Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a ECOSOL SUL
Tela cheia

“De beneficiário a cidadão”: breve análise comparativa entre o Programa Bolsa Família e os Fundos Solidários na Região Sul do Brasil

20 de Setembro de 2012, 21:00 , por Talita Jabs Eger - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 241 vezes

RESUMO

O Bolsa Família configura-se como um programa de transferência de renda que visa, entre outras coisas, subsidiar o consumo de grupos de baixa renda. Os Fundos Solidários (FS), por sua vez, se constituem enquanto uma ação promovida pelas mais diversas entidades (religiosas, sindicais, etc.) que objetiva financiar, não apenas projetos de Economia Solidária, mas principalmente, atividades produtivas prementes e em fase inicial. Neste sentido, os FS se constituem como uma fonte de crédito acessível de mobilização e promoção social de famílias e grupos, destinada a incentivar e financiar práticas produtivas solidárias sendo considerados ainda, como um instrumento fundamental no processo de superação da condição destes agentes de beneficiários passivos das políticas assistenciais. Sendo assim, este trabalho se propõe a refletir sobre a importância e os limites encontrados tanto por beneficiários quanto por gestores de ambas as ações que, em nossa opinião, destinam recursos monetários destinados a práticas distintas, mas complementares, a saber, consumo e produção. O ponto de partida desta reflexão são duas pesquisas ainda em andamento. A primeira de âmbito acadêmico, referente ao Bolsa Família, versa sobre as moralidades subjacentes aos usos do dinheiro do programa. A segunda, fruto de uma chamada pública do MTE/SENAES, sobre Fundos Solidários, intenciona, entre outras coisas, mapear os Fundos em todo o Brasil.

PALAVRAS-CHAVE: Bolsa Família, Fundos Solidários, consumo, trabalho

Texto Completo disponível em: http://maosdaperiferia.blogspot.com.br/2012/09/de-beneficiario-cidadao-breve-analise.html


Categorias

Região Sul, Desenvolvimento territorial, Finanças Solidárias, Políticas públicas
Tags deste artigo: finanças solidárias fundos solidários fundos rotativos solidários programa bolsa família

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    Empreendimentos Favoritos

    Nenhum(a)