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Comunidade de Cirandeiras e Cirandeiros

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Apreciação do curso aberto Cirandas.net elaborado pela Colivre

5 de Agosto de 2013, 14:12 , por [email protected] - 88 comentários | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 88 vezes

Olá, pessoal,

No link abaixo está o material que estamos preparando para as formações em Cirandas.net.

https://cirandas.net/aprendizagem

Tentamos nos apropriar das dicas e sugestões do grupo, mas ainda estamos produzindo o materiall ao mesmo tempo que em que começamos sua utilização.

Contamos com o olhar atento e sugestões de todos. Abraços

Equipe Colivre.


88 comentários

  • Eu minorrosana kirsch
    16 de Agosto de 2013, 12:34

    Contribuição EITA

    Oi gente,

    Seguem contribuições da EITA:

    1 - O material ficou muito, muito, muito bacana! Usar o Cirandas para se apropriar do sistema: isto sim é contextualizar!
    2 - A abordagem de aprendiz e instrutor se confundem na formação, uma vez que quem será instrutor, primeiro será aprendiz. Aqui cira​ndas​.net​/apr​endi​zage​m/en​tend​a-o-​curs​o por exemplo, nem seria necessário haver esta distinção.
    3 - Em cira​ndas​.net​/apr​endi​zage​m/vo​ce-n​o-ci​rand​as.n​et
    Ainda que o texto seja do FBES, vale a pena uma pequena alteração para O Cirandas é uma iniciativa do FBES - Fórum Brasileiro de Economia Solidária - que tem como objetivo oferecer ferramentas na internet para promover a articulação econômica, social e política de vive da economia solidária ou é apoiador/a-consumidor/a de seus produtos e serviços.
    Na parte dos objetivos, poderia estar em tópicos.
    Valeria a pena, para destacar atividades que são sugeridas, que tivesse algum ícone. Por exemplo em
    - Pronto! Que tal entrar no fórum de apresentação para falar sobre você e sobre os motivos que te trouxeram ao Cirandas.net
    - Atividade prática: Usando os recursos do painel de controle, configurar o blog e explorar blocos.
    Poderia ter algo que destaque que ali tem uma tarefa a ser realizada e assim para outras tarefas que forem aparecendo no curso, o ícone se repete. É que se não se atenta para ler o texto todo, se perde esta tarefa.
    4 - Cirandas e redes
    - cira​ndas​.net​/apr​endi​zage​m/to​pico​01/t​opic​o-01​-cir​anda​s.ne​t-e-​rede​s-so​ciai​s#ar​ticl​e-he​ader​: sugestão de alterar o texto para O Cirandas é uma iniciativa do FBES - Fórum Brasileiro de Economia Solidária - que tem como objetivo oferecer ferramentas na internet para promover a articulação econômica, social e política de vive da economia solidária ou é apoiador/a-consumidor/a de seus produtos e serviços.
    - cira​ndas​.net​/apr​endi​zage​m/to​pico​01/t​opic​o-01​-cir​anda​s.ne​t-e-​rede​s-so​ciai​s#ar​ticl​e-he​ader
    Sugestão de que o final do parágrafo seja alterado para:
    O Noosfero é uma plataforma web para redes sociais e de economia solidária que possui as funcionalidades de Blog, e-Portfolios, CMS, RSS, discussão temática, agenda de eventos e inteligência econômica colaborativa num mesmo sistema. Complicou? Saiba +
    - cirandas.net/aprendizagem/topico01/topico-01-cirandas.net-e-redes-sociais#article-header
    Então, vamos conhecer o Cirandas.net mais a fundo? Atividade Prática - Navegação pelo menu superior do Cirandas.net. Vamos explorar o menu superior do Cirandas.net?
    De certo aqui teria uma imagem do menu superior, né? Deve ser aquele de Temáticas, Territórios, Redes e Cadeias...
    - Ao executar a segunda atividade prática deste tópico você poderá criar uma comunidade (mesmo que só para teste) e explorar as suas funcionalidades. Não perca tempo, mãos à obra!
    Pergunta: As comunidades criadas para teste, terão que destino depois? Será importante que depois do exercício, estas comunidades sejam apagadas, ok?
    Nesta atividade, primeiro, poderia-se solicitar para que o pessoal clicasse em Comunidades e fizesse a busca por um tema de interesse, para ver se já tem comunidade. Se quiser, a pessoa pode pedir para entrar na comunidade e tentar dinamizar este espaço.
    Se não localiza comunidade com tema de interesse, aí, sim, criar uma comunidade.
    Que tal?
    5 - Economia Solidária e internet
    - Primeiro slide: é preciso escolher qual parágrafo deixar, pois há dois muito semelhantes...A Economia Solidária é também um jeito de estar no mundo e de consumir
    - Nas características da economia solidária:
    . Cada princípio/ prática poderia estar em negrito, ficando o texto explicativo com fonte normal.
    . Em atividade econômica, acrescentar serviços.
    . Sugestão de alteração: Por exemplo, na produção, as pessoas se organizam para:- melhorar seu trabalho, - realizar compras de insumos, matérias-primas
    . Em práticas da economia solidária, os subtítulos também poderiam estar em negrito. Neste mesmo item, deixaria apenas bancos, feiras de trocas e empresas de autogestão como exemplos. Na parte da Rede de Gestores e Entidades de Assessoria, colocaria como título Formas de apoio e fomento à economia solidária.
    . Em Sistema de Finanças Solidárias 1, pode ser melhor começar direto pela citação do Singer e juntar como o tópico 2, pois a parte do BNDES fica vaga e não tem relação direta com finanças solidárias.
    . Em cooperativas de crédito, sugestão de alterar: A maioria das Cooperativas de Crédito nasceu após ter constituído, por alguns anos, um Fundo Rotativo Solidário.
    - Em Educação e Cultura Solidária, sugestão de alterar "engajada (com as causas da comunidade, em defesa e ampliação de direitos).
    . E, colocar acentos em Voce sabia que existem inúmeras práticas no país e uma delas pode estar acontecendo próximo de voce?
    . Sugestão de retirar o tópico 3, pois os CFES são projetos do governo com prazo de finalização e que já não são voltados para a formação de educadores/as, as ações de assessoria técnica não tem um lugar onde se possa ter acesso ao que vem acontecendo e além das EFAS há outras experiências.
    . Uma alternativa, seria destacar a importância de que o ato de trabalho coletivo e em cooperação seja um aprendizado contínuo, onde trabalhadores/as reflitam sobre a sua organização, sua relação com a comunidade e contribuição para a sociedade.
    As incubadoras podem ser um exemplo de apoio aos grupos de economia solidária para formação política e assessoria técnica, junto com outras organizações da sociedade civil e órgãos da gestão pública que têm projetos com esta finalidade.
    E, juntar à RECID, a Rede de Educadores/as da Economia Solidária que tem um mapa onde é possível localizar os/as educadores/as pelo Brasil (www.fbes.org.br/mapaeducacao). Este mapa está em preenchimento, mas vale a divulgação. Nestes dois casos, são redes que articulam educadores/as populares/as que atuam nas comunidades.
    Junto à EJA, vale a pena incluir a educação do campo, destacando a importância de que trabalhadores/as retomem os estudos e garantam o direito à educação pública. A divulgação do Fórum EJA e do Fórum Educampo poderia ter espaço aí.
    - Em Reconhecimento e direito...
    . Sugestão de alteração No Brasil, as leis que tratam da economia são muito limitadas: tudo leva a crer, olhando nossas leis, de que só existe o trabalho subordinado (assalariado) ou individual/autônomo. Dando a ideia de que a economia formal se reduz às empresas privadas ou públicas.
    . Sugestão de alteração A legislação só reconhece e assegura direitos à economia privada e à economia estatal. Mostra-se como estando a servico da economia privada, desconhecendo a existência de uma economia associada, chegando a reduzir o direito ao trabalho associado a ações políticas compensatórias.
    . Sugestão de alteração 3. Apoio e Fomento - É preciso construir programas e políticas de finanças solidárias, de formação, de assessoria técnica, de
    . Sugestão de alteração Com ela, o caminho estará aberto para que os governos municipais, estaduais e nacional criem os
    conselhos locais de Economia Solidária e os programas como o Programa Nacional de Desenvolvimento da Economia Solidária (PRONADES), o Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário, a Política Nacional de Formação e Assessoria Técnica, entre outros.
    6 - Em Comércio Eletrônico 1: o texto é de Comunidades que é apresentado no início do curso.
    7 - Comércio Eletrônico 2:
    . Sugestão de alteração: A base inicial do CIRANDAS é fruto do I Mapeamento da Economia Solidária, realizado entre 2005 e 2007, numa parceria entre a Secretaria Nacional de Economia Solidária e o Fórum Brasileiro de Economia Solidária.
    Mas, para um empreendimento ter sua página no Cirandas, além do mapeamento da economia solidária, também é possível que o Fórum Estadual de Economia Solidária faça a indicação.
    Para isto, é preciso estar atento às regras e aos prazos para o Fórum Estadual envie a lista de novos empreendimentos no Cirandas.
    * O saiba mais deste tópico está com erro!
    - Sugestão de alteração: Essas informações são importantes para que o empreendimento seja localizado por pessoas que estão navegando na internet ou buscando diretamente por empreendimentos e produtos/ serviços no Cirandas.net.


  • Eu minorrosana kirsch
    16 de Agosto de 2013, 12:38

    Planos de aula e e-comerce

    Oi gente!
    Sobre os planos de aula, me parece que ainda estão por serem finalizados. É isto?
    E, já encontraram alguém para contribuir na elaboração sobre e-comerce?


    • Lattes ka minorKamenezes
      2 de Setembro de 2013, 6:33

      Planos de aula

      Vamos finalizar esses que estão sinalizados no ambiente. Nossa ideia é ter vários planos de aula possíveis, assim os instrutores podem escolher de acordo com o que acharem mais adequado para as turmas.


  • Eu minorrosana kirsch
    16 de Agosto de 2013, 12:47

    Sobre Cirandas e apresentação da economia solidária

    Vale a pena no Curso, quando tiver apresentando Sistema de Finanças Solidárias, educação, entidades de assessoria, gestores... propor como atividades buscas dentro do Cirandas. O mesmo para incubadoras.


  • Eu minorrosana kirsch
    16 de Agosto de 2013, 15:52

    Por que ter um site no Cirandas

    Oi gente,

    To aqui ainda refletindo sobre o curso.
    Uma questão que seria importante ser enfrentada é porque um empreendimento precisa ter um site na internet, considerando que boa parte deles comercializam na sua cidade/ região em feiras ou pontos fixos.
    Isto poderia ser o debate inicial do trabalho com os empreendimentos e, a partir daí, falar de Cirandas, software livre e tudo mais.
    Que vcs acham?


    • Lattes ka minorKamenezes
      2 de Setembro de 2013, 6:35

      como "atacar" o tema

      Nessa perspectiva que vc propoe e com a qual eu tendo a à concordar, deveriamos dar um foco anterior ao comércio eletrônico? Seria esse o objetivo do site?
      pensando...


      • Eu minorrosana kirsch
        2 de Setembro de 2013, 6:59

        Ter ou não ter site?

        Oi pessoal da Colivre!

        Sobre a reflexão em torno de ter site no Cirandas, entendo que teria que ser um momento inicial no curso. Assim, o empreendimento decidiria primeiro porque ter o site. Se for por causa da comercialização, terá todo sentido seguir até o final do curso. Se for para apresentar sua história, por exemplo, vale a pena que este empreendimento foque na parte de blog e galeria de imagens.
        Então, o curso poderia ter esta opção de ter o foco no interesse do empreendimento.
        A princípio, estas duas possibilidades (comercialização e apresentação na internet, podendo se uma ou outra ou as duas) é que podem motivar os empreendimentos a estarem no Cirandas.

        Abraços,
        Rosana


  • Lattes ka minorKamenezes
    30 de Agosto de 2013, 15:47

    Ponderações da Rosana

    Oi Rosana,
    Agradecemos muito, muito, muito pela sua apreciação do curso. Todas as dicas são extremamente pertinentes.
    Estamos aqui, com a mão na massa. O conteúdo de comércio eletrônico será inserido até o final do próxima semana e vou investir mais na parte gráfica, também. Concordo que a lingugem iconica deva ser mais explorada.
    Gostariamos, também de criar links para a comunidade Cirandeiros e Cirandeiras e para a Comu Ajuda. Se tiver dicas nesse sentido: é so dizer.
    :)


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