Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Consumo Consciente ABC
Tela cheia Sugerir um artigo

CCABC faz visita a agricultor da APROATE

22 de Dezembro de 2013, 9:49 , por Consumo Consciente ABC - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 163 vezes

Na última reunião da Associação de Produtores Rurais do Alto Tietê (APROATE) o CCABC firmou parceria para regularizar e colocar em funcionamento a Organização de Controle Social (OCS) que é a certificação orgânica para vendas diretas. Na sexta-feira, 20 de dezembro de 2013, os conselheiros Victor Dimitrov e Fábio Brito fizeram visita técnica na propriedade do agricultor Roberto de Morais para iniciar a discussão sobre a OCS e avaliar a produção do agricultor que fornece ao CCABC o Pólen.
 

    Roberto mostrando os seus produtos

O sítio do Roberto se chama "Sítio Chão D'Água" fica no município de Salesópolis a aproximadamente 150 km da capital paulista, a apicultura é o "carro-chefe" do seu trabalho, além disso ele cria animais e é policultor, ou seja, produz diversas culturas de plantas exótica e nativas, dentre elas, uma em especial, o Cambuci. A propriedade é familiar, nela mora toda a família, irmãos, filhos, esposa. Recebem auxílio técnico do SEBRAE Rural e por isso várias técnicas agroecológicas são desenvolvidas por lá principalmente a produção de biofertilizante e adubo orgânico, do qual é auto-suficiente. Todos esses insumos produzidos são aplicados na roça e assim ele consegue otimizar bastante o uso, economizando e mantendo o ambiente saudável.
 
Esposa e o filho trabalhando na produção de adubo
 
O histórico da propriedade não é nada legal, diz Roberto que o antigo proprietário deixou a paisagem em frangalhos com os constantes desmatamentos e movimentações de terra, a família de Roberto ao assumir decidiu transformar a paisagem reincorporando a matéria orgânica removida e proporcionando a recuperação da floresta através da adoção do sistema agroflorestal para recuperação e cultivo. Esses princípios estão completamente de acordo com os do Projeto Consumo Consciente ABC. O trabalho conjunto da família está garantindo essa mudança e por essa experiência Roberto ajudará a organizar os agricultores da APROATE a se adequarem ao sistema de produção orgânica com certificação OCS.

Instalação para receber visitas

Além de todo esse trabalho de recuperação usando técnicas agroecológicas, o Sítio Chão D'Água promove educação ambiental e turismo rural, o sítio está inserido no roteiro turístico de Salesópolis e Roberto faz trilhas de interpretação ambiental e leva os turistas para conhecer as nascentes do Rio Tietê que se localizam próximas a propriedade. 

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar