Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Envolva-se para o Bem-Viver
Tela cheia Sugerir um artigo

Apresentação

3 de Março de 2013, 21:00 , por Ligia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 369 vezes

A luta popular sempre foi uma resposta à opressão e uma forma de buscar uma sociedade mais justa, a exemplo do movimento camponês, agroecológico, sindical, estudantil, saúde, de mulheres e dos povos e comunidades tradicionais, além de tantos outros.

A história da economia solidária está ligada a estas e outras histórias que afirmam a construção de uma sociedade solidária e pelo bem-viver. O grito e a ação por um mundo mais justo.

Estamos construindo um outro jeito de viver e de nos envolver com a luta histórica do nosso povo, por justiça e equidade, buscando encher o horizonte de esperança para os nossos jovens. Reafirmamos no dia-a-dia a cultura de respeito pela vida e sua diversidade, nos modos de produção que praticam os princípios e valores da economia solidária.

Seja no campo ou na cidade estamos dizendo NÃO – a exploração, a miséria, a violência, ao machismo, ao consumismo e ao desperdício, através das práticas de solidariedade, cooperação e autogestão. A economia solidária, é então, um outro jeito de fazer e pensar a vida.

Através dos espaços de participação, como os fóruns, empreendimentos, organização das feiras, associações, bancos comunitários, fundos rotativos e atividades de cultura e educação, reafirmamos que para haver desenvolvimento necessitamos de equilíbrio com uso sustentável dos recursos, preservação da natureza e o reconhecimento do ser humano como parte integrada e em harmonia com o todo. Esta consciência é formada a partir do nosso cotidiano, do eterno processo da prática, da reflexão - individual e coletiva - e da história.

O Fórum Brasileiro de Economia Solidária faz parte dessa construção. Nestes 10 anos nossa homenagem se inicia para cada militante que com muita luta e força fazem a economia solidária neste país.

Envolva-se!

Fórum Brasileiro de Economia Solidária

Há 10 anos construindo o bem-viver!


0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar