Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias da Economia Solidária na região

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Fonte: site do FBES (www.fbes.org.br)

Encontro de Mobilização e Fortalecimento do Movimento Negro Quilombola

9 de Maio de 2011, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: Reginete S. Bispo ([email protected])

Com objetivo de construir uma a agenda de reivindicações em defesa dos direitos das Comunidades Remanescentes de Quilombo e garantia da regularização e titulação de suas terras com desenvolvimento sustentável o Movimento Negro Quilombola realizará "Encontro de Mobilização e Fortalecimento do Movimento Negro Quilombola"



Feira de Economia Solidária de Canoas faz protesto ao PL 865

4 de Maio de 2011, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Relato de Robinson H. Scholz ([email protected])

Image

Hoje pela manhã realizamos uma formação política na 11o. Feira de Economia Solidária de Canoas - Feira das Mães. Estiveram reunidas cerca de 60 pessoas que representam os empreendimentos da cidade. Fiz uma fala, juntamente com a coordenação do Fórum local, para esclarecer o que está acontecendo sobre as discussões em torno do PL 865, as propostas do FBES, etc.

Foi um rico momento de formação, com a debates, questionamentos, apropriação das implicações do PL, e principalmente, a reafirmação do sentido conceitual da economia solidária. Considero este um momento de muita energia e de grande significação para a cidade e para o movimento.

Encaminhamentos:

* O Fórum de Canoas é parceiro do FBES, conjuntamente com o movimento e as agendas de mobilização.

* Na feira há cartazes de protesto, além de distribuição de material informativo à sociedade, bem como a coleta de assinaturas para Lei de Iniciativa Popular da Política Nacional da Economia Solidária.



Rede de Educação Cidadã lança edital para educador/a

3 de Maio de 2011, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: Luzia Alves Nunes ([email protected])

A Rede de Educação Cidadã/Talher Nacional é uma articulação de diversos atores sociais, entidades, movimentos e educadores(as) populares do Brasil que assumem solidariamente a missão de realizar um processo sistemático de sensibilização, mobilização e educação popular da população brasileira, principalmente das famílias em condições de vulnerabilidade social, promovendo o diálogo e a participação ativa na perspectiva da superação da miséria, afirmando um projeto popular, democrático e soberano de nação.



Mobilizações sobre PL 865 continuam

3 de Maio de 2011, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: Fórum de Economia Solidária do RS*

Fórum Gaúcho de Economia Solidária organiza debate, audiência pública e articulação com outros Fóruns

Reunida nesta sexta-feira 29 de abril, na SRTE a executiva do FGEPS, avaliou as mobilizações e posições em torno do PL 865. Após analisar relatos e orientações recebidos via on line da comissão tripartite, formada na última semana em Brasília, a comissão ouviu o relato de Milton Pantaleão, Coordenador da Guayí, entidade que juntamente com UNISOL, UNITRABALHO e outras entidades nacionais participaram em Brasília de um debate em torno da inclusão de emendas a PL 865, que garantam o fortalecimentos da EPS , bem como as discussões da II CONAES. Emendas estas apresentadas por Milton à executiva.

Após a análise dos relatos recebidos a executiva definiu por uma grande articulação e mobilização estadual para a discussão em torno do PL 865. Por conta do calendário nacional que definiu uma audiência pública em 17 de maio em Brasília. A executiva encaminhou o seguinte calendário e ações:

* Divulgar o texto da PL 865, mais as emendas propostas, para serem debatidas durante as feiras do dia das mães, nos municipios e estado. (integrantes do FGEPS devem se revessar para fomentar e incluir este debate na pauta das feiras);

* Audiência pública estadual em 13 de maio às 19he e30 min;

* Até 11 de maio encaminhar via on line contribuições referentes ao debate feito nos fóruns estaduais, regionais e nos espaços de feiras, e articulaçãoes de projetos e espaços da ECOSOL.

* Composição de um GT, que juntamente com a secretaria executiva do FGEPS, irá articular junto aos parlamentares estaduais a realização da audiência pública nesta data, bem como a organização e mobilização.



Fórum Paranaense de Economia Solidária realiza primeira Reunião Itinerante em Maringá

1 de Maio de 2011, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: Edson Leonardo Pilatti

Em Maringá, durante a programação do Evento Agroecologia, Economia Solidária, Segurança Alimentar e Nutricional e Comunicação Comunitária na Região Noroeste do Paraná. Bases para o Desenvolvimento Sustentável onde ocorreu o IIIo. Encontro Regional de Agroecologia (3 ERA), o Io. Encontro Regional de mídia e comunicação comunitária e o IIo. Encontro Regional de Economia Solidária, o Fórum Paranaense de Economia Solidária realiza a sua primeira reunião itinerante.



Categorias

Região Sul, Comunicação, Organização do movimento