Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Projeto Nacional de Comercialização Solidária

Tela cheia Sugerir um artigo

Blog

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.

A UBEE-UNBEC/IMS é responsável direta pela execução do Projeto Nacional de Comercialização Solidária no Brasil, ação promovida pelo governo federal que tem como objetivo central construir um espaço de referência, de suporte, de integração e de fortalecimento para a comercialização em Economia Solidária no país.

Ele está sendo implementado por intermédio do diálogo permanente da UBEE/IMS com a SENAES/MTE e com o FBES. O Projeto é demanda direta identificada com o mapeamento do Sistema de Informações da Economia Solidária (SIES), em 2007.


Contratação de profissional para o PNCS

30 de Maio de 2010, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A União Brasileira de Educação e Ensino (UBEE), por meio do diretor do Instituto Marista de Solidariedade (IMS), Vicente Falqueto, comunica que estão abertas inscrições para contratação de profissional para desenvolver ações que contribuam para fortalecer a Economia Solidária em território nacional, através do Projeto Nacional de Comercialização Solidária, conforme Convênio nº 702019/2008.

O(A) profissional a ser contratado(a) deverá prestar assessoria a projetos de comercialização solidária, atendendo aos beneficiários do convênio. É indispensável que tenha como perfil experiência em economia solidária; o uso de sistemas informatizados para controle de gestão e de pessoal; o uso de aplicativos de edição de textos, planilhas eletrônicas, produção de apresentações, correio eletrônico e “web”; a capacidade de bom relacionamento com pessoas; a capacidade organizacional; habilidade para produção de textos e relatórios; disponibilidade para residir em Brasília-DF; e formação compatível com o cargo.

As etapas da seleção compreendem análise de Curriculum Vitae e entrevista. Interessados e interessadas podem se inscrever de 01 a 11/junho/2010. Será realizada a entrevista no dia 14/junho e a previsão de divulgação do resultado final da seleção é para o dia 21 de junho, conforme Edital que pode ser visualizado no link abaixo:

[+] Edital de Contratação de Pessoal – Assessor – 2010



Seminários de comercialização movimentam próxima semana

24 de Maio de 2010, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O Projeto Nacional de Comercialização Solidária consolida outro eixo de atuação com a execução da meta que prevê o fortalecimento de redes e cadeias produtivas por intermédio de capacitações, encontros e seminários. Na próxima segunda (dia 31/5), dois seminário estaduais sobre a temática serão realizados em dois estados diferentes no Nordeste: Piauí e Paraíba.

Além dos seminários estaduais, serão cinco regionais que buscarão integrar e articular as ações estratégicas para comercialização justa e solidária. Além desses, outros quatro seminários nacionais estão programados: um sobre Comercialização, outro sobre o Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário (SNCJS), o terceiro sobre pontos fixos de comercialização e o último sobre marcas da economia solidária.

Na Paraíba, a atividade é parte da VII Feira Estadual de Economia Solidária, que acontece em João Pessoa até o dia 2 de junho. O I Seminário Estadual de Comercialização Solidária do Piauí é uma parceria do Projeto Nacional e do Fórum Estadual de Economia Solidária do Piauí (FEESPI). Irá acontecer no auditório da Obra Kolping do Piauí (Conjunto Dirceu Arcoverde II, 3978), das 8 às 17h30.

Confira a programação:

I SEMINÁRIO ESTADUAL DE COMERCIALIZAÇÃO SOLIDÁRIA PI

Data: 31.05.210 Local: Auditório Obra Kolping – Conj. Dirceu II, 3978 Teresina PI

PROGRAMAÇÃO

Objetivo: dialogar com as experiências e discutir os desafios de comercialização solidaria no Piauí

8h – Abertura – Mística

8h30 – Roda Viva – diálogo com experiências de Comercialização Solidária
Roda Viva 01

  • Projeto Nacional de Comercialização Solidária – Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário – IMS
  • Certificação – Rede Xique Xique – RN

9h10 – Debate
Roda Viva 02

  • Programa de Aquisição de alimentos – PAA
  • Programa Nacional de Alimentação Escolar- PNAE
  • Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro – Casa APIS – Comercialização do Mel

10h40 – Debate
Roda Viva 03

  • Crédito Fundiário – comercialização solidária nos assentamentos – Oeiras-PI
  • A moeda “cocal” – visão protagonista – São João do Arraial-PI
  • Associação Liliescórcio – Buriti dos Lopes-PI

11h10 – Debate

12h30 – Almoço

14h- Trabalho em grupos – os desafios da Comercialização Solidaria no Piauí

15h – Plenária – apresentação dos grupos

16h30 – Constituição do GT de Comercialização/Avaliação

17h30 – Encerramento



Economia Solidária e Criança e Adolescente estão na pauta do dia

19 de Maio de 2010, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O Instituto Marista de Solidariedade tem hoje um dia de bastante incidência social, com importantes atividades acontecendo ou começando esta manhã. Desde cedo as analistas sociais Shirlei Silva e Rizoneide Amorim, mais o analista do Projeto Nacional de Comercialização Solidária, Anderson Barcellos, recebem representantes de 20 redes de Economia Solidária e comercialização para a terceira reunião de construção da pesquisa sobre pontos fixos. O IMS e as redes estão reunidas hoje e amanhã no sítio Divino Paraíso, no Gama-DF.

São redes que têm sua atuação distribuída em praticamente toda a extensão do território brasileiro, nas cinco regiões. São grupos ligados à Economia Solidária que promovem estratégias diversificadas de comercialização dos produtos oriundos de empreendimentos que trabalham com esta outra economia, caracterizada pelo jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para se viver, sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente, cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem.

Ainda hoje, às 10 horas, as analistas sociais Milda Moraes e Fernanda Beatriz Higino participam de audiência pública na Câmara Legislativa, atividade que integra a programação relacionada ao Dia Nacional de Luta contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolecentes (18 de maio). Milda, que também é presidenta do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA) do DF, irá participar da mesa e discursará aos presentes.

Outra atividade, igualmente relacionada ao dia 18 de maio, é o Seminário Nacional “Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes Novas Estratégias de Enfrentamento”, que acontece às 14 horas, no Auditório José Carlos Gomes Carvalho (Edifício Roberto Simonsen – CNI, SBN, Quadra 01, Bloco C, subsolo). Na terça-feira (dia 18), entidades governamentais e não governamentais participaram, no Salão Negro do Palácio da Justiça (Brasília-DF), da solenidade de lançamento do Prêmio Neide Castanha. A homenagem iniciou com as crianças plantando flores nos jardins do Ministério da Justiça.

[+] Mais informações:
Instituto Marista de Solidariedade
:: http://www.ims.org.br
Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes
:: http://www.comitenacional.org.br


Oficina de educomunicação para produtores e consumidores

16 de Maio de 2010, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Facilitar a comunicação entre produtores e consumidores é o desafio que produtores agroecológicos e consumidores vão enfrentar na próxima oficina do Espaço da Cultura de Consumo Responsável, próxima quarta-feira (19), das 10 às 11h30, no Tendal da Lapa (Rua Guaicurús, 1100), em São Paulo. Será uma oficina gratuita, facilitada pelo Núcleo de Educação e Comunicação da Universidade de São Paulo (NCE/USP).

O Espaço da Cultura de Consumo Responsável foi inaugurado no último dia 28 de abril, fruto da parceria de diversas instituições, produtores, consumidores, técnicos, gestores, articulados pela Rede Semeando Comercialização Justa e Solidária. O Instituto Marista de Solidariedade apóia a iniciativa.

Na inauguração, foi também realizado no local o seminário “Desafios e Oportunidades do acesso a sementes crioulas e orgânicas”, promovido pela Rede Semeando, com apoio da Comissão da Produção Orgânica de São Paulo (CPOrg/SP) e do IMS, com o Projeto Nacional de Comercialização Solidária (PNCS).

No local, que funciona sempre às quartas, das 8 às 13 horas, são oferecidas – além do acesso a produtos agroecológicos e da economia solidária – oficinas nos temas “Segurança Alimentar e Nutricional”, “Mude o Consumo para não Mudar o Clima”, “Educomunicação e Cultura” e “Trocas Solidárias”. A oficina desta quarta é a primeira parte de duas. A próxima parte acontecerá no dia 16 de junho, igualmente facilitada por professores e professoras do NCE/USP, Ismar de Oliveira Soares, Carmen Gattás e Izabel Leão.

No conteúdo que será desenvolvido estão as questões: “como a educomunicação pode colaborar com a implementação da educação para o consumo responsável?”; “quais os instrumentos facilitadores na comunicação da proposta do Espaço da Cultura de Consumo Responsável no Tendal?”; e “a educomunicação facilitando no entendimento entre produtor e consumidor”.

SERVIÇO:


Quinze feiras de Economia Solidária acontecem no mês de maio

13 de Maio de 2010, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O Projeto Nacional de Comercialização Solidária, em seu segundo ano de execução sob responsabilidade do Instituto Marista de Solidariedade (IMS), está em plena atividade com a realização das feiras de Economia Solidária. De janeiro à abril, dez feiras foram organizadas em todas as regiões do país, em estados como Bahia e Paraíba, Paraná e Santa Catarina, Amazonas e Pará, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul. Até o final de maio estão sendo realizadas mais 15 feiras microrregionais, em cidades do interior dos estados (como Barreira-CE, Xinguara-PA e Governador Valadares-MG) ou em capitais e regiões metropolitanas.

As feiras de economia solidária são uma das metas do Projeto Nacional de Comercialização Solidária que também prevê o fortalecimento de redes e cadeias produtivas por intermédio de capacitações, encontros e seminários; a preparação Empreendimentos de Economia Solidária (EES) para adequação aos princípios e critérios do Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário (SNCJS); e o diagnóstico e o levantamento de informações sobre comercialização dos produtos e serviços dos EES, através de pesquisas. Neste semestre, estão sendo realizados, simultaneamente às feiras, seminários estaduais e regionais de comercialização solidária, outra meta de grande importância dentro do Projeto.

Uma das feiras apoiadas pelo Projeto – a Feira das Mães, realizada durante uma semana inteira no Centro de Porto Alegre/RS – foi premiada em 2010 com a notícia de que estará, deste ano em diante, no calendário oficial da cidade (por conta da tradição na sua realização, foi organizada em maio a sua 10ª edição), com sua realização garantida com recursos da Prefeitura, transformando-se em uma política pública de apoio à comercialização solidária.

Ao todo, serão 81 feiras de Economia Solidária, em níveis microrregional, estadual, temática e internacional, todas com o intuito de divulgar e comercializar produtos e serviços de EES. No início deste ano (janeiro) o Instituto participou diretamente da organização e da execução da 1ª Feira Mundial de Economia Solidária, que aconteceu em Santa Maria e em Canoas, ambas no estado do Rio Grande do Sul. Em todas, o IMS tem promovido também atividades de formação, tanto com empreendimentos como com agentes ligados à instituições de apoio e fomento no campo da Economia Solidária. O calendário completo das feiras (com informações de data e local) está no sítio do IMS.

Abaixo algumas das imagens das Feiras realizadas no período:

Credenciamento

Credenciamento na feira de Vitória da Conquista-BA

Atividade de Formação

Atividade de Formação na feira de Irati-PR

1ª Feira Mundial de ES

Encontro de Redes na 1ª Feira Mundial de ES, em Canoas-RS



Categorias

Nacional, Comércio justo e solidário, Consumo ético e solidário