Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

COORIMBATÁ Empreendimento de Economia Solidária

Tela cheia

Quem somos

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1418 vezes

Atividades:

No município de Várzea Grande a COORIMBATÁ tem um frigorífico, cujo foco principal é o processamento de peixes oriundos de pisciculturas de comunidades ribeirinhas, assentamentos e agricultores familiares, e uma unidade de processamento de húmus de minhoca, feito a partir de resíduos sólidos de agroindústrias da região. Este frigorífico foi reformado com recursos do Programa ReDes BNDES/VOTORANTIM, com iniciado em março de 2015, com capacidade de eviceração de 5000kg de peixe por dia. Atualmente a comercialização de húmus de minhoca é feita em supermercados e viveiros de Cuiabá e Várzea Grande.

 

História:

"A Cooperativa dos Pescadores e Artesãos de Pai André e Bonsucesso (COORIMBATÁ) tem sua sede no município de Várzea Grande, MT. Comunidade de Pai André e foi criada em 1997 com o objetivo de fazer o processamento de peixes e derivados e húmus de minhoca. Em 2000 o estatuto da cooperativa foi alterado sendo então objetivos da cooperativa: pesca artesanal, artesanatos diversos, produção, industrialização e pesquisa cientifica.

A partir da inovadora articulação com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) iniciada em 2000 com “Pesquisadores Cooperados”, a COORIMBATÁ se destaca como o primeiro Empreendimento Econômico Solidário do Estado de Mato Grosso a ter patrocínio do programa PETROBRAS FOME ZERO, sendo proponente e executora do “Projeto Rede de Colaboração Solidária para industrialização e comercialização de produtos oriundos da pesca artesanal e da fruticultura extrativista e familiar” (Projeto Rede de Colaboração Solidária). Com esse Projeto a COORIMBATÁ estabeleceu um processo, classificado em segundo lugar no Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica em 2004 - região Centro Oeste, que promoveu a articulação e o estabelecimento de fortes relações de confiança entre pessoas, entidades e empresas do setor público e privado. Com a prática do Pesquisador Cooperado recebeu o Prêmio Objetivos do Desenvolvimento do Milênio 2007 nas categorias “Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente - Todo Mundo Trabalhando Pelo Desenvolvimento”. Devido ao patrocínio COORIMBATÁ, a PETROBRÁS recebeu o 7º Marketing Best Responsabilidade Social 2008. Com a experiência do “Pesquisador Cooperado” implantada pela Cooperativa COORIMBATÁ Nicolau Priante Filho foi finalista do Prêmio Empreendedor Social 2009, da Folha de São Paulo e Fundação Schwab.

A atuação da UFMT no Projeto Rede de Colaboração Solidária foi reconhecida pelo Prêmio Amazônia “Samuel Benchimol” em 2005, na Categoria Social.

A Tecnologia Social “Pesquisador Cooperado”, certificada em 2011 pelo Banco de Tecnologias Sociais da Fundação Banco do Brasil, criou espaços internos e externos de compartilhamento e debates de atividades de trabalho promovendo processos recíprocos de aprendizagem. Isso possibilitou o estabelecimento de novas regras de distribuição de bens sociais e políticos essenciais com garantia de dignidade e autonomia aos envolvidos. Esta forma de atuação propicia um maior envolvimento do pesquisador com a comunidade, ampliando aspectos educativos de formação e autoformação, além de sua especialidade técnica, favorecendo assim a atuação transdisciplinar. É eficaz no estabelecimento de fortes relações de confiança entre diferentes pessoas e entidades, fundamental para o desenvolvimento local."