Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Centro Público de Economia Solidária

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.

DINÂMICA DE INTEGRAÇÃO: "O JARDIM ENCANTADO"

11 de Dezembro de 2011, 22:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Objetivo: Promover a integração do grupo mediante a reflexão acerca da necessidade da ajuda mútua e da importância da presença do outro.

Tamanho do grupo: Apartir de 20 pessoas

Tempo: Aproximadamente 20 minutos

Ambiente: Amplo e agradável

Material: Cordões de lã, linha ou pedaços de tecido nas cores azul, verde, lilás, amarelo e vermelho em quantidade suficiente.

Estratégia: Todas as pessoas ficam em círculo e cada uma recebe um cordão colorido. A história abaixo será lida pela pessoa que orienta. Sempre que se chega à ação de uma das flores, a narração é interrompida e todas as pessoas que têm o fio de lã naquela cor realizam a ação nos demais participantes. A história segue somente depois que as pessoas realizarem a tarefa.

  "Era uma vez, um jardim encantado. Nesse jardim havia muitos canteiros. Em cada um deles, havia flores de todos os tipos, tamanhos, cores e os mais variados e deliciosos perfumes. Além dessas características, cada flor recebia um cordão de uma única cor.

   No jardim encantado não chovia, embora todas as flores necessitassem de muita água para viver. Por essa razão, as próprias flores desenvolveram a capacidade de se transformar em jardineiras. Assim elas sobreviviam, regando umas as outras, e com gotas de água de diferentes tipos.

   Umas gotas de água se chamavam OLHAR CARINHOSO. Elas eram produzidas e distribuídas pelas flores de CORDÃO AZUL. Todos os dias, de manhã bem cedinho, as flores de cordão azul se  transformavam em jardineiras e regavam cada uma de suas amigas com gotas de olhar carinhoso. Quando elas passavam, todo o jardim silenciava. Ninguém falava, ningém ria. Todas as flores, em silêncio, recebiam a quantidade necessária de gotas de olhar carinhoso para viver aquele dia.

   Uma outra espécie de gotas de água chamava-se PALAVRAS DE ÂNIMO. Estas gotas eram produzidas e distribuídas pelas flores de CORDÃO VERDE. Da mesma forma como as anteriores, estas espalhavam entre as companheiras palavras de ânimo, que eram sussurradas ao ouvido de cada flor do jardim.

   Diariamente, todas as flores precisavam de gotas de águas chamadas UM APERTO DE MÃO. Eram produzidas e distribuídas pelas flores do CORDÃO LILÁS. À certa altura do dia, essas flores se transformavam em jardineiras e espalhavam apertos de mão carinhosos para cada uma das flores.

   As flores do jardim encantado também eram regadas com gotas conhecidas como CARINHO NO ROSTO. Quem as produzia e distribuía eram as flores de CORDÃO AMARELO. Também estas, diariamente, cumpriam sua função de jardineiras, alimentando as amigas.

   Havia ainda umas gotas muito especiais, de que as flores jardineiras precisavam muito. Estas eram produzidas pelas flores de CORDÃO VERMELHO. Todas as flores esperavam com ansiedade a visita das flores de cordão vermelho. As gotas que elas distribuíam chamava-se ABRAÇO CHEIO DE AMOR.

   E assim, as flores do jardim encantado viviam felizes. Todas davam e recebiam gotas necessárias para viver, numa troca ilimitada."

 



1º Aniversário do Centro Publico de Economia Solidária

2 de Novembro de 2011, 22:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

                  Programação da Festa de Aniversário do Centro Público de Economia Solidária do ES Data: 05/11/2011   09:30         Apresentação de Escola de Samba Solenidade 10:00         Café da Manhã Solidário 11:00         Oficina de Artesanato (Flor de tecido) com o Projeto Vitória das Artes – PMV Facilitadoras: Maria da [...]



Edital SENAES

30 de Julho de 2011, 21:00, por KADIO SERGE ARISTIDE - 0sem comentários ainda

No dia 8 deste mês a Senaes lançou o edital “Promoção de ações integradas de economia solidária para o desenvolvimento local e territorial visando a superação da extrema pobreza”, e no dia 11/07 ocorreu reunião entre representantes de governos estaduais, FBES e Senaes para discussão e apresentação deste edital.O edital e outras informações estão no site do FBES: http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=6243&Itemid=62

 

Segue aqui a apresentação Power Point:

Edital_estados_2011.ppt



Brasil Sem Miséria

4 de Junho de 2011, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Bolsa vai pagar R$ 2.400 a família rural Ao apresentar hoje o programa Brasil sem Miséria ao País, a presidente Dilma Rousseff vai anunciar a meta de incluir mais 800 mil famílias no Programa Bolsa Família até dezembro de 2013. O governo também vai criar a Bolsa Verde, que pagará R$ 2.400 por família, em [...]



II Conferência Estadual de Economia Solidária

14 de Maio de 2011, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

As conferências são realizadas no intuito de gerar um espaço para debates sobre temas pertinentes e, construções de oportunidades para diversos setores da sociedade tais como poder público, entidades de assessoria e fomento, movimentos sociais e empreendimentos econômicos solidários, respeitando as identidades e as diversidades contidas nesta rede social.



Centro Público de Economia Solidária do Espírito Santo

Vitoria - ESPÍRITO SANTO - Brazil

Galeria fotos CPES