Sta Margarida - UCPel

 



REDE BEM DA TERRA - 10 ANOS FOMENTANDO O COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO

10 de Maio de 2017, 17:25, por Bem da Terra - 0sem comentários ainda

Em meados de 2007, junto ao Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas – NESIC/UCPel, começam a surgir entre os empreendimentos assessorados, apoiadores (UCPel, Rádio Comunidade FM, Fórum Microrregional de Pelotas de Economia Solidária) e outros parceiros, a discussão de criar uma organização. Onde fosse possível buscar estratégias e formas de comercialização de produtos gerados a partir dos princípios da Economia Solidária: Autogestão, democracia, solidariedade, cooperação, respeito à natureza, comércio justo e consumo solidário.

Tais pilares motivaram a criação da Associação Bem da Terra – Comércio Justo e Solidário – que teve sua fundação no dia 25 de setembro de 2009. Contando a princípio com 14 empreendimentos, e hoje somando mais de 30 grupos associados de economia solidária, a trajetória da Rede Bem da Terra é permeada de desafios e superações.


Um dos primeiros ganhos da associação foram as Feiras Itinerantes mensais, realizadas a partir do ano de 2010, em frente ao Campus I da UCPel, e que logo se expandiram para outros espaços da cidade, como o IF-Sul e a UFPel. Tais feiras abriram (e seguem abrindo) portas não só no campo econômico, mas também político e social, agregando mais e mais empreendimentos solidários, além de parceiros dispostos a novos desafios.

Entre esses novos desafios, em 2011, surge o Armazém Bem da Terra Piratini, espaço de trabalho e comercialização de produtos agroecológicos. O Bem da Terra Piratini dá continuidade aos projetos sociais vinculados a Pastoral Católica de Piratini, visando oportunizar renda e trabalho na área de panifícios para grupos que recebem formação e profissionalização no espaço.

 

Em 2014 criou-se o Núcleo de Produção das Artesãs da Associação Bem da Terra. Iniciativa surgida através dos empreendimentos de artesanato, que uniram forças e criaram a coleção “Elementos da Terra”, visando homenagear a associação e dar visibilidade ao trabalho conjunto das artesãs.

 

Também em 2014, outras duas parcerias foram seladas: o Núcleo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia Solidária e Incubação de Cooperativas e Empreendimentos Populares (NESOL) do IFSUL, auxiliando na formação e profissionalização dos empreendimentos da Associação Bem da Terra; e o Núcleo Interdisciplinar de Tecnologias Sociais e Economia Solidária da Universidade Federal de Pelotas (TECSOL – UFPel) que veio auxiliar na criação e manutenção da Feira Virtual juntamente com o NESIC/UCPel.

 

A Feira Virtual Bem da Terra é um mecanismo de comercialização de produtos de empreendimentos de economia solidária para consumidores previamente cadastrados e organizados em núcleos de consumo responsável. Os consumidores encomendam semanalmente (de segunda a quinta) os produtos de sua preferência através do portal Cirandas.net. Na quinta-feira à tarde os pedidos são repassados aos produtores da associação e aos sábados os consumidores recolhem seus pedidos no Centro de Distribuição Bem da Terra (atualmente localizado no Campus Santa Margarida da UCPel) onde fazem o pagamento correspondente. A oferta de produtos disponibilizados pela feira virtual é muito variada: alimentos, bebidas processadas, artesanato, brinquedos infantis, artigos de higiene pessoal, artigos para casa, conservas, doces, especiarias, grãos, cereais, homeopatias, produtos hortifrutigranjeiros, laticínios, massas, plantas ornamentais, produtos de limpeza, panificados, pescados, vestuário, calçados, etc.

Em 2015, o Bem da Terra conquista outro espaço de comercialização: a Banca 71 no Mercado Público de Pelotas. Alguns grupos interessados na gestão e manutenção do espaço, dividem tarefas e despesas, visando para além da comercialização, a difusão da Economia Solidária na área central de Pelotas.


O Bem da Terra, vinculado desde suas origens ao Fórum Microrregional de Economia Solidária de Pelotas, também participa da Feira Latino Americana de Economia Solidária, que ocorre anualmente na cidade de Santa Maria. E como forma de estabelecer vínculos com grupos de outras regiões e garantir o abastecimento para a produção dos grupos que compõem a associação, foi criado em 2016, o Rizoma, que articula a compra e venda de produtos dos empreendimentos do Bem da Terra e outros Grupos de Economia Solidária, tais como cooperativas oriundas de assentamentos do MST, comunidades campesinas de agricultura familiar e agroecológica, além de produções têxteis visando sustentabilidade ecológica.

 

Mas os desafios não param, atualmente a Rede Bem da Terra ganhou a parceira da Associação Educacional para o Consumo Responsável Bem da Terra, uma associação de consumidores responsáveis criada no final de 2016 visando fortalecer, e futuramente gerir, o projeto da Feira Virtual Bem da Terra.

Com dez anos de caminhada, a Rede Bem da Terra amplia cada vez mais suas parcerias e seus horizontes, sem esquecer de entumecer suas raízes humanas e solidárias na construção de uma vida digna a todas e todos que incorporam o projeto de um mundo mais justo.

 

Para maiores informações e contato:

bemdaterra.org

[email protected]