Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Consumo Consciente ABC
Tela cheia Sugerir um artigo

A Agricultura Familiar no Oeste Paulista

3 de Setembro de 2014, 17:43 , por Consumo Consciente ABC - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 129 vezes
No final de semana dos dias 30 e 31 de agosto de 2014 a Comissão do Projeto Consumo Consciente ABC visitou a produção de ovos caipira do Sítio Nossa Senhora de Fátima em Tatuí, SP e o Sítio Ajoem no Assentamento Ipanema em Ipero, SP. Foram momentos agradáveis onde fomos muito bem recebidos.


Produção de mandioca no Sítio Ajoem - Assentamento Ipanema

Criação de galinha com pato no Sítio Nsa Sra de Fátima

No sábado (30/08) foram realizados levantamentos no Sítio Nossa Senhora de Fátima, quem nos guiou foi o Valmiro, proprietário da terra, ele nos apresentou o galinheiro e as galinhas e galos que vivem junto a patos e galinhas d'angola, os animais vivem soltos a maior parte do tempo. O sítio possui área total de 5 hectares e além da criação de aves, há criação de gado e suíno. Dentro da área do sítio existem 7.500 metros quadrados destinados ao cultivo de milho para alimentação dos animais. Valmiro se queixa muito do preço da semente, ele paga R$320,00 pela saca de 20 kg. Disse ele que não utiliza sementes transgênicas, o agricultor acredita que esse tipo de semente não é legal para o meio ambiente. Os comissários que fizeram a visita reforçaram essa ideia do agricultor apresentando argumentos científicos e mostrando como funciona o gene do Bt, além disso, os comissários argumentaram também apresentando estudos de caso sobre os prejuízos ambientais e econômicos que as sementes transgênicas podem causar. A saca de 20kg de semente de milho transgênico pode chegar a custar no mercado R$350,00.

Milho sem agrotóxicos produzido no Sítio Nsa Sra de Fátima para alimentação dos animais

Almoçamos no sítio e depois partimos para o Assentamento Ipanema em Ipero onde fomos recebidos no Sítio Ajoem pelo Samuel que nos acolheu calorosamente. Em 2013, haviamos feito uma visita ao assentamento junto com a turma de Geografia do Centro Universitário Fundação Santo André. Durante a prosa, Samuel nos contou que o assentamento foi contemplado por um edital do Governo Federal para a implantação de SAF (Sistema AgroFlorestal) em seis lotes.

O Sergio, irmão do Samuel, chegou para visita-lo e aproveitamos para acertar detalhes do início da distribuição da mandioca orgânica do assentamento nas Compras Coletivas, foi um sucesso, a partir de 27 de setembro de 2014 vamos ter mandioca beneficiada em embalagem a vácuo para os consumidores. O Projeto Consumo Consciente ABC dará o suporte para a aquisição e instalação do equipamento.


Samuel mostrando o lago onde o nível d'água caiu bastante em relação ao ano passado

Ademais, o problema da falta de chuvas continua também no Oeste Paulista, segundo Samuel não dá uma sequencia de chuvas desde novembro de 2013. No domingo (31/08), Samuel estava fazendo manutenção no poço para conseguir mais água pois já estava começando a faltar, enquanto isso, Valmiro, no Sítio Nossa Senhora de Fátima, possui um poço artesiano e água lá não vai faltar por um longo período de tempo.



Fonte: http://consumoconscienteabc.blogspot.com/2014/09/a-agricultura-familiar-no-oeste-paulista.html

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar