Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Blog
Tela cheia

Financiamento Estudantil perdeu espaço nas matrículas das instituições pagas

2 de Abril de 2018, 10:03 , por Melissa Santos - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Com a grande concorrência e com um número cada vez maior de profissionais qualificados, uma das formas de conseguir uma ótima vaga no mercado de trabalho é investindo nos estudos, mas muitas pessoas não possuem condições de pagar as mensalidades de um curso superior. Você sabia que agora é possível fazer um financiamento com o FIES sem fiador? No post de hoje, você vai descobrir como utilizar o FIES sem fiador para financiar seus estudos.

FIES sem fiador

O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) já possibilitou que milhares de jovens pudessem estudar com mensalidades baixas que coubessem nos seus bolsos.

Criado em 1999, o FIES é uma iniciativa do governo federal e uma ótima alternativa para quem não tem condições de pagar por uma mensalidade integralmente. Os juros são os mais baixos do mercado e o aluno começa a pagar a mensalidade 18 meses após o término do seu curso. Saiba também informações sobre o FIES 2022.

Há algum tempo, uma das exigências do governo para liberar esse financiamento era ter um fiador com renda salarial 2 vezes maior do que a mensalidade do curso a ser financiado. Essa exigência já não existe mais e hoje você pode solicitar o FIES sem fiador. Agora ficou muito mais fácil conseguir o benefício!

Muitas vezes o estudante atendia a todas as exigências do governo para conseguir o benefício, mas quando chegava na hora de apresentar um fiador o processo parava ou era negado justamente pela exigência de se ter uma renda muito acima das mensalidades, afinal, nem todos conseguiam fiadores que ganhassem tão bem.

O FIES sem fiador tornou-se possível a partir do momento em que o programa passou a ser financiado por um Fundo Garantidor de Crédito e não mais pelos fiadores do programa que eram pessoas físicas.

A cada título que for emitido pelo FIES sem fiador, uma parcela terá que ser paga pela instituição para a reserva de crédito.

Devemos ressaltar que algumas instituições ainda podem exigir um fiador para conceder esse financiamento.

Para entender como realizar a inscrição FIES 2022 é preciso acessar o site oficial do programa ou então ligar para a central de atendimento.

FIES sem fiador: Quem não precisa mais apresentar fiador?

Não precisar mais de fiador para conseguir o FIES dá um alívio muito grande para quem precisa e quer estudar.

Na lista abaixo, apresentamos quem pode solicitar o FIES sem fiador. Veja:

  • Bolsistas do Prouni com desconto de 50% na mensalidade;
  • Estudantes de qualquer curso de licenciatura em universidade ou faculdade particular;
  • Pessoas que possuem renda familiar bruta de até 1 salário-mínimo e meio.

Para calcular a renda per capita da sua família é bem simples: basta somar o quanto cada um ganha – sem os descontos e impostos – e dividir pela quantidade de pessoas que moram na sua casa.

Se o resultado for acima de 1 salário-mínimo e meio, você não poderá solicitar o FIES sem fiador. Caso contrário, a solicitação poderá ser realizada sem grandes problemas.

Atente-se a uma informação importante: você só pode solicitar o financiamento através do FIES se o curso no qual você tiver interesse possuir uma avaliação positiva de acordo com os critérios do MEC.

Diversas instituições são parceiras do projeto e você poderá realizar seu sonho de estudar em uma Universidade particular com o FIES sem fiador. Aproveite essa oportunidade!


Melissa Santos

0 amigos

Nenhum(a)