Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Consumo Consciente ABC
Tela cheia Sugerir um artigo

Mais uma Oficina Agroecológica foi realizada

17 de Dezembro de 2013, 16:27 , por Consumo Consciente ABC - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 209 vezes

Nos dias 14 e 15 de dezembro de 2013 foi realizada mais uma Oficina Agroecológica no Rancho das Flores. O Rancho está localizado no bairro Taquacetuba em São Bernardo do Campo, SP. Nessa Oficina tentamos estabelecer o primeiro modelo de trabalho para consolidar o sistema de Agricultura de Suporte Comunitário, foi elaborado um quadro com as atividades necessárias a serem realizadas para garantir a produção e cruzado com as pessoas colaboradoras que estavam presentes, cada pessoa ou grupo foram assumindo as responsabilidades e o trabalho fluiu de forma muito eficiente na roça. A composteira foi revirada, o solo do milharal e mandiocal receberam mais carga de cobertura morta, foi plantada 20 mudas de café no interior da floresta e o pomar recebeu adubo. Várias arvores do pomar estão já frutificando.


  
O trabalho na roça plantando mandioca para preparar o solo

Na cozinha o pessoal não parava, e saíram refeições deliciosas, tudo feito no fogão a lenha, para encher de energia @s [email protected] A noite, o debate foi feito sobre os limites do desenvolvimento sustentável e como este conceito está entrando dentro do mundo capitalista como sinônimo de sustentabilidade econômica somente, após o debate a clássica roda de viola com peixe assado na bananeira e cachaça orgânica.

Doce de abóbora, muita energia!

Debate sobre os limites do desenvolvimento sustentável

O grupo discutiu bastante sobre a questão do trabalho e como medir o trabalho, percebemos que [email protected] trabalharam com o mesmo empenho, mesmo que em funções diferentes, e no mesmo tempo. A liderança na execução das funções também se alternou por diversas vezes tanto na roça quanto na cozinha, sempre alguém que sabia algo transmitia para aqueles que não sabiam, assim acreditamos ter cumprido o trabalho da oficina de forma genuinamente coletiva. Justificando essa natureza, vale lembrar aqui uma reflexão feita pelo educador Pistrak em seu livro sobre a escola do trabalho: ..."a aptidão para trabalhar coletivamente significa também que se sabe dirigir quando é necessário e obedecer quando é preciso. Para atingir este objetivo é preciso, na auto-organização ... que todos, na medida do possível, ocupem sucessivamente todos os lugares, tanto as funções dirigentes como as funções subordinadas". Ficamos [email protected] extremamente felizes que isso se deu de forma natural e espontânea com respeito e honestidade.

Reunião e discussão sobre o trabalho

Novo conselheiro

Temos o imenso prazer de anunciar o mais novo conselheiro do Projeto Consumo Consciente ABC, é Vanderlei Florindo, sujeito articulador e político, que com sua disposição e força vem nos ajudar na caminhada para a formação de grupos produtores no sistema de Agricultura de Suporte Comunitário.

Vandão colhendo a mandioca pra alimentar um futuro melhor.
É isso ai! Nosso conselho e nossa comissão cresce a cada evento, com pessoas batalhadoras e realmente compromissadas em transformar o mundo e as relações sociais.

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar