Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Consumo Consciente ABC
Tela cheia Sugerir um artigo

Reunião da Articulação Paulista de Agroecologia discute participação das entidades paulistas ao edital ECOFORTES do Governo Federal

15 de Maio de 2014, 9:26 , por Consumo Consciente ABC - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 110 vezes

Ontem, 14 de maio de 2014, foi realizada a reunião da Rede de Articulação Paulista de Agroecologia (APA) no município de Araçoiaba da Serra, região de Sorocaba. O CCABC esteve presente representado pelo conselheiro Victor Dimitrov junto com os dirigentes do MICC (Movimento Integração Campo-Cidade), José Santana, Kio e Helena.


A reunião começou com uma apresentação da rede APA que está em funcionamento desde 2004 e foi formada para intercambiar experiências em agroecologia. Atualmente são 60 entidades vinculadas a essa rede. Ela é distribuida em regionais com os seguintes orgãos gestores: Coordenação Ampliada, Núcleos e Secretaria Executiva. Segue abaixo o link da página do facebook da APA: https://www.facebook.com/ArticulacaoPaulistaDeAgroecologia
Representante da APA apresentando a rede e as atuações.

Após a apresentação da APA, a Carliane, que está fazendo também uma articulação para formação da Rede Paulista de Agroecologia, apresentou o edital do ECOFORTES para fomento financeiro a formação dessa rede. As entidades que fazem agroecologia no estado de São Paulo estão se organizando para participar desse edital. A entidade responsável será a Associação de Agricultura Orgânica (http://aao.org.br/), e muito foi discutido sobre formar um banco de dados de entidades agroecológicas, de produção e consumo, e estabelecimento de unidades de referência que são locais onde serão replicados os conhecimentos sobre agroecologia.
O movimento paulista de agroecologia está em cima para enviar esse edital, mas há esperança de conseguir a verba. Segue abaixo o link com a notícia do lançamento do ECOFORTES:
http://www.mda.gov.br/portalmda/noticias/governo-federal-lan%C3%A7a-edital-do-programa-ecoforte
​Carliane apresentando o Edital ECOFORTES do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Depois Ondalva da Associação de Agricultura Orgânica colocou que mesmo não conseguindo a verba do Ministério do Desenvolvimento Agrário, é muito importante dar continuidade, mesmo que com recursos próprios, a formação da Rede Paulista de Agroecologia. Mas há uma série de impedimentos em nosso estado, um deles, por exemplo, é a mobilidade comprometida principalmente pela grande quantidade de pedágios.
Ondalva da AAO apresentando as razões para serem fortalecidas as relações entre as entidades que trabalham com agroecologia no Estado de São Paulo.

Formou-se na reunião um GT (Grupo de Trabalho) para o edital ECOFORTES, o próximo encontro será em Sorocaba, no dia 20 de maio às 14h.

O representante do CCABC fez uma proposta de adesão a Rede da Articulação Paulista de Agroecologia, e os representantes irão passar os princípios para serem lidos na próxima assembleia do CCABC que será em 29 de junho de 2014.

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar