Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Consumo Consciente ABC
Tela cheia Sugerir um artigo

A primeira Oficina Agroecológica do ano

2 de Junho de 2015, 14:06 , por Consumo Consciente ABC - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 101 vezes
Nos dias 16 e 17 de maio de 2015 desenvolvemos mais uma produtiva oficina agroecológica, desta vez na chácara Ideia Natural, a qual recebeu a comunidade do Projeto Consumo ABC. No dia 16 (sábado) aconteceram os preparativos, onde foi realizado o levantamento das demandas. Bruno Morais, artista local de Mauá, estava fazendo grafites na parede da casa principal da chácara, o rapaz tem 20 anos de idade e demonstra grande maturidade nas artes plásticas. A culinária e a roda de viola atravessou o período da noite, regado de caldo com fubá e legumes, vinho seco, cachaça mineira com rapadura e muitas risadas e “causos”.

Área de plantio da Chácara Ideia Natural

No dia 17 (domingo) a comunidade foi recepcionada com muito calor, café e bolos caseiros feitos pelos agricultores Tamara e Minadabe, entre os participantes estava o grande professor de agricultura orgânica do Parque Escola, Jés Neves, o qual contribuiu com seus ricos conhecimentos, trazendo luz a prática.

Minadabe Parra à esq. e Jés Neves à dir.

Realizamos a montagem de um canteiro para plantio da batata Yacon, um importante alimento funcional, em seguida colhemos tangerina cravo, toranja, limão cravo, alface e rúcula para o almoço. Entre os participantes estava Renan Alonso, skatista profissional e praticante de arvorismo, que compartilhou sua experiência e métodos para subir em árvores.

Jés deu importantes contribuições sobre a produção de composto orgânico, manejo de bananeiras e irrigação. Além disso, durante a vistoria da chácara encontramos vários saguis do tufo preto, paramos para apreciar a bonita cena da natureza desses primatas, Minadabe relatou que a construção do rodoanel fez com que os animais se aproximassem mais da chácara.

Sagui (Callithrix penicillata) apareceu para alegrar a oficina

Para o almoço, nos alimentamos dos produtos da chácara e dos alimentos compartilhados pelos participantes, alimentos frescos, saborosos e com pouca proteína animal. Foi arroz, lentilha, feijão, assado de legumes, salada de alface com rúcula e um tempero especial à base de shoyo. Uma delícia! À tarde tornamos a roda de conversa para encaminhar a formação da associação de agricultura de suporte comunitário.

O principal encaminhamento foi referente a formação de um fundo solidário a esse empreendimento para o desenvolvimento das tecnologias que já estão presentes nos sítios ligados a associação.  A intensão é aproximar mais os trabalhadores da cidade aos trabalhadores do campo através das oficinas e consumo dos produtos. Entendemos que a agricultura de suporte comunitária deva trazer à consciência dos trabalhadores da cidade a importância ambiental da manutenção de espaços produtivos em áreas periurbanas.

Por último fizemos o manejo do bananal do sítio do qual extraímos mudas para replantio em outras unidades rurais ligadas a associação.


Fonte: http://consumoconscienteabc.blogspot.com/2015/06/a-primeira-oficina-agroecologica-do-ano.html

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar