Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Maria&Fuxicos Empreendimento de Economia Solidária

Tela cheia

Fuxicos, costuras e trabalho coletivo

10 de Novembro de 2014, 11:39 , por Rosana Kirsch - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 455 vezes

Somos mulheres moradoras do São Carlos VIII, bairro de extrema pobreza na cidade de São Carlos/ SP.

Temos produtos variados, com destaque para os fuxicos que fazemos e aplicamos em peças de vestuário criadas por nós. Os fuxicos também embelezam roupas de cama e mesa, bolsas, camisetas.

Além disto, fazemos bordados, artesanatos variados e produção de sacolas duráveis e outros artefatos a partir de plástico PVC reutilizado de banners que seriam rejeitados ou descartados na natureza.

Destacamos também na nossa produção, materiais de divulgação acadêmica em congressos, com produção de crachás e bolsas para eventos.

 

 

Trajetória

Foi a partir de um curso de artesanato na cidade, em 2002, que tivemos a ideia que criar o grupo. Em 2003, compramos duas máquinas de costura industrial com um financiamento não-reembolsável que acessamos.

A partir de 2004 começamos o projeto Sacoleco, buscando ajudar na substituição de sacolas plásticas descartáveis por sacolas duráveis, em estabelecimentos comerciais de São Carlos. Com esta ação conseguimos adquirir mais máquinas de costura e outros materiais necessários à produção das sacolas. Também, foi a partir deste projeto que a INCOOP - Incubadora Regional de Cooperativas Populares da Universidade Federal de São Carlos começou a nos assessorar. A INCOOP, atual NuMI-ECOSOL - Núcleo Multidisciplinar Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária da UFSCAR realiza formações sobre economia solidária e sobre técnicas de produção e gestão do empreendimento e consultorias pontuais junto ao grupo Maria & Fuxicos.

Em 2007 nos formalizamos e fortalecemos nosso trabalho coletivo: somos a Associação Maria&Fuxicos.

Atualmente estamos produzindo artesanatos em fuxicos e outros produtos sempre valorizando o reuso de tecidos e banners.

Participamos da Feira de Economia Solidária que acontece às quartas-feiras na UFSCar.

 


0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar