Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Noticias do Fórum Baiano de Economia Solidária

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Conselho Estadual de Cooperativismo é criado na Bahia

25 de Maio de 2009, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: Tadeu Paz ([email protected] (mailto:[email protected])) As cooperativas e associações do Estado da Bahia passaram a contar, a partir do dia 26 de maio, com um órgão especifico para tratar das suas questões. Tomou posse o Conselho Estadual de Cooperativismo - Cecoop, órgão de natureza consultiva e deliberativa, com a finalidade de planejar e avaliar as ações desenvolvidas no âmbito da Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo. Além da Setre, o Cecoop é formado por representantes das secretarias da Fazenda; Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária; Desenvolvimento e Integração Regional; Indústria, Comércio e Mineração; Educação, e ainda da Desenbahia; Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (Oceb); União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes); e do Sebrae. O Representante da Unicafes, José Paulo Crisóstomo, afirmou que a Lei do cooperativismo da Bahia é uma das mais modernas do país e por isso mesmo está se tornando uma referência nacional. "Existe uma expectativa em torno da implantação deste conselho. Pois, como a lei baiana, hoje é mais moderna, é que sirva de modelo, inclusive para a reformulação do conselho nacional, que hoje está inativo", declarou.



RedeMoinho - Cooperativa de Comércio Justo e Solidário comemora sua décima compra

21 de Maio de 2009, 21:00, por Desconhecido - 33 comentários

Fonte: RedeMoinho ([email protected] (mailto:[email protected])) Outra economia é possível e acontece!

É com muita alegria que comemoramos no mês de maio a décima compra da Cooperativa de Consumo. Neste momento especial, agradecemos a vocês, consumidores e colaboradores, por esta marca alcançada, e informamos também que já conquistamos um nome: RedeMoinho - Cooperativa de Comércio Justo e Solidário. Mas por que RedeMoinho? O redemoinho é um símbolo que representa bem os nossos ideais, pois remete à natureza transformadora. Assim como o moinho que representa o trabalho e a produção. E este é o conceito base da nossa cooperativa (rede+moinho|redemoinho) que nasceu do sonho de se criar uma estrutura de comercialização de produtos da agricultura familiar e orgânica com base nos princípios da economia solidária, do comércio justo e do consumo consciente. Após estes meses de atuação, percebemos que conquistamos avanços importantes no volume de compras, no diálogo com produtores e, principalmente, no número de consumidores conscientes que optam pelo consumo dos produtos da cooperativa. Mas também cometemos falhas que estamos corrigindo com a certeza de que é na constante superação dos desafios que vamos construir uma estrutura cada vez mais satisfatória para todos nós.



Centro Público de Economia Solidária da Bahia lança chamada pública

10 de Maio de 2009, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: Cesol Estadual ([email protected] (mailto:[email protected])) A Superintendência de Economia Solidária, através do Centro Público de Economia Solidária do Estado da Bahia - Cesol, lança uma oportunidade para os grupos de Economia Solidária que trabalham com alimentação com a abertura da Chamada Pública para a Cantina Solidária. A Cantina será um espaço de formação e comercialização para os empreendimentos da área de alimentos, dentro da perspectiva adotada para o Espaço Solidário, de construção coletiva de estratégias de gestão, qualificação e escoamento da produção, com apoio do Cesol. Para participar desta ação, os grupos interessados devem, ao menos, ter Estatuto e Ata de Fundação registrados em cartório.



Luxemburgo/09: "praticar no dia a dia hoje aquilo que queremos ver triunfar no futuro"

5 de Maio de 2009, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Relato de Débora Nunes Tive hoje um breve encontro com pessoas da ES aqui da Bahia, principalmente empreendimentos, onde contei impressões pessoais sobre o 4o Encontro Globalização da Solidariedade. Chegamos à conclusão que seria legal se houvesse esses relatos despreocupados sobre o que foi esta experiência, para compartilhar com todos e assim trazer um pouco daquela atmosfera. Em primeiro lugar, tudo se passa em Luxemburgo como aqui em termos de espaço físico do evento: uma grande tenda branca armada na praça e eventos também na sede de entidades culturais. Tudo muito simples também em termos de alimentação: uma grande tenda onde comíamos juntos coisas simples, próximo à pequenas barracas (poucas) de empreendimentos, livraria, instituições.



O Escambal na Tarrafada

3 de Maio de 2009, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Relato de Paola Arbiser ([email protected] (mailto:[email protected])) Nesta quinta-feira, 7 de maio, teremos mais uma edição da feira de trocas O Escambal na Tarrafada, no Tarrafa Botequim e Galeria em Salvador (Rio Vermelho, em cima do Nhô Caldos). As trocas ocorrerão das 19 às 21 h. no andar de baixo, onde não será cobrado ingresso. No andar de cima, diversas atrações. Como fazer para participar das trocas? É só levar objetos em bom estado, produzidos por você ou não, novos ou usados, (mas que prestem) e/ou oferecer serviços. Converse com as pessoas e... boas trocas!



Categorias

Bahia, Organização do movimento
Tags deste artigo: fórum baiano