Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

A Comissão de Economia Solidária de Ubatuba visita o CPEPS de OSASCO

19 de Novembro de 2014, 15:19 , por Lirca - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 2702 vezes

No dia 18 de Novembro de 2014, a Comissão de Economia Solidária de Ubatuba, representada por Isabel Viegas (APTA,Rede Agroecológica Caiçara), Luciana de Araújo Machado (Secretaria de Saúde, CAPS) e Lirca López Avilés (UilikandéFairCoop) visitou o Centro Público de Economia Popular e Solidária de Osasco.


A Comissão foi recebida pela equipe do CPEPS e IPEPS: técnicas da Incubadora, equipe da recepção do CPEPS e pela Cida Lopes (Coordenadora do CPEPS/IPEPS e militante da Ecosol, que monitorou a visita e apresentou o Centro Público e Incubadora). Também tivemos a recepção da Secretaria de Desenvolvimento Trabalho e Inclusão, Mônica Veloso e da diretora do Programa Osasco Solidária, Magali Honório.

O CPEPS/IPEPS é ligado à Secretaria do Trabalho e funciona num local da Prefeitura. É um prédio central bem amplo que conta com uma sala para os técnicos e técnicas (com computadores e biblioteca-centro de recursos), uma sala de capacitação informática, duas salas de multiuso e auditório para formação dos Empreendimentos acompanhados, e, abertas para o público (espaços que são disponibilizados para os movimentos sociais desde que compatíveis com a Economia Solidária); duas Oficinas Setoriais: Café Oficina e Loja Oficina (Exposição e comercialização dos produtos da rede de artesanato/Costura e da Rede de alimentação); uma sala de reuniões e uma copa.

O CPEPS/IPEPS foi inaugurado em 2007. Inicialmente, os empreendimentos solidários foram estimulados a través de editais, oferecendo a incubação sob o requisito de que fossem empreendimentos coletivos. Ao serem observados os resultados (alguns dos empreendimentos acabavam desistindo após o período de incubação, pois o trabalho coletivo era uma espécie de imposição, não uma escolha livre e consciente) passaram a oferecer a incubação também para empreendimentos individuais, mas sempre organizando a assessoria em turmas e incentivando as práticas coletivas e ao trabalho em redes. Redes em construção por segmentos acompanhados pela Incubadora: Artesanato; costura, alimentação, serviços, agricultura Urbana e Catadores(as) de materiais recicláveis.

processo de incubação envolve 4 etapas:

  1. Sensibilização/Mobilização e Entrevista diagnóstica,
  2. formação inicial,
  3. pré-incubação (2h/semana, durante 4 meses, para observar a viabilidade do produto, entre outros aspectos),
  4. incubação (sempre em turmas de 5 a 6 empreendimentos, para incentivar o trabalho em rede), com duração de até 01 no e meio.

Durante todo o processo, que envolve aproximadamente 2 anos, busca-se consolidar os princípios da Economia Solidária e articular os empreendimentos solidários em rede.

O CPEPS disponibiliza uma “loja Oficina de exposição e comercialização” que é um dos espaços onde os empreendimentos (de artesanato e costura) que estão em processo de incubação expõem e comercializam os seus produtos. Atualmente, compreende 100 empreendimentos de artesanato e costura, cujos integrantes se revezam para comercializar os produtos de todas e todos (caixa compartilhado). Também são organizadas 6 feiras regionais de Economia Solidária por ano, com infraestrutura e espaço cedidos pela Prefeitura. Nesses canais de comercialização, 5% das vendas se destinam aos respectivos fundos (artesanato e costura, agricultura urbana, catadores, serviços e alimentação).

A equipe do CPEPS é integrada por 7 técnicas/os, de cargo efetivo na Prefeitura, sendo que três de nível médio com comissionamento.  Conta também com técnicos/as contratados/as por projetos do MTE, MDS, emenda parlamentar, via licitação; e com estagiários bolsistas. Essa situação gera algum desconforto decorrente das diferenças de salários e das incertezas derivadas da instabilidade dos cargos que dependem de projetos. A presença de funcionários de carreira, militantes da Ecosol, possibilita que as políticas de Economia solidária e o trabalho que está sendo desenvolvido sejam transmitidos para as próximas gestões, independentemente de afinidades políticas. Para manter e transmitir os princípios da Economia Solidária, toda pessoa que trabalhar no CPEPS/IPEPS de Osasco exercita a autogestão: precisa ser criativa e propositiva para poder desenvolver as funções necessárias e assim permanecer e atender os requerimentos do Centro Público.

A visita terminou com uma palestra que a Secretária de Trabalho estava proferindo às empreendedoras/es sobre perspectivas futuras para a Ecosol, para a comercialização conjunta através da féria regional de natal e para o Comércio Justo no município.

A Comissão de Economia Solidária de Ubatuba agradecemos o acompanhamento, a atenção prestada e os materiais cedidos (cadernos técnicos temáticos produzidos e usados pelas técnicas e técnicos do CPEPS de Osasco no processo de incubação) e desejamos poder oferecer de volta uma visita, num futuro próximo, ao Centro Público de Ubatuba (que ainda encontra-se "em processo de pré-incubação").

 


0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    Economia Social e Solidária Ubatuba

    Ubatuba - Sao Paulo - Brazil

    Posts do blog