Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Tela cheia Sugerir um artigo

Gestão de Pedidos e Retiradas

25 de Fevereiro de 2010, 21:00 , por Olivia G. Janequine - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

SEM REAIS Ubatuba. Feira de trocas de sementes,mudas, saberes... e tudo mais!

21 de Setembro de 2015, 10:00, por Lirca - 0sem comentários ainda
25 de Setembro de 2015, 21:00 https://www.facebook.com/events/499099090251283/ Jardim Cultural (R.Guarani, 345 | Bairro: Itaguá, Ubatuba – SP)


Próximo sábado, dia 26 de setembro de 2015, teremos a primeira SEM REAIS, Feira de trocas de sementes, mudas, saberes... e tudo mais! no Jardim Cultural (Rua Guarani, 345, bairro do Itaguá - Ubatuba), das 10 às 17h.

É um encontro sem fins lucrativos; nosso objetivo é curtir do dia enquanto conseguimos trocar aquelas sementes, mudas, roupas, livros, saberes, serviços... que precisarmos, por aqueles dos que precisamos prescindir.
Os limites do que pode ser levado para ser trocado na feira são marcados pela imaginação de cada um/a, mas as relações que estabeleceremos para o funcionamento da Feira têm um limite sim: tudo vai funcionar sem dinheiro pelo meio. Sabemos que temos outro jeito de acessar o conhecimento e de suprir as nossas necessidades materiais, baseado na cooperação, na empatia e na solidariedade. Acreditamos (e isso visamos demonstrar, compartilhar e reproduzir com a prática, começando por essa primeira SEM REAIS) que nem tudo o que tem valor, tem um preço que possa ser estipulado pelo mercado.   

Três projetos (Casa da Taína, Uilikandé e Jardim Cultural) temos colocado muitas energias e dedicado muito tempo para que essa primeira SEM REAIS aconteça, tentando resgatar e impulsar aqueles esforços que já foram feitos durante os últimos 3 anos, pelas pessoas que organizavam a Feira de trocas mensal de Ubatuba. Mas o que é realmente imprescindível, para que essa feira aconteça, é a participação de todas e todos nós: esse sábado, traga suas coisas e suas ideias para trocar; se tiver, traga sua canga, mas o Jardim também vai disponibilizar mesas para expor os produtos a serem trocados; traga seu copo, prato, talheres e algo para compartilhar no lanche comunitário das 12:30h; se achar que não tem nada para trazer e trocar, é só chegar com sua alegria e sua vontade de conhecer, compartilhar, participar das oficinas (todas gratuitas)...e curtir do dia!

 

Link ata reunião organizativa da feira: https://cirandas.net/uilikande/blog/1a-reuniao-organizativa-da-feira-de-trocas-de-ubatuba-sem-reais

Fanpage casa da Taína: https://www.facebook.com/casadataina

Grupo do facebook do Uilikandé: https://www.facebook.com/groups/uilikande

Fanpage do Jardim Cultural: https://www.facebook.com/ojardimculturaluba

Grupo do facebook da Feira de trocas: https://www.facebook.com/groups/feiradetrocadeubatuba

Link explicaçao da feira no Cirandas: https://cirandas.net/uilikande/blog/i-feira-de-trocas-banco-de-sementes-coletivo-uilikande-ubatuba

Link da enquete pra escolher data da feira (enquete fechada, o dia escolhido foi 26 de setembro): http://doodle.com/syziu3me4p6fwunn#table

 



DINÂMICA PARA ESTUDO: " TRÊS CAFÉS DA MANHÃ DIFERENTES"

26 de Dezembro de 2011, 22:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

OBJETIVO:Sentir vivencialmente o problema social, especialmente a fome e a exclusão.

Quantidades de pessoas: Grupos com mais de 20 participantes.

Material necessário: Para um terço do grupo deve-se preparar um café da manhã completo(com frutas, suco, frios), para outro terço, um café da manhã normal e para o outro terço um café da manhã fraco e em quantidade que não seja suficiente para todos. Havendo mais de três mesas, somente uma deverá ter o café da manhã completo.

Descrição da dinâmica: Antes dos participantes do curso chegarem para o café da manhã, prepara-se as mesas com o café da manhã completo, o café da manhã normal e o café da manhã em pouca quantidade( inclusive faltando talheres, guardanapos, etc). Deve haver alguém previamente acertado para ser o "conciliador" nas mesas onde vai faltar comida.

Quando as pessoas chegarem para tomar o café da manhã, podem sentar onde quiserem. Normalmente as pessoas não se dão conta do que estar acontecendo até que os "marginalizados" querem ir até a cozinha para pedir o que falta. o "conciliador" deve oferecer para ir até lá e ao regressar procura acalmar as pessoas sem resolver o problema da fome.

É bom que alguém grave ou anote discretamente o que está se passando.

Logo no primeiro momento de trabalho após o café da manhã, analisa-se:

1. O que aconteceu?

2. Como as pessoas se sentiram?

3. O que disseram?

4. Qual a relação disso com o que acontece no dia a dia?

O observador que fez as anotações deve intervir quando constatar que coisas se passaram de um jeito diferente do que está sendo dito.

Na sequência, o coordenador faz uma reflexão sobre o tema, chamando atenção para a necessidade das pessoas se comprometerem diante da injustiça social.

 

Fonte:www.jura emprosa e verso.com.br



DINÂMICA: "Auxílio Mútuo"

19 de Dezembro de 2011, 22:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

OBJETIVO: Para reflexão da importância do próximo em nossa vida.

Material: Pirulito para cada participante, e os seguintes comandos: todos devem segurar o pirulito com a mão direita, com o braço estendido. Não pode ser dobrado, apenas levado para a direita ou esquerda, mas sem dobrá-lo. A mão esquerda fica livre. Primeiro solicita-se que desembrulhem o pirulito, já na posição correta(braço estendido, segurando o pirulito e de pé, em círculo). Para isso, pode-se utilizar a mão esquerda. O mediador da dinâmica recolhe os papeis e em seguida, dá a seguinte orientação: sem sair do lugar em que estão todos devem chupar o pirulito! Aguardar até que alguém tenha a iniciativa de imaginar como executar esta tarefa, que só há uma oferecer o pirulito para a pessoa ao lado! Assim automaticamente, os demais irão oferecer e todos poderão chupar o pirulito. Encerra-se a dinâmica, cada um pode sentar e continuar chupando se quiser, o pirulito que lhe foi oferecido. Enquanto isso o mediador da dinâmica lê a seguinte reflexão:

CÉU E INFERNO

Deus convidou um Rabino para conhecer o céu e o inferno. Ao abrirem a porta do inferno, viram uma sala em cujo centro havia um calderão onde conzinhava uma suculenta sopa. Em volta dela, estavam sentadas pessoas famintas e desesperadas.

Cada uma delas segurava uma colher de cabo tão comprido que lhe permitia alcançar o calderão, mas não suas próprias bocas.

O sofrimento era imenso.

Em seguida, Deus levou o rabino para conhecer o céu.

Entraram em uma sala idêntica à primeira: havia o mesmo calderão, as pessoas em volta, as colheres de cabo comprido.

A diferença é que todos estavam saciados.

-" Eu não compreendo"- disse o Rabino.

-"Por quê aqui as pessoas estão felizes, enquanto na outra sala morrem de aflição, se é tudo igual"?.

Deus sorriu e respondeu:

-"Você não percebeu? É porque eles aprenderam a dar comida uns aos outros".

Obs: Ao termino da leitura. Abre-se a discussão que tem como fundamento maior dar abertura sobre a reflexão de quanto precisamos do outro para chegar a algum objetivo e de que é ajudando ao outro que seremos ajudados.

 

Fonte: Mensagens e Poemas.



DINÂMICA: "O TREM"

17 de Dezembro de 2011, 22:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Categorias - Quebra gelo - Respeito e Valores Pessoais.

Objetivos: Possibilitar um aquecimento e intergração do grupo, antes de passar para assuntos referentes a competências, valores, pontos fortes, qualidades etc.

Nº de Participantes:

Não há limites

Material: Musica Piui(Eliana), aparelho de som, bombons, pipocas e copia do texto.

Desenrolar: O facilitador convida o grupo a formar uma fila indiana dois a dois, com o seguinte perfil: os mais competentes, os mais bonitos, os bondosos, os inteligentes, os bem vestidos, os colecionadores de amores, os honestos, etc. Formada a fila, distribuir bombons, pipocas, etc.

Convida-se um dos mais competentes para ser o condutor do trem.

O facilitador coloca a musica indicada e alterna os participantes à medida que a musica for tocando, pedindo ser condutor a cada momento os mais bonitos, bondosos, bem vestidos, etc.

Ao final, sentados em circulo (preferencialmente no chão) questiona-se como foi a atividade. Deve-se ouvir a fala do grupo e fazendo-se a pontuação necessária com base no que trazem a atividade.

Para finalizar o facilitador lê a mensagem indicada e traballhando o conteúdo fundamentação teórica sobre competências, pontos fortes, valores, qualidades talentos, perfil etc.

TEXTO: "Antes de tudo você"

   Antes de ser o mais bonito, seja autêntico e triunfará. Antes de ser o mais inteligente esforce-se mais e conseguirá. Antes de ser o mais bem vestido seja simples e encantará. Antes de colecionar amores procure o verdadeiro e encontrará. Antes de ofender na hora da raiva seja dedicado e convencerá....

Antes de se acabar por um amor perdido, valorize-se mais, goste mais de você e não mais sofrerá. Antes de mostrar que é um gênio, mostre que é capaz de fazer o que os outros tem preguiça e vencerá. Antes de sentir-se derrotado, pense que muitos desistem antes de começar. E se você chegou onde está, e até agora não conseguiu o que deseja, não desanime. Pois Deus fez abismos para que o homem compreendesse as montanhas. Fez obstáculos para que o homem louvasse os prazeres. E fez você para que com Ele descobrisse a vida que há pela frente e encontrasse a felicidade...

Portanto, seja feliz...seja amigo...seja amável...

Seja antes de tudo....Você!

Autor do texto: João Adolfo



REFLEXÃO: "NÃO HÁ SABER MAIOR OU SABER MENOR. EXISTEM SABERES DIFERENTES."Paulo Freire

12 de Dezembro de 2011, 22:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

"Em um largo rio, de difícil travessia, havia um barqueiro que atravessava as pessoas de um lado para outro. Em uma das viagens, iam um advogado e uma professora.

Como quem gosta de falar muito, o advogado pergunta ao barqueiro: Companheiro, você entende de leis?

Não, respondeu o barqueiro.

E o advogado compadecido: É pena, você perdeu a metade da vida.

A professora muito social entra na conversa:

Seu barqueiro, você sabe ler e escrever?

Também não, respondeu o barqueiro.

Que pena! Condói-se a mestra.

Você perdeu metade de sua vida.

Nisso chega uma onda bastante forte e vira o barco.

O barqueiro preocupado, pergunta:

Vocês sabem nadar?

Não! Responderam eles rapidamente.

Então é uma pena - Conclui o barqueiro. Vocês perderam toda a vida."

(Autor desconhecido)