Cesto
Limpar cestoTotal:
Olá, pessoal,
No link abaixo está o material que estamos preparando para as formações em Cirandas.net.
https://cirandas.net/aprendizagem
Tentamos nos apropriar das dicas e sugestões do grupo, mas ainda estamos produzindo o materiall ao mesmo tempo que em que começamos sua utilização.
Contamos com o olhar atento e sugestões de todos. Abraços
Equipe Colivre.
88 comentários
Contribuição EITA
2 - A abordagem de aprendiz e instrutor se confundem na formação, uma vez que quem será instrutor, primeiro será aprendiz. Aqui cirandas.net/aprendizagem/entenda-o-curso por exemplo, nem seria necessário haver esta distinção.
3 - Em cirandas.net/aprendizagem/voce-no-cirandas.net
Ainda que o texto seja do FBES, vale a pena uma pequena alteração para O Cirandas é uma iniciativa do FBES - Fórum Brasileiro de Economia Solidária - que tem como objetivo oferecer ferramentas na internet para promover a articulação econômica, social e política de vive da economia solidária ou é apoiador/a-consumidor/a de seus produtos e serviços.
Na parte dos objetivos, poderia estar em tópicos.
Valeria a pena, para destacar atividades que são sugeridas, que tivesse algum ícone. Por exemplo em
- Pronto! Que tal entrar no fórum de apresentação para falar sobre você e sobre os motivos que te trouxeram ao Cirandas.net
- Atividade prática: Usando os recursos do painel de controle, configurar o blog e explorar blocos.
Poderia ter algo que destaque que ali tem uma tarefa a ser realizada e assim para outras tarefas que forem aparecendo no curso, o ícone se repete. É que se não se atenta para ler o texto todo, se perde esta tarefa.
4 - Cirandas e redes
- cirandas.net/aprendizagem/topico01/topico-01-cirandas.net-e-redes-sociais#article-header: sugestão de alterar o texto para O Cirandas é uma iniciativa do FBES - Fórum Brasileiro de Economia Solidária - que tem como objetivo oferecer ferramentas na internet para promover a articulação econômica, social e política de vive da economia solidária ou é apoiador/a-consumidor/a de seus produtos e serviços.
- cirandas.net/aprendizagem/topico01/topico-01-cirandas.net-e-redes-sociais#article-header
Sugestão de que o final do parágrafo seja alterado para:
O Noosfero é uma plataforma web para redes sociais e de economia solidária que possui as funcionalidades de Blog, e-Portfolios, CMS, RSS, discussão temática, agenda de eventos e inteligência econômica colaborativa num mesmo sistema. Complicou? Saiba +
- cirandas.net/aprendizagem/topico01/topico-01-cirandas.net-e-redes-sociais#article-header
Então, vamos conhecer o Cirandas.net mais a fundo? Atividade Prática - Navegação pelo menu superior do Cirandas.net. Vamos explorar o menu superior do Cirandas.net?
De certo aqui teria uma imagem do menu superior, né? Deve ser aquele de Temáticas, Territórios, Redes e Cadeias...
- Ao executar a segunda atividade prática deste tópico você poderá criar uma comunidade (mesmo que só para teste) e explorar as suas funcionalidades. Não perca tempo, mãos à obra!
Pergunta: As comunidades criadas para teste, terão que destino depois? Será importante que depois do exercício, estas comunidades sejam apagadas, ok?
Nesta atividade, primeiro, poderia-se solicitar para que o pessoal clicasse em Comunidades e fizesse a busca por um tema de interesse, para ver se já tem comunidade. Se quiser, a pessoa pode pedir para entrar na comunidade e tentar dinamizar este espaço.
Se não localiza comunidade com tema de interesse, aí, sim, criar uma comunidade.
Que tal?
5 - Economia Solidária e internet
- Primeiro slide: é preciso escolher qual parágrafo deixar, pois há dois muito semelhantes...A Economia Solidária é também um jeito de estar no mundo e de consumir
- Nas características da economia solidária:
. Cada princípio/ prática poderia estar em negrito, ficando o texto explicativo com fonte normal.
. Em atividade econômica, acrescentar serviços.
. Sugestão de alteração: Por exemplo, na produção, as pessoas se organizam para:- melhorar seu trabalho, - realizar compras de insumos, matérias-primas
. Em práticas da economia solidária, os subtítulos também poderiam estar em negrito. Neste mesmo item, deixaria apenas bancos, feiras de trocas e empresas de autogestão como exemplos. Na parte da Rede de Gestores e Entidades de Assessoria, colocaria como título Formas de apoio e fomento à economia solidária.
. Em Sistema de Finanças Solidárias 1, pode ser melhor começar direto pela citação do Singer e juntar como o tópico 2, pois a parte do BNDES fica vaga e não tem relação direta com finanças solidárias.
. Em cooperativas de crédito, sugestão de alterar: A maioria das Cooperativas de Crédito nasceu após ter constituído, por alguns anos, um Fundo Rotativo Solidário.
- Em Educação e Cultura Solidária, sugestão de alterar "engajada (com as causas da comunidade, em defesa e ampliação de direitos).
. E, colocar acentos em Voce sabia que existem inúmeras práticas no país e uma delas pode estar acontecendo próximo de voce?
. Sugestão de retirar o tópico 3, pois os CFES são projetos do governo com prazo de finalização e que já não são voltados para a formação de educadores/as, as ações de assessoria técnica não tem um lugar onde se possa ter acesso ao que vem acontecendo e além das EFAS há outras experiências.
. Uma alternativa, seria destacar a importância de que o ato de trabalho coletivo e em cooperação seja um aprendizado contínuo, onde trabalhadores/as reflitam sobre a sua organização, sua relação com a comunidade e contribuição para a sociedade.
As incubadoras podem ser um exemplo de apoio aos grupos de economia solidária para formação política e assessoria técnica, junto com outras organizações da sociedade civil e órgãos da gestão pública que têm projetos com esta finalidade.
E, juntar à RECID, a Rede de Educadores/as da Economia Solidária que tem um mapa onde é possível localizar os/as educadores/as pelo Brasil (www.fbes.org.br/mapaeducacao). Este mapa está em preenchimento, mas vale a divulgação. Nestes dois casos, são redes que articulam educadores/as populares/as que atuam nas comunidades.
Junto à EJA, vale a pena incluir a educação do campo, destacando a importância de que trabalhadores/as retomem os estudos e garantam o direito à educação pública. A divulgação do Fórum EJA e do Fórum Educampo poderia ter espaço aí.
- Em Reconhecimento e direito...
. Sugestão de alteração No Brasil, as leis que tratam da economia são muito limitadas: tudo leva a crer, olhando nossas leis, de que só existe o trabalho subordinado (assalariado) ou individual/autônomo. Dando a ideia de que a economia formal se reduz às empresas privadas ou públicas.
. Sugestão de alteração A legislação só reconhece e assegura direitos à economia privada e à economia estatal. Mostra-se como estando a servico da economia privada, desconhecendo a existência de uma economia associada, chegando a reduzir o direito ao trabalho associado a ações políticas compensatórias.
. Sugestão de alteração 3. Apoio e Fomento - É preciso construir programas e políticas de finanças solidárias, de formação, de assessoria técnica, de
. Sugestão de alteração Com ela, o caminho estará aberto para que os governos municipais, estaduais e nacional criem os
conselhos locais de Economia Solidária e os programas como o Programa Nacional de Desenvolvimento da Economia Solidária (PRONADES), o Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário, a Política Nacional de Formação e Assessoria Técnica, entre outros.
6 - Em Comércio Eletrônico 1: o texto é de Comunidades que é apresentado no início do curso.
7 - Comércio Eletrônico 2:
. Sugestão de alteração: A base inicial do CIRANDAS é fruto do I Mapeamento da Economia Solidária, realizado entre 2005 e 2007, numa parceria entre a Secretaria Nacional de Economia Solidária e o Fórum Brasileiro de Economia Solidária.
Mas, para um empreendimento ter sua página no Cirandas, além do mapeamento da economia solidária, também é possível que o Fórum Estadual de Economia Solidária faça a indicação.
Para isto, é preciso estar atento às regras e aos prazos para o Fórum Estadual envie a lista de novos empreendimentos no Cirandas.
* O saiba mais deste tópico está com erro!
- Sugestão de alteração: Essas informações são importantes para que o empreendimento seja localizado por pessoas que estão navegando na internet ou buscando diretamente por empreendimentos e produtos/ serviços no Cirandas.net.
Planos de aula e e-comerce
Sobre os planos de aula, me parece que ainda estão por serem finalizados. É isto?
E, já encontraram alguém para contribuir na elaboração sobre e-comerce?
Planos de aula
Sobre Cirandas e apresentação da economia solidária
Por que ter um site no Cirandas
Uma questão que seria importante ser enfrentada é porque um empreendimento precisa ter um site na internet, considerando que boa parte deles comercializam na sua cidade/ região em feiras ou pontos fixos.
Isto poderia ser o debate inicial do trabalho com os empreendimentos e, a partir daí, falar de Cirandas, software livre e tudo mais.
Que vcs acham?
como "atacar" o tema
pensando...
Ter ou não ter site?
Então, o curso poderia ter esta opção de ter o foco no interesse do empreendimento.
A princípio, estas duas possibilidades (comercialização e apresentação na internet, podendo se uma ou outra ou as duas) é que podem motivar os empreendimentos a estarem no Cirandas. Abraços,
Rosana
Ponderações da Rosana
Agradecemos muito, muito, muito pela sua apreciação do curso. Todas as dicas são extremamente pertinentes.
Estamos aqui, com a mão na massa. O conteúdo de comércio eletrônico será inserido até o final do próxima semana e vou investir mais na parte gráfica, também. Concordo que a lingugem iconica deva ser mais explorada.
Gostariamos, também de criar links para a comunidade Cirandeiros e Cirandeiras e para a Comu Ajuda. Se tiver dicas nesse sentido: é so dizer.
:)
Por favor digite as duas palavras abaixo