Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Blog

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Festivais aprovados no Petrobras Cultural

17 de Abril de 2011, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Aumentando o diálogo com o poder público e participando do processo de empoderamento quer teve início na gestão passada do Ministério da Cultura, tivemos este ano mais aprovações em um dos programas do MINC. Foram ao todo 7 festivais aprovados no Programa Petrobrás Cultural - DoSol(RN), Quebramar(AP), Goiania Noise(GO), Se Rasgun(PA), Varadouro(AC), Coquetel Molotov(PE) e Contato(SP).


Ainda é aguardado o resultado de outros editais como Itau Cultural, Programa Cultural das Empresas Eletrobrás, Caixa Cultural, e outros.


O Festival Contato - Multimídia Colaborativo, um dos aprovados, acontecerá em São Carlos/SP e será realizado pela UFSCAR, um dos Pontos Fora do Eixo, entre 12 e 18 de Setembro. Fará parte da programação do festival o 4º Congresso Fora do Eixo, a maior ação da rede, para aglutinar e mobilizar grupos de discussão e criação de mecanismos dinâmicos de atuação na área cultural.


Todos esses festivais tem caráter popular e visam o incentivo à produção independente no país - alguns são festivais de música, outros trabalham com Multi-Linguagens - assim como o Circuito Fora do Eixo e a Abrafin - Associação Brasileira dos Festivais Independentes.


O DoSol está em sua 4ª edição e é mais uma vez aprovado no Programa Petrobrás Cultural, e este ano passou também pelo Oi Futuro! O Festival DoSol, realizado pelo selo e coletivo que leva o mesmo nome, acontece em Natal/RN entre 4 e 6 e 9 e 13 de Novembro.


Previsto para acontecer entre 6 e 7 de Novembro, além dos shows com as bandas do cenário indepependente local e nacional, no Festival Quebramar também ocorrem oficinas de formação e workshops. O Festival é realizado pelo Coletivo Palafita, Ponto Fora do Eixo de Macapá/AP e tem grande importância na integração da cena do norte.



Mobilização Cultural - A Rede das Redes

16 de Abril de 2011, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

 

 

Como sabemos, a gestão do Ministério da Cultura na nova gestão (a partir de 2011) vem gerando muita controvérsia e debates em relação às políticas que a ministra Ana de Hollanda vem apresentando: descontinuidade total com o governo Lula e com o Plano Nacional de Cultura, com os debates que tivemos sobre a reforma dos direitos autorais, a falta de debate e construção conjunta com os movimentos culturais, a postura atrasada e elitista de alguém que, nos últimos 8 anos, estava fazendo tudo, menos tendo conhecimento das políticas culturais que participamos e vivemos no Brasil.


Através de um debate entre os coletivos do Fora do Eixo e outras redes organizadas (pontos de cultura, cultura digital, militantes pela reforma dos direitos autorais, cineclubistas, midialivristas e muitos outros), houve muitas manifestações e ideias sobre como podemos organizar uma manifestação nacional sobre o tema. Saíram propostas de seminários, reuniões online lincadas com os coletivos de todo o Brasil, debates como o 48hvotobr, passeatas pela rua.


Daí nasce a MobilizaCultura - A rede que articula redes de cultura. Há um grupo de e-mails com todos estas redes debatendo intensamente diversos tópicos: A Carta Aberta à Ministra Ana de Hollanda e à Presidenta Dilma, Direitos Autorais, Plano Nacional de Banda Larga, Ações no Congresso, Frente Parlamentar Mista da Cultura e outros. A primeira reunião entre todos esses agentes acontece no dia 25 de Abril, das 10h às 18h no Balaio Café em Brasília.



A seguir os principais tópicos que estão sendo base para o debate


- Carta Aberta à Ministra da Cultura Ana de Hollanda e à Presidenta Dilma Rousself: Está sendo elaborada conjuntamente uma Carta com as principais questões que as redes estão levantando e como esta política de descontinuidade está em discordância com os preceitos do Plano Nacional de Cultura, sancionado no Governo Lula.


- Plano Nacional de Cultura: Um profundo debate organizando quais artigos o novo Minc está infringindo, como por exemplo, o não cumprimento da fiscalização do ECAD e a reforma dos direitos autorais.


- Frente Parlamentar Mista pela Cultura: Como vamos nos articular com a frente e com a bancada da cultura formada por deputados federais e senadores e como vamos articular com os estados para pressionar seus parlamentares.


- Documento PNBL: Sobre como as redes estão vendo os avanços e os atrasos do Plano Nacional de Banda Larga e como podemos complexificar esta questão. Um debate primordial para a cultura.

 



NOITE FDE - LANÇAMENTO DO CD HELLO, PRETTY BABY

14 de Abril de 2011, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Muitas vibes rolaram soltas na Noite FDE realizada pelo Coletivo77 (Barbacena - MG), ontem, dia 14 de abril . Pra quem curti blues e o grande gaitista Jefferson Gonçalves, o lançamento do cd Hello, Pretty Baby, da banda Rodrigo Nézio e DuoCondé Blues, é um marco para a história do blues em Barbacena. Ouça um pouco do show, gravado ao vivo na Estação Ferroviária da cidade. Hoje a banda sobe em palco outra vez.

 

Rodrigo Nézio e DuoCondé Blues by coletivo77

 

 

O show foi transmitido pela Web Rádio FDE.



Coletivo Difusão lança loja Colaborativa Fora do Eixo Manaus!

13 de Abril de 2011, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O Coletivo Difusão junto com a Distro Fora do Eixo lançaram no dia 09 de abril, durante as comemorações dos 5 anos do Fora do Eixo - FDE, a Loja Colaborativa Fora do Eixo em Manaus. A meta é colocar em comercialização produtos culturais produzidos pelo Fora do Eixo e seus parceiros. Hoje a Distro Fora do Eixo conta com mais de 70 pontos espalhados por todos o Brasil sendo este o primeiro na capital do Amazonas.

A expectativa é integrar cada vez mais os pontos produtores com os distribuidores para a consolidação de uma Rede Nacional Solidária. Economicamente viável, a Loja Colaborativa FDE Manaus é mais uma atividade fundamental para sustentabilidade dos coletivos e dos agentes da cadeia produtiva da cultura. É também responsável pela formação de público e promoção de artistas, estilistas, designers, músicos, entre outros protagonistas que apresentam produtos com alto valor agregado em um espaço de pura manifestação criativa.



 




5 anos Fora do Eixo #tudoaomesmotempoagora

10 de Abril de 2011, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda
Pautado nos princípios da economia solidária e no trabalho colaborativo, produtores culturais de Cuiabá (MT), Rio Branco (AC), Uberlândia (MG) e Londrina (PR) uniram-se, em 2005, com o intuito de circular bandas independentes. Essa iniciativa foi batizada de Circuito Fora do Eixo.
Primeira reunião do Circuito Fora do Eixo, Cuiabá, 2006

Segunda reunião do Circuito Fora do Eixo, Rio Branco, 2006

Primeira reunião Fora do Eixo Minas, Sabará, 2008
Lançamento Goma Card, Uberlândia, 2009
Nesses cinco anos, o circuito ganhou força e hoje é formado por representações nos 26 estados brasileiros, no Distrito Federal e em três Países da América Central e um País da América do Sul, além do Brasil, somando 106 localidades, entre Pontos de Articulação Fora do Eixo, Pontos Parceiros, Pontos de Linguagem e Pontos Regionais.
Festival Calango, Cuiabá, 2005

Reunião Fora do Eixo Nordeste, João Pessoa, 2008
Primeiro Observatório Fora do Eixo, São Paulo, 2009
Cubo Card
Goma Card
Marcianos
Lumoedas
Patativas
Se inicialmente as relações de mercado eram mais favoráveis às iniciativas do setor da música, hoje o circuito realiza ações integradas a todos os coletivos e linguagens, fortalecendo o conceito da multilinguagem. O Circuito Fora do Eixo é uma rede de coletivos que atua como multiplicador da cultura, e não apenas no fomento, mas também no estímulo à formação de seus agentes culturais.
Feira Música Brasil, Recife, 2009
Transmissão de rádio no Festival Fora do Eixo, Rio de Janeiro, 2010

Oficina Sala Dobradiça, Santa Maria, 2009
Reunião com Paul Singer, Cuiabá, 2008
Festival Grito Rock, Sete Lagoas, 2011
Festival Fora do Eixo, São Paulo, 2007
Turnê Fora do Eixo: Porcas Borboletas, Mini Box Lunar e Nevilton, Nordeste, 2009
Festival Até o Tucupi, Manaus, 2010
Semana do Audiovisual, Cuiabá, 2009
Transborda, Belo Horizonte, 2010
Oficina de comunicação independente, Montes Claros, 2009
Grito Rock, Anápolis, 2010
Festival Vaca Amarela, Goiânia, 2010
Inauguração do Cine Ouro Verde, Bauru, 2010
Vaudeville do Século XXI, São Carlos, 2009
Folia Fora do Eixo, Vitória da Conquista, 2011
Os trabalhos são organizados em frentes temáticas, como Economia Solidária, Centro Multimídia, Tecnologias Livres, Artes Visuais, Música, Clube de Cinema, Palco, Partido da Cultura, Universidade FDE, Fora do Eixo Letras. Cada uma das frentes é formada por agentes produtores dos mais diversos Pontos Fora do Eixo de todo o Brasil, que são responsáveis pela concepção dos projetos desenvolvidos pela rede, bem como pela sua aplicação nas cidades.
Banquinha Fora do Eixo, Belo Horizonte, 2010
Você pode saber mais sobre a forma de organização da rede no Organograma do Circuito, no Regimento Interno do CFE e também o FDE Card, sistema mediador de todas as frentes temáticas do circuito.

Goiânia Noise, Goiânia, 2007
Demosul, Londrina, 2008

Varadouro, Rio Branco, 2009
DoSol, Natal, 2007

Primeiro Ato, evento pré-Circuito, Cuiabá, 2003
Festival Fora do Eixo, Rio de Janeiro, 2010

#5anosFdE

Visando marcar o avanço da rede nos últimos cinco anos, o Circuito Fora do Eixo realiza nesta segunda um twittaço mobilizando todos os agentes da rede a mandar mensagens com a tag #5anosFdE. Participe também!

I Congresso Fora do Eixo, Cuiabá, 2008
II Congresso Fora do Eixo, Rio Branco, 2009
III Congresso Fora do Eixo, Uberlândia, 2010

 

Grito Rock, Bauru, 2010

 

Marreco, Patos de Minas, 2010

Jambolada, Uberlândia, 2009

 


Macondo Circus, Santa Maria, 2009
Grito Rock, João Pessoa, 2010
Grito Rock, Maceió, 2011

 

Mapa de Pontos Fora do Eixo em março de 2011
O momento é de comemoração. E mais do que celebrar, as atividades do aniversário do Fora do Eixo reforçam a vocação colaborativa do circuito, integrando diferentes cenários e sotaques em uma mesma ação, ampliando a ocupação dos conceitos permeadores da rede. São 26 Estados brasileiros reproduzindo simultaneamente as práticas de economia solidária, colaborativismo e democratização das tecnologias sociais, ampliando os espaços de reflexão e fortalecendo a relação entre os agentes. Muito mais que comemoração. O mês de abril será de agradecimento coletivo e compartilhado.

Acesse, compartilhe e colabore.


Cicuito Fora do Eixo

2 integrantes